Exposição de pinturas com temas natalinos em propriedades públicas causa polêmica

6

Um grupo de estudantes resolveu fazer pinturas com temas evangelísticos e natalinos em lâminas de tratores da prefeitura da cidade de Sioux Falls, em Dakota do Sul (EUA), e se tornaram o centro de uma grande polêmica.

A sociedade norte-americana atravessa um momento de intolerância religiosa, em que muitos ativistas ateus se opõem às iniciativas de cristãos usando como argumento o princípio do Estado laico. A rivalidade chega a tomar ares de perseguição religiosa em alguns casos.

As pinturas feitas pelos estudantes cristãos nas pás dos tratores seguiam a temática do Natal, e incluíam o nome “Jesus Cristo” escrito com a fonte do logo da Coca-Cola, e frases como “Feliz aniversário, Jesus” e “Jesus é o nosso Superman”.

Segundo informações do site Cruxnow, o prefeito de Sioux Falls afirmou que não removeria as pinturas feitas pelos estudantes, exceto se a Justiça ordenasse. “Não vamos remover. A menos que, eu receba alguma direção do Supremo Tribunal de Justiça que me diga que tenho que fazer isso”, afirmou Mike Huether.


Para os ativistas ateus e filósofos da cidade, a exposição da obra de arte religiosa feita pelos estudantes em veículos de propriedade pública contraria a separação legal entre Igreja e Estado.

O diretor do Colégio Luterano, Derek Bult, resolveu incentivar os alunos após receber a manifestação de apoio do prefeito: “Foi muito difícil para os alunos que trabalharam nas lâminas de arado entenderem porque isso se tornou um problema”, disse o diretor.

Para o advogado da prefeitura, David Pfeifle, as autoridades devem fazer um “teste de equilíbrio” entre as cláusulas concorrentes dentro da Primeira Emenda, incluindo a liberdade de expressão, a liberdade religiosa e a separação entre Igreja e Estado. “Nosso objetivo é que as pinturas [nos tratores] não aconteçam mais, e estamos explorando todas as opções”, disse Pfeifle, frisando que uma forma de evitar problemas deverá ser encontrada.

jesus trator2


6 COMENTÁRIOS

    • A maioria dos “founding fathers” dos EUA não eram cristãos. George Washington, Abraham Lincoln, Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, etc…

      O país foi construído e se deu bem como se deu justamente por manter uma postura laica.

    • Onde Lula cristão estava durante o mensalão?

      Onde Dilma cristã estava durante o escândalo na Petrobrás?

      É, presidentes cristãos que põem impostos altos em domicílio, fora cortam no mínimo 27% do salário de servidor público… resultado, o país fica rico em imposto, não em exportação de produtos e de tecnologia.

      Que adianta ser rico se o proprietário é corrupto? Nossa, deus abençoou esta Terra de Santa Cruz com muita riqueza até 2014, apesar do número de miseráveis subir hoje…

    • José Carvalho quem construiu os EUA não foram os cristãos e sim os maçons, os ex-presidentes eram maçons: George Washington, Abraham Lincoln, Franklin Roosevelt, John Kennedy, Bill Clinton, George Bush pai e filho e muitos outros, e agora tem o Obama, o “cristianismo” deles é só uma farsa para não dizer a verdade, na nota de um dólar tem o símbolo da pirâmide com o olho que tudo vê, esse é um símbolo clássico da maçonaria que foi a “religião” que fundou os Estados Unidos da América.

DEIXE UMA RESPOSTA