Estudo mostra diferença entre evangélicos que participam da Marcha para Jesus e católicos presentes na missa em Copacabana

33

Depois da grande mobilização feita por católicos em virtude da visita do papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, o Instituto Datafolha divulgou uma análise na qual compara o perfil dos católicos que foram à Copacabana assistir à missa celebrada pelo pontífice com o dos evangélicos presentes na Marcha para Jesus, realizada em São Paulo em junho.

A análise, que levou em conta fatores como sexo, escolaridade e frequência à igreja, mostrou uma grande diferença entre os fiéis dos dois segmentos do cristianismo. Marcados por fortes diferenças, os dois grupos religiosos participantes de tais eventos tem em comum apenas a idade média de 31 anos e uma presença maior do público feminino.

As mulheres representam 52% dos presentes na missa realizada em Copacabana, já na Marcha Para Jesus esse número sobe para 57%.

A frequência aos encontros religiosos também é diferente entre católicos e evangélicos. 50% dos peregrinos de Copacabana afirmam que vão à igreja mais de uma vez por semana, enquanto esse índice atinge 75% entre os evangélicos.


Os números mostram também que os católicos são mais escolarizados do que os evangélicos, o que faz com que tendam a ter mais renda. Enquanto 59% dos católicos têm curso superior, esse nível de escolaridade é encontrado em 34% dos evangélicos, entre esses a maioria (56%) cursou o ensino médio.

Porém, evangélicos dizem doar mais à igreja do que os católicos: R$ 220 de média mensal ante R$ 86,08.

O Datafolha mostrou ainda que o nível de escolaridade entre os públicos dos dois eventos contrastam bastante com a média da população brasileira, já que apenas 17% no país têm curso superior e 42%, ensino médio.

Veja o infográfico da pesquisa:

catolicos-evangelicos

Por Dan Martins, para o Gospel+

33 COMENTÁRIOS

  1. A diferença é gritante e muito simples: Os evanjelóides participam da marcha para je$us para fiscalizar o fiofó alheio e pedir a liberdade de pastores 171 estupradores, e os católicos participam da jornada mundial da juventude para buscar o amor de Deus.

    Como eu disse ai em cima: A diferença é gritante!

    • esse afonso e o mesmo stardust.
      tem as mesmas heresias dele.
      tem as mesmas atitudes.
      fica aqui o dia todo.
      é sempre um dos primeiros a postar comentários…
      quando da a doida nele enche as paginas de videos idiotas….

      SERIA AFONSO MAIS UM NIQUE NO JGMIX STARDUSTJUSSARA???

      • Falou falou falou… mas não quiz dizer nada com nada, acabou por gastar tempo digitando, não soube sequer responder o nosso amigo lá do alto… que pena. mas tudo bem… a verdade doeu, não e mesmo ?

      • Vai se arrebentar, eu não preciso ser fake ou clonar alguém, porque como você mesmo pode ver, eu uso o meu próprio nome, eu tenho identidade, ao contrário de pessoas feito você que é tão porca e miserável de espírito, que nem usar o próprio nome para dar a cara a tapa, tem coragem.

        O que eu tenho para falar, eu falo na cara mocinha, eu não sou criancinha para ficar usando fakes e clonando os outros, porque ao contrário de você, eu tenho vida social, eu não sirvo de massinha de manobra para pastores 171.

        Não gostou meu bem? Seja homem (o que realmente você não é) e pule em mim.

      • arrebentar

        vc tá parecendo o clamando. cisma que eu posto aqui usando vários nicks.

        eu só preciso de um nick, para desmascarar a corja da iurd, da qual vc faz parte. o povo tá abrindo o olho e deixando o engano religioso que é essa universal.

