O Brasil tomou gosto pelas novelas bíblicas, desde que a autora Vivian Oliveira passou a escrevê-las com talento e dedicação. Responsável por grandes sucessos da TV Record como “Os Dez Mandamentos” e “Ester”, a escritora entende que o seu trabalho, porém, vai muito além do ofício comercial.
Isso, porque, para Vivian, escrever novelas bíblias também é como um ministério, tendo em vista o poder de influência que esse tipo de conteúdo exerce sobre o público. “A novela impactou muitas pessoas, não só as que leem a Bíblia”, disse ela ao podcast “Café com Elas”, feito em parceria com o portal Guiame.
Os que conhecem a Bíblia sabem que esse tipo de conteúdo não retrata com fidelidade a narrativa do texto sagrado, mas Vivian explica que sempre busca não fugir ao que está escrito, sendo a inclusão de histórias e personagens algo necessário do ponto de vista da teledramaturgia.
“Sempre tive o cuidado de ser fiel ao texto original, mas também criar personagens e tramas para preencher as brechas. Isso trouxe uma riqueza e um alcance maior para a história”, acredita a autora.
Ministério
Crendo que Deus utiliza o seu talento de escrever para influenciar vidas, a autora de novelas bíblicas não tem dúvidas de que o seu trabalho pode ser considerado um ministério como qualquer outro.
“Sempre quis usar meu dom para Deus”, disse ela, que atualmente mora nos Estados Unidos, onde se concentra em fazer suas produções como “Rei Davi” e “José do Egito”, dentre outras que obtiveram grande sucesso.
“Sim, encaro como ministério. Tenho muito temor e zelo em trabalhar com essas histórias. Muitas pessoas voltaram a ler a Bíblia e buscar a Deus através das novelas. É uma responsabilidade grande, mas também uma oportunidade maravilhosa de alcançar pessoas”, conclui Vivian.