Estado Islâmico usa profecias do apocalipse para impulsionar recrutamento de militantes

8

Analistas políticos têm comentado sobre as estratégias de recrutamento do grupo extremista Estado Islâmico, e ressaltam o constante uso de profecias do apocalipse nos materiais de comunicação do grupo. Segundo artigo publicado no Washington Times, os líderes do grupo na Síria e no Iraque são apaixonados por profecias apocalípticas muçulmanas prenunciando uma batalha final entre o bem e do mal.

Analistas dizem que o grupo extremista sunita é consumido por essas fantasias de forma Osama bin Laden e a al Qaeda nunca foram. Eles afirmam que a propaganda do Estado Islâmico é tão saturada com essas profecias que as autoridades de inteligência estão trabalhando para determinar o quanto a estratégia de atuação está sendo moldada por previsões obscuras.

Em páginas do Estado Islâmico em mídias sociais uma das coisas que chamou a atenção dos analistas foram fotos que descreve um chamado “ciclope bebê” para a sua fixação em uma cidade síria, onde as profecias dizem que a batalha final ocorrerá. Os estudiosos dizem que o líder do grupo, Abu Bakr al-Baghdadi, está usando a mitologia para convencer seus seguidores de que o apocalipse já começou.

– Desde a sua criação, os líderes do Estado Islâmico foram obcecados com profecias islâmicas do ‘Fim dos Tempos – disse William McCants, do Brookings Institution’s Center for Middle East Policy.


McCants, que atualmente está escrevendo um livro sobre a obsessão do grupo com tais profecias, afirma ainda que o “DNA ideológico e organizativo do grupo é simplesmente diferente da al Qaeda na forma como ela aborda tais profecias”.

O estudioso explica que as previsões apocalípticas não vêm do Corão, mas sim de um corpo de literatura conhecido como o Hadith, uma compilação de ditos atribuídos ao profeta Maomé por seus seguidores, mais de cem anos após sua morte.

De acordo com o francês Jean-Pierre Filiu, um estudioso em previsões apocalípticas do Islã, uma questão mais profunda pode girar em torno de como os líderes do Estado Islâmico usam as profecias a recrutamento e propaganda.

– É óbvio que o momento apocalíptico é a chave para atrair voluntários prontos para lutar “A Última Batalha” – afirma Filiu.

Ele afirma ainda que o Estado Islâmico perpetua uma ideia de que a adesão à atual guerra no Síria e no Iraque será “muito mais importante e gratificante do que todas as outras lutas travadas durante a história islâmica”.


8 COMENTÁRIOS

  1. Já havia pregado aqui que estava muito parecido com a batalha final;

    Mas diferente do que o islão prega, a vitória será não de quem se opõe a Israel.

    Vão perder feio, estão enganando.

  2. “Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito.” – João 16:1-4

    • Gloria à Deus por ter te revelado através da palavra Dele mavilhosos versículos. É isso aí quem espera e crê na vinda de Jesus o Cristo não teme apenas vigia e ora porque está preparado. Que o Senhor nos ajude a nunca e jamais
      negar a nossa fé em Jesus o Cristo.

  3. Triste é ver como as pessoas são facilmente engodadas .
    Temos um exemplo bem claro aqui no Brasil . Um líder do partido do governo engana descaradamente mais de 50 milhões de pessoas com tamanha facilidade.
    Até parece Hipinose. As pessoas mesmo sabendo que ele mente , ainda o defende e o apoia .
    Impressionante !!!!!!!!!!

    • realmente…

      mesmo com tudo acontecendo a olhos nús… tem gente que ainda defende a tia com unhas e dentes!!!
      “votei na D… de novo por que quero que a escola volte a ter ensino de qualidade”!!!!?????!!???
      Esse é um dos exemplos mais descabidos….

      Nivel abaixo da burrice!!!

      Absurdo

  4. Amados irmãos em Cristo, estamos vivendo os momentos que antecedem a vinda de Cristo e por isto devemos orar e vigiar sem cessar, é hora de quem está longe da presença de Deus voltar e de aqueles que ainda estão com um pé no mundo firmar se na presença de Deus pois o dia vem e é chegada a hora em que a volta de Cristo acontecerá, será que estamos todos preparados! Que Deus abençoe a todos

  5. E que venha o apocalipse,chegou a hora e logo sinais no céu vão acontecer e o anticristo vai aparecer e vai ser mais ruim do que o chefe do estado islamico.
    E o pior é que ele vai ser uma autoridade mundial com grande poder,valei-me jesus!guarda os teus escolhidos na terra por misericórdia.

DEIXE UMA RESPOSTA