        Eu sei que vcs tremem na base com a vdd, com a debandada de membros e consequente perda de dinheiro…

        pois é só isso que vcs visam…. o dinheiro!

        afinal, seu lider já deixou bem claro:

        “QUEM QUISER DAR AMÉM… QUEM NÃO QUISER QUE SE DANE!!! OU DÁ OU DESCE!!!” (Edir macedo ensinando pastores a tomar dinheiro do povo)

      • ESTE AFONSO É O MESMO STARDUST QUE ANTES ERA O DE SIMAS É SÓ VER OS COMENTÁRIOS ELE MENTE DESCARADAMENTE E USA DE MUITOS NICKS PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS HEREGES

          • faz tempo que ele não manifesta o pai das safadesas ou a mãe das malandragens…esta cercado de ateus e gays dai fica se virando de um para outro sempre fugindo…mas vai chegar a hora

          • afonso tão claro que o de simas é o afonso e que o afonso ´-e o stardust…ou voce acha que aqui tem trouxa para não ver que só voces postam videos….te liga este mes ele ja matou o de simas o nick a ana clara a próxima vitima é voce hehehh

    • Que pena Afonso, você postar um comentário deste, com a suas palavras de baixo calão. A bíblia diz isto que você comentou???

      Vou refrescar a sua mente com uma passagem bíblica… Ok?
      Preste atenção que eu não estou discutindo religião, e sim o amor de Deus por mim e por todos da marcha pra Jesus e a missa com o papa.

      Pegue a sua bíblia e leia.

      Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12:10

      Afonso? Ama a Deus e teu irmão…

    • Se reflete claramente o ódio e intolerancia religiosa em comentários como esse, onde se chama pastores de 171 e estrupadores. São pessoas desse tipo que promovem a guerra religiosa neste mundo, pessoas desse tipo que levou a igreja catolica a matar milhões nas inquisições. Pilantras infelizmente existem em varios lugares, em empresas, no governo, nas igrejas, ou será que não existe corrupção na igreja catolica, e os padres pedófilos? e o desvio de bilhões no banco do vaticano? E tantas outras coisas horriveis que a igreja catolica fez no decorrer dos seculos, ninguem lembra? Ora até no meio dos discipulos de Cristo tinha um pilantra que era Judas, mas o nosso alvo deve ser sempre Cristo. Sobre a pesquisa acima, não precisa ser muito inteligente para saber que a mesma é tendenciosa. Segundo os dados do IBGE em 2020 o Brasil será de maioria evangelica, por isso esse desespero todo, a JMJ é uma “contra-reforma” que não terá o resultado que se espera.

  2. Como de costume, eu prefiro opinar segundo as Palavras de Jesus, e não as dos homens:
    “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. (Mateus 22:14)

  3. PODEMOS OLHAR POR DOIS ANGULOS
    PAI GRAÇAS TE DOU PORQUE NÃO REVELASTES ESTÁS COISAS AOS SABIOS E ENTENDIDOS
    OU ENTÃO SÓMENTE MAIS UMA MIDIA A SERVIÇO DO GOVERNO CATÓLICO NO BRASIL…JA DISSERAM QUE O PAPA É O HUMILDE O MELHOR BEIJO FILHO DE CRENTE PROSTITUTA CRENTE QUER FAZER SEXO COM ELE, PASTORES ABREM IGREJA PARA ELE E OS FIÉIS PEDEM BENÇÃO ATEUS E POSEUDOS CRENTES DO G+ MORREM DE AMOR POR ELE…EU DIGO SÓ SOLDADOS DO EXERCITO DE SATÃ PONTUANDO A ENTRADA DO ANTI-CRISTO

  4. Quando fizeram essa pesquisa fizeram-na na intenção de mostrar o índice de escolaridade. Hoje no meio evangélico existem sim muitos universitários, fora os concursados que existem, nem sempre o número de universitários sendo maior significa que o povo é mais culto. No meio evangélico, por lerem a mais a bíblia, existe o número maior de leitores! Tanto que hoje, existem mais versões de Bíblia de estudo do que os católicos

  5. “Os números mostram também que os católicos são mais escolarizados do que os evangélicos, o que faz com que tendam a ter mais renda. Enquanto 59% dos católicos têm curso superior, esse nível de escolaridade é encontrado em 34% dos evangélicos, entre esses a maioria (56%) cursou o ensino médio.”
    Alto nível de escolaridade, faz com que as pessoas não acreditem em qualquer lorota…
    Enfim… Mostra lá pro fala faia o números… Quando mais a igreja se escolarizar, mais os evangélicos vão se acabar. É por isso que pastor não tem curso superior. Porque se fosse estudar uma teologia séria. “não cursinho bíblico” Teologia séria nível superior que estude escolástica, exegese, hermenêutica, estudo histórico, certamente esse pastor viraria um bom católico. (A publiquem meu comentário porque nunca publicam.)

