Funcionários da Record que irão ao Templo de Salomão se queixam da proibição de celulares, minissaias e decotes, diz jornalista

132

Os funcionários da TV Record que comparecerão à inauguração do Templo de Salomão da Igreja Universal estariam insatisfeito com a quantidade de regras que o bispo Edir Macedo impôs aos visitantes.

A Universal vem divulgando insistentemente que não será permitida a entrada de pessoas com aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e câmeras, além de exigir um figurino conservador daqueles que forem ao evento.

De acordo com informações do site Notícias da TV, os artistas da Record têm se queixado nos corredores da emissora por conta da proibição do uso de celulares e da restrição ao uso de minissaias e decotes.

“Os apresentadores da casa não gostaram nem um pouco das regras do cerimonial”, escreveu a jornalista Márcia Pereira. Outro ponto que desagrada os funcionários da Record – que foram convocados para a inauguração – é o fato de que haverá revista na entrada ao megatemplo, a fim de coibir a entrada de celulares e outros dispositivos eletrônicos.


Como a presidente Dilma Rousseff (PT) confirmou a presença no evento, a segurança contará com apoio e supervisão da Polícia Federal e dos guarda-costas da chefe de Estado.

Excessos?

Segundo os moradores e comerciantes do entorno do Templo de Salomão, a segurança pública na área aumentou após a conclusão da obra e anúncio da data de inauguração.

Além da presença da Polícia Militar, os seguranças da Igreja Universal demonstram estarem em alerta máximo e agirem com “excessos”, de acordo com o portal Uol.

Na última quarta-feira, 30 de junho, um grupo de seguranças se alvoroçou quando uma muçulmana usando burca pisou na calçada do megatemplo. Rabia Azouzia, tunisiana que mora no Brasil há um ano e frequenta uma mesquita xiita no mesmo bairro, queria apenas conferir a obra que replica o templo erguido pelo rei judeu. “Essa construção é magnífica. Salomão é um profeta para os muçulmanos também e merece isso”, explicou Rabia aos jornalistas, sob os olhares atentos dos seguranças da Universal.


132 COMENTÁRIOS

        • AI SEU SAFADO DIZ PARA O SITE LIBERAR MEUS POSTS PARA TI, QUE VERGONHA SEMPRE QUE É DESMASCARADO ESTE SITE NSAI EM TUA DEFESA, MAS DEIXO AQUI AVISADO PARA TODOS OS CRISTÃOS , STARDUST É UMA FARSA ELE É ATEU, PROTEGIDO DO SITE.
          A igreja: sua definição, sua cabeça e seus membros

          Há realmente muito poucas palavras que são frequentemente usadas pelos cristãos como a palavra “igreja”. Infelizmente, poucos também são aqueles que entendem verdadeiramente esta palavra como a Bíblia a entende e aplicam seu significado bíblica na prática. Dada a importância de um entendimento claro do que a Palavra de Deus diz sobre a igreja, nós dedicaremos este artigo a este exame detalhado.

          1. A igreja: a definição

          Uma olhada rápida no que a maior parte das pessoas pensa que a palavra “igreja” significa mostra que a grande maioria usa esta palavra ou para denotar uma construção onde várias cerimônias religiosas ocorrem ou como um componente no título de várias denominações1. Contudo, estes usos da palavra igreja não correspondem ao que a Palavra de Deus define como igreja, assim fazendo-se necessário um melhor exame do significado desta palavra.

          1.1. A palavra “Ekklesia” e seu significado geral

          A palavra “igreja” é uma tradução da palavra grega “ekklesia”, que significa “o que é chamado ou convocado2”. Conforme E.W. Bullinger diz, esta palavra foi usada como “qualquer assembleia, mas especialmente de cidadãos, ou de uma seleção deles”. No Novo Testamento ela é usada 115 vezes, 3 das quais ela é traduzida como “assembleia”, e 112 como “igreja”. Uma olhada nas três vezes que esta palavra é traduzida como “assembleia” é suficiente para nos mostrar que esta palavra não foi usada somente para as assembleias cristãs. De fato, em Atos 19, referindo-se a uma demonstração contra Paulo que ocorreu em Éfesos, diz:

          Atos 19:32, 35, 39, 41
          “A Assembleia [Grego: “ekklesia”] estava em confusão: uns gritavam uma coisa, outros gritavam outra. A maior parte do povo nem sabia por que estava ali… O escrivão da cidade acalmou a multidão e disse [para a assembleia]: “se há mais alguma coisa que vocês desejam apresentar, isso será decidido em assembleia[Grego: “ekklesia”] … E, tendo dito isso, encerrou a assembleia [Grego: ekklesia].”

          Conforme está evidente nesta passagem, a palavra “ekklesia” foi usada por não cristãos, e, conforme acontece em nosso caso, mesmo por assembléias anticristãs.

          • Que o significado geral da palavra “ekklesia” é “assembleia”, também está evidente pelo uso desta palavra na septuaginta, a antiga tradução grega do Velho Testamento. Lá, esta palavra foi usada 71 vezes, todas como uma tradução da palavra hebraica “qahal”, que significa “um chegar junto, um reunir-se em assembleia, o ato; uma assembleia, congregação, convocação; em um sentido mais amplo de uma assembleia ou multidão de homens, de tropas, de nações, dos perversos, dos justos3, etc.”

            Portanto, para concluir: o significado geral da palavra que nossas Bíblias traduzem como igreja é “assembleia”. Esta palavra nem foi usada exclusivamente pelas assembleias cristãs, nem pelas construções que hospedavam tais assembleias. Em contraste, era um termo geral usado por qualquer assembleia, independente de seu tipo.

            1.2. A palavra “ekklesia”: seu significado na Palavra de Deus.

            Tendo visto o que a palavra “ekklesia” geralmente significa, agora é hora de ver o que significa a Palavra de Deus, e especialmente na parte desta Palavra que se refere ao tempo de graça (i.e., em Atos e nas epístolas4) em que nós vivemos. Lá, embora esta palavra novamente signifique uma assembleia, desta vez a assembleia é algo específico, tendo como membros todos os renascidos, i.e., todos aqueles que confessaram com sua própria boca o Senhor Jesus e acreditaram em seus corações que Deus o fez nascer da morte (Romanos 10:9). Outro termo que a Bíblia usa para denotar os crentes de Cristo pelo mundo todo5 são “corpo” ou “o corpo de Cristo”. Que “igreja” e “corpo” ou “corpo de Cristo” são termos equivalentes, todos usados para denotar os cristãos juntos, como um total, está evidente em várias passagens da Palavra de Deus. Assim, começando de 1 Coríntios 12:27 nós lemos:

            1 Coríntios 12:27
            “Ora, VÓS sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”.

            Também Colossenses 1:18 nos dizem
            “E ele [Jesus Cristo] é a cabeça do corpo, da igreja…”

            Além disso Efésios 1: 22-23 diz:
            “E [Deus] colocou todas as coisas a seus [de Cristo] pés, e sobre todas as coisas constituiu como cabeça da igreja que é o seu [de Cristo] corpo…”

            NÓS, todos os crentes juntos, compomos o corpo de Cristo. A Palavra de Deus não diz que neste lugar há um corpo e em qual lugar há outro. Nem diz que esta denominação é um corpo, e a próxima seja outro. O que diz é que “vós sois o corpo de Cristo”, a igreja. A este “vós” eu pertenço, você pertence e geralmente todo crente renascido pertence. Tanto quanto a Palavra de Deus afete, não há distinção alguma, por causa de denominação, cor, status social, lugar onde se vive, ou por causa de qualquer outra razão. Na verdade, Gálatas 3:26-28 nos diz:

            Gálatas 3:26-28
            “Porque TODOS sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”

          • Nós somos todos, sem qualquer distinção, filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus e nós somos todos, novamente sem qualquer distinção e através da mesma fé, membros do corpo de Cristo.

