O secularismo avança na sociedade de forma agressiva, com discursos de banimento da liberdade de expressão sobre a fé em áreas públicas. Para reagir a isso, uma ONG cristã resolveu investir US$ 1 milhão para que as aulas sobre o conteúdo bíblico continuem alcançando crianças do Ensino Fundamental.
A entidade Bible in the Schools (“Bíblia nas escolas”, em tradução do inglês), fez uma doação ao Distrito Escolar do Condado de Hamilton equivalente a R$ 3,1 milhões. O valor poderá ser usado para investimento em educação como um todo, com uma única contra-partida: a manutenção das aulas sobre a Bíblia Sagrada para as crianças matriculadas nas escolas públicas da região.
Essa ONG existe há 95 anos e tem contribuído consistentemente para o sistema educacional. De acordo com os representantes da entidade, o valor doado cobre todos os custos das aulas sobre a Bíblia que foram ministradas aos alunos durante o último ano letivo nas escolas públicas do Condado de Hamilton, incluindo os salários dos professores e impostos.
Segundo informações do portal WDEF, as aulas são opcionais e as “classes seguem as diretrizes estabelecidas por uma decisão judicial federal de 1980, que afirmou que o ensino da Bíblia na escola pública é constitucionalmente permitido”.
O curso de História da Bíblia tem tido, ao longo dos anos, grande adesão, com mais de 3.700 alunos de 6 a 12 anos participando no ano passado. A ONG Bible in The Schools frisou, em comunicado, que também investe na formação dos professores.
O evento de doação aconteceu na cidade de Chattanooga, no estado do Tennessee (EUA), e o superintendente do Distrito Escolar do Condado de Hamilton, Bryan Johnson, se disse grato pelo investimento da ONG – que é financiada por membros da comunidade – nas aulas de história da Bíblia.
“Este presente nos permite [Distrito Escolar do Condado de Hamilton] contratar 18 professores qualificados e certificados em História da Bíblia no ano letivo 2016-2017. Este enriquecimento de 20 escolas médias e secundárias com mentores-chave e modelos para estudantes, aumentou o proporção entre alunos e professores, e expandiu as ofertas de cursos acadêmicos – tudo isso continua a aumentar a qualidade da educação pública no condado de Hamilton”, afirmou o superintendente.
Cathy Scott, presidente da Bible in the Schools, manifestou alegria em poder fazer, mais uma vez, a doação, e salientou que aquele gesto representava milhares de indivíduos e grupos que entendem o valor das aulas sobre a Bíblia.
“Os benefícios de estudar a História da Bíblia vão além de simplesmente melhorar a compreensão da leitura, aumentar o vocabulário e aumentar a alfabetização cultural, muitas vezes promove decisões mais saudáveis, especificamente relacionadas à conduta e relacionamentos dos alunos”, disse Scott em um comunicado.
“Além disso, a História da Bíblia incentiva o pensamento divergente e crítico à medida que os alunos lutam com questões essenciais”, concluiu. As aulas, geralmente, abordam como tema o Gênesis, Êxodo, Inquérito do Antigo Testamento, A Vida de Jesus e Inquérito do Novo Testamento.