PSOL entra com representação no Ministério Público contra Rachel Sheherazade por “incitação ao crime”

83

Nessa terça feira (11), um grupo de parlamentares, seguindo uma iniciativa do PSOL, entrou com uma representação contra a jornalista evangélica Rachel Sheherazade, acusando-a de apologia ao crime devido a comentários sobre os “justiceiros” que prenderam um suposto assaltante nu a um poste na zona sul do Rio de Janeiro.

O documento foi assinado pelo líder do PSOL na Câmara, deputado Ivan Valente (SP), pelo deputado Chico Alencar (PSOL/RJ), pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP), pela deputada Érika Kokay (PT/DF), pelo deputado Renato Simões (PT/SP) e pelo deputado e ativista gay Jean Wyllys (PSOL/RJ), conhecido por constantes embates ideológicos com líderes cristãos.

Os responsáveis pela ação afirmam que a jornalista se pronunciou “desprezando e debochando do papel das polícias, do Ministério Público, do Poder Judiciário e dos defensores dos Direitos Humanos na mediação dos conflitos em sociedade”.

– As atitudes da jornalista incitam e exaltam a vingança privada, cujas práticas fogem ao controle estatal e costumam se manifestar de forma truculenta e desproporcional – afirma o texto da representação, segundo o site do deputado Jean Wyllys.


O SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), canal no qual foi transmitida a polêmica fala de Sheherazade, também é alvo da representação encabeçada pelo PSOL, que a acusa por “violação de normas constitucionais e infraconstitucionais que regulam o serviço público de radiodifusão”. Como punição os parlamentares querem que a emissora exiba durante cinco dias “programas de promoção dos direitos humanos, produzidos e/ou indicados pelas entidades da sociedade civil atuantes na área”.

Em um artigo publicado no site do jornal Folha de S.Paulo, Rachel Sheherazade comentou sobre as críticas e ataques que vêm recebendo desde que comentou o caso do assaltante que foi preso a um poste por populares afirmando que em seu espaço de opinião no jornal afirmou compreender, e não aceitar, a atitude dos chamados “justiceiros”.

– Embora não respalde a violência, a legislação brasileira autoriza qualquer cidadão a prender outro em flagrante delito. Trata-se do artigo 301 do Código de Processo Penal. Além disso, o Direito ratifica a legítima defesa no artigo 23 do Código Penal – ressaltou a jornalista.

Sheherazade criticou ainda a ineficiência dos políticos brasileiros no combate à criminalidade, afirmando que “não é de hoje que o cidadão se sente desassistido pelo Estado e vulnerável à ação de bandidos”.

– Há quem tente explicar a violência, a opção pela criminalidade, como consequência da pobreza, da falta de oportunidades: o homem fruto de seu meio. Sem poder fazer as próprias escolhas, destituído de livre-arbítrio, o indivíduo seria condenado por sua origem humilde à condição de bandido. Mas acaso a virtude é monopólio de ricos e remediados? Creio que não – afirmou a jornalista.

– Na propaganda institucional, a pobreza no Brasil diminuiu, o poder de compra está em alta, o desemprego praticamente desapareceu… Mas, se a violência tem relação direta com a pobreza, como explicar que a criminalidade tenha crescido em igual ou maior proporção que a renda do brasileiro? Criminalidade e pobreza não andam necessariamente de mãos dadas – completou.

A jornalista finalizou seu comentário sobre o caso afirmando que “Quando falta sensatez ao Estado é que ganham força outros paradoxos. Como jovens acuados pela violência que tomam para si o papel da polícia e o dever da Justiça”.

– Um péssimo sinal de descontrole social. É na ausência de ordem que a barbárie se torna lei – finalizou.

Por Dan Martins, para o Gospel+

83 COMENTÁRIOS

    • Por que ela esta’ ungida por Deus? Sera’ que e’ por se dizer evangelica?? O simples fato de alguem se intitular evangelico recebe automaticamente uncao de Deus??? Seria Deus assim tao mediocre e seletivo????

