Durante a conferência CIEETS (Centro Intereclesial de Estudos Teológicos e Sociais), que aconteceu em Manágua, capital da Nicarágua, o teólogo mexicano Daniel Chiquete Beltrán apresentou seu novo livro e falou sobre a teologia pentecostal. O estudioso afirmou que o movimento pentecostal tem que se aprofundar mais na teologia.
Beltrán é doutor em teologia pela Universidade de Hamburgo e ministrou aulas na Universidade Bíblica Latino-Americana, da Costa Rica. Ele fez também um curso de Ciências Bíblicas com ênfase no Novo Testamento e atualmente coordena o curso do Centro Bíblico de Teologia de Sinaloa.
“O livro reflete minhas experiências humanas e como crente com sede de Deus”, afirmou o teólogo sobra sua obra “Haciendo camino al andar: siete ensayos de teología pentecostal” (Fazendo o caminho ao andar: sete ensaios de teologia pentecostal), escrita durante o período em que morou na Alemanha.
O teólogo falou durante a conferência sobre o neopentecostalismo, movimento que tem crescido muito na América Latina, afirmando que as igrejas que seguem esse movimento tem que se aprofundar mais na teologia, apoiando-se na ajuda das ciências sociais. “Temos uma memória histórica muito pobre e corremos o risco de perdê-la”, explicou.
Segundo a agência ALC, o historiador e teólogo William Ulises Rodríguez fez uma breve análise do texto do mexicano e afirmou que a obra se trata de um estudo capaz de entender os motivos que levam o neopentecostalismo a continuar crescendo na América Latina. “Parte do sucesso do pentecostalismo foi criar missões alternativas para atender crentes ansiosos de uma palavra consoladora”, afirmou Rodríguez.
Fonte: Gospel+