    • E Adoraria a Baal? ficaria atrás de uma mascara? fazendo tudo que Deus não quer e confesso e ta tudo certo? Sai da moita velhinho, o que tem de padres virando pastores.

      • Evandro já postei 3 vezes e não apareceu. Deve ser porque eu coloquei um link ou por censura. mas enfim procure no google o blog Cai farsa Imagem de esculturas protestantes em templos protestantes e ai voltamos a conversar.

    • Estudam tanto, mas não conseguem discernir o que a Biblia apoia ou condena, para estes, a condenação será maior, pois tiveram o conhecimento da verdade, mas o ignoraram… isto é uma lastima…

    • ANDERSON OS NUMEROS MENTEM, POIS SÃO MUITO MAIS CATÓLICOS DO QUE CRENTES, E EM SEGUNDO MESMO QUE O FOSSE NÃO NOS ENVERGONHA EM NADA,….POIS NÓS SÓ ADORAMOS A DEUS ATRAVÉS DE SEU FILHO JESUS CRISTO…INSPIRADOS PELO ESPIRITO SANTO…AGORA VOCES TÃO ESPERTOS FAZEM GRAVE PECADO AO PRIMEIRO MANDAMENTO….TEM IMAGENS DE ESCULTURA E SE INCLINAM A ELAS…USAM NÃO O CAMINHO A VERDADE E A VIDA A SABER JESUS CRISTO E SIM SUA MÃE QUE SIM FOI BEM AVENTURADA, MAS MORREU COMO QUALQUER OUTRO SANTO DO SENHOR M E ESTÁ A ESPERA DO ARREBATAMENTO…SEM FALAR EM SANTO DISTO SANTO DAQUILO..ORA A MIM ME PARECE QUE OS MAIS BEM PREPARADOS SECULARMENTE…SÃO ANALFABETOS ESPIRITUAIS….

      • Querido Clamando… Eu racho de rir os evangélicos ficam falando a bíblia a bíblia e bla bla bla….
        Eles acham que Deus desceu com sua mão do céu e deu a bíblia pro pastor da igreja deles que não tem nem um século ” as vezes nem 50 anos” já com capa de couro impressa em português na versão do Seu Almeida…
        Eles não sabem que se temos a bíblia hoje como eles conhecem foi graças ao trabalho dos monjes que no mosteiro transcreveram a bíblia a mão pra deixar de herança para nós. Todo evangélico que diz que só acredita na bíblia automaticamente afirma a autoridade da igreja católica, porque graças a ela temos a bíblia. Tristes evangélicos acham que a bíblia basta… Não fazem leitura de realidade, não entendem o contexto histórico… Tristes evangélicos que não entendem que o que legitima a bíblia é a sagrada tradição e a bíblia legitima ela por si só… Tristes evangélicos semianalfabetos que acreditam cegamente em seu pastô sem ao menos se debruçar em estudo para fazer uma leitura clara da realidade… Tristes evangélicos que acham que a bíblia é de livre interpretação, ai jogam a sagrada tradição no lixo e fazem a interpretação como querem, do jeito que lhes convém… E quando não gostar, eu pulo fora fundo outra igreja… Tristes evangélicos que morrem pelo seu próprio veneno. Que pela livre interpretação da bíblia deixam surgir igrejas inclusivas (igrejas que aceitam casar gays), prósperas lucrativas, com pastores bilionários… Mas do povo eu não tenha pena. Povo iludido… Deus é misericordioso… agora em relação as pastores… os decoradores de versículos concerteza sabem a passagem… “é melhor que amarre uma pedra…

        • tem que rachar mesmo, pois a bíblia que temos damos graças a septuaginta a de voces veio muitos anos depois destas e da tradução o novo testamento aos gregos, ou seja qualquer traduçao parte destas a de voces não é diferente..então o bla bla bla aqui é só o teu…vejos que não só é analfabeto espiritual bem como funcional também continuam a te mentir e tu a acreditar