      • não só pelo fato de falar a verdade e dizer tudo aquilo que temos vontade de dizer, que somos açoitados todos os dias por altos impostos, açoitados por manter politicos para nos roubar, não trabalhar , não produzir, não mudar lleis , não fazer nada pela população, açoitados por uma policia corrupta que mata cidadãos e dificilmente esclarece, crimes, que nos deixa a merce de bandidos, e os bons tem de ficar quietos por causa do sistema, policia esta desaparelhada sem instrução para enfrentar esta guerra, açoitados, pela falta de medicos hospitais e remedios, açoitados por ensino de baixa qualidade, por falta de estradas de meios de transporte coletivos…sim açoitados e ela teve coragem de falar…muito me admira um cidadão, não ser conivente com ela, só pode ser ativista ateu e ativista gay

      • Lauro,eu não tenho medo de nad,só daquele que tem poder para matar o corpo e a
        alma.Falar contra o fanatismo religioso e os falsos crentes, é um dever dos cristãos.O fanatismo e os falsos crentes são pragas que satanás joga no meio do povo deDEUS
        só para dstruí-los.Faça bom proveito com o que não presta.Meu DEUS É VIVO E
        PODEROSO.Você parece ser devoto de seita.Sou cristão católico,mas não sigo
        papa nem imagem.Só JESUS CRISTO É O SENHOR.

      • Lauro,eu não tenho medo de nad,só daquele que tem poder para matar o corpo e a
        alma.Falar contra o fanatismo religioso e os falsos crentes, é um dever dos cristãos.O fanatismo e os falsos crentes são pragas que satanás joga no meio do povo deDEUS
        só para dstruí-los.Faça bom proveito com o que não presta.Meu DEUS É VIVO E
        PODEROSO.Você parece ser devoto de seita.Sou cristão católico,mas não sigo
        papa nem imagem.Só JESUS CRISTO É O SENHOR.

  1. Faltou ela dizer que os “justiceiros” que acorrentaram o “marginalzinho” ao poste tem “a ficha mais suja que pau de galinheiro”, pois são acusados de estupro, roubo, entre outros tantos crimes. Será que ela vai adotá-los?

  2. Faltou ela dizer que os justiceiros, cujos ela disse terem tido uma atitude compreensível, têm, como ela diria, “a ficha mais suja que pau de galinheiro”. Dois deles foram identificados. Entre as acusações que pesam contra eles estão os crimes de estupro, roubo, porte e uso de drogas, entre outros delitos. Será que ela vai adotá-los?

  3. A confusão dos últimos dias no Rio, que culminou com um assassinato, fez a mídia, finalmente, recobrar a sanidade. Já que não se sabe por quanto tempo será isso, é importante aproveitar a oportunidade… deixar claras algumas coisas. Primeira de todas: os tais “black blocs” são tão criminosos quanto os que tocam fogo no corpo de uma refém quando a mesma não atendem seus anseios nos crimes. O direito à manifestação livre e pacífica é garantido pela Constituição; manifestar-se com foguetes e pedaços de pau e depredando o patrimônio público não é direito nenhum. No começo, decidiram ignorar isso, mas, agora que a irresponsabilidade custou uma vida, foram forçados a abrir os olhos. Segundo: o Estado detém o chamado “monopólio legítimo da violência física”, quer se goste, quer não. A polícia ainda é a melhor forma de exercer aquilo que Rachel Sheherazade lembrou como “legítima defesa da sociedade”. É preferível uma polícia com abusos e omissões, servindo à população brasileira, que o permanente estado de barbárie causado pelos rebeldes mascarados, servindo a interesses espúrios e a bandidagem que ceifa boa parte da honesta família brasileira. Agora “a polícia é truculenta e antidemocrática”, mas quando a tal de Sininho começar a ser linchada pela população, como já está sendo, é à polícia, e aqueles black bocks, champinhas, marcola, natalícios e outras centenas de famosos do crime que ela vai recorrer. Por fim, é forçoso admitir (e aqui vem o terceiro ponto): as manifestações das ruas foram espontâneas mesmo. Tão espontâneas quanto o rojão que matou Santiago Andrade: acendido, apontado e… fogo.

