O presidente Michel Temer (PMDB) visitou a Expocristã 2017 para se encontrar com lideranças evangélicas neopentecostais e tentar recuperar parte de sua popularidade junto aos eleitores. A ideia é que, de quebra, receba apoio para tocar a reforma da previdência.
A visita de Temer à Expocristã 2017 aconteceu nessa quinta-feira, 17 de agosto, durante um café da manhã com representantes de denominações “de grande, médio e pequeno portes”, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.
Temer se encontrou reservadamente com líderes das igrejas Assembleias de Deus, Renascer, Mundial, Fonte da Vida, entre outras, de forma privada, e explicou detalhes sobre os motivos que fizeram a equipe econômica considerar as reformas fundamentais para o futuro das contas públicas.
O jornalista Gustavo Uribe, da Folha, destacou que “a maior parte das denominações neopentecostais defende a reforma previdenciária, mas há resistência sobre as novas regras serem válidas para as aposentadorias atuais”, e isso foi exposto ao presidente.
Para que a proposta de reforma da previdência seja melhor aceita na sociedade, Temer também irá procurar diálogo com católicos e judeus. Em relação aos primeiros, o presidente pretende se reunir até o início de setembro com representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem tido atuação política longe da discrição historicamente adotada e feito severas críticas ao atual mandatário.
Por seu lado, Michel Temer que mostrar aos bispos católicos que as mudanças feitas no projeto de reforma suavizaram os efeitos sobre as classes menos favorecidas, com destaque à aposentadoria rural e ao benefício de prestação continuada.