O pastor Yago Martins afirmou que Ricardo Gondim, que reiteradas vezes afirmou seu rompimento com a igreja evangélica, é herege que não deve ser ouvido pelo público evangélico.
No canal Dois Dedos de Teologia, o pastor Yago Martins respondeu a uma pergunta sobre a interpretação que Ricardo Gondim faz do texto que narra o episódio em que Jesus anda sobre as águas.
“Gondim disse que Jesus não andou sobre as águas, que isso é simbólico. Existe essa linha sobre esse texto?”, questionou um seguidor de Yago Martins.
A pergunta se refere a um trecho de pregação do líder da Igreja Betesda em que ele desdenha da interpretação literal de Mateus 14.22-33:
“Jesus andou sobre as águas? Pelo amor de Deus. O texto está lá não para a gente ficar propalando que Jesus realmente andou em cima das águas, porque para andar em cima das águas você precisa ter esqui, ser puxado por um barco. Aí você consegue andar em cima das águas. Por quê o texto está lá? Porque no mundo primitivo as águas eram uma ameaça”, diz Gondim.
Liberalismo
Yago respondeu ao questionamento com uma repreensão ao seguidor: “Dizem que até um relógio quebrado marca a hora certa duas vezes por dia. O Gondim nem isso. É um dos maiores hereges que tem no Brasil. […] O que você está fazendo ouvindo Ricardo Gondim? Uma altura dessas, século 21, ainda está ouvindo herege de quinta categoria?”.
“Gondim é só um herege que nega os milagres, acha uma explicação natural para o que é sobrenatural. O andar sobre as águas não é simbólico. Jesus milagrosamente andou sobre as águas. Milagrosamente multiplicou pães e peixes”, acrescentou o pastor da Igreja Batista Maanaim.
Para o pastor, seria muito mais simples se os teólogos liberais deixassem de se apresentar como cristãos: “Não sei por que esse povo simplesmente não larga o cristianismo. ‘Gente, eu não acredito em Jesus’, pronto. Vai ter outra religião. Por que insistem em criar um cristianismo completamente maluco”.
“Chegam ao ponto de argumentarem que Jesus ressuscitou no coração da gente, de que a ressurreição de Jesus não foi literal, foi uma ressurreição simbólica nos nossos corações. Isso quebra os relatos dos evangelhos, chamam Paulo de mentiroso em 1 Coríntios 15… tem que parar de ficar seguindo esses falsos mestres”, finalizou.