Estudo diz que religiosos são menos inteligentes que ateus e que as crenças religiosas são irracionais

68

Um estudo publicado recentemente pela revista Personality and Social Psychology Review afirma que as pessoas religiosas são menos inteligentes que os ateus. A publicação é uma meta-análise de 53 dos estudos sobre religião e inteligência, conduzidos entre 1928 e 2012, e aponta que houve uma relação inversa entre a religiosidade e a inteligência das pessoas que participaram dos estudos.

Ao concluir que os descrentes tiveram melhores notas que os religiosos em testes de inteligência, os cientistas responsáveis pelos estudos analisados sugeriram que “as crenças religiosas são irracionais, não ancoradas na ciência, não testáveis e, portanto, não atraentes para as pessoas inteligentes, que ‘não caem nessa’”.

Porém, segundo o Huffington Post, os estudiosos afirmaram também que a resposta pode não ser assim tão simples, e apresentaram a teoria de que “pessoas inteligentes possam ter menos “necessidade” de religião”.

– A inteligência também pode levar a uma maior capacidade de autocontrole, autoestima, percepção de controle sobre os eventos da vida e relacionamentos de apoio, removendo alguns dos benefícios que a religião oferece – afirmou Post Jordan Silberman, estudante de mestrado de neuroeconomia na Universidade de Rochester e coautor do estudo.


– Tenho certeza de que existam pessoas religiosas inteligentes e ateus não inteligentes. Os resultados dizem respeito à inteligência média das pessoas religiosas ou não religiosas, mas não se aplicam necessariamente a cada pessoa individualmente. Eu não apostaria dinheiro na inteligência de uma pessoa só por saber se ela é religiosa ou não – completou Silberman.

Apesar de o estudo sugerir essa relação inversa entre a religiosidade e a inteligência, os pesquisadores reconhecem as limitações da meta-análise, que não considerou o tipo de religião, por exemplo, ou o papel que a cultura possa ter na interação entre religiosidade e inteligência. Além disso, a análise não levou em conta os diferentes tipos de inteligência, como a emocional e criativa, catalogadas por muitos estudiosos da área, levando em conta apenas a inteligência que é definida como “a capacidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rapidamente e aprender com a experiência”.

68 COMENTÁRIOS

    • É por causa de gente como vc. que estudos dizem que é menos inteligente.
      Ora usar a palavra religião que quer dizer religar o que esteve ligado mas agora esta desligado a Deus, ou seja usar a Cristo para ir ao pai, esta asneira como dizer não a religião se esta é Jesus.
      verborragia cerebral ou desconstrução da verdade ou apenas um ateu se fazendo.

      • clamando

        quando eu vi esta matéria pensei logo: ” o clamando vai pirar” mas preferi não antecipar a sua conduta aqui… mas vendo seu ataque furioso contra a minha pessoa ainda mais agora em janeiro quando é aniversário de quando te desmascarei usando 2timóteo 4:4-5 e vc foi obrigado a engolir o sapo de sua própria fábula vi que não me enganei.

        E Jesus não veio trazer religião, pois isso já existia. Jesus veio nos trazer a vida eterna.

        religião não, Jesus sim.
        Dízimo não, clamando em PAPAS DE ARANHA com stardust sim

  1. Legal os ateus são tão inteligentes que combatem uma algo que eles dizem não existir. E como beeber veneno e achar que , assim fara mal a outra pessoa.

    • Desde a minha infância eu ouço dos crentes que os ateus vão pro inferno. Como podem ir para um lugar que, para os ateus, não existe? Quanto a mim, não vivo em prol de combater a fé de ninguém. Agora, a partir do momento que essa fé insana afeta minha dignidade como ser humano, aí sou obrigado a me manifestar. Afinal, não tenho sangue de barata, como dizia minha avó.
      .

      • Marcelo não estamos falando de inferno estamos falando de Deus. Fé insana? Se você não gosta e não acredita das materias e comentarios de um site cristão por que esse interesse todo? Acho sim que você tem sangue de barata ou então você é masoquista.

        • delldell, por que vocês, que combatem o ateísmo, usam este meio de comunicação virtual criado por um ateu? Não precisa responder: a capacidade intelectual reduzida impede que os crentes criem uma ferramenta como esta. Ai do mundo se não fosse os ateus. No mínimo a Terra continuaria sendo plana e seria o centro do Universo. Muitas pessoas inteligentes arderam na fogueira para ir de encontro aos princípios ditados pelos crentes. Se hoje isso não acontece mais, é por causa de leis rigorosas de um país laico.

          .