        • É lamentável o seu comentário.
          A bendita igreja católica se diz ser a dona da verdade e que tem as interpretações corretas das sagradas escrituras. Como pode isto ser?
          Nós preferimos o que Cristo nos ensinou, pois, ele disse:
          Examinai as escrituras, o povo erra porque simplesmente não examina as escrituras. O Ap. Paulo nos diz que ainda que desça um anjo do céu e venha pregar um outro evangelho que seja anátema. E o ap. Joao também nos que a unção que recebemos de Cristo nos ensina a cerca de todas as coisa e não temos necessidade de termos outro evangelho porque naquele que é verdadeiro nós já estamos isto é em Jesus Cristo este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. A bíblia é a autoridade máxima para a nossa fé. O Ap. Paulo diz em 2tm 2.5 que para nós há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens Jesus Cristo homem.
          E aí, em quem vamos crê, em Cristo ou no papa?
          Na Bíblia ou na história dos homens?

    • Eu racho de rir os evangélicos ficam falando a bíblia a bíblia e bla bla bla….
      Eles acham que Deus desceu com sua mão do céu e deu a bíblia pro pastor da igreja deles que não tem nem um século ” as vezes nem 50 anos” já com capa de couro impressa em português na versão do Seu Almeida…
      Eles não sabem que se temos a bíblia hoje como eles conhecem foi graças ao trabalho dos monjes que no mosteiro transcreveram a bíblia a mão pra deixar de herança para nós. Todo evangélico que diz que só acredita na bíblia automaticamente afirma a autoridade da igreja católica, porque graças a ela temos a bíblia. Tristes evangélicos acham que a bíblia basta… Não fazem leitura de realidade, não entendem o contexto histórico… Tristes evangélicos que não entendem que o que legitima a bíblia é a sagrada tradição e a bíblia legitima ela por si só… Tristes evangélicos semianalfabetos que acreditam cegamente em seu pastô sem ao menos se debruçar em estudo para fazer uma leitura clara da realidade… Tristes evangélicos que acham que a bíblia é de livre interpretação, ai jogam a sagrada tradição no lixo e fazem a interpretação como querem, do jeito que lhes convém… E quando não gostar, eu pulo fora fundo outra igreja… Tristes evangélicos que morrem pelo seu próprio veneno. Que pela livre interpretação da bíblia deixam surgir igrejas inclusivas (igrejas que aceitam casar gays), prósperas lucrativas, com pastores bilionários… Mas do povo eu não tenha pena. Povo iludido… Deus é misericordioso… agora em relação as pastores… os decoradores de versículos concerteza sabem a passagem… “é melhor que amarre uma pedra…

      • outra coisa a pederastia é um dom dos padres bem como a pedofilia,,,,e só para não esquecer o papa anterior escondeu os safados pedófilos e o atual ainda não explicou onde foi parar as crianças da ditadura argentina…se não tivesse o que ocultar ja poderia ter devolvido as crianças as familias…porque não devolve…outra coisa estou na ordem da pesquisa daqueles que possuem 3 grau tenho duas faculdades então..como podes ver bla bla bla não adianta

      • Vc. não tem noção do que diz. De toda palavra lançada daremos conta no dia do juizo, lembre-se disto, se e que acredita em alguma Bíblia, pois todas sao iguais (Nos 66 livros). A principio sou pastor e nunca roubei ninguém.