            Que a igreja ou corpo é um e não muitos também está evidente por muitas outras passagens na Palavra de Deus. Na verdade, começando a partir de Romanos 12:4-5 nós lemos:

            Romanos 12:4-5
            “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.”

            Também em 1 Coríntios 12:12-13 nos diz:
            “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Porque todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, …”

            1 Coríntios 12:20
            “Assim pois há muitos membros, mas um corpo.”

            Efésios 2:16
            “E [Jesus] pela cruz reconciliar ambos [judeus e gentios] em um corpo, matando com ela as inimizades.

            Efésios 4:4
            “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da nossa vocação.”

            E finalmente Colossenses 3:15
            “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações, e sede agradecidos.”

            Como é evidente a partir destas passagens, a igreja, o corpo de Cristo é um corpo que inclui todos os renascidos, i.e., todos aqueles que confessaram por suas bocas o Senhor Jesus e acreditaram em seus corações que Deus o renasceu da morte. Infelizmente, o que a Palavra de Deus declara tão claramente parece ser ignorado por muitos cristãos, como pelo menos a existência de tantas denominações mostra. Na verdade, muitos de nós, em vez de nos vermos como membros de um corpo de Cristo e todos os outros cristãos como nossos irmãos e membros do mesmo corpo, nós nos vemos como membros de tal e tal denominação que nós podemos também caracterizar como o corpo ou a igreja, e todos os outros cristãos que não pertencem à nossa denominação como estranhos e muitas vezes como inimigos. Felizmente, a Palavra de Deus não concorda com esta visão. Na verdade, como vimos, por causa de Deus nós (todos cristãos) não somos nem estranhos nem inimigos uns dos outros, mesmo se ocorrer de ter diferentes visões em muitas coisas. Desde que nós concordamos que Jesus é Senhor e o Senhor o fez nascer da morte, nós todos somos crianças de Deus, irmãos, membros do mesmo corpo, e, de fato, conforme se diz em Romanos 12:5, membros um do outro. Isso não é maravilhoso? Na verdade, é muito ruim que o diabo tenha tentado esconder esta verdade maravilhosa de nós, fazendo-nos pensar que o corpo está limitado à nossa denominação, organização ou companheirismo. Não é o corpo, mas as partes do corpo6 que são compostas de milhares de outros companheirismos e milhões de outros cristãos, ainda que ocorra de suas visões concordarem com as nossas próprias visões somente em que Jesus é o Senhor e Deus o fez nascer da morte. Portanto, em vez de lutas denominacionais e ódio, nós necessitamos colocar em nossos corações a verdade de um corpo, e agir de acordo, amando e servindo a todos os outros cristãos que também pertencem ao mesmo corpo conosco. Por outro lado, nós estamos ligados para continuar uns com os outros, causando nada mais do que ferimentos ao corpo.

          • 2. A igreja: o chefe

            Tendo em vista que a igreja, conforme é definida na Bíblia, é uma, e é composta de todos aqueles que acreditam no Senhor Jesus Cristo e em sua ressurreição, nós agora nos moveremos adiante para ver quem é a cabeça, o chefe da igreja. A resposta da Bíblia para esta questão muito crítica é novamente muito clara. Na verdade, Efésios 5:23 nos diz:

            Efésios 5:23
            “Cristo é a cabeça da igreja”.

            Outras passagens que também confirmam que o chefe, a cabeça da igreja é o Senhor Jesus Cristo são:

            Efésios 1:22
            “E [Deus] sujeitou todas as coisas a seus [de Jesus] pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja.”

            Colossenses 1:18
            “E ele [Jesus] é a cabeça do corpo, da igreja.”

            Como se evidencia em todas estas passagens, aquele que Deus apontou ser o chefe diretor da igreja, a cabeça sobre TODAS as coisas, é o Senhor Jesus Cristo7. Ele é a cabeça e a igreja é o seu corpo. E como em um corpo literal a cabeça é a parte que conduz o corpo, assim também na igreja, Cristo, sendo a cabeça sobre todas as coisas, é aquele que conduz, governa a igreja. Ele e somente Ele é seu líder e seu único chefe. Assim, em contraste com as várias hierarquias que se pode encontrar em muitas denominações e organizações, a hierarquia da igreja, conforme ela é dada na Palavra de Deus, apresenta-se como se segue: primeiramente Deus, a cabeça de Cristo (1 Coríntios 11:3). Assim, Cristo, a cabeça da igreja, e, finalmente, todos nós que acreditamos em Cristo e em sua ressurreição e compomos o corpo de cristo, a igreja. Parra concluir, portanto, em vez de “muitas igrejas com muitos chefes mortais”, há “UMA igreja com UM chefe imortal: o Senhor Jesus Cristo”.

            3. A igreja: os membros

            Nós já vimos que para se tornar um membro da igreja, a única coisa necessária é nascer novamente, ser salvo, o que, nós repetimos, acontece quando você confessa com a sua boca o Senhor Jesus e acredita em seu coração que Deus o fez nascer da morte (Romanos 10:9). Nós também vimos que a cabeça, o chefe da igreja, é o Senhor Jesus Cristo. Tendo visto isto, nós iremos adiante para examinar mais detalhadamente o papel dos membros no corpo de Cristo.

            3.1: Necessidades diferentes e papéis diferentes na igreja

            Não é totalmente acidental que a Bíblia apresente a igreja como um corpo. Embora na última seção, nós tenhamos cobertos, em nossa discussão de Cristo como a cabeça da igreja, 1 Coríntios 12 nos dá mais informação sobre alguns aspectos desta metáfora. Assim, partindo do verso 12 nós lemos:

            1 Coríntios 12:12-14
            “Porque, assim como o corpo [um corpo literal] é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo [a igreja], quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, …” Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.”

            Quatro vezes nesta passagem nos foi dito que o corpo é um que, por mais uma vez, confirma o que nós vimos anteriormente, i.e, que há um e somente um corpo ao qual todos os cristãos pertencem. Fora isto, alguma coisa mais que também é apontada é que “o corpo não um só membro, mas muitos”. Os versos 15-20 vão nos ajudar a entender melhor o que Deus quer nos dizer aqui. Lá nós lemos:

            1 Coríntios 12:15-20
            “Se o pé disser: porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? “E se a orelha disser: porque não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim pois há muitos membros, mas um corpo.”

