A rede de fast-food cristã Chick-fil-A está planejando lançar uma plataforma de streaming para concorrer com as principais empresas do mercado nessa área, como Netflix, Amazon e outras.
A Chick-fil-A liderou o mercado de fast-food dos Estados Unidos por mais de uma década, mesmo se recusando a abrir suas lojas aos domingos (o Dia do Senhor) e sofrendo perseguições da militância progressista. Em 2019, após uma tentativa de cancelamento, a empresa mais que dobrou suas vendas.
Agora, a empresa cristã está colocando em prática um audacioso projeto: produzir programas para toda a família. Para isso, está construindo um estúdio gigantesco em Atlanta, Geórgia, considerado o maior estúdio cinematográfico fora da Califórnia. A área total é de 2,9 mil quilômetros quadrados.
Embora seja especialista no ramo de restaurantes, com 3 mil lojas e um lance de frango exclusivo, a empresa já se envolveu com criação de conteúdo anteriormente. Em 2021, lançou a série de curtas-metragens animados Stories of Evergreen Hills, focada no público norte-americano.
Os planos estão avançados, já que de acordo com informações do portal Deadline, a empresa está negociando o licenciamento de conteúdo de outras produtoras, além de adquirir os direitos autorais de outras obras. Um exemplo é um programa de perguntas e respostas focado no público familiar, que terá inicialmente 10 episódios.
Plataforma de streaming
Dados estatísticos recentes mostram que o público gasta mais de três horas consumindo conteúdo em plataformas de streaming todos os dias. Nos Estados Unidos, 99% dos lares assinam pelo menos um serviço, sendo a Netflix a empresa com mais clientes no país: 260,2 milhões de assinantes.
O youtuber Giovanni Bertone “John” Campea, um canadense crítico de cinema e mídia, avalia a decisão da empresa cristão como uma oportunidade estratégica: “Se eles quisessem ser um serviço de streaming focado em conteúdo familiar, então você sabe o quê? Muitos dos grandes inventores sempre disseram, ouça, você quer fazer sucesso, encontre uma necessidade e preencha-a”.
“Existe um nicho por aí para um serviço de streaming que seja completamente dedicado apenas a conteúdo familiar? Eles poderiam encontrar um caminho para si mesmos”, disse Campea, de acordo com informações do portal The Christian Post.