O pastor e deputado federal Marco Feliciano gravou um vídeo para externar a sua indignação com a aprovação da Reforma Tributária. A medida foi aprovada na noite de ontem (7) por 382 votos a favor, 118 contra e 3 abstenções, constituindo uma vitória para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em sua gravação, Feliciano disse estar “abatido” e fez várias referências indiretas ao governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, que esteve numa reunião do Partido Liberal (PL), em Brasília, para discutir com os aliados o tema da Reforma.
Na ocasião, porém, Tarcísio divergiu do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, defendendo a aprovação da medida, mesmo que não estivesse 100% favorável aos ideais da direita.
Os críticos da Reforma, por outro lado, argumentaram que o texto final da proposta, com mais de 140 páginas, foi entregue a poucos minutos da votação, e que por isso seria impossível aprovar algo sem ter certeza quanto à viabilidade ou não do seu conteúdo.
No dia da votação, a ex-deputada estadual Janaína Paschoal, que é professora de Direito na Universidade de São Paulo (USP), disse ter analisado parte da proposta e concluído que ela significa uma “armadilha gigantesca” para a população brasileira.
“Peço aos Parlamentares, pelo menos, que se neguem a votar já, para possibilitar maior discussão e o devido amadurecimento da PEC”, apelou a ex-deputada, engrossando o coro das críticas ao projeto.
“Traidores”
Feliciano, por sua vez, deu a entender que a aprovação da Reforma Tributária pode ter ocorrido devido ao oportunismo e aos “traidores”. Sem citar o governador Tarcísio de Freitas, ele deu a entender que o ex-ministro de Bolsonaro estaria se apressando em querer obter destaque para 2026.
“Ontem conhecemos os oportunistas e os traidores”, escreveu o pastor na legenda da sua gravação. O líder religioso da Assembleia de Deus também cobrou respeito ao ex-presidente Bolsonaro, que foi cassado há poucos dias. Assista:
Ontem conhecemos os oportunistas e os traidores! pic.twitter.com/zR4t8kt7gK
— Marco Feliciano (@marcofeliciano) July 7, 2023