            Nesta passagem, Paulo, pela revelação, faz uma comparação entre um corpo literal e a igreja, o corpo de Cristo. Sua conclusão é que como um corpo literal tem muitos membros, cada um deles faz um trabalho diferente necessário para o corpo, de forma que o corpo de Cristo, a igreja, tem muitos membros, cada um dos quais é inserido no corpo como Deus quis, para fazer um trabalho que é necessário a isso, e que pode também ser diferente do trabalho que os outros membros fazem no corpo. Para nos ajudar a entender este ponto melhor, Paulo pediu-nos para imaginar o que aconteceria se todo o corpo fosse um olho. Como é óbvio, neste caso hipotético, seria impossível cheirar, mover, curvar-se ou fazer qualquer coisa mais além de ver. Evidentemente, portanto, em vez de ter um corpo feito somente pelos olhos, é muito mais preferível ter uma especificação dos papeis no corpo de acordo com as necessidades. Por isto nós teremos um uso total de todos os membros do corpo e ao mesmo tempo uma cobertura de todas as necessidades do corpo na melhor forma. Também em 1 Coríntios 12:19 nos diz:

            “E se todos fossem um só membro [i.e., se todos os membros tivessem o mesmo papel], onde estaria o corpo?” Transferindo esta figura para o corpo de Cristo, é óbvio que, em vez de todos os membros terem o mesmo papel, é muito melhor ter uma especificação das funções no corpo que asseguraria que todos os membros fossem totalmente usados e todas as necessidades do corpo totalmente cobertas. E isto é exatamente o que acontece. Romanos 12:4-5 nos diz:

          • Romanos 12:4-5
            “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo”.

            Como está óbvio nesta passagem, há uma especificação de funções no corpo de Cristo e cada membro é inserido no corpo com uma função que pode ser diferente da função de outro membro. Quem agora define o que seria nossa função no corpo de Cristo? 1 Coríntios 12:18 nos dá a resposta. Conforme se diz lá: “Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis”. É portanto Deus que define nossa função no corpo.

            Tendo visto que, de fato, há uma variedade de funções no corpo e não todos os membros têm a mesma função, vamos seguir adiante para ver mais. Assim, continuando em 1 Coríntios 12 nós lemos:

            1 Coríntios 12:21-25
            “E o olho não pode dizer à mão: não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.”

            Não há outro membro do corpo de Cristo que não tenha necessidade de outros membros, e não há membro algum que seja desnecessário ao corpo. De fato, conforme a passagem acima nos mostra, Deus compôs o corpo de uma forma que implica a interdependência dos membros.

            Retornando agora às funções do corpo, 1 Coríntios 12:28-30 nos diz:

            1 Coríntios 12:28-30
            “E a uns pôs Deus na igreja [o corpo], primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?”

            Nesta passagem a Palavra de Deus nos dá uma lista de funções que se podem encontrar no corpo de Cristo e qual, eu repito, são distribuídas por Deus aos membros do corpo como ele quis. As funções que estão citadas na passagem acima são: os apóstolos, profetas, doutores, operadores de milagres, dons de cura, falar em línguas, interpretação de línguas8. Efésios 4:7-8, 11 nos diz mais. Lá nos lemos:

            Efésios 4:7-8, 11
            “Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens…E ele mesmo [Cristo] deu uns apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”.

            Também, Romanos 12:4-8 nos diz:
            “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros um dos outros.” De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.”

            Conforme nós vimos destas passagens, há uma variedade de papéis no corpo. Estes papéis são distribuídos para cada membro por Deus, para cobrir as necessidade do corpo na melhor forma. Assim, há doutores para cobrir as necessidades de ensinamento, evangelistas para cobrir a necessidade de evangelizar, pastores para cobrir a necessidade de pastorear, etc. Como nosso corpo físico é completo, assim também o corpo de Cristo é completo, uma vez que por qualquer necessidade que ele tenha, Deus estipulou um membro para cobri-la.

            4. Uma consideração mais profunda de 1 Coríntios 12:28-30

            Pelo exposto acima, o leitor pode pensar que não se pode beneficiar o corpo, mas somente através da função que Deus lhe deu. Em outras palavras, pode-se pensar que um doutor não pode ser pastor, ou que alguém não possa falar em línguas ou interpretar uma profecia se esta não é o que Deus deu a ele conforme sua função no corpo. Uma passagem que é frequentemente usada para apoiar esta visão é 1 Coríntios 12:28-30. Lá nós lemos:

            1 Coríntios 12:28-30
            “E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?”

            Para muitas pessoas as interrogações nesta passagem são tomadas para significar que nem todos os cristãos podem falar em línguas, ou interpretar ou profetizar ou ensinar, ou curar, mas somente aqueles que são estabelecidos no corpo especialmente com esta função. Contudo, uma conclusão como esta pode somente ser esboçada se nós ignorarmos o contexto da passagem, assim como as outras referências para o mesmo tópico. Tomando como um exemplo o falar em línguas, 1 Coríntios 12:8-12 o classifica como uma das nove manifestações do espírito9, enquanto 1 Coríntios 14:5 torna claro que é desejo de Deus de que todos falem em línguas. De fato, 1 Coríntios 14:5 nos diz:

            1 Coríntios 14:5
            “Eu quero que todos vós faleis em línguas”.

            A palavra “querer” nesta passagem está no presente do indicativo do verbo grego “thelo”, que significa “desejar, amar, deliciar-se com, ter prazer10”. Também o fato de que este verbo esteja no presente do indicativo significa que nesta passagem Deus expressa o que Ele ama, o que Ele deseja que seja feito no tempo presente. Assim, falar em línguas é o que Deus deseja, adora que nós façamos agora. “Eu amo que todos vocês falem em línguas”, Ele diz. Este não é um desejo hipotético, mas o que Deus deseja que todos nós façamos agora, no tempo presente.

            Retornando agora ao nosso tópico, a questão é simples: Seria possível que Deus desejasse, amasse, quisesse que todos nós falássemos em línguas, se falar em línguas não estivesse disponível para todos? É claro que não. Assim, uma vez que Deus deseja que TODOS nós falemos em línguas, isto significa que TODOS nós podemos falar em línguas. Isso é o que a Palavra de Deus diz e o que isso quer dizer. De fato, não somente todos os cristãos podem falar em línguas, como também podem profetizar e interpretar. Na verdade, o versículo 5 nos diz:

            1 Coríntios 14:5
            “E eu quero [do grego: “thelo”- quero] que todos vóis faleis em línguas, mas muito mais que [todos] profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.”

            Uma vez que Deus nos pede além de falar em línguas para também profetizar e interpretar (os dois últimos quando nós estamos na igreja, a fim de edificar com nossa mensagem a igreja) isso significa que nós não podemos somente falar em línguas, mas também profetizar e interpretar.

            Tendo visto acima, a questão é o qual é então o significado das questões em 1 Coríntios 12:28-30? A resposta está no contexto da passagem. Na verdade, conforme vimos, o contexto (1 Coríntios 12:12-30) não fala sobre as manifestações do espírito, mas sobre o papel, a função especial que um crente pode ter na igreja. Em nosso caso, TODOS os cristãos podem e devem falar em línguas e interpretar e profetizar, e geralmente todas as nove manifestações do espírito listadas em 1 Coríntios 12:7-10. Contudo, nem todos são estabelecidos para trabalhar especialmente, a função, no corpo, através do falar em línguas ou através do ensinar, ou da profecia, ou da interpretação, etc. Para entender isto melhor, assumamos que alguém está predestinado por Deus a funcionar no corpo como um mestre, enquanto alguém mais está estabelecido para operar através do falar em línguas. Ambos podem ensinar e falar em línguas, mas no trabalho no corpo, o primeiro será melhor em ensinar, enquanto o último será melhor em falar em línguas. Como vimos, todos nós pertencemos ao mesmo corpo, mas não somos todos o mesmo membro.

