Doutor Dráuzio Varella diz que movimento contra o aborto é “fascismo em nome de Deus”

42

A militância contra o aborto foi duramente criticada pelo doutor Dráuzio Varella, médico e escritor conhecido por seus livros, como Estação Carandiru, e também por suas séries sobre saúde no Fantástico, da TV Globo.

Num artigo escrito para a Folha de S. Paulo, Varella condenou os protestos dos movimentos contrários ao aborto que repudiam a sanção da presidente Dilma Rousseff (PT) ao projeto de lei 03/2013, que permite a “profilaxia da gravidez” através da “pílula do dia seguinte” nos hospitais da rede pública.

Segundo Varella, esse movimento pratica “fascismo em nome de Deus” e questionou se “um Estado laico tem direito de submeter a sociedade inteira a uma minoria de fanáticos” que desejam “impor suas idiossincrasias e intolerâncias em nome de Deus”.

A principal queixa do doutor foi um documento enviado pela liderança do movimento Pró-Vida à presidente, dizendo que a sanção do projeto – que no final das contas aconteceu – causaria “grande atrito” entre os militantes.


“As consequências chegarão à militância pró-vida causando grande atrito e desgaste para Vossa Excelência, senhora presidente, que prometeu em sua campanha eleitoral nada fazer para instaurar o aborto em nosso país”, dizia o documento.

Varella dá a entender em seu artigo que interpretou o teor do comunicado da militância contra o aborto como uma chantagem: “Quem são, e quanto são, esses arautos da moral e dos bons costumes. De onde lhes vem a autoridade para ameaçar em público a presidente da República?”, questionou.

Ateu, Varella já se declarou favorável ao aborto em outras ocasiões, e questionou a motivação do movimento contrário à legalização da prática: “Em que documento está registrada a palavra do Criador que os nomeia detentores exclusivos da verdade? Quanto sofrimento humano será necessário para aplacar-lhes a insensibilidade social e a sanha punitiva?”.

As bancadas evangélica e católica, além de lideranças cristãs, como a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pressionam o governo para modificar a lei e revogar a legalização do uso da “pílula do dia seguinte” na rede do Sistema Único de Saúde.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


42 COMENTÁRIOS

  1. com certeza ninguém é contrario a pilula do dia seguinte, sim pois estrupada, ou ainda tendo tido relações sexuais e no outro dia tomar o comprimido…não vemos nada contra, nossa luta é pela vida, depois da fecundação, ja existe vida, a i o aborto para nós é crime é assassinato, e por isto somos contra. tem gente que espera tres quatro meses para abortar…não tem como ser solidario..agora para concluir BEM QUE A MÃE DO DR. VARELLA PODIA TER ABORTADO ELE…NÃO ESTARIA AQUI SENTANDO O PAU NAQUILO QUE NÃO FALAMOS

    • Ah mas se o dr Dráuzio abrir uma igreja ,vai aparecer um monte de “cristão” pra segui-lo. É so ele falar que é contra a postura medieval e reacionária da Ig Catolica e de algumas evangélicas sobre o tema.

      Garanto que ele arranja uma vaga de pastor na turma do Macedo. E neste site vai ter um fã garantido naquele que esta cavando provas de que as bodas de caná foram o casamento de Jesus com Maria Madalena.

  2. Falou o doutor sabe tudo!! Vc sabe tudo da terra mais não sabe que existe uma vida que também tem direito de viver! A parti do momento da fecundação já era, um novo ser humano se forma!!

  3. Doutro Drauzio Varella eu o respeito muito, mas não posso concordar com senhor, que fez um juramento pela vida. Para mim facismo é atentar contra a vida de um inocente que não tem a mínima condição de se defender. Isso é crime! Cadê os direitos humanos para esses humanos que ainda estão na fase embrionária? Por isso sou totalmente contra o aborto.

