A vida no mundo do crime é algo que ainda atrai muitos jovens, a maioria deles vindos de famílias desestruturadas, como o ex-traficante Herman Mendoza, que após boa parte da sua vida vivendo para o tráfico e passando por prisões, resolveu entregar a sua vida para Jesus Cristo.
Mendoza concedeu o seu testemunho para uma rede de TV americana, nos Estados Unidos, onde falou sobre o contexto da sua vida quando entrou para a criminalidade. Tudo começou após o primeiro consumo de cocaína, ainda adolescente.
“Eu era viciado em cocaína, o que me levou a começar a vender pequenas quantidades de drogas”, disse ele, segundo a God TV, lembrando que pela ausência dos seus pais, acabou encontrando maior facilidade para o consumo.
“Tive muito tempo disponível para ter acesso a essas substâncias”, disse o ex-traficante. Mendoza falou que também foi influenciado por dois irmãos mais velhos, ambos já envolvidos no tráfico. Eles ofereceram a ele um trabalho para ganhar 10 mil dólares, o que lhe atraiu rapidamente para o crime.
“Naquele dia eu fui fisgado. Eu pensei, isso é dinheiro fácil. Fiquei impressionado com toda a operação. Comecei a distribuir cocaína com eles, centenas de quilos de cocaína”, disse.
Mas, como já se sabe, a vida no crime só tem destino certo: a morte ou a prisão. No caso de Mendoza, a prisão veio primeiro, assim como para seu irmão mais velho. Eles foram detidos com mais de 3 milhões de dólares em cocaína na mala de um carro.
“Estávamos sendo seguidos e descobriram que era a polícia. Os policiais nos pararam, começamos a correr e fomos detidos e mandados para a prisão”, lembra. Felizmente, após idas e vindas na cadeia, Mendoza foi parar na mesma cela do seu irmão, o que foi muito bom.
Isso porque o irmão do ex-traficante havia se convertido ao Evangelho de Jesus Cristo e já estava orando pela vida de Mendoza. Ao reencontar o irmão mais novo, ele teve a certeza de que o momento foi fruto das suas orações.
Após ser evangelizado pelo próprio irmão, Mendoza participou de um culto com outros detentos, dentro da prisão, onde fez uma oração sincera a Deus. “Senhor, se você é real, preencha este vazio. Estou vazio. Estou deprimido; eu preciso de paz”, disse ele.
De fato, a mudança foi radical. Mendoza se viu entregue nas mãos de Cristo e após uma difícil batalha judicial conseguiu sair da prisão. Ele passou a se dedicar ao Evangelho, entrou numa igreja, estudou e virou pastor.
Até mesmo a esposa de Mendoza que havia lhe deixado por causa do tráfico voltou para a sua vida. “Isso é o que Deus fez; ele restaurou nosso casamento. Nós reconciliamos nossas diferenças. Ela confessou seus pecados e eu confessei meus pecados. Ela disse: ‘Eu quero Jesus’. Ela aceitou Jesus naquele mesmo momento”, disse ele.
O objetivo do ex-traficante que virou pastor agora é um só: “Quero treinar os jovens para que possam se tornar os líderes cristãos de amanhã, para que possam representar o reino de Deus”, diz ele.