            Portanto, para concluir: todos os cristãos podem fazer tudo. Contudo, alguns são estabelecidos por Deus para funcionarem no corpo de uma forma e alguns outros de outra forma. Se agora alguém perguntar “qual é a minha função no corpo”, minha resposta será “vá até Deus e veja o que Ele quer que você faça”. O título do papel não é o importante. Porque eu posso ter sido estabelecido para o corpo a fim de evangelizar, por exemplo, e nunca fazer isso. Por outro lado, se eu me tornar disponível para Deus Ele certamente me guiará para fazer o que Ele pensa que Ele necessita de mim para fazer no corpo. Eu posso nem saber o título de minha função, mas isto não é o que conta. O que conta é me tornar disponível para Deus de forma que Ele possa me utilizar como um membro do corpo da forma que Ele pense como a melhor. Nós deveríamos portanto ir até Deus e pedir-lhe para nos mostrar o que Ele necessita de nós no corpo. Sua responsabilidade é nos mostrar o que Ele necessita de nós e nos guiar no caminho. Nossa responsabilidade e trabalho é estar disponível para Ele para tudo que Ele necessita de nós e agir quando Ele quiser que nós atuemos e conforme Ele queira que nós atuemos.

          • 1 Coríntios 12:15-20
            “Se o pé disser: porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? “E se a orelha disser: porque não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim pois há muitos membros, mas um corpo.”

            Nesta passagem, Paulo, pela revelação, faz uma comparação entre um corpo literal e a igreja, o corpo de Cristo. Sua conclusão é que como um corpo literal tem muitos membros, cada um deles faz um trabalho diferente necessário para o corpo, de forma que o corpo de Cristo, a igreja, tem muitos membros, cada um dos quais é inserido no corpo como Deus quis, para fazer um trabalho que é necessário a isso, e que pode também ser diferente do trabalho que os outros membros fazem no corpo. Para nos ajudar a entender este ponto melhor, Paulo pediu-nos para imaginar o que aconteceria se todo o corpo fosse um olho. Como é óbvio, neste caso hipotético, seria impossível cheirar, mover, curvar-se ou fazer qualquer coisa mais além de ver. Evidentemente, portanto, em vez de ter um corpo feito somente pelos olhos, é muito mais preferível ter uma especificação dos papeis no corpo de acordo com as necessidades. Por isto nós teremos um uso total de todos os membros do corpo e ao mesmo tempo uma cobertura de todas as necessidades do corpo na melhor forma. Também em 1 Coríntios 12:19 nos diz:

            “E se todos fossem um só membro [i.e., se todos os membros tivessem o mesmo papel], onde estaria o corpo?” Transferindo esta figura para o corpo de Cristo, é óbvio que, em vez de todos os membros terem o mesmo papel, é muito melhor ter uma especificação das funções no corpo que asseguraria que todos os membros fossem totalmente usados e todas as necessidades do corpo totalmente cobertas. E isto é exatamente o que acontece. Romanos 12:4-5 nos diz:

            Romanos 12:4-5
            “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo”.

            Como está óbvio nesta passagem, há uma especificação de funções no corpo de Cristo e cada membro é inserido no corpo com uma função que pode ser diferente da função de outro membro. Quem agora define o que seria nossa função no corpo de Cristo? 1 Coríntios 12:18 nos dá a resposta. Conforme se diz lá: “Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis”. É portanto Deus que define nossa função no corpo.

            Tendo visto que, de fato, há uma variedade de funções no corpo e não todos os membros têm a mesma função, vamos seguir adiante para ver mais. Assim, continuando em 1 Coríntios 12 nós lemos:

            1 Coríntios 12:21-25
            “E o olho não pode dizer à mão: não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.”

            Não há outro membro do corpo de Cristo que não tenha necessidade de outros membros, e não há membro algum que seja desnecessário ao corpo. De fato, conforme a passagem acima nos mostra, Deus compôs o corpo de uma forma que implica a interdependência dos membros.

            Retornando agora às funções do corpo, 1 Coríntios 12:28-30 nos diz:

    • Stardust

      Se você é um templo vamos congregar em cima da sua cabeça então..
      “O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” (II Tessalonicenses 2 : 4)

      Stardust não ha nada de errado em construir templos amigo.

      • eduardo

        construir templo físico não é pecado, mas vc sabe que o que a iurd quer é instaurar o “culto ao templo”… vc sabe que o templo do macedão já está sendo chamando de “local sagrado”, e outras bobagens.

        Deus não habita em templos construidos pelas mãos de homens. Certo ou errado?

        • Igreja somos nos juntos.

          Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima.” Hebreus 10.25
          Que dia que se aproxima? O dia da vinda de Jesus. O nosso “eu”, egocêntrico por natureza, quando não se entrega por si mesmo, diz: quero ser livre! “Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas!” Este “eu” declara a sua assim chamada individualidade. Mas estou profundamente convicto de que, quando o Senhor voltar, desejará nos encontrar – aqueles que são Seus – reunidos, como no dia de Pentecoste, quando veio o Espírito Santo sobre Seus discípulos: “Ao cumprir-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar.” Tens comunhão com outros cristãos? E se no lugar em que você mora não há uma verdadeira comunhão de pessoas consagradas a Deus, por que você não deveria colocar sua casa à disposição para cultos e reuniões de oração? “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa, e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração.” Verdadeira comunhão com o Senhor, que conduz ao arrebatamento, se expressa visivelmente por meio de perseverante comunhão com outros filhos de Deus.

          Não vejo nenhum problema de eles dizerem que o lugar onde eles congregam é sagrada.

          Você se reuni com alguém Stardust para orar ou não???

          • Stardust ,gostaria que você me passasse o endereço de onde congrega,pode?Ou a casa não é abreta a quem queira ir?Só vão entre amigos?Stardust vocé acha suas atitudes nesse site dignas de um cristão genuino?Voce diz sempre ser cristão ,porque se acha um cristão?

          • um só Eduardo

            A casa não é minha, esse é um dos motivos que não posso dar o endereço. E caso queiram congregar nos mesmos moldes, em cada cidade existe um grupo ao menos que se reune de forma semelhante.

          • Que negocio bizarro, gente querendo endereço.

            Infelizmente acontece no Brasil todo tipo quebra-quebra, todo tipo de MAV, vivemos em um país violento, com pessoas que são contra liberdade de expressão e etc.

            E vem aqui pedir o endereço do cara(de onde ele se reúne)? “ces” estão doidos?

  1. Ele de em estar com medo que alguem grave as falcatruas do Edir e CIA e depois coloque na internet, bando de ingenuos píos éramos os propios pastores era quem grava a as reuníos da quadrilha e depois leva para net.

  2. Inauguraçao do que?,covil de ladroes,corruptos,meretrizes,todos se banqueteando em suas luxurias a plena vista.Bem aventurado o homem que nao se detem no caminho dos pecadores e nem se assenta na roda dos escarnecedores,mas tem sua alegria na palvra de Deus e medita nela dia e noite……

  3. Esta abominaçao foi construida em maior escala para acomodar dois espiritos-O do deus deste seculo que cegou o entendimento, e o eog inflado do falso bispo-de contra partida seu orgulho so nao e maior que sua baix autoestima,pois toda hora ele,o falso bispo,precisa ficar se afirmando como alguma coisa que ele nao e. AQUELE QUE TEM AUTORIDADE NAO PRECISA SE AUTOAFIRMAR SOBRE OUTROS OU ATRAVES DE OBRAS,ELE POSSUI AUTORIDADE PRONTO.

