Feministas vandalizam Catedral da Sé em protesto contra projeto de Eduardo Cunha que limita aborto

25

Um grupo de feministas realizou um protesto em frente à Catedral da Sé, em São Paulo, contra o projeto de lei 5069/13, de autoria do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que estabelece critérios mais rígidos para o acesso ao aborto legalizado em casos de violência sexual, e terminou por vandalizar o templo católico com pichações.

Na última sexta-feira, 30 de outubro, o protesto reuniu aproximadamente 3 mil pessoas na Praça da Sé, centro de São Paulo. Na pauta, a defesa da prática do aborto e críticas ao projeto de lei que visa tornar o aborto permitido por lei – em casos de abuso sexual e estupro – mais controlado.

No entanto, as feministas fecharam seu protesto com atos de vandalismo, pichando o prédio histórico com frases pró-aborto e ofensas à Igreja Católica e ao pensamento conservador. “Se o papa fosse mulher, o aborto seria legal” e “Tire seus rosários dos meus ovários” eram algumas das frases pichadas.

A arquidiocese de São Paulo, responsável pela Catedral, divulgou nota em repúdio ao ato de vandalismo: “Diariamente, entram na Catedral centenas de pessoas de culturas e credos variados, que são acolhidas fraternalmente. Por isso, lamentamos e repudiamos a pichação ocorrida na noite de 30 de outubro último […] A liberdade de expressão, reivindicada historicamente pela Igreja Católica em nosso país, não justifica ato de vandalismo”, dizia trecho do comunicado, de acordo com informações do site Aleteia.


Uma das organizadoras do protesto comentou o ato de vandalismo, e apesar de dizer-se contrária ao ato, concordou com a motivação: “[A pichação] não representa o pensamento da manifestação […] Mas entendemos e nos solidarizamos com as mulheres que se manifestaram contra a instituição. Entendemos que a Igreja Católica é um instrumento do patriarcado”, afirmou Jaqueline Vasconcellos.

Aborto

O projeto de Cunha foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no último dia 21 de outubro por 37 votos a 14. Agora, o projeto deverá ser votado em plenário, e se aprovado, tornará crime o anúncio de métodos abortivos ilegais, punindo quem induz, instiga ou auxilia na realização de um aborto, com pena agravada para profissionais de saúde, que pode variar entre 1 a 3 anos de prisão.

Além disso, ficam estipuladas mudanças na Lei de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Lei 12.845/13), que determina como deve ser procedido o atendimento a mulheres que tenham sido vítimas de estupro. Os profissionais de saúde poderão informar à vítima sobre seu direito ao aborto, mas deverá ser exigido um exame de corpo de delito e o registro de um Boletim de Ocorrência (B.O.) sobre o crime, antes que o procedimento de interrupção da gravidez seja levado adiante.


25 COMENTÁRIOS

  1. Toda manifestação faz parte da de,Octávio e do doreito de livre expressão.,.
    Porém o ato de vilipendiar a casa de Deus já passa dos limites ., pois quem quer direitos devem respeitar os direitos das instituições .,.

    A saber que a cadetral da se ., e a igreja mãe do município de São Paulo , com tombamento histórico junto aos órgãos governamentais .,

    Este ato fere a religiosidade de toda a população do estado que tem na sua catedral o marco zero de São Paulo.,

    Há de salientar também que a cadetral metropolitana representa o magistério da santa una igreja na cidade e está aberta a todos os povos de qualquer religião e cultura diversas.

    Diariamente centenas de pessoas adentram na catedral seja, para um momento de paz e fé ., ou mesmo para admiram tão sublime beleza desta obra maguinifica e grandiosa.,.unica e bela

    A catedral da sé representa o amor e gratidão a Deus por esta linda e maravilhosa cidade , em que os paulistanos através desta monumental cadetral oferece a Deus altíssimo tão grande e sublime obra de arte e cultural., no qual todos os dias sobem até os céus as preces nas celebrações dos fiéis e dos sacerdotes afim de pedir a paz a esta cidade .

    A igreja de São Paulo bem como sua eminência e beatitude o sr. cardeal dom Odilo Pedro scherer .,
    Que está vindo do sínodo dos bispos em Roma ., com certeza repudia e fará um ato de reparação e sufrágio deste local sagrado ., onde paira o santo espírito de Deus seus anjos e Santos.,.