    Valeu Rachel, estamos contigo.

      • Menos clamando .. O cinegrafista da band nao foi o primeiro a morrer devido a violencia nas manifestacoes, mas a midia tem usado muito bem o caso para suas segundas intencoes. A policia tem violentado e matado nas manifestacoes ha’ muito tempo, mas o caso do cinegrafista em especial veio em boa hora pra eles, chega num num momento em que o governo precisa sufocar e reprimir qualquer tipo de manifestacao politica nesses meses que antecedem a copa e outros megaeventos. Ha’ muito tempo eles vem querendo demonizar o movimento legitimo de protesto do povo e agora conseguiram seu cadáver e um pretexto para passar leis que irao transformar todo e qualquer manifestante de rua em terrorista. Um verdadeiro ataque ao direito constitucional do cidadao de protestar. Os donos da grande imprensa tem suas agendas, tomemos Edir Macedo por exemplo, quantas “reportagens-denuncia” ele ja’ exibiu em sua emissora deixando claro que se utiliza do jornalismo como arma de combate aos desafetos.. Devemos tomar muito cuidado ao fazer coro com a grande imprensa para nao acabar por ajudar a legitimar um violento ataque a democracia que ja; esta; ensaiado nao e’ de hoje.

      • Mauro,você é estudado,culto,pare com seu fanatismo doente.Não fale besteiras.Para
        afirmar que o PSOL financia a bagunça, é preciso ter provas e provas você não tem.
        São suposições dos inimigos do PSOL.Cale a boca,tolo,insensato,é o que você está
        sendo,e me desculpe pela sinceridade.

  4. É sempre os mesmos falsos moralistas e hipócritas querendo aparecer em cima da Repórter com um processo infundado,que não vai dar em nada, que com o tempo será arquivado. o que eles querem é Intimidar e silenciar essa moça. Em relação ao pt não preciso dizer mais nada né!!!! Que moral esse presidente do psol tem, algum tempo atrás esse senhor disse que as FARCS era algo legitimo,e o que é pior este mesmo senhor junto com outros politicos do pt tiraram foto com o Terrorista assassino Cesari Batisti. Acho que não preciso dizer mas nada…São uns Fanfarrões.

      • Jamais o PSDB trocará a comunidade gay,que é bem vista e aceita pela grande
        maioria da sociedade,por meia dúzia de crentes fanáticos que só envergonha a classe e não tem moral e credibilidade diante da sociedade.Só vocês julgam e]
        condenam os gays com se só eles fossem pecadores.A sociedade está esperta
        com você que são mais rejeitados do que o capeta.S.e Alckmin aceitar,ele vai
        pagar caro pela terrível escolha.Sei do que estou falando.Não vivo de ilusão
        como você que é um sonhador alucinado….

          • Você é um sonhador alucinado.PSDB ama os gays e as pessoas.Governa o Estado de São Paulo a 20 anos.Não tem espaço
            para Feliciano em partido que vai a parada gay e que ama os gays.PSDB é mais gay do que PT e muito mais querido pela população.Viva o PSDB.Fora Feliciano.

          • Você é um sonhador alucinado.PSDB ama os gays e as pessoas.Governa o Estado de São Paulo a 20 anos.Não tem espaço
            para Feliciano em partido que vai a parada gay e que ama os gays.PSDB é mais gay do que PT e muito mais querido pela população.Viva o PSDB.Fora Feliciano.

          • Você é um sonhador alucinado.PSDB ama os gays e as pessoas.Governa o Estado de São Paulo a 20 anos.Não tem espaço
            para Feliciano em partido que vai a parada gay e que ama os gays.PSDB é mais gay do que PT e muito mais querido pela população.Viva o PSDB.Fora Feliciano.

        • Janio,

          Não precisa concordar comigo! Vejamos a matemática è simples, O PSDB quer a presidência, para isto eles precisam do apoio dos evangélicos, e nós queremos o Feliciano no Senado sacou!

          O PT está causando nauseas no povo evangélico então podem esquecer que não votaremos em PT, então os votos evangélicos serão disputados por Marina/Campos, Magno Malta e Aécio.

          Convenhamos o Feliciano vai levar todo apoio ao Aécio pro segundo turno!

    • Qdo falavam q esse governo queria implantar uma Ditadura aki, eu ñ tava acreditando… Mas vendo essa perseguição com gente q fala simplesmente a VERDADE, e, ainda por cima, um bando de cabrestos hipócritas concordando cegamente, tô começando a ter minhas dúvidas…

  5. Luiz Ignacio Lula da Silva chefão e Fundador da gangue PT.

    Em um comicio ataca os magistrados do STF por terem condenado os seus amigos criminosos do mensalão!

    Que vergonha senhor Lula, fique quietinho pois seu filho ficou Rico muito rapido isto pode levantar suspeitas de irrequecimento ilicito!

  6. Sinceramente, acho isso q tão fazendo com a Sheherazade uma sacanagem sem fim. Cadê o direito de opinião q a mulher ñ pode exercer? Ela apenas deu voz ao sentimento popular de q, ñ havendo o estado p/ nos amparar, a população tá pegando os bandidos mesmo! Ñ sou de acordo com a violência, mas tb ñ sou de acordo com esses “come e dorme”, q ñ faz porcaria nenhuma e ainda utiliza do tempo q tem pra fazer alguma coisa processando a pobre da jornalista! Projeto de Lei p/ acabar com a violência no Brasil ñ tem, mas lei pra aborto e gayzinho ofendido tem aos montes…

  7. Rachel eita qui belezura de muie sior alem de ser uma belezura e uma excelente jornalista, tem que mandar prender e dau uma surra de banhar com agua de sal e estes vagabundos do psol um partido nojento a frescaiado isso sim estes politicos do psol num vale uma picada de fumo macaia, HA se fosse no tempo de meus queridos companheiros no comando desta nação, foi por isso que meu general João figueiredo disse para os brasileiros poucos dias antes de sua saida do poder, ele disse O POVO BRASILEIRO AINDA VÃO SENTIR SALDADES DE NOS, e eu como um ex conbatente do Glorioso Exercito Brasileiro posso falar de cadeira Ho qui Saudades

          • Sr Paulo,

            Da minha parte, ela é linda demais e inteligentíssima, senão, jamais estaria onde está e com toda a notável e notória credibilidade que conquistou com as suas opiniões. Além disso, ela trouxe para o jornalismo da TV algo além de um jargão do tipo “Isso é uma vergonha” que é poder opinar, mesmo que em algumas vezes, isso não soe bem a certos ouvidos, corporações, partidos, pessoas e ideologias, etc!

            Vale ver outros comentários dela, doa a quem doer, para só depois fazer juízo!

          • Toda pessoa que glorifica a violencia e banaliza a vida e’ burra, nao importa se e’ loira de olhos verdes, bumbum empinado e peito durinho, isso nao muda nada, ela continua sendo burra. E feia, uma vez que a verdadeira beleza e’ a da alma.

          • gente, o que vcs esperam do Paulo?

            alguém que diz que Michael Jackson é um anjo de Deus q veio pra trazer Luz ao mundo. alguém que diz q jogava pedra em terreiros de macumba e perseguia macumbeiros. alguém que diz que JEAN WILLYS, é uma das mentes mais brilhantes, que é uma pessoa inteligentíssima. q morde fronha quando vê a Rachel (mas fica toda serelepe quando vê o Jean Willys).

            não dá para esperar muita coisa desse Paulo né?

