O bispo Edir Macedo abandonou o visual barbudo adotado em março de 2013, pouco mais de um ano antes da inauguração do Templo de Salomão, em São Paulo.
O líder da Igreja Universal do Reino de Deus havia feito um voto de que só faria a barba novamente quando a obra do megatemplo, que custou R$ 685 milhões, estivesse concluída. Os bispos da denominação também aderiram ao voto e deixaram a barba crescer.
O visual de Macedo, com uma longa barba branca, chegou a ser apontado por estudiosos de religião como uma estratégia do bispo para transmitir a imagem de ancião e assim, conferir legitimidade ao novo discurso que a Universal adotou a partir da inauguração do Templo de Salomão, usando características, símbolos e rituais do judaísmo.
O sincretismo religioso entre judaísmo e o cristianismo neopentecostal já praticado pela Igreja Universal foi ampliado após a inauguração, quando o bispo Macedo dirigiu uma reunião com a presença de padres e pastores de outras igrejas evangélicas.
À época que anunciou seu voto de não fazer a barba até a conclusão da obra milionária, Macedo disse que não faria mais a barba por cumprir um ritual para a inauguração do Templo de Salomão: “Você vai ver a nossa cara assim, estranha, mas é porque estamos nos preparando para o que vai acontecer lá. Vai ser coisa grande”. Assista:
Visita ao barbeiro
Após cumprir seu voto, Edir Macedo apareceu sem barba pela primeira vez no começo deste mês, quando recebeu o título de “International Police Chaplain Minister” (“ministro de capelania internacional”, em tradução livre do inglês) da CELA International University, na Flórida (EUA).
Nos últimos dias, vídeos do líder da Igreja Universal têm sido publicados no canal da denominação no YouTube e reforçam o visual mais “clean” adotado por Edir Macedo. Confira no vídeo publicado ontem, 22 de outubro, o bispo já sem barba: