Conforme o número de evangélicos cresce no país, cresce também a diversidade de denominações, e com elas as doutrinas e tradições que, em muitos casos, se distanciam do ensinamento bíblico histórico. Pensando nisso, o teólogo Gutierrez Fernandes Siqueira resolveu fazer um alerta sobre o meio pentecostal.
Em uma publicação feita nas redes sociais, o jovem autor apontou três elementos que estariam prejudicando a teologia pentecostal atualmente, sendo eles o “modismo”, a “busca pelo poder” e o “pós-pentecostalismo”.
“Nos últimos 40 anos, surgiram muitos modismos, incluindo doutrinas e práticas errôneas como a Teologia da Prosperidade, a Confissão Positiva, a Teologia da Batalha Espiritual supersticiosa, a Teologia do Domínio, a carismania (uso exagerado dos dons), entre outros”, inicia Siqueira.
“Essas práticas e ideias descaracterizam o pentecostalismo devido ao excesso de subjetividade, superstição e descuido no estudo das Sagradas Escrituras”, explica o autor.
Quanto ao que considera ser uma busca pelo poder, Siqueira diz se tratar do poder humano, político, e não o poder de Deus. Segundo o autor, os que desejam isso “são os profetas da corte, que sempre proclamam o que os reis corruptos querem ouvir”.
O teólogo ressalta que essa busca também está presente internamente, entre os cristãos, no sentido de disputa por cargos e privilégios. “A fome pelo poder político, seja partidário ou eclesiástico, já fez muitos morrerem espiritualmente”, escreve ele.
Por fim, Siqueira conclui dizendo que o “pós-pentecostalismo” é o que descaracteriza a verdadeira doutrina pentecostal. “Trata-se do pentecostalismo sem Pentecostes, reduzido a uma mera tradição, sem o desejo pelos dons e pelo Batismo no Espírito Santo, e que não reconhece uma teologia própria”, explica o autor.
A publicação feita pelo teólogo provocou várias reações, com muitos dando razão às observações feitas por Siqueira. “Oro para que Deus o guarde pois no nosso meio pentecostal os que pensam diferentes geralmente são atacados de maneira brutal”, comentou um internauta. Confira:
Ver essa foto no Instagram