          • Vc esqueceu de dizer que eu tinha apenas 16 anos e pertencia a uma milicia formada por pastores da sua seita, se alguem deve ser reprovado sao esses pastores da sua seita que aliciava dezenas de menores ignorantes como eu era para fazer esse trabalho sujo e criminoso.

            A Manchete fez uma reportagem sobre essas gangues de jovens das quais eu participei que eram treinadas por sua seita para perseguir umbandistas e espiritas no Rio de Janeiro.

            http://youtu.be/iwH0EgHJ0JY

          • não vi nenhum pastor aí, só vi um bando de novatos se achando “guerreiros de Deus”, e esse que tá falando aí na frente parece ser fã do Michael Jackson e mordedor de fronha.

  8. Um péssimo sinal de descontrole social. É na ausência de ordem que a barbárie se torna lei… Alguma coisa errada nesta frase. Não consigo vê. Infelizmente é assim que se encontra o nosso país. Numa enorme falta de segurança. Saimos de casa sem saber se vamos voltar. Ao invés de impetrar uma ação contra a jornalista que tal começar a mudar as nossas leis penais pra que isso não continue a acontecer, pois o Estado não está dando conta da sua responsabilidade. Então repense na sua atitude…. será isso mesmo que vc Psol tem que fazer. Já tentou buscar a opinião da sociedade à respeito do ocorrido…. Faça isso e tenho certeza que vai levar um grande susto com a resposta positiva a essa frase acima… Já estamos cheios de balelas, promessas que nunca acontecem. Vou sugerir um assunto interessante pra impetrar uma ação – os altos salários no congresso…. Isso seria um ótimo começo…. Represente o povo Psol e não o envergonhe….

  9. penso que o trabalho dos políticos do PSOL é só ficar analisando o que os evangélicos fazem,
    que moral têm estes que são a favor da liberação da maconha, casamento de pessoas do mesmo sexo, aborto entre tantas outras coisas, eles tinham é que sentir vergonha na cara, porque se tivessem exercendo o papel desles de forma correta e honesta, a jornalista não teria que dar tal noticia, lembrando que ela disse o que a maioria dos brasileiros acham, pede para o PSOL fazer uma pesquisa com o povão pra ver o que eles acham, ah!!! me esqueci pra eles só os “intelectuais e artistas” são inteligentes ou seja têm razão.

  10. tenho profunda admiração pela jornalista Rachel,e lamento que os políticos estejam querendo amordaçar as opiniões emitidas por ela , e que não são somente dela,porque muitas vezes ela tem verbalizado aquilo que está nos pensamentos de milhares de brasileiros. novamente a classe política nos envergonha!

  11. Ah, essa mídia!
    Uma faca de dois gumes Apoiou a campanha pro homossexualidade do PSOL e o Sr Jean Willys. Agora que uma âncora de Jornal televisivo (representante da mídia majoritária no Brasil: SBT, Record, Globo, Band, Veja, Isto É, etc.) está na mira dos mesmos, vem ela usar o incidente do cinegrafista da Band para denunciar suposto patrocínio financeiro e aliciamento de jovens “baderneiros” pelo PSOL. É aquela máxima da defesa da liberdade de expressão (que nem sempre é isso mesmo). Continue mídia, afinal, Esse partido e seu pupilo cresceram graças ao seu dispôr em ajudá- los!

    • Medo de perder o emprego? Ela não deveria ter emprego. Mulher só tem emprego porque as feministas ROUBARAM isso dos homens, desafiando sua autoridade estabelecida por Deus. Que faça jus à seu nome de cristã, rasgue seu diploma e volte para a cozinha.

DEIXE UMA RESPOSTA