Frente Parlamentar Evangélica projeta um crescimento de 30% para as próximas eleições

35

De acordo com pesquisas recentes do IBGE, os evangélicos representam atualmente 22% de toda a população brasileira. O crescimento dessa parcela da sociedade tem se refletido também na política, sobretudo com o considerável aumento de políticos ligados a denominações religiosas em cargos eletivos.

Para as próximas eleições, a projeção feita pela Frente Parlamentar Evangélica da Câmara dos Deputados é de que deputados ligados a denominações protestantes ocupariam em torno de 100 das 513 cadeiras da Câmara a partir de 2015, representando um crescimento de 30% em relação dos números atuais.

Segundo a Agência Estado, tal opinião em relação ao crescimento da representatividade dos evangélicos na Câmara é compartilhada também por especialistas, que afirmam que tal segmento social nunca teve tanta força no país.

– A presença dos evangélicos nunca foi tão grande. O debate [pautado pelo grupo] cresceu em eleições e no Legislativo – afirma Maria do Socorro Sousa Braga, cientista política e professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).


– Há um confronto [dos evangélicos] em relação às questões morais e novos posicionamentos. Nesse debate os evangélicos são reforçados por integrantes de outras religiões também. Vários representantes católicos passam a apoiar as teses desses parlamentares – completa a professora, ressaltando ainda que no caso dos candidatos à Presidência, sempre há uma tentativa de aproximação estratégica com os grupos religiosos.

O presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO), comentou o assunto afirmando que a atuação cada vez maior dos evangélicos no campo da política vai ajudar a impulsionar a expansão da bancada.

Por Dan Martins, para o Gospel+


35 COMENTÁRIOS

  1. “Há um confronto [dos evangélicos] em relação às questões morais e novos posicionamentos. Nesse debate os evangélicos são reforçados por integrantes de outras religiões também.”

    O amor de Cristo os separa, mas o odio em comum os une.. Shakespeare foi profetico quando disse “os inimigos de meus inimigos sao meus amigos”.

  2. 29/12/2013

    Bancada Evangélica: a mais ausente, inexpressiva e corrupta de todas

    Muitos de vocês, jovens leitores, têm pais e parentes evangélicos. Pessoas boas, que não concordam com a corrupção e com o roubo e desvio do dinheiro dos fiéis para enriquecimento ilícito de pastores mal intencionados.
    Você, leitor, tem uma missão: informar a sociedade da existência desta corja que usa o nome de Deus em benefício próprio.
    Se estes amigos e parentes forem pessoas honestas, eles ajudarão a limpar esse lixo infectado da política que se alojou no seio das Igrejas de dentro para fora!
    Dados do Transparência Brasil indicam que:
    1) Da bancada evangélica, a maioria dos deputados que a compõe respondem processos judiciais;
    2) 95% da referida bancada estão entre os mais faltosos;
    3) 87% da referida bancada estão entre os mais inexpressivos do DIAP;
    4) Na última década não houve um só projeto de expressão, ou capaz de mudar a realidade do país, encabeçado por um parlamentar evangélico.
    Veja a quantidade de deputados por igreja, que respondem processos na justiça eleitoral e ou comum:
    Assembleia de Deus: – 11 – Hidekazu Takayama; Sabino Castelo Branco; Ronaldo Nogueira; João Campos de Araújo; Costa da Conceição Costa Ferreira; Antônia Luciléia Cruz Ramos Câmara; Cleber Verde Cordeiro Mendes; Nilton Baldino (Capixaba); Silas Câmara; José Vieira Lins (Zé Vieira; Marcelo Theodoro de Aguiar.
    Igreja Presbiteriana – 05 – Leonardo Lemos Barros Quintão; Edmar de Souza Arruda – PSC/PR; Edson Edinho Coelho Araújo (Edinho Araújo); Benedita Souza da Silva Sampaio; Anthony William Garotinho Matheus De Oliveira (Anthony Garotinho).
    Igreja Universal do Reino de Deus: – 04 – José Heleno da Silva; Vitor Paulo Araújo dos Santos; Antonio Carlos Martins de Bulhões; Jhonatan Pereira de Jesus.
    Igreja Do Evangelho Quadrangular – 03 – Jefferson Alves de Campos; Mário de Oliveira; Josué Bengtson
    Igreja Internacional da Graça – 02 – Rodrigo Moreira Ladeira Grilo; Jorge Tadeu Mudalen.
    Igreja Mundial do Poder de Deus – 02 – José Olímpio Silveira Moraes; Francisco Floriano de Souza Silva
    Igreja Metodista – 02 – Walney Da Rocha Carvalho; Áureo Lidio Moreira Ribeiro.
    Igreja Nova Vida – 01 – Washington Reis de Oliveira
    Igreja Cristã Evangélica – 01 – Iris de Araújo Resende Machado Congregação Cristã no Brasil – 01 – Bruna Dias Furlan.
    Igreja Sara Nossa Terra – 01 – Eduardo Cosentino da Cunha.
    O pior é que ainda almejam em ampliar a bancada em 30%. Será que serão iguais a estes?

  3. Nenhum politico presta ,mais igual a bancada evangelica eu ainda nunca tinha visto!!Alguem poderia me mostrar pelo menos um projeto criado por essa bancada de corruptos ,que trouxe alguma melhora para o país??me mostrem por favor!!

    • Anny
      Quando se generaliza, se corre o risco de nos incluirmos.
      Todos, de uma forma ou outra, somos entes políticos. O que fazemos aqui, nada mais é do que política, onde cada um vota (dá sua opinião) e defende suas idéias.
      Agora, se NENHUM político presta, tu deves estar incluída.
      Eu me adianto, pois sei que vais dizer que se refere à política partidária. Neste caso Anny, o que temos no congresso é o retrato fiel da sociedade à qual pertencemos.
      Se és eleitora paticipativa, tens culpa por eleger quem não presta, e se não votas, não tens o direito de cobrar nada de nenhum político, pois eles não te devem nada, já que não dependeram de ti para se elegerem.

        • Anny,

          Aí é brincadeira, se os outros que estão lá a quinhentos anos não conseguiram fazer um projeto que ajude seu vizinho/parente a melhorar de vida, então é querer demais que os evangélicos apresentem, aliás muitos advindos da igreja dominante que não quero dizer o nome.

          Vocês passaram 500 anos afundando o Brasil e querem agora que os evangélicos consigam tirá-lo dessa anarquia com letras da lei?

          Minha cara, você parece o Forrest Gump, do filme americano.

          Menos, menos, menos, pois as mutretas de cinco séculos não se apagam em duas décadas de evangélicos, cê tá querendo é milagre, se bem que muitos projetos sequer são passados à frente, empacados nas vielas das casas legislativas.

          Faz trinta anos que esse país fala do protótipo do carro elétrico, mas nunca chega as ruas, nunca chega para ser comercializado, nunca as autoridades(que não são evangélicas) conseguiram explicar e nem reverter o processo mentiroso, ficando o país à merce do petróleo. Lembra do Biocombustível, que nos daria folga energética? O governo do modo que o vendeu o apagou, e agora está apagando o álcool.

          Você viu que este país estimulou energia eólica e que não tem linhas de transmissão? Ou seja, estimulou o particular a construir os cataventos, mas estão boa parte parados por falta de fio que carrega do local que são produzidas para a rede mais próxima.

          Vá vê se tem dedo de evangélico nisso? Por favor, ignorância tem cota de limite, a não ser que seja maldade, difamação da sua parte para com os evangélicos.

        • ANNY,não existe,viu.O garotinho,do Rio de Janeiro,não fez nada.A Benedita é um modelo de crente honesta.O resto, é só entrar no portal da Transparência Brasil para ver os roubos,falcatruas e podridão.Está quase
          cem por cento corrompida e em estado de decomposição.E os piores dos
          piores são aqueles que se intitulam ungidos do senhor.Santo DEUS VIVO,é
          o fim dos tempos mesmo.

        • ANNY,não existe,viu.O garotinho,do Rio de Janeiro,não fez nada.A Benedita é um modelo de crente honesta.O resto, é só entrar no portal da Transparência Brasil para ver os roubos,falcatruas e podridão.Está quase
          cem por cento corrompida e em estado de decomposição.E os piores dos
          piores são aqueles que se intitulam ungidos do senhor.Santo DEUS VIVO,é
          o fim dos tempos mesmo.

          • Meu caro, eu citei garotinho.

            Muitos se tornaram evangélicos por conveniência, arrebanhar número maior de votos dos protestantes, pois cada vez de número crescente.

            Nunca deixei de votar nos católicos, muito menos torci contra, pois somente a desgraça deles somente faz ampliar o sofrimento das classes menos abastadas.

            Sou diferente, pois não torço contra, faço referências estatísticas para sensibilizar os eleitores e partidos a mudarem de postura.

            Quando você me vir torcendo pelo mau do próximo, é que eu perdi o temor de Deus.

    • SAMUEL JOSÉ,sonhe sentado porque sonhar em pé você vai se cansar.Esses seus sonhos
      loucos vão se concretizar no dia do são nunca.Crente moderado,sábio,que conhece a Bíblia
      não se deixa enganar pelos falsos profetas proliferando nas seitas.Estes e todas as
      pessoas de bem deste país condenam o fanatismo religioso,que é considerado pela
      ciência como loucura.JESUS Também condena o fanatismo.Liberte-se,do jjugo pesado
      e das pragas de satanás.Sua turma vai ser a turma do nada,nada,nada…É muita frustração
      mesmo.

