Felipe Neto voltou a criticar a fé cristã, afirmando que textos da Bíblia Sagrada são “coisas ultrapassadas” e que Jesus não reprova a prática homossexual. Em resposta, o pastor Rodrigo Mocellin listou passagens em que Jesus reiterou ensinamentos sobre sexualidade.
Em um vídeo, o youtuber Felipe Neto expressou sua percepção sobre o cristianismo ao comentar a postura da cantora Bruna Karla, e mesmo sem ser um praticante dos ensinamentos de Jesus, disse aos cristãos quais trechos da Bíblia Sagrada devem ser obedecidos no mundo atual.
O argumento do youtuber é baseado no texto de Levítico, em que os hebreus recebiam ordenanças de cunho moral e também cerimoniais, com imposição de condutas rígidas para que não fossem punidos pela própria sociedade ou, em último caso, por Deus:
“Se você continuar a ler Levítico, você vai descobrir que o homem fazer a barba, ou aparar a ponta dos cabelos, também é condenável. Também vai descobrir que se você se alimentar de qualquer animal com cascos, você também vai ter cometido um pecado pesadíssimo”, disse Felipe Neto.
“Vai descobrir algumas falas de Paulo, também no Novo Testamento, em cartas enviadas por Paulo, onde ele recomenda para uma cidade específica que as mulheres devem se calar na igreja, que se elas tiverem alguma dúvida, elas têm que perguntar para o marido, dentro de casa. E elas também não podem ensinar. Mulheres não podem ensinar”, criticou.
“Acho curioso quando vocês pegam só os trechos da Bíblia que agradam a vocês e vão encontrando razões para descartar outros trechos dizendo que ‘não, veja bem’, usando a hermenêutica para tentar associar a um tempo e data, mas ‘gay, não; gay é até hoje’”, acrescentou o youtuber.
Ao final de seu raciocínio, ele presume que Jesus não condenou a homossexualidade: “Quer ser cristão? Siga Cristo. Foca no que Jesus veio ensinar pra gente, mano. Os ensinamentos de Jesus são incríveis. Por que fica voltando no Antigo Testamento, naquelas coisas ultrapassadas, completamente sem sentido nenhum de serem utilizadas no século XXI. Para quê usar a desculpa da tua religião para segregar, matar, destruir e causar o mal? Então, faça o que Jesus falou sobre os gays: nada”.
‘Inferno’
O pastor Rodrigo Mocellin lembrou que muitos cristãos se deixam levar pela aparente solidez do discurso de Felipe Neto, apontando que essa postura é semelhante à adotada pelo pastor Ed René Kivitz, que declarou que “dois ou três textos bíblicos” não podem ser suficientes para condenar a homossexualidade.
“Se você crê na Bíblia, você percorreu apenas metade do caminho. Mesmo crendo nela como Palavra de Deus, se você interpreta incorretamente, você seguira um caminho incorreto”, introduziu o pastor.
“A verdade é que o Felipe Neto faz aquilo que nos acusa: só pega as passagens que interessam, e usa essas palavras, essas passagens, de maneira distorcida para aprovar o pecado”, acrescentou.
Mocellin citou, em seguida, a aprovação de Jesus ao juízo divino imposto sobre Sodoma e Gomorra: “Jesus fez quase 300 citações do Antigo Testamento, chamando-o de ‘Palavra de Deus’. […] Jesus concordou com a destruição de Sodoma e estendeu o juízo a todos os outros que repetirem o estilo de vida pecaminoso dos sodomitas”.
“Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu?Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje. Digo-vos, porém, que menos rigor haverá, no Dia do Juízo, para com a terra de Sodoma do que para contigo –Mateus 11:23,24”.
“Jesus concordou com o juízo dos sodomitas impuros, malignos e pervertidos sexualmente. E estendeu aquele juízo a todos os outros que repetissem seus pecados. Além disso Cristo confirma o mandamento que declara que um homem não pode se deitar com outro homem ao falar do princípio da criação”, ensinou Mocellin.
“Ele respondeu: ‘Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’
e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? –Mateus 19:4,5”.
O pastor Rodrigo Mocellin, então, cita que as palavras do apóstolo Paulo em Romanos 1:27 são uma confirmação do que foi ensinado no Antigo Testamento e reiterado por Jesus: “Ele está simplesmente confirmando o que Cristo disse. ‘Deixará homem e se unirá à sua mulher. Adão e Eva. Adão e Ivo, não. Adão e Eva. Ora, se Cristo fosse mudar o que o Antigo Testamento dizia, Ele não poderia fazer a afirmação como Ele fez”.
“Porque de dentro, do coração das pessoas, é que procedem os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as maldades, o engano, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, o orgulho, a falta de juízo. Todos estes males vêm de dentro e contaminam a pessoa” –Marcos 7:21-23