    • CAro Anderson, os catolicos podem ter mais estudo, mais grau de escolaridade, mais o que adianta ter estudo se não lêem a bíblia, e ficam perdendo tempo apenas com historia da igreja catolica, bulas papais, textos escritos por santos. Mais sabem por que não lêem, não é?
      Por que lerem a biblia verão claramente que fazer, venerar, carregar e cultuar imagens é abominação para Deus, na biblia diz que é culto a demonios. SAbem que a biblia em momento algum cita orações feito a santos, a MAria., PEdro em lugar nenhum nas epistolas e chamado de Papa, ou lider da igreja, na realidade em atos 15, vemos claramente que o lider é Tiago. O proprio Pedro declarou em Atos 4.12 e em suas duas cartas que JESUS CRISTO É A PEDRA QUE SUSTENTA A IGREJA E NÃO ELE. Não existe purgatorio, não existe canonização, não existe outro mediador entre Deus e os homens, somente Cristo. ENFIM SE O CATOLICO LER A BIBLIA, NÃO VAI FICAR NEM O PORTEIRO PARA FECHAR A IGREJA!!!
      REspeito, amo e oro pelos catolicos, mais uma coisa é certa, A DOUTRINA DA ICAR NÃO É MAIS BIBLICA, E SIM FUNDADA PELA ECLESIOLATRIA E POR TRADIÇOES PASSADAS A GERAÇÕES.
      bBoa tarde!!!
      CASO NÃO CONCORDE, SIMPLES:
      prOVE NAS ESCRITURAS???
      – Imagens nas igrejas e cultos.
      – Oração feita a santos no Novo TEstamento.
      – Devoção e veneração por Maria no Novo testamento.
      – Procissão e carregamento de imagens.
      – Purgatorio
      – Pedro como lider da igreja, e sua sucessão apsotolica.
      ESTOU CURIOSO E AGUARDO ANSIOSO SUAS RESPOSTAS.
      QUE DEUS EM CRISTO TE ABENÇOE!!

    • Anderson,

      Enxugue ,mais seu comentário, pois há seminários de teologia evangélicos considerados de nível superior. Aliás, há igrejas evangélicas que mantém faculdades de renome no Brasil, um exemplo é o instituto Mackenzie fundado e mantido pela I.Presbiteriana do Brasil em São Paulo.
      Outra coisa: Em relação aos católicos, os evangélicos tradicionais são mais instruídos e com maior renda.
      Quanto a acreditar em qualquer lorota, aí eu prefiro dizer que você foi longe. vamos pegar como exemplo santa Maria e Jesus (respeitando sua religião) São branquinhos, olhos azuis, narizes afilados a curtos, estatura alta, vestem- se até igual a Monalisa ou a Napoleão Bonaparte, sabe porque?
      Cultura europeia, eurocentrismo puro, muito aquém da realidade ética e geográfica dos personagens.
      E, bingo: Os judeus foram massacrados durante a segunda Guerra Mundial, entre outros motivos, justamente por que não se encaixavam nos padrões étnicos europeus particularmente alemão, quando tentavam esconderem- eram identificados pelas características físicas e pelos nome típicos, pois sua etnia e cultura, embora já muito miscigenada era diferente de toda a Europa. Agora me explica como Jesus nasceu lá no Oriente médio e a Igreja dele tem sede na Europa e por que no Apocalipse a cidade celeste se chama Jerusalém e não Roma?. É meio contraditório, para não dizer lorotorio!

    • Sou pastor e tenho curso superior. (Reconhecido pelo MEC)
      “Disse Jesus: Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida e ninguém vai ao Pai a não ser através de Mim.” (Evangelho de Joao 14.5)

  6. Bom Dia!!!
    A verdadeira religião é aquela que promove a paz, o encontro ..o verdadeiro “RELIGAR” da palavra religião, é ser o testemunho vivo de Jesus, com poucas palavras e mais ações…
    Enquanto muitos perdem tempo em criticas destrutivas, seria mais viável e construtivo colocar a mão na massa e ao invés de “”falação”” dar testemunho autentico do Evangelho? Perdemos muito tempo com mesquinhez enquanto Jesus esta ao nosso lado gritando para introduzirmos seu reino entre as nações, sobre os sofrem na alma e na carne.
    Isso é egoísmo, querer ser a verdade, viver segundo Cristo e agir como ele, e será que com estas criticas a outra denominação queridos irmãos evangélicos vcs tem representado aquele que vcs dizem serem fiéis?(refiro-me a Jesus???)
    Percam o tempo de vcs amando mais e falando menos…
    Porém ainda pergunto, qual representante de Cristo aqui na terra é capaz de reunir tantos Jovens de todo o mundo???Não é local eu digo mundo????
    O anticristo???srrsrsr..Não !!!!!srsr eu não dou dou tanto poder para o Diabo e seus adeptos, pois o Deus que eu sirvo é muito maior e o único capaz de tamanha grandiosidade,de realizar o religare da verdadeira religião entre os povos. …..
    Fiquem na paz…
    Sou de Jesus ,e participo da igreja Católica Apostólica Romana.