  4. Um borasteticofidoletico com argumentrodia globotista com tendências ateistoratica de carecaordenatico de uma fala estoicardianeretica mas também chegada ou espiritismafobatico, em que o torna um querer sabe tudo globaratico mas somente terrenoide, o qual em termos de Deus não sabe um palmo a frente do seu narigoide o qual não e pequenoide com uma boca falando asneirasborriciticas que no fundo e somente para se aparecer e falar mal dos cristãos, pois o mesmo sabe e muito bem o que defendemos, mais o esburecratico miliatenatico não passa de bobocardinatico furunculoespateticonardigo BOBAO

  5. O Dr. Dráusio varela é um abestado, o estado é laico, mais também é democrático e onde ele ver essa minoria? ora se é democrático a Presidenta tem que ver o interesse do povo em si, mais os que são contra o aborto não são a minoria, pois o País é onde tem mais Cristãos católicos e evangélicos no mundo.

    • Já minha postura é diferente da sua e é mais prática. Vendo a situação das crianças que encontro todos os dias nos sinais, nas rodoviárias, embaixo dos viadutos, imagino que seja menos doloroso morrer feto do que, uma vez nascidas, morrer um pouco por dia. Afinal, ninguém irá impedir esses heteros irresponsáveis de brincarem de papai e mamãe. A prática da homossexualidade é condenada pelos cristãos, mas, pelo menos, não gera filhos para sofrer no mundo.

      • roque idiota você também brinca de papai e mamãe com um hetero seu trouxa só que não engravidas pois o cano de esgoto não tyem trompa e nem utero..não fale do que voce não sabe

      • Pois é, já que vc é favor que o aborto seja lei, então suponhamos que vc fosse um desses fetos que prefere matar. Mas vc nasceu e burlou uma lei, então vc é criminoso, logo vc merece ser morto, então essa é a lógica?
        Se houver rejeição é melhor que a criança nasça e seja doada para quem quer, inclusive casais homossexuais.
        O que vc acha?

        • contra ao aborto e contra a adoção de crianças por gays, que não são e nunca vão ser casais..pois para ser casal tem de ser macho e femea ..agora sou a favor de vocês fazerem o que quiserem de suas vidas, desde que teu direito não entre dentro do meu direito

    • Quando a ciência provou a existência de Deus? Que Deus? o dos egípicios, o dos romanos, dos gregos, dos cristãos, dos judeus, dos muçulmanos?Preciso ler mais.

    • Amado desculpe mais nemhuma ciência prova a existência de Deus, prova sim a sua criação e criaturas, se alguma ciência provase a existência de Deus ele não seria Deus leia isaias 43 v 13

  6. Sou cristão, mas não vou usar um argumento religioso. Antes, quero usar um argumento ético-filosófico, fazendo algumas perguntas:
    1 – Quando é que uma vida começa?
    2 – Um feto é um ser humano?
    3 – A vida humana tem valor por si mesmo ou precisa de algo mais para se estabelecer?

    Um feto já tem seu coração batendo no 3º dia depois de fecundado, por isso creio que este é um parâmetro que podemos usar para dizermos: aqui tem uma vida. (não é este o parâmetro que os médicos usam para dizer a gestante que o bebê está vivo?)
    Se é uma vida, precisa ser protegida, como qualquer vida. A vida que ainda está no ventre tem o mesmo valor da vida que nasceu há 10 dias ou como a vida de alguém já adulto. O direito de viver é o mesmo e deve ser preservado por todos;
    As vezes leio e ouço pessoas dizendo, é melhor que seja abortado do que tornar-se um bandido ou drogado. Mas qual é a garantia que alguém tem para dizer que um feto se tornará um bandido?

  7. O Dr. Drauzio Varella ainda não acordou para o abandono da nossa saúde.Será que o atendimento médico hospitalar é de boa qualidade? você entende o que é uma mulher na hora de dar a luz, ter o seu filho em qualquer lugar? Pessoas com todo tipo de enfermidade sendo barrada nos atendimentos de urgência? Afinal, o que é fascismo? O ministério da Saúde oferecendo amputação de orgãos sexuais para mudança de sexo como se isso fosse possivel. E pode? Só para satisfazer uma fantasia. Dr. Drauzio ! Isso é mais uma piada.Fazer levantamento da saúde do brasileiro : Onde estão os hospitais para atende-los?

    • Quem está sendo manipulado são vocês que se submeteram as propagandas dos arboristas que é um negócio que rende Bilhões nos EUA.
      Não é sem razão que as fundações Mac Arthur e Rockefeller investem forte na implantação do aborto ao redor do mundo!