  4. MAIS UMA VEZ DESAFIO AO HIPÓCRITA STARDUST ATEU DE UMA FIGA A CONTESTAR ESTA PALAVRA E A DIZER QUE É IGREJA DE SI MESMO.
    A igreja: sua definição, sua cabeça e seus membros

    Há realmente muito poucas palavras que são frequentemente usadas pelos cristãos como a palavra “igreja”. Infelizmente, poucos também são aqueles que entendem verdadeiramente esta palavra como a Bíblia a entende e aplicam seu significado bíblica na prática. Dada a importância de um entendimento claro do que a Palavra de Deus diz sobre a igreja, nós dedicaremos este artigo a este exame detalhado.

    1. A igreja: a definição

    Uma olhada rápida no que a maior parte das pessoas pensa que a palavra “igreja” significa mostra que a grande maioria usa esta palavra ou para denotar uma construção onde várias cerimônias religiosas ocorrem ou como um componente no título de várias denominações1. Contudo, estes usos da palavra igreja não correspondem ao que a Palavra de Deus define como igreja, assim fazendo-se necessário um melhor exame do significado desta palavra.

    1.1. A palavra “Ekklesia” e seu significado geral

    A palavra “igreja” é uma tradução da palavra grega “ekklesia”, que significa “o que é chamado ou convocado2”. Conforme E.W. Bullinger diz, esta palavra foi usada como “qualquer assembleia, mas especialmente de cidadãos, ou de uma seleção deles”. No Novo Testamento ela é usada 115 vezes, 3 das quais ela é traduzida como “assembleia”, e 112 como “igreja”. Uma olhada nas três vezes que esta palavra é traduzida como “assembleia” é suficiente para nos mostrar que esta palavra não foi usada somente para as assembleias cristãs. De fato, em Atos 19, referindo-se a uma demonstração contra Paulo que ocorreu em Éfesos, diz:

    Atos 19:32, 35, 39, 41
    “A Assembleia [Grego: “ekklesia”] estava em confusão: uns gritavam uma coisa, outros gritavam outra. A maior parte do povo nem sabia por que estava ali… O escrivão da cidade acalmou a multidão e disse [para a assembleia]: “se há mais alguma coisa que vocês desejam apresentar, isso será decidido em assembleia[Grego: “ekklesia”] … E, tendo dito isso, encerrou a assembleia [Grego: ekklesia].”

    Conforme está evidente nesta passagem, a palavra “ekklesia” foi usada por não cristãos, e, conforme acontece em nosso caso, mesmo por assembléias anticristãs.

    Que o significado geral da palavra “ekklesia” é “assembleia”, também está evidente pelo uso desta palavra na septuaginta, a antiga tradução grega do Velho Testamento. Lá, esta palavra foi usada 71 vezes, todas como uma tradução da palavra hebraica “qahal”, que significa “um chegar junto, um reunir-se em assembleia, o ato; uma assembleia, congregação, convocação; em um sentido mais amplo de uma assembleia ou multidão de homens, de tropas, de nações, dos perversos, dos justos3, etc.”

    Portanto, para concluir: o significado geral da palavra que nossas Bíblias traduzem como igreja é “assembleia”. Esta palavra nem foi usada exclusivamente pelas assembleias cristãs, nem pelas construções que hospedavam tais assembleias. Em contraste, era um termo geral usado por qualquer assembleia, independente de seu tipo.

    1.2. A palavra “ekklesia”: seu significado na Palavra de Deus.

    Tendo visto o que a palavra “ekklesia” geralmente significa, agora é hora de ver o que significa a Palavra de Deus, e especialmente na parte desta Palavra que se refere ao tempo de graça (i.e., em Atos e nas epístolas4) em que nós vivemos. Lá, embora esta palavra novamente signifique uma assembleia, desta vez a assembleia é algo específico, tendo como membros todos os renascidos, i.e., todos aqueles que confessaram com sua própria boca o Senhor Jesus e acreditaram em seus corações que Deus o fez nascer da morte (Romanos 10:9). Outro termo que a Bíblia usa para denotar os crentes de Cristo pelo mundo todo5 são “corpo” ou “o corpo de Cristo”. Que “igreja” e “corpo” ou “corpo de Cristo” são termos equivalentes, todos usados para denotar os cristãos juntos, como um total, está evidente em várias passagens da Palavra de Deus. Assim, começando de 1 Coríntios 12:27 nós lemos:

    1 Coríntios 12:27
    “Ora, VÓS sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”.

    Também Colossenses 1:18 nos dizem
    “E ele [Jesus Cristo] é a cabeça do corpo, da igreja…”

    Além disso Efésios 1: 22-23 diz:
    “E [Deus] colocou todas as coisas a seus [de Cristo] pés, e sobre todas as coisas constituiu como cabeça da igreja que é o seu [de Cristo] corpo…”

    NÓS, todos os crentes juntos, compomos o corpo de Cristo. A Palavra de Deus não diz que neste lugar há um corpo e em qual lugar há outro. Nem diz que esta denominação é um corpo, e a próxima seja outro. O que diz é que “vós sois o corpo de Cristo”, a igreja. A este “vós” eu pertenço, você pertence e geralmente todo crente renascido pertence. Tanto quanto a Palavra de Deus afete, não há distinção alguma, por causa de denominação, cor, status social, lugar onde se vive, ou por causa de qualquer outra razão. Na verdade, Gálatas 3:26-28 nos diz:

    Gálatas 3:26-28
    “Porque TODOS sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”

    Nós somos todos, sem qualquer distinção, filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus e nós somos todos, novamente sem qualquer distinção e através da mesma fé, membros do corpo de Cristo.

    Que a igreja ou corpo é um e não muitos também está evidente por muitas outras passagens na Palavra de Deus. Na verdade, começando a partir de Romanos 12:4-5 nós lemos:

    Romanos 12:4-5
    “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.”

    Também em 1 Coríntios 12:12-13 nos diz:
    “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Porque todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, …”

    1 Coríntios 12:20
    “Assim pois há muitos membros, mas um corpo.”

    Efésios 2:16
    “E [Jesus] pela cruz reconciliar ambos [judeus e gentios] em um corpo, matando com ela as inimizades.

    Efésios 4:4
    “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da nossa vocação.”

    E finalmente Colossenses 3:15
    “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações, e sede agradecidos.”

    Como é evidente a partir destas passagens, a igreja, o corpo de Cristo é um corpo que inclui todos os renascidos, i.e., todos aqueles que confessaram por suas bocas o Senhor Jesus e acreditaram em seus corações que Deus o renasceu da morte. Infelizmente, o que a Palavra de Deus declara tão claramente parece ser ignorado por muitos cristãos, como pelo menos a existência de tantas denominações mostra. Na verdade, muitos de nós, em vez de nos vermos como membros de um corpo de Cristo e todos os outros cristãos como nossos irmãos e membros do mesmo corpo, nós nos vemos como membros de tal e tal denominação que nós podemos também caracterizar como o corpo ou a igreja, e todos os outros cristãos que não pertencem à nossa denominação como estranhos e muitas vezes como inimigos. Felizmente, a Palavra de Deus não concorda com esta visão. Na verdade, como vimos, por causa de Deus nós (todos cristãos) não somos nem estranhos nem inimigos uns dos outros, mesmo se ocorrer de ter diferentes visões em muitas coisas. Desde que nós concordamos que Jesus é Senhor e o Senhor o fez nascer da morte, nós todos somos crianças de Deus, irmãos, membros do mesmo corpo, e, de fato, conforme se diz em Romanos 12:5, membros um do outro. Isso não é maravilhoso? Na verdade, é muito ruim que o diabo tenha tentado esconder esta verdade maravilhosa de nós, fazendo-nos pensar que o corpo está limitado à nossa denominação, organização ou companheirismo. Não é o corpo, mas as partes do corpo6 que são compostas de milhares de outros companheirismos e milhões de outros cristãos, ainda que ocorra de suas visões concordarem com as nossas próprias visões somente em que Jesus é o Senhor e Deus o fez nascer da morte. Portanto, em vez de lutas denominacionais e ódio, nós necessitamos colocar em nossos corações a verdade de um corpo, e agir de acordo, amando e servindo a todos os outros cristãos que também pertencem ao mesmo corpo conosco. Por outro lado, nós estamos ligados para continuar uns com os outros, causando nada mais do que ferimentos ao corpo.

    2. A igreja: o chefe

    Tendo em vista que a igreja, conforme é definida na Bíblia, é uma, e é composta de todos aqueles que acreditam no Senhor Jesus Cristo e em sua ressurreição, nós agora nos moveremos adiante para ver quem é a cabeça, o chefe da igreja. A resposta da Bíblia para esta questão muito crítica é novamente muito clara. Na verdade, Efésios 5:23 nos diz:

    Efésios 5:23
    “Cristo é a cabeça da igreja”.

    Outras passagens que também confirmam que o chefe, a cabeça da igreja é o Senhor Jesus Cristo são:

    Efésios 1:22
    “E [Deus] sujeitou todas as coisas a seus [de Jesus] pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja.”

    Colossenses 1:18
    “E ele [Jesus] é a cabeça do corpo, da igreja.”

    Como se evidencia em todas estas passagens, aquele que Deus apontou ser o chefe diretor da igreja, a cabeça sobre TODAS as coisas, é o Senhor Jesus Cristo7. Ele é a cabeça e a igreja é o seu corpo. E como em um corpo literal a cabeça é a parte que conduz o corpo, assim também na igreja, Cristo, sendo a cabeça sobre todas as coisas, é aquele que conduz, governa a igreja. Ele e somente Ele é seu líder e seu único chefe. Assim, em contraste com as várias hierarquias que se pode encontrar em muitas denominações e organizações, a hierarquia da igreja, conforme ela é dada na Palavra de Deus, apresenta-se como se segue: primeiramente Deus, a cabeça de Cristo (1 Coríntios 11:3). Assim, Cristo, a cabeça da igreja, e, finalmente, todos nós que acreditamos em Cristo e em sua ressurreição e compomos o corpo de cristo, a igreja. Parra concluir, portanto, em vez de “muitas igrejas com muitos chefes mortais”, há “UMA igreja com UM chefe imortal: o Senhor Jesus Cristo”.

    3. A igreja: os membros

    Nós já vimos que para se tornar um membro da igreja, a única coisa necessária é nascer novamente, ser salvo, o que, nós repetimos, acontece quando você confessa com a sua boca o Senhor Jesus e acredita em seu coração que Deus o fez nascer da morte (Romanos 10:9). Nós também vimos que a cabeça, o chefe da igreja, é o Senhor Jesus Cristo. Tendo visto isto, nós iremos adiante para examinar mais detalhadamente o papel dos membros no corpo de Cristo.

    3.1: Necessidades diferentes e papéis diferentes na igreja

    Não é totalmente acidental que a Bíblia apresente a igreja como um corpo. Embora na última seção, nós tenhamos cobertos, em nossa discussão de Cristo como a cabeça da igreja, 1 Coríntios 12 nos dá mais informação sobre alguns aspectos desta metáfora. Assim, partindo do verso 12 nós lemos:

    1 Coríntios 12:12-14
    “Porque, assim como o corpo [um corpo literal] é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo [a igreja], quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, …” Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.”

    Quatro vezes nesta passagem nos foi dito que o corpo é um que, por mais uma vez, confirma o que nós vimos anteriormente, i.e, que há um e somente um corpo ao qual todos os cristãos pertencem. Fora isto, alguma coisa mais que também é apontada é que “o corpo não um só membro, mas muitos”. Os versos 15-20 vão nos ajudar a entender melhor o que Deus quer nos dizer aqui. Lá nós lemos:

    1 Coríntios 12:15-20
    “Se o pé disser: porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? “E se a orelha disser: porque não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim pois há muitos membros, mas um corpo.”

    Nesta passagem, Paulo, pela revelação, faz uma comparação entre um corpo literal e a igreja, o corpo de Cristo. Sua conclusão é que como um corpo literal tem muitos membros, cada um deles faz um trabalho diferente necessário para o corpo, de forma que o corpo de Cristo, a igreja, tem muitos membros, cada um dos quais é inserido no corpo como Deus quis, para fazer um trabalho que é necessário a isso, e que pode também ser diferente do trabalho que os outros membros fazem no corpo. Para nos ajudar a entender este ponto melhor, Paulo pediu-nos para imaginar o que aconteceria se todo o corpo fosse um olho. Como é óbvio, neste caso hipotético, seria impossível cheirar, mover, curvar-se ou fazer qualquer coisa mais além de ver. Evidentemente, portanto, em vez de ter um corpo feito somente pelos olhos, é muito mais preferível ter uma especificação dos papeis no corpo de acordo com as necessidades. Por isto nós teremos um uso total de todos os membros do corpo e ao mesmo tempo uma cobertura de todas as necessidades do corpo na melhor forma. Também em 1 Coríntios 12:19 nos diz:

    “E se todos fossem um só membro [i.e., se todos os membros tivessem o mesmo papel], onde estaria o corpo?” Transferindo esta figura para o corpo de Cristo, é óbvio que, em vez de todos os membros terem o mesmo papel, é muito melhor ter uma especificação das funções no corpo que asseguraria que todos os membros fossem totalmente usados e todas as necessidades do corpo totalmente cobertas. E isto é exatamente o que acontece. Romanos 12:4-5 nos diz:

    Romanos 12:4-5
    “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo”.

    Como está óbvio nesta passagem, há uma especificação de funções no corpo de Cristo e cada membro é inserido no corpo com uma função que pode ser diferente da função de outro membro. Quem agora define o que seria nossa função no corpo de Cristo? 1 Coríntios 12:18 nos dá a resposta. Conforme se diz lá: “Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis”. É portanto Deus que define nossa função no corpo.

    Tendo visto que, de fato, há uma variedade de funções no corpo e não todos os membros têm a mesma função, vamos seguir adiante para ver mais. Assim, continuando em 1 Coríntios 12 nós lemos:

    1 Coríntios 12:21-25
    “E o olho não pode dizer à mão: não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.”

    Não há outro membro do corpo de Cristo que não tenha necessidade de outros membros, e não há membro algum que seja desnecessário ao corpo. De fato, conforme a passagem acima nos mostra, Deus compôs o corpo de uma forma que implica a interdependência dos membros.

    Retornando agora às funções do corpo, 1 Coríntios 12:28-30 nos diz:

    1 Coríntios 12:28-30
    “E a uns pôs Deus na igreja [o corpo], primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?”

