O cantor Toby Mac perdeu um filho na última quarta-feira, 23 de outubro. Truett Foster McKeehan era o filho mais velho do artista cristão norte-americano, que ficou conhecido por formar o trio pop rock dcTalk nos anos 1990.
Truett – que enveredou pela veia artística igual ao pai, mas não se dedicava à música gospel – vinha tentando uma carreira como rapper e faleceu aos 21 anos de idade. “Truett faleceu em casa na região de Nashville em algum momento da noite de terça-feira ou quarta-feira de manhã”, disse um representante em comunicado ao jornal USA Today na quinta-feira.
A morte súbita do jovem ainda não tem causa definida, mas o escritório do médico legista do condado de Davidson confirmou que a morte ocorreu na quarta-feira, de acordo com informações do portal The Christian Post.
TobyMac deixou o Canadá, onde faria uma turnê ao longo dessa semana, para ficar em casa com sua esposa e outros quatro filhos na cidade de Franklin, Tennessee.
“A causa da morte não foi determinada. Toby estava viajando de volta do Canadá e não chegou em casa para ficar com sua família até depois da meia-noite da noite passada [quinta-feira], então não há nenhuma declaração. Pedimos que todos respeitem sua privacidade durante esse período e permitam que lamentem sua perda”, acrescentou o representante.
Nos últimos anos, Truett McKeehan lançou músicas e clipes com seus vários nomes artísticos (Shiloh, truDog e TRU). Ele fez seu primeiro show ao vivo há apenas uma semana e recebeu muitos elogios.
Amigos e apoiadores de Truett McKeehan usaram o Instagram para enviar mensagens de conforto na tarde de quarta-feira para TobyMac e sua família. “Meu coração está partido pela família e pelos amigos que estão processando essa perda trágica. Orações para que a dor diminua e que a esperança prevaleça na escuridão. Cuide-se!”, escreveu um dos internautas.
Outra mensagem dizia: “Orando por uma paz avassaladora para sua família, pois agora eles precisam encontrar uma maneira de continuar vivendo sem você”, escreveu outro.
Embora Truett não dedicasse sua arte ao segmento cristão, ao longo dos anos ele colaborou com o pai em várias faixas de seus muitos e premiados álbuns.
TobyMac chegou a escrever uma música intitulada Scars (“cicatrizes”, em tradução do inglês), em que descrevia como o relacionamento dele com o filho mais velho mudou depois que o jovem artista saiu de casa. “Agora você não atende minhas ligações / você não me envia uma mensagem de texto / eu só quero ver você / eu não suporto vê-lo partir”, dizia a letra da música.
Em 2018, o intérprete da canção I Just Need You disse como era difícil para ele ver Truett por conta própria: ”Até agora, [nossa casa] tem sido um porto seguro, um lugar de amor. E agora, você sabe, eu tenho meu primeiro filho saindo de casa. Ele está indo e encarando este mundo. … Para assistir e vê-lo ser cortado e se machucar, não é fácil “, disse o pai preocupado.
No Instagram, ele compartilhou um depoimento sobre a partida do primogênito:
Truett Foster Mckeehan teve uma alegria que tomou conta da sala quando ele entrou. Ele era um filho magnético, irmão e amigo. Se você o conheceu, você o conheceu, lembrou-se dele. Seu sorriso, sua risada, o encorajamento que ele ofereceu com palavras ou mesmo sem. Ele tinha uma grande personalidade indomável e sonhos a condizer. E ele odiava ser colocado em uma caixa.
Ele se expressou através da música que fez. E por feito quero dizer, escrito, gravado, produzido, mixado e projetado a arte. Tudo isso. Um verdadeiro artista. Seu primeiro show foi há uma semana, e não foi nada menos que elétrico. Todo mundo sentiu, todo mundo sabia. Ele podia seguir o caminho mais fácil e lançar música quando tinha 12, 14, 16 e até 18 anos, mas sempre dizia que queria viver uma vida e ter algo a dizer antes de fazê-lo. Ele não queria ser uma estrela infantil, ele queria ser um homem com cicatrizes e uma história para contar. Sempre admirei, respeitei e incentivei essa posição.
Truett sempre teve um fraquinho por Deus. A Bíblia o comoveu. Seu coração estava quente com as coisas de seu rei. Ele não era de forma alguma um cristão corajoso, mas me deu um crente que luta para continuar acreditando. Dê-me um homem quebrado que sempre reconhece sua necessidade de um Salvador. É quem Truett era e como deveria ser lembrado.
Meu último momento com Truett em pessoa foi em seu primeiro show nesta quinta-feira passada na fábrica em Franklin, Tennessee. Eu tive que sair na manhã seguinte muito cedo para voar e começar nossa turnê canadense. Enquanto eu estava na platéia e assisti meu filho trazer alegria para uma sala, fiquei tão orgulhoso quanto um “pop” (como tru me chamava) poderia estar. Foi o momento culminante de um sonho que ele tinha desde os 12 anos. Não poderia ter sido mais doce. Nossa música e o que dizemos liricamente não poderia ser mais diferente, mas o resultado foi o mesmo … oferecendo uma sala cheia de pessoas alguns minutos de alegria em um mundo louco. Nossa última troca de texto é compartilhada acima (deslize o dedo). Minha esposa e eu gostaríamos que o mundo soubesse disso …
Não seguimos a Deus porque temos algum tipo de acordo secreto com Ele, como seguiremos você se você nos abençoar. Seguimos a Deus porque O amamos. É a nossa honra.
Ele é o Deus das colinas e dos vales.
E Ele é bonito acima de todas as coisas.