A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) se tornou alvo de mais um “fake news”, ou seja, notícia falsa, após uma publicação feita nas redes sociais viralizar. Se trata de um anúncio que atribui à denominação a venda de um suposto álcool em gel ungido por R$ 500.
A publicação diz no rótulo: “Álcool Ungido em Gel Uvinersal (sic)”. Acompanhando a logomarca da IURD, o texto também explora a fé das pessoas ao dizer que os bispos da denominação já teriam ungido o material.
“Mais de 500 bispos consagraram quase um milhão de copos de águas (sic) com a cura milagrosa deste novo vírus criado pelo demônio para destruir nossas famílias”.
Em um contexto de pandemia mundial devido ao novo coronavírus, onde grande parte da população assiste receosa os noticiários que diariamente informam sobre o número de infectados e mortos por causa da doença, a publicação parece ir além da mera informação falsa, mas também atentar contra a boa fé.
Texto que acompanha a publicação ainda diz: “Procure nossos templos, receba uma oração forte e, com uma pequena oferta descrita no post [de R$ 500], você e sua família ficam protegidos”.
Em nota, a Igreja Universal condenou a publicação, classificando-a como um discurso de ódio contra a denominação. “Os autores dessas montagens, que dizem produzir ‘humor relativo à religião’, só desejam estimular o ódio contra a Igreja Universal do Reino de Deus, seus bispos, pastores e fiéis”, diz a IURD.
“A imagem do copo d’água nem é nova, e vem de uma fake news que circula há anos (…), outros já fabricaram esse tipo de notícia falsa, inventando que a Universal venderia vassouras e até sabonetes. Não dê crédito nem espalhe esse tipo de mentira”, completa a nota.
A IURD ressalta que já foi vítima de boatos dessa natureza em outras ocasiões e conclui dizendo que “ódio disfarçado de humor não tem graça nenhuma”.