    Nesta passagem a Palavra de Deus nos dá uma lista de funções que se podem encontrar no corpo de Cristo e qual, eu repito, são distribuídas por Deus aos membros do corpo como ele quis. As funções que estão citadas na passagem acima são: os apóstolos, profetas, doutores, operadores de milagres, dons de cura, falar em línguas, interpretação de línguas8. Efésios 4:7-8, 11 nos diz mais. Lá nos lemos:

    Efésios 4:7-8, 11
    “Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens…E ele mesmo [Cristo] deu uns apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”.

    Também, Romanos 12:4-8 nos diz:
    “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros um dos outros.” De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.”

    Conforme nós vimos destas passagens, há uma variedade de papéis no corpo. Estes papéis são distribuídos para cada membro por Deus, para cobrir as necessidade do corpo na melhor forma. Assim, há doutores para cobrir as necessidades de ensinamento, evangelistas para cobrir a necessidade de evangelizar, pastores para cobrir a necessidade de pastorear, etc. Como nosso corpo físico é completo, assim também o corpo de Cristo é completo, uma vez que por qualquer necessidade que ele tenha, Deus estipulou um membro para cobri-la.

    4. Uma consideração mais profunda de 1 Coríntios 12:28-30

    Pelo exposto acima, o leitor pode pensar que não se pode beneficiar o corpo, mas somente através da função que Deus lhe deu. Em outras palavras, pode-se pensar que um doutor não pode ser pastor, ou que alguém não possa falar em línguas ou interpretar uma profecia se esta não é o que Deus deu a ele conforme sua função no corpo. Uma passagem que é frequentemente usada para apoiar esta visão é 1 Coríntios 12:28-30. Lá nós lemos:

    1 Coríntios 12:28-30
    “E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?”

    Para muitas pessoas as interrogações nesta passagem são tomadas para significar que nem todos os cristãos podem falar em línguas, ou interpretar ou profetizar ou ensinar, ou curar, mas somente aqueles que são estabelecidos no corpo especialmente com esta função. Contudo, uma conclusão como esta pode somente ser esboçada se nós ignorarmos o contexto da passagem, assim como as outras referências para o mesmo tópico. Tomando como um exemplo o falar em línguas, 1 Coríntios 12:8-12 o classifica como uma das nove manifestações do espírito9, enquanto 1 Coríntios 14:5 torna claro que é desejo de Deus de que todos falem em línguas. De fato, 1 Coríntios 14:5 nos diz:

    1 Coríntios 14:5
    “Eu quero que todos vós faleis em línguas”.

    A palavra “querer” nesta passagem está no presente do indicativo do verbo grego “thelo”, que significa “desejar, amar, deliciar-se com, ter prazer10”. Também o fato de que este verbo esteja no presente do indicativo significa que nesta passagem Deus expressa o que Ele ama, o que Ele deseja que seja feito no tempo presente. Assim, falar em línguas é o que Deus deseja, adora que nós façamos agora. “Eu amo que todos vocês falem em línguas”, Ele diz. Este não é um desejo hipotético, mas o que Deus deseja que todos nós façamos agora, no tempo presente.

    Retornando agora ao nosso tópico, a questão é simples: Seria possível que Deus desejasse, amasse, quisesse que todos nós falássemos em línguas, se falar em línguas não estivesse disponível para todos? É claro que não. Assim, uma vez que Deus deseja que TODOS nós falemos em línguas, isto significa que TODOS nós podemos falar em línguas. Isso é o que a Palavra de Deus diz e o que isso quer dizer. De fato, não somente todos os cristãos podem falar em línguas, como também podem profetizar e interpretar. Na verdade, o versículo 5 nos diz:

    1 Coríntios 14:5
    “E eu quero [do grego: “thelo”- quero] que todos vóis faleis em línguas, mas muito mais que [todos] profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.”

    Uma vez que Deus nos pede além de falar em línguas para também profetizar e interpretar (os dois últimos quando nós estamos na igreja, a fim de edificar com nossa mensagem a igreja) isso significa que nós não podemos somente falar em línguas, mas também profetizar e interpretar.

    Tendo visto acima, a questão é o qual é então o significado das questões em 1 Coríntios 12:28-30? A resposta está no contexto da passagem. Na verdade, conforme vimos, o contexto (1 Coríntios 12:12-30) não fala sobre as manifestações do espírito, mas sobre o papel, a função especial que um crente pode ter na igreja. Em nosso caso, TODOS os cristãos podem e devem falar em línguas e interpretar e profetizar, e geralmente todas as nove manifestações do espírito listadas em 1 Coríntios 12:7-10. Contudo, nem todos são estabelecidos para trabalhar especialmente, a função, no corpo, através do falar em línguas ou através do ensinar, ou da profecia, ou da interpretação, etc. Para entender isto melhor, assumamos que alguém está predestinado por Deus a funcionar no corpo como um mestre, enquanto alguém mais está estabelecido para operar através do falar em línguas. Ambos podem ensinar e falar em línguas, mas no trabalho no corpo, o primeiro será melhor em ensinar, enquanto o último será melhor em falar em línguas. Como vimos, todos nós pertencemos ao mesmo corpo, mas não somos todos o mesmo membro.

    Portanto, para concluir: todos os cristãos podem fazer tudo. Contudo, alguns são estabelecidos por Deus para funcionarem no corpo de uma forma e alguns outros de outra forma. Se agora alguém perguntar “qual é a minha função no corpo”, minha resposta será “vá até Deus e veja o que Ele quer que você faça”. O título do papel não é o importante. Porque eu posso ter sido estabelecido para o corpo a fim de evangelizar, por exemplo, e nunca fazer isso. Por outro lado, se eu me tornar disponível para Deus Ele certamente me guiará para fazer o que Ele pensa que Ele necessita de mim para fazer no corpo. Eu posso nem saber o título de minha função, mas isto não é o que conta. O que conta é me tornar disponível para Deus de forma que Ele possa me utilizar como um membro do corpo da forma que Ele pense como a melhor. Nós deveríamos portanto ir até Deus e pedir-lhe para nos mostrar o que Ele necessita de nós no corpo. Sua responsabilidade é nos mostrar o que Ele necessita de nós e nos guiar no caminho. Nossa responsabilidade e trabalho é estar disponível para Ele para tudo que Ele necessita de nós e agir quando Ele quiser que nós atuemos e conforme Ele queira que nós atuemos.

  5. 1 Coríntios 12:15-20
    “Se o pé disser: porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? “E se a orelha disser: porque não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim pois há muitos membros, mas um corpo.”

    Nesta passagem, Paulo, pela revelação, faz uma comparação entre um corpo literal e a igreja, o corpo de Cristo. Sua conclusão é que como um corpo literal tem muitos membros, cada um deles faz um trabalho diferente necessário para o corpo, de forma que o corpo de Cristo, a igreja, tem muitos membros, cada um dos quais é inserido no corpo como Deus quis, para fazer um trabalho que é necessário a isso, e que pode também ser diferente do trabalho que os outros membros fazem no corpo. Para nos ajudar a entender este ponto melhor, Paulo pediu-nos para imaginar o que aconteceria se todo o corpo fosse um olho. Como é óbvio, neste caso hipotético, seria impossível cheirar, mover, curvar-se ou fazer qualquer coisa mais além de ver. Evidentemente, portanto, em vez de ter um corpo feito somente pelos olhos, é muito mais preferível ter uma especificação dos papeis no corpo de acordo com as necessidades. Por isto nós teremos um uso total de todos os membros do corpo e ao mesmo tempo uma cobertura de todas as necessidades do corpo na melhor forma. Também em 1 Coríntios 12:19 nos diz:

    “E se todos fossem um só membro [i.e., se todos os membros tivessem o mesmo papel], onde estaria o corpo?” Transferindo esta figura para o corpo de Cristo, é óbvio que, em vez de todos os membros terem o mesmo papel, é muito melhor ter uma especificação das funções no corpo que asseguraria que todos os membros fossem totalmente usados e todas as necessidades do corpo totalmente cobertas. E isto é exatamente o que acontece. Romanos 12:4-5 nos diz:

    Romanos 12:4-5
    “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo”.