    Pedimos ao Espírito Santo aos anjos e Santos , a virgem de Nazaré para que interceda aos hereges que por um desvio e tentação diabólica cometeram este ato repugnante e herético.,

    Jesus Jesus , manso e humilde de coração , fazei o nosso coração semelhante ao vosso.,.

    Peço em nome de todos os homens de boa vontade desta cidade , perdão por este ato.,.

    Paz e bem

      • bicthoooooo
        Achei que ce tinha copiado essas frasesssss,mas quando eu li”maguinifica”…ooorrrrraaa meu,que burro anal fabeto tu heim!!
        Só sabe ser corno merrrmo.

        • Lopes/o idolatra.
          Eu pagar dízimo, kkkkk…não sou trouxa, meu dinheiro nenhum mercenário gospel leva, já você, não pode dizer o mesmo, pois, fanático pela santa igreja, (SANTA?) kkkkkkkkkk…. deve ser um contribuinte fiel para a manutenção da roubalheira do vaticano, aliás, notícias de hoje (04/11/15) mostram o nível de santidade da grande prostituta, veja;
          – Autor do livro “Avareza” (em tradução literal), o jornalista Emiliano Fitipaldi revela, por exemplo, as despesas do cardeal australiano George Pell, que foi escolhido pelo Papa Francisco para moralizar a economia vaticana: 70 mil euros por mês. Segundo o livro, George Pell viaja só em primeira classe, até para voos de uma hora de duração. Além das roupas sob medida, muito caras, dos móveis e outras despesas. –

          A tua santa igreja, não passa de um covil de larápios.
          E para seu conhecimento, eu não frequento nenhuma igreja, já passei dessa fase de alienação.
          Agora, fazer preces a uma imagem, é o cúmulo da burrice, lógico, para constatar o seu grau de burrice não precisa muito esforço, é só olhar a sua péssima redação, rsrsrs….
          Lopes, o baba ovos, da turma que usa vestidão. kkkkkkkkkkkk…..

          • Lopes/idolatra!
            Eu protesto sim, mas é contra a burrice de seres anencéfalos como você, que se prostram diante de uma estátua e que a cada dez palavras que escrevem erram onze, rsrrs…. Sei que você é um idolatra, mesmo assim, a Bíblia te diz;
            “Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles”; (Deuteronômio 11:16).

  2. toda e todo tipo de manifestação deve no minimo ter coerencia
    em um pais onde existe todo tipo de contraceptivo, e até a pilula do dia seguinte, nem a que foi estrupada por algum maniaco tem desculpa.
    é apenas assassinato de indefeso, nAÕ EXISTE QUALQUER ARGUMENTO QUE POSSA SEER FAVORÁVEL AO ABORTO.
    S[O ASSASSINOS E ATIVISTAS GAYS ATEUS PARA APOIAR ESTA PORCARIA

  3. Se essas baderneiras, digo, “ativistas”, tivessem em casa cuidando das suas obrigações, cuidando de seus filhos, ou com uma pia cheia de pratos para lavarem, não teriam tempo de praticarem esses atos. Não sou católico, mas o respeito pela fé e pelas instituições estabelecidas, é um bom começo para quem reivindica o respeito.

  4. “Quer conhecer o verdadeiro caráter de uma pessoa, dê o poder a ela”.

    Esta frase é a mais pura realidade, o poder corrompe de uma maneira ou de outra. E a mudança fica mais cruel à medida que a pessoa deseja se manter no poder. Acho que você já ouviu alguém dizer: Fulano antes do poder era uma coisa, agora é outra.Este texto acima, não é de minha autoria, mas concordo com o que esta escrito.
    Sabemos que não podemos generalizar as coisas,mas em maior parte,com poucas exceções,,esta sempre foi a realidade da vida,até pouco tempo,mulheres,gays e homossexuais,não tinham poder de palavra,faz tão pouco tempo que puderam se manifestar,e agora tomaram rumos totalmente diferente dos revindicados anteriormente,se mostravam vitimas agora querem ser a qualquer preço os algoses,então não é todo aquele que lamenta que é vitima,mas lamenta porque ainda não pode realizar os seus maus intentos.Quando DEUS,colocou o homem,sobre todas as criaturas da terra,do ar e do mar,Ele sabia realmente,que sempre haveria a precisão,de uma liderança forte e firme,para que os outros não se corrompe-se,e quando esta liderança,sai da vontade de DEUS,pregando igualdade,que não tem nada há ver com igualdade mas sim,usurpar o poder que não é seu, acontece estas coisa,e que sempre vão piorar a cada dia mais.

DEIXE UMA RESPOSTA