  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Chega a ser hilário uma pesquisa sem pé nem cabeça, feita por pessoas partidárias da maneira imposta de se pensar, afirmar que os que não se deixam levar por teorias furadas, onde qualquer um com um pouco de inteligência consegue provar a sua impossibilidade, são menos inteligentes. Na visão desses caras, por exemplo, se eu acreditar na teoria da evolução estou sendo racional, porém se eu acreditar no criacionismo estaria sendo irracional; logo, menos inteligente. Estudem com o coração aberto, com sinceridade o evolucionismo (pós e contras) e o criacionismo (pós e contras) e veja qual é mais coerente.

    LEIAM ISSO… ESTOU PARTINDO DO SUPOSTO, E TENHO CERTEZA QUE DE FORMA COERENTE, QUE ESSES “PESQUISADORES” ESTÃO USANDO COMO BASE PARA DIZER QUE ALGUÉM É MAIS INTELIGENTE, O FATO DE ELAS DEFENDEREM EM SEUS ARGUMENTOS O EVOLUCIONISMO, O ATEÍSMO, ETC…

  4. Concordo com o amigo Luis André Soares Bispo, com certeza esta revista que publicou esta noticia e os pesquisadores que fizeram parte desse estudo, são ateus, nada conveniente, pura baboseira, sem falar que a tal revista e os pesquisadores “cientistas” de araque, não sabem distinguir o conceito de ” INTELIGENCIA” olha ai o conceito do dicionário Aurélio “Faculdade de aprender, apreender ou compreender; percepção, apreensão, intelecto, intelectualidade.” todo o ser Humano são inteligentes pois somos racionais, temos razão e discernimento, temos capacidade de aprender, acredito que eles estariam querendo referir-se a Q.I elevado, mas voltando a “INTELIGENCIA” e analisando seu conceito, me diga quem realmente se encaixa na descrição conceitual? uma vez que diz, que inteligente é a FACULDADE DE APRENDER E COMPREENDER, me respondam uma coisa? essas pessoas que dizem essa baboseira neste estudo, que provavelmente são ateus, e odeiam os cristão e a Bíblia, não se encaixam perfeitamente, acredito que por mais que negam a existência de DEUS, e negam a eficacia e a veracidade da Bíblia, alguém ja pregaram para essas pessoas ou leram alguma vez a palavra de DEUS. e NÃO COMPREENDERAM, desta forma quem não são inteligentes são os ateus, pois leiam e não compreende, uma vez que a o conceito de INTELIGENCIA é COMPREENDER. DEUS É MAIOR E NADA O QUE DIGAM VAI IMPEDIR A OBRA DE NOSSO PAI CELESTIAL. ISSO É JOGADO DO DIABO QUE ESTA DESESPERADO POIS SUA HORA ESTA CHEGANDO PARA SER LANÇADO NO LAGO DE FOGO JUNTO COM AQUELES QUE NÃO CREEM EM DEUS.

  5. Deve ser irônico: a pessoa renega ao Cristo em vida e após a morte, já no Hades, deve pensar “Se eu tivesse sido mais inteligente, teria aceitado o sacrifício do Cristo por mim.”

  6. Inteligência é sinônimo de conhecimento?

    Ora, esse estudo fez pesquisas, ao que tudo indica no texto, quanto ao grau de conhecimento, e nesse sentido, quem tem uma religião de certo modo ao se dedicar aos temas religiosos, eis que abandona o secular.

    É brincadeira mesmo, eu ser menos inteligente que Nostafora, pessoa que junto a gente dele acha que somente existe por causa da ciência?

    Um jumento vive desprovido de ciência, mas os sem religião/ateus, estes não conseguem viver iguais aos jumentos, o que é incrível, pois, segundo eles, precisam e de um apoio, uma moleta, um adendo pra sobreviver, a ciência.

    Essa pesquisa é falsa, falaciosa, discriminadora.

      • Sandro,

        A parte final, tudo bem.

        Mas no tocante à inteligência, penso que não é a capacidade de adquirir conhecimento, pois qualquer um pode adquiri-la, podendo tanto o inteligente como o não inteligente se apossar dele.

        A inteligência deriva do gen(nato,dom).

        Trata-se tão apenas do tamanho do “disco rígido”, em síntese, a capacidade potencial de cada cérebro em acumular informações.

        Nem todos que são inteligentes possuem conhecimentos.

        Nem todos que possuem conhecimentos e são inteligentes agem com sabedoria.

  7. Em partes eu concordo, religiosidade exacerbada geralmente tende a cegar as pessoas. Por outro lado, os ateus que postam por aqui, são os mais claros exemplos de que a jumentice é laica!

    Ou seja, é cada idiota que se diz ateu postando baboseiras nesse site, que chega a dar embrulhos no estômago!!!!!

    • Narciso acha feio o que não é espelho. Eu já declarei isso aqui antes. Sabe por que ateu é mais inteligente do que os crentes? porque contesta, argumenta, busca se inteirar dos fatos, pesquisa e não aceita de bom grado tudo o que os pastores imbecis declaram nos cultos. Não é à toa que a maioria dos cientistas são ateus.
      .

