Especialista vê semelhanças entre o “evangelho da esposa de Jesus” e uma falsificação do livro de João e diz: “Fraude”

6

Uma nova análise sobre o papiro chamado “evangelho da esposa de Jesus” determinou que provavelmente o documento trata-se de uma falsificação. Escrito no idioma copta antigo, o papiro foi revelado ao mundo em setembro de 2012 pela pesquisadora Karen King, da Universidade de Harvard.

Uma análise prévia identificou que o “evangelho da esposa de Jesus” não havia sido produzido recentemente, o que foi entendido como uma evidência de que não teria sido falsificado. A data estimada para a confecção do documento está entre os séculos VII e IX.

No entanto, um novo especialista no idioma analisou o papiro e encontrou “semelhanças notáveis” entre uma falsificação do Evangelho de João e o chamado “evangelho da esposa de Jesus”, de acordo com informações do The Wall Street Journal.

Os erros de escrita e ortografia, e a caligrafia grosseira já haviam levantado as suspeitas dos especialistas, e foi a partir desses pontos que Christian Askeland, especialista em copta da Universidade de Wesleyan, chegou à conclusão de que possivelmente tratava-se de uma falsificação.


Em seus estudos sobre o tema, o pesquisador comparou o “evangelho da esposa de Jesus” com outro papiro antigo, achado em 1924, que seria uma reprodução do Evangelho de João mas foi provado ser uma farsa, e encontrou semelhanças significativas com o fragmento de papiro apresentado pela pesquisadora de Harvard.

“Há dois fatores que indicam imediatamente que é uma farsa”, disse Askeland. “Em primeiro lugar, as ações do trecho possuem as mesmas quebras de linha que a publicação de 1924. Em segundo lugar, o fragmento continha um dialeto peculiar de copta chamado Lycopolitan, que caiu em desuso durante ou antes do sexto século”, afirmou.

Esse detalhe coloca por terra a avaliação da pesquisadora Karen King, que havia alegado que seus estudos radiométricos apontavam para possibilidade de que “as plantas utilizadas como tinta neste fragmento de papiro haviam sido colhidas entre o sétimo e o nono século”.

Mark Goodacre, professor de Novo Testamento e especialista em copta da Universidade de Duke, este teste pode ser considerado definitivo. Já o pesquisador da Universidade de Hamburgo, Alin Suciu, disse que a evidência de que ele tratava-se de um fragmento falso é “esmagadora”.

No meio científico, os especialistas se mostram reticentes em colocar a reputação da pesquisadora Karen King sob suspeita, e afirmam que ela pode ter sido vítima de uma fraude elaborada ao longo de décadas.

6 COMENTÁRIOS

  1. NÃO ENTENDO , TANTA ADMIRAÇÃO PELO ASSUNTO…JESUS TEVE SUA ESPOSA , M.MADALENA, AINDA QUE PÓSSA OU NÃO , TER CHEGADO Á TER CONHECIDO ÉLA , NÃO IMPLICA ,A SUA INCLINAÇÃO . MADALENA , Á EXEMPLO DE ABIGAIL, EM RELAÇÃO Á DAVI, GDO LAVOU SEUS PÉS , E DAVI Á TOMOU POR ESPOSA..NÃO VEJO ABSOLUTAMENTE , NADA DE ANORMAL , OU PECADO , NISSO..JESUS AMAVA TANTO , Á ÉLA , QUE GUANDO RESSUSCITOU , A PRIMEIRA PESSOA QUE ELE APARECEU , FOI Á ÉLA , DEIXANDO SEUS PARENTES E APÓSTOLOS EM SEGUNDO PLANO . TAMBÉM , NÃO ESQUEÇAM , QUE PELAS LEIS JUDAICAS , SÓ A ESPOSA DE UM FALECIDO , PODERIA TER ACESSO , AO SEU CORPO , E PERFUMA-LO , OU UNGI-LO , COMO ÉLA FEZ..! SEM FALTAR COM RESPEITO , AO FILHO DE DEUS, EU ACHO QUE AS PESSOAS, FAZEM DE JESUS , UM SER ETÉREO , NÃO PISCAVA O OLHO , NÃO COMIA , …MEU DEUS , JESUS ÉRA HUMANO , NÃO E.T…

    • Ok, e de onde você concluiu que Jesus foi casado? Baseado em que? Deduções?

      Jesus era Deus em um corpo humano sujeito a tudo, porém, não se casou, pois, se tivesse tido a alguma mulher por esposa qual seria o problema em a escritura relatar isso? Ainda mais sendo algo de extrema relevância?

      Não vou nem entrar no mérito do propósito de Cristo que sim, é o NOIVO , mas da igreja e não de uma mulher. E chegará o dia em que aí sim, ele se casará com sua NOIVA, a sua igreja.

    • Jose Vagner Novais dos Santos; o que faz o desconhecimento da palavra,tanto deixa a pessoa no mundo da lua, e que ainda acha tudo normal,sabemos perfeitamente que Pedro era casado,mas dizer que JESUS TEVE SUA ESPOSA,M.MADALENA,e o restante mais que esta escrito,é admirar o quanto as pessoas não conhecem a verdade, e tiram suas conclusões,sem nenhuma comprovação bíblica,estes fazem parte daquele grupo que o SENHOR dirá, afasta-te de mim que contigo não tenho parte,e certamente não terá mesmo,pegue a bíblia e leia ao menos uma vez,não pegue traduções corrompidas, fajutas, de enganadores que não tem compromisso com a verdade,procure uma edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original, que vai lhe ajudar e muito,deixe estas interpretações furadas apenas para os próprios autores,que suas interpretações são conforme as suas conveniências.

  2. Aqui não resta duvidas quanto a falsidade deste documento.
    Pois se isto fosse verdade, a morte de cristo não teria valor algum, sim pois o cordeiro deveria ser imaculado, ou sem pecado , ou sem sexo, para poder tirar os pecados do mundo.

  3. Os escolhidos não deram importância para este documento, agora os chamados se desviaram so de ouvir que acharam este documento falando da esposa de jesus.porquer o senhor jesus disse que muitos serão chamados e poucos os escolhidos.

    • Interessante Luciano, nem tinha lido ainda o seu comentário e fiz um com o teor do seu. Há algo muito importante entre ser chamado e ser escolhido. Os escolhidos não se escandalizam com comentários mesquinhos de satan, enquanto que os apenas chamados, já encontram um bom pretexto. São para eles textos sem contextos que viram pretextos para voltarem ao mundão.

  4. Jesus disse: de homem nascido de mulher, o maior é João Batista. Jesus é maior que João.
    Jesus é Filho de Deus, nós também somos. Jesus veio do Céu e para o Céu voltou. Ele nos prometeu um Paraíso não um Céu.

  5. “Nesses últimos dias nos quais estamos vivendo, não é de admirar que satanás usará de várias formas para desviar a atenção daqueles que creem na Palavra de Deus. Ele sabe que é um condenado, então usa os seus adeptos para tentar denegrir as Santas Escrituras. Noiva, realmente Jesus Cristo tem, é a igreja Santa do Senhor comprada com preço de sangue, mas quando ela for arrebatada aos céus, acontecerá as “Bodas do Cordeiro”, isso é bíblico. Não quero entrar em detalhes quanto à igreja a ser arrebatada, saiba porém que “Muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos.” Seja você um dos escolhidos, “Salvos”.

DEIXE UMA RESPOSTA