  8. Dr. Dr Varella é um desmiolado. Como diz a frase que é muito fácil ser a favor do aborto depois que voce nasceu… Acho que a pilula do dia seguinte é aceitavel porque ainda nao houve a fecundaçao, mas quando a garota descobri que ja esta gravida porque nao tomou cuidado é revoltante! matar um inocente pela falta de reponsabilidade. Se nao quer ou nao pode criar tome cuidado pra nao engravidar, se ja esta gravida doe seu filho com certeza o bebe pode encontrar uma familia que cuide dele.

  9. Esse médico é louco, os loucos não intendem de coisas espirituais, é fácil querer tirar a vida de quem não pode se defender. O feto é um ser humano, qualquer tentativa de impedi-los é assassinato.Todos os que fazem ou apoiam esta ideia são assassinos . Deus vê todas as coisas um vocês estarão perante ELE.

  10. Varella, És mesmo um hipócrita e cretino….Pelos assassinos e sanguinários criminosos mortos no Carandiru você chora ao vivo na TV feito uma bicha histérica. Quanto as milhões de indefesas e inocentes vítimas da promiscuidade humana, que gritam de dor e clamam pela vida sem serem ouvidas nos úteros maternos, pela covarde e cruel pinça e torquesa dos aborteiros, essas que se danem né, seu Pulha!?

    Mil vezes MALDITO sejas!

  11. MINORIA? NÃO SABIA QUE OS CRISTÃOS ERAM MINORIA NO BRASIL. FOI ESSE O JURAMENTO QUE ELE FEZ NA CONCLUSÃO DE SEU CURSO DE MEDICINA? PARABÉNS POR ESSE PENSAMENTO RIDÍCULO!

  12. Há muitos cometários sobre o aborto, alguns chegam até a dizer que é para o bem da mulher, contudo, não vemos falar a respeito do que uma mulher que aborta, vai ter como sequelas em sua vida. Tenho Dr Drauzio como uma pessoa muita seria, no entanto, discordo dele em alguns pontos a respeito do aborto. Primeiro, ele diz que com a legalização do aborto, as mulheres não vão sofrer tanto como hoje, tendo em visto que o estado legitima o aborto a mulher será atendida com melhores cuidados, segundo, a mulher que aborta em um hospital é melhor que em uma cílinica clandestina. Mais, sinto dizer que aqui é o Brasil, onde os prontos socorros estão abarrotados de doentes, pessoas morrem a toda hora e ninguém liga, será que vão liga agora, para aqulela viciada que não tem família, ou a protituta, que via ter de escolher em se prostitui para manter a sua via, ou ser mãe. Sou contra o aborto, não só poruqe sou cristão, sou contra ao aborto, porque sou afavor da vida. Matar quem nã pode se defender é o pir ato que o ser humano pode cometer.

  13. Dr. Dráuzio é um representante do anticristo. Ateu, materialista, acha que o homem com sua complexidade extraordinária, a começar de suas células, veio do macaco. Ou melhor, de uma ameba, POR ACASO. A ameba se transformou em invertebrado (moluscos), POR ACASO. O invertebrado em vertebrado, POR ACASO. Depois, em amfíbio, POR ACASO. O anfíbio em mamífero, POR ACASO. Até que…(eureka”), Um macaco se transformou em homem, POR ACASO. Com essa mentalidade, esse cidadão tem uma fé suprema no ACASO. E acha que um ser humano, gerado no ventre da mãe, é igualzinho ao um verme, um cachorro, uma cobra, uym animal qualquer. Matar no ventre da mãe, para ele, que fez o JURAMENTO DE HIPOCRATES, prometendo jamais tirar a vida humana (deve ser para ele Juramento de Hipócrita), nao é nada de mais. É uma questão pessoal, “direito da mulher”, “direito ao corpo”, “questão de saude pública”, como disse a atual presidente, quando era candidata. Quem concorda com o crime hediondo do aborto, creia ou não, vai prestar contas ao autor da vida, que é Deus. Nâo faz diferença se Dr. Dráuzio crê em Deus. Ele vai ao Juízo Final. E seu curso de Medicina será agravante no julgamento, pois conhece o valor do corpo e da vida. Seu ateísmo será mais agravante, ainda. Jesus Cristo disse: “Quem não crê, JÁ ESTÁ CONDENADO, pois não crê no unigênito de Deus” (João 3.18). Deus tenha misericórdia dele. Que ainda tenha tempo de dar valor à vida e não `a cultura da morte, que destrói seres humanos indefesos, no ventre da mãe. Ainda há tempo, Dr. Draúzio. O que se deve é dar condições às mães pobres para terem uma gravidez saudável, e não matar os inocentes.