    • SAMUEL JOSÉ,sonhe sentado porque sonhar em pé você vai se cansar.Esses seus sonhos
      loucos vão se concretizar no dia do são nunca.Crente moderado,sábio,que conhece a Bíblia
      não se deixa enganar pelos falsos profetas proliferando nas seitas.Estes e todas as
      pessoas de bem deste país condenam o fanatismo religioso,que é considerado pela
      ciência como loucura.JESUS Também condena o fanatismo.Liberte-se,do jjugo pesado
      e das pragas de satanás.Sua turma vai ser a turma do nada,nada,nada…É muita frustração
      mesmo.

    • A questão não são os evangélicos no poder,mas os evangélicos fundamentalistas qjue
      querem transformar o Brasil no Oriente Médio das Américas.Mas terão que passar por
      cima da igreja católica,dos evangélicos moderados e liberais e do exército.Não é tão
      fácil assim implantar o regime teocrático no Brasil.O estado laico é soberano e só age
      se o País estiver correndo perigo.Por enquanto não está. Os países riquissíos de
      primeiro mundo são dominados por evangélicos e eles abraçam os direitos humanos
      servindo de modelo para o resto do mundo.O importante é que os falsos crentes
      fanáticos e fundamentalistas não tem vez nem no meio dos verdadeiros crentes.

    • LUCIANO,para transformar o Brasil num Afeganistão…Você nem sabe o que diz.Vá ler a
      Bíblia,rapaz.Leia onde fala sobre os falsos profetas,falsos mestres,falsos ensinos,falsos
      crentes,falsas doutrinas,seitas e a bíblia toda fala.Só que os donos de seitas escondem
      dos seus devotos.Quem ler,se liberta e aprende a seguir JESUS CRISTO de verdade.Na
      paz.

  4. sei que muitos vão falar da bancada evangelica, e até concordo, poucos projetos, ou nenhum aprovaram, antes votaram com o governo ou se obsteram de votar contra, temos muitos que não merecem respeito algum, mas me apresente qual politico ateu espirita ou de qualquer outra seita, que fez algo, nenhum, sei e me molesta em saber que homens , muitos pastores, entraram la com a promessa de moralizar a casa, mas acabaram se lucupletando do erario igual aos outros, mas se eles não prestam , muito menos os impios que la estão

  5. Para alcançarem o poder defraudam de tudo e as Escrituras Sagradas são as primeiras, os argumentos são verdadeiras aberrações, mas cai bem onde deveria ser um aprisco, hoje é um curral eleitoral, onde eu jamais vou balir, destes estou livre, voto é um endosso obrigatório em branco que a muito não dou a ninguém tamanho é meu descrédito, receada de sordidez evangelicista.
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=rdA6_jKBjJY

  6. Eu não acredito no que falam, do pastor Marcos Feliciano. Fazem de tudo para difamar a imagem deste homem. Satanás tá furioso, com o crescimento evangélico em nosso pais. Não temas pastor, pois Deus é contigo!

  7. LEVI,pelos seus comentários,eu percebo que você é um cristão bom samatitano.Pense numa
    dessas seitas famigerada tendo pelo mesmo 30 por cento da população brasileira de currais
    eleitorais.Nossa,é o fim deles mesmo,pois se deixarem eles acabam com a imprensa livre,com
    os 3 poderes,com todas as instituições laicas e religiosas,pois,jamais eles aceitam concorrência.
    A ditadura religiosa é a pior das ditaduras.E agora que o mundo está encontrando o caminho
    da paz com o estado laico,jamais vai permitir o estado teocrático.A igreja católica sempre matou,mas matou em legítima defesa. É impossível acabar com a igreja católica,uma instituição
    milenar. É igual a família tradicional.Pesquise sobre os fundamentalistas islâmicos e os fundamen-
    talistas cristãos.Mas sem paixões.Você vai ficar horrorizado.

  8. LEVI,pelos seus comentários,eu percebo que você é um cristão bom samatitano.Pense numa
    dessas seitas famigerada tendo pelo mesmo 30 por cento da população brasileira de currais
    eleitorais.Nossa,é o fim deles mesmo,pois se deixarem eles acabam com a imprensa livre,com
    os 3 poderes,com todas as instituições laicas e religiosas,pois,jamais eles aceitam concorrência.
    A ditadura religiosa é a pior das ditaduras.E agora que o mundo está encontrando o caminho
    da paz com o estado laico,jamais vai permitir o estado teocrático.A igreja católica sempre matou,mas matou em legítima defesa. É impossível acabar com a igreja católica,uma instituição
    milenar. É igual a família tradicional.Pesquise sobre os fundamentalistas islâmicos e os fundamen-
    talistas cristãos.Mas sem paixões.Você vai ficar horrorizado.

DEIXE UMA RESPOSTA