O feriado de Ação de Graças faz parte da cultura norte-americana e representa uma data de gratidão a Deus, com reuniões de famílias em confraternizações marcadas por orações e refeições em conjunto, por todos os bons acontecimentos ao longo do ano.
Comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, a data é considerada o principal feriado dos Estados Unidos, e supera inclusive o Natal. Cidades como Nova York, maior metrópole do mundo, ficam desertas, com lojas e restaurantes fechados.
No entanto, a tradição cristã que deu origem ao feriado começa a ser observada pela ciência como uma fonte de boa saúde. O site LiveScience publicou um artigo relatando que agradecer pelas coisas boas ajuda a se manter saudável.
“Dezenas de estudos descobriram que a gratidão pode melhorar o bem-estar , e pode até mesmo ajudar as pessoas a reduzir a depressão e a ansiedade, melhorar o colesterol, e fazer dormir melhor”, disse Robert Emmons, psicólogo da Universidade da Califórnia e autor do livro ” Gratitude Works! A 21-Day Program for Creating Emotional Prosperity” (“Gratidão Funciona! Um programa de 21 dias para criar a prosperidade emocional”, em tradução livre).
A Ação de Graças é o único feriado nacional dos Estados Unidos em que as pessoas se lembrem em render graças por todas as bênçãos da vida, mas a gratidão não é apenas uma desculpa para boas refeições, segundo especialistas, que apontam a data como a expressão final de um estilo de vida mantido por muitas pessoas.
“Pessoas gratas praticam mais exercícios, têm melhores comportamentos alimentares, são menos propensos a fumar e abusar de álcool, e têm maiores taxas de adesão à medicação [quando necessária]”, disse o psicólogo.
“A gratidão é um bom remédio”, finalizou o acadêmico e escritor, dizendo que o feriado sintetiza o ensino bíblico de 1 Tessalonicenses 5: 16-18. “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.