Em algumas culturas e crenças, a tentativa de falar com os mortos é uma prática comum, mas as Escrituras nos revelam que Deus não se agrada desse tipo de interesse. O tema foi discutido pelo pastor John Piper em seu podcast, dias antes da data em que a festa pagã do Halloween é comemorada.
Piper foi questionado por um ouvinte que mora em Gauteng, na África do Sul, região onde há uma crença que as almas dos mortos vagam pela Terra exigindo que sua família o recupere usando uma árvore, para só então o falecido conseguir “descansar em paz” e ir para Deus.
O mesmo ouvinte explicou que essa é uma prática de muitos cristãos na África do Sul, que a herdaram do folclore local, de acordo com informações do portal The Christian Post.
“Não procure falar com os mortos, porque buscar mensagens dos mortos é uma evidência de que a verdade bíblica sobre Deus não é compreendida ou não é crida. E em ambos os casos, Deus é desonrado”, respondeu John Piper, pontuando que a Bíblia oferece respostas bem abrangentes sobre o tema.
Segundo o pastor e escritor, há pontos cruciais sobre Deus que precisam ser compreendidos. O primeiro, disse Piper, é que a Bíblia diz que quando uma pessoa morre, Deus imediatamente leva sua alma para Si mesmo ou para um lugar de tormento (Lucas 23:43 e 2 Coríntios 5:8):
“[Essa] parte da prática na África do Sul baseia-se numa má compreensão da ação de Deus no trato com os mortos”, disse Piper.
Outro ponto é o texto de Isaías 8:19, onde Deus proibiu estritamente a tentativa de falar com os mortos: “Quando disserem a vocês: ‘Consultem os médiuns e os adivinhos, que sussurram e murmuram’, será que um povo não deveria consultar o seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?”.
O pastor argumentou que Deus já forneceu comunicação e orientação abundantes ao Seu povo através das Escrituras, e o gesto de buscar mensagens dos antepassados demonstra uma falta de confiança na suficiência de Deus para comunicar o que é necessário para uma vida frutífera e que O honre:
“[Buscar] mensagens dos antepassados, a Bíblia ensina, é uma desonra para Deus, que se comunicou tão generosamente conosco sobre todas as coisas que precisamos para viver da maneira que ele quer que vivamos”, ensinou.
Finalmente, o pastor destacou que buscar mensagens dos antepassados reflete a descrença no controle providencial de Deus sobre todos os aspectos da vida, conforme declarado em Romanos 8:32 e em toda a Bíblia: “Buscar mensagens dos antepassados implica uma descrença nas implicações gloriosas para os filhos de Deus de que a providência de Deus é todo-controladora e onipresente – ou seja, que ele opera todas as coisas por meio dessa providência para o nosso bem, enquanto confiamos n’Ele”.