  14. Amigo Jesiel França, vivemos no mundo do contraditório; Lennin,Max, Stalin e outras cartilhas de ética e moral que se propõe influenciar a raça humana. Entre elas, a mais coerente pra mim ,é a Bíblia.Ela começa e termina a sua história, é só aguardar pra ver o fim.Jesus disse: Prepara-te para encontrares com teu DEUS.Jesus breve vem!

    • Muito triste mas esta é a realidade de nossos dias, a começar pelo próprio governo que o principal articulador dessas leis do demônio. Apesar de conhecer a palavra de Deus e saber que isso tudo esta se cumprindo, mas dói nossos corações ver um semelhante nosso defender coisas tão absurdas e desumanas e ainda distorcer e nos chamar fascistas. Como pra nosso poderoso e amoroso Deus nada é impossível, oremos por todos eles.

  15. É importantíssimo acompanhar os novos médicos, para não serem influenciados pelos nossos falsos médicos a se desviarem dos objetivos dessa campanha.Se não daqui a pouco, estarão metidos em greves também, e desviados para outras funções, só para o projeto não dá certo.
    Brasileiro é tão bonzinho! Parabéns ao governo.

  16. Lutar a favor do aborto é mais fácil que exigir dignidade para todos, é mais fácil matar um feto que lutar contra esse câncer da corrupção em nosso país onde uma pequena minoria (politiqueiros) roubam e embolsam impunimente os recursos que deveriam ser investido para o bem de todos.
    Mas um ditado antigo diz a corda sempre estoura do lado mais fraco, sendo assim um feto é totalmente indefeso portanto… a injustiça e a impunidade continua enquanto isso nossa presidenta
    parceira atéia do sr. Varela continua lutando pela aprovação do aborto, pelas cartilhas gay nas escolas distorcendo a educação dada em casa pela família, afinal quem tem o direito de educar nossos filhos agora é o estado que é contra toda conduta de ética e moral. Pior é pensar que em troca de mais alguma bolsa não sei o que nosso povo pode reeleger dona Dilma PT e cia.
    Deus tenha misericórdia de nós e de toda essa nação.

  17. Parabéns ao Dr. Dráuzio Varella pela preocupação com os usuários de drogas . Este sim; é o
    verdadeiro Dr. Dráusio Varella. Deus te abençoe Doutor. Jesus está chegando.

  18. Não é porque vocês discordam do Dr Dráuzio Varella, que isto lhes dá o direito de dizer que ele não é médico. Gostaria de saber destes homens e mulheres dizendo que ele não é médico, quantos concluíram o colegial?

  19. O Brasil é acima de 60% católico, mas a grande maioria é de não praticantes ou de cristãos que respondem ser católicos para o censo mas que não seguem os dogmas do Vaticano quanto à anticoncepcionais etc. Razão pela qual, os evangélicos neopentecostais atacam os católicos, os chamando de cristãos de fachada. Pesquisas estatísticas mostram que os católicos pelo mundo estão entre os menos conservadores e intolerantes, até o Papa está aí pregando o respeito mútuo agora, inclusive aos gays.

    Nem todo brasileiro é cristão e a maioria dos cristãos brasileiros não são fanáticos falso-moralistas intolerantes, portanto estes religiosos no parlamento são facínoras utilizando a religião de pessoas pobres para se manterem no poder.

    Estatísticas mostram que a maioria dos evangélicos neopentecostais no Brasil é feita de pessoas que não concluíram o ensino fundamental e tem baixo poder aquisitivo, daí a manobra pastoral da teologia da prosperidade. Mais da metade dos evangélicos é feita de mulheres acompanhadas de crianças e também mais da metade é feita de idosos e acima de 90% dos neopentecostais são pardos e negros com excessão de muitos pastores e bispos.

DEIXE UMA RESPOSTA