  7. Será que os dados são verdadeiros?
    depende… Quem encomendou a pesquisa?

    Usem a massa crítica… Não há dados verdadeiros em nenhuma pesquisa o resultado é aquele que foi encomendado.

    Sugestão… Vejam o vídeo no youtube “além do cidadão kane” e tirem suas próprias conclusões.

  8. CAro Anderson, os catolicos podem ter mais estudo, mais grau de escolaridade, mais o que adianta ter estudo se não lêem a bíblia, e ficam perdendo tempo apenas com historia da igreja catolica, bulas papais, textos escritos por santos. Mais sabem por que não lêem, não é?
    Por que lerem a biblia verão claramente que fazer, venerar, carregar e cultuar imagens é abominação para Deus, na biblia diz que é culto a demonios. SAbem que a biblia em momento algum cita orações feito a santos, a MAria., PEdro em lugar nenhum nas epistolas e chamado de Papa, ou lider da igreja, na realidade em atos 15, vemos claramente que o lider é Tiago. O proprio Pedro declarou em Atos 4.12 e em suas duas cartas que JESUS CRISTO É A PEDRA QUE SUSTENTA A IGREJA E NÃO ELE. Não existe purgatorio, não existe canonização, não existe outro mediador entre Deus e os homens, somente Cristo. ENFIM SE O CATOLICO LER A BIBLIA, NÃO VAI FICAR NEM O PORTEIRO PARA FECHAR A IGREJA!!!
    REspeito, amo e oro pelos catolicos, mais uma coisa é certa, A DOUTRINA DA ICAR NÃO É MAIS BIBLICA, E SIM FUNDADA PELA ECLESIOLATRIA E POR TRADIÇOES PASSADAS A GERAÇÕES.
    bBoa tarde!!!
    CASO NÃO CONCORDE, SIMPLES:
    prOVE NAS ESCRITURAS???
    – Imagens nas igrejas e cultos.
    – Oração feita a santos no Novo TEstamento.
    – Devoção e veneração por Maria no Novo testamento.
    – Procissão e carregamento de imagens.
    – Purgatorio
    – Pedro como lider da igreja, e sua sucessão apsotolica.
    ESTOU CURIOSO E AGUARDO ANSIOSO SUAS RESPOSTAS.
    QUE DEUS EM CRISTO TE ABENÇOE!!

  9. Sim, a pesquisa foi feita no atual momento, mas há quanto tempo esses números vêm mudando relativamente ao crescimento dos evangélicos? Se outra pesquisa divulgada ontem diz que a IDH vem melhorando também na educação, então, os evangélicos estão evadindo as escolas? É meio confuso comparar uma Jornada Mundial com um evento local em numero de pessoas ou nível em qualquer aspecto comparando com a população do país. É tendencioso. Seria como somar 80 milhões de estadunidenses aos mais de 190 milhões de brasileiros e alavancar uma pesquisa de IDH com 270 milhões de brasileiros.
    E, todo mundo sabe que a preocupação do vaticano não é escolaridade nem nível econômico e sim números, percas e ganhos. Perguntem se eles querem trocar um Brasil subdesenvolvido com apenas 25% de evangélicos por um Estados Unidos superdesenvolvido com os mesmos 25%, só que de católicos.

  10. E ENQUANTO ISSO ACONTECE LA NO LIVRO QUE CATOLICOS E “EVANGELICOS” SEGUEM ESTA ESCRITO: AQUELE QUE ODEIA SEU IRMAO É HOMICIDA; OS HOMICIDAS NAO HERDARAO O REINO DOS CEUS!!!!

  11. ENQUANTO ISSO NA BIBLIA QUE CATOLICOS E “EVANGELICOS” USAM ESTA ESCRITO; AQUELE QUE ODEIA SEU IRMAO E HOMICIDA:ESTES NAO HERDARAO O REINO DOS CEUS!!!!

  12. Quem realmente frequenta uma entidade religiosa e tem Deus no seu coração, não critica seu irmão, sim somos todos irmãos, então, um debate justo ajudaria mais para podermos entender e saber qual o melhor caminho, mas sem ofender ninguem, pois antes de ser evangélico eramos todos católicos, bom seria se perguntasse porque certas mudanças ? o que Deus quer de nos?

DEIXE UMA RESPOSTA