  8. ka ke ki ko ku, esta e de borrar pra dentro, burrologistas a serviço do inferno são os que afirmam tal infamia, os que se julgavam sabios da terra não passavam e nem passam de burrus vergunaticos, pois para O SENHOR DA GLORIA a inteligencia humana não passa de trapo de imundicia, e aqueles que verdadeiramente são comprometida com a Santa Palavra do Deus Vivo estes sim são os verdadeiros inteligentes pois escolheram a melhor parte do quinhão eterno, o resto e resto de resto e restolho como de lixão há e tenho dito,

  9. Para um ateu convicto, os cristãos são tolos, burros e outros adjetivos menos nobres.
    Mas, se olharmos, atentamente, veremos que os ateus, geralmente comunistas, sofrem de uma acentuada deficiência em seu intelecto, digo isto, pra não pesar muito no diagnóstico e ferir sensibilidades.
    O fato de se crer em Deus, sem fanatismo e fundamentalismos radicais, libera a alma para o conhecimento, pois tudo nos é lícito e a sabedoria está em discernir o que nos convém.

    • Aquele que ler trecho de teu post irá pensar que possui alguma formação em ciência médica. Mas nós sabemos que não. Conheço muitos evangélicos socialistas que entende que o caráter do Eterno é social, socialista e socializante. Muitos vêem o suficiente para entender que o liberalismo capitalista tem seu projeto engendrado no coração de lucifer teu pai.
      Quanto a crer em Deus parece que em vc a palavra falhou, pois ainda não havia visto por aqui alguém com tamanha falta de conhecimento das coisas do Altíssimo,
      Então antes de dizer asneiras vá estudar a fim de que possa fazer algum comentário inteligente. Saul levantará no sepulcro para te condenar “pitonisa de endor”.

  10. janio a aberração gay que não pode com a verdade que acha que todo mundo é fariseu. Janio bicha louca para de dar a bunda e devolve a calcinha da sua mãe que ela tá precisando. Você não vai virar mulher você e hominho com pipi.

  11. São tantas besteiras que se falam e escrevem – Essa pesquisa é uma delas. – Quem foi Albert Einstein ? Quem foi Isaac Newton ? Quem é Michio Kaku ?
    1 – “Cheguei a conclusão que estamos em um mundo feito de regras criadas por uma inteligência. Tudo que chamávamos de casualidade até hoje, não fará mais sentido. O mundo que existe, não é moldado pelo acaso universal.
    palavras de Michio Kaku, um dos cientistas-físico mais importantes da atualidade –
    2 – A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta. – Isaac Newton – renomado cientista
    3- A ciência sem a religião é paralítica; a religião sem a ciência é cega. Albert Einstein – cientista
    ” Ainda bem que muitos cientistas renomados da história, usavam suas extraordinárias mentes sem renegar Aquele que as deu a eles.”

  12. Eis mais uma simples frase de Albert Einstein : “Creio em um Deus pessoal e posso dizer que, nunca, em minha vida cedi a uma ideologia atéia. Não há oposição entre ciência e religião. Apenas há cientistas atrasados … – Albert Einstein – cientista

  13. Mais um cientista da ATUALIDADE DECLARA sua FÉ EM DEUS – Francis Collins, o homem mais poderoso da ciência norte-americana faz questão de professar publicamente a fé cristã

    Quando foi convocado para substituir o biólogo James Watson – um dos descobridores da estrutura de dupla hélice do DNA – na liderança do recém criado Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, em 1993, o geneticista Francis Collins já era um pesquisador conhecido e já havia descoberto a localização de genes responsáveis por três doenças importantes: fibrose cística, distrofia muscular de Duchenne e doença de Huntington.

    Dono de um currículo impecável dentro do mundo científico e de um entusiasmo contagiante em relação a tudo o que se refere à genética, Collins foi encarregado de encabeçar um consórcio público integrado por centros de pesquisa norte-americanos, britânicos, franceses, alemães e japoneses – o chineses vieram mais tarde – com a tarefa hercúlea de seqüenciar todos os três bilhões de pares de bases que constituem o DNA humano.

  14. Graças te dou ò Pai, por este estudo – condizudo por muitos sábios, durante muitos anos, atraves de conceituados centros de pesquisa. Apenas para confirmar a tua palavra. Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
    que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.

    Mateus 11:25

  15. Alguem pode questionar que os judeus sao o povo mais inteligente do mundo,sendo eles inicialmente escolhidos por Deus para o proposito de levar suas mensagem a outros povos?Pesquisem e verao quem sao os judeus.

    • mais piruta é vc que acha que daqui 100 anos vai ter mais pessoas na Terra, vai é menos já que mesmo a ciencia provando, vcs agreditam que orgão escretor reproduz
      #levyénós

DEIXE UMA RESPOSTA