O teólogo Robert P. Menzies, considerado um dos nomes mais conceituados da teologia pentecostal no mundo, foi expulso do grupo das Assembleias de Deus dos Estados Unidos, o que provocou reações críticas por parte de outros colegas de ministério e academia em diferentes países.
Isso porque, tudo ocorreu devido à publicação do livro The End of History: Pentecostals and A Fresh Approach to the Apocalypse (“O fim da história: os pentecostais e uma nova abordagem do Apocalipse”, em tradução livre do inglês), o qual ainda não está disponível na língua portuguesa.
Na obra, o teólogo Robert P. Menzies contraria o ensino das Assembleias de Deus acerca do Milênio, e por causa disso ele acabou expulso da denominação por “violar” a declaração doutrinária da igreja.
“Recebi e-mails de muitos pastores da Assembleia de Deus me agradecendo por ter escrito o livro”, disse o teólogo em um comunicado após a decisão da igreja. “No entanto, também houve reações negativas.”
“Mais importante ainda, o Presbitério Executivo das Assembleias de Deus dos EUA determinou que meu livro, que clama por uma abordagem mais ampla da escatologia nos círculos assembleianos, é problemático”, explica Menzies.
Menzies disse que foi chamado para uma reunião com lideranças das Assembleias nos EUA, onde foi comunicado da decisão. Ele, contudo, deixou claro que foi bem tratado e tudo ocorreu de forma respeitosa.
“Ficou claro que todos queriam fazer o que fosse melhor para a igreja como um todo. Nesta reunião, fui solicitado a escrever uma carta explicando meus motivos para escrever o livro”, disse ele.
Críticas
Para muitos, no entanto, a expulsão de Robert P. Menzies do quadro de membros das Assembleias de Deus dos EUA, simplesmente por causa de uma divergência doutrinária acerca de um tema escatológico, foi exagerada e desnecessária.
Aqui no Brasil, por exemplo, o também teólogo assembleiano Gutierres Siqueira lamentou o ocorrido, recebendo a concordância de outros acadêmicos e pastores da denominação, por meio das redes sociais.
“Em nome do denominacionalismo, não há o mínimo respeito ao histórico de serviços da família Menzies. Organizações humanas são assim, infelizmente: a sua história normalmente nunca conta diante de uma controvérsia”, criticou Siqueira.
“Aprendi isso contigo: não sou dogmático em escatologia. A Bíblia é clara nos seguintes pontos: Morte- ressurreição, céu- inferno- Novo céu e nova terra. Ele vem e com ele a gente vai para estarmos onde ele estiver!”, endossou o pastor Elizeu Rogrigues. Confira:
Ver essa foto no Instagram