    Como está óbvio nesta passagem, há uma especificação de funções no corpo de Cristo e cada membro é inserido no corpo com uma função que pode ser diferente da função de outro membro. Quem agora define o que seria nossa função no corpo de Cristo? 1 Coríntios 12:18 nos dá a resposta. Conforme se diz lá: “Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis”. É portanto Deus que define nossa função no corpo.

    Tendo visto que, de fato, há uma variedade de funções no corpo e não todos os membros têm a mesma função, vamos seguir adiante para ver mais. Assim, continuando em 1 Coríntios 12 nós lemos:

    1 Coríntios 12:21-25
    “E o olho não pode dizer à mão: não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.”

    Não há outro membro do corpo de Cristo que não tenha necessidade de outros membros, e não há membro algum que seja desnecessário ao corpo. De fato, conforme a passagem acima nos mostra, Deus compôs o corpo de uma forma que implica a interdependência dos membros.

    Retornando agora às funções do corpo, 1 Coríntios 12:28-30 nos diz:

  6. MAIS UMA VEZ DESAFIO AO HIPÓCRITA STARDUST ATEU DE UMA FIGA A CONTESTAR ESTA PALAVRA E A DIZER QUE É IGREJA DE SI MESMO.
    A igreja: sua definição, sua cabeça e seus membros

  7. Stardust quer dizer que se reunem em um local,mas você não passa o endereço por não ser o dono da casa,ou seja provavelmente só vão pessoas conhecidas,diferente dos templos que as portas estão abertas a qualquer um e você ainda tem a cara de pau de entrar em um site para atacar templos,cria vergonha Stardust,ele abre as portas da casa dele gentilmente aos amigos dele,isso faço todos os dias na minha casa,você deveria estar se gabando se ficassem de portas abertas 24h pra todos ,a qualquer um que precise de uma Palavra,alias é bom não dar endereço,assim como você tem sua opinião sobre pastores ,tenho a minha de você,você é uma vergonha ,observando seus comentários imagino essas reuniões de vocês,estudando na biblia os versiculos que podem ser usafos para atacar ,templos ,pastores,padres,estou julgando eles por você,assim como você faz,por causa de uns maus pastores colocam todos como farinha do mesmo saco,em vez de vocês andarem com a biblia,devem andar com celulares,tablets,notbooks nas mãos,24 online

    • um só

      Só vai gente conhecida porque como são poucos acabam se conhecendo, naturalmente. Os templos estão de portas abertas a qualquer um sim, é vdd, mas lá é cobrado o preço por isso. Onde nos reunimos não há cobrança de dízimo.

      A reunião não é somente para amigos, e sim para os que querem congregar em nome de Jesus, mas não vou ficar dando endereço para pessoas que não tem esse interesse. Não jogarei pérolas aos porcos.

      Não julgue aonde vou pelo que eu falo aqui. Não falo em nome deles, apesar de algumas coisas que digo aqui serem consenso lá, não é o tema da pregação… por ex: eu falo aqui que existem igrejas-empresas, e existem mesmo, e lá eles concordam com isso, mas a pregação nunca é sobre igrejas-empresas.

      e nos celulares e tablets temos a bíblia em versão digital instalada, ok? bíblia não é só de papel não. Se atualiza.

      • Stardust não dá um de bobinho comigo,não cola,de tecnologia entendo bem,quando escrevi de tablets ,notbooks quiz dizer que devem ser todos iguais a você 24 h na internet em sites criticando templos,fiéis,pastores ok?Se quiser me passa teu email que mando desenhado caso não tenha entendido,você colocando pastores ,fiés de igrejas evangélicas todos como farinha do mesmo saco me dá o direito de pensar o mesmo de vocês,creio que julgue tanto as pessoas por você mesmo,você me conhece para escrever que não tenho interesse de congregar em nome de Jesus e de que adianta não cobrar nada ,mas tambem não ter as portas abertas

  8. Eu Studebaker carne com unha do Tour Natrak particularmente não pertenso as fileiras da Igreja Universal, mas concordo em um milhão de por cento com as regras estabelecidas, pois dentro do templo seja ele de que denominação for, não e lugar de atender telefone nem tão pouco lugar de mulher entrar de minisaia ou com os peitos a amostra, quer andar de mine saia vai pra igreja Stardustiana que e liberalisticamentemente liberal e tudo pode, ou para estas igrejolas que aceita a mulherada mostrando suas vergonhas, e homens de xorte com x e brinco e tudo que e de porcariada mundana, quer atender telefone vai atender na baixa da egua, quer andar de mine saia vai pra praça e rua ou em suas casas, ha e tenho dito

      • Starduente ,ops Stardus falando em fariseu,você ja contou ao seus irmãos que congregam com você,que você entra nesse site e sobre as coisas que escreve aqui,seu comportamento aqui,se é que isto não seja ensinado aos membros de onde você congrega rs,o que eles pensam disso caso tenha contado e o que você pensaria com toda sinseridade de Jesus caso agisse nesse site como você ou mesmo de um irmão de onde você congrega?

          • Eu ti fiz a pergunta primeiro,responda ou vai usar a velha tática de fugir,depois ti responderei da forma mais sincera possivel,o que você pensaria de Jesus se ele tivesse a mesma atitude que você tem nesse site,agisse e com o mesmo próposito que você?

          • Você não tem vergonha em insinuar que age como Jesus,você acabou de entregar quem você é,realmente ele criticava os fariseus,mas não vivia pra isso como você,nem tão pouco colocava no mesmo patamar dos fariseus pessoas que eram pecadoras,erravam por ignorancia,pessoas que naquele momento não creram nele,ao contrário usava com esses palavras cheias de amor ao contrario de você,não é errado entrar neste site pra FALAR A VERDADE,,mas não a sua verdade,estou tc com você sem usar um versiculo(Palavra De Deus) não que eu não conheço a Palavra,mas porque acho podre pessoas que como você usa a Palavra para atacar,debater,entrar em contendas,e ainda insinua que eu sou a fariseu rsrs Stardust sinceramente não penso muito diferente de vocé,mas é abominável sua forma de atacar ,seja templos ,pessoas,etc,todos pra você são fariseus só você é o santinho(Santo protetor da carteira alheia),dono da Verdade.

  9. “Tempo de escuridão

    Não começou bem a festa de inauguração do Templo de Salomão, principalmente para Dilma Rousseff. Agora há pouco, faltou luz por seis minutos dentro da igreja. A área tomada de autoridades ficou no breu.

    Sem energia, Dilma teve que encarar três andares de escada, entre a garagem e a sala Vip”

    FONTE: radar online – veja

    • Gente,todos aqui que creem em Jesus,vamos orar pelo Stardust,só cego pra não ver que ele está pertubado,Stardust procura ajuda médica ,na boa ,pode xingar,me tirar,vir com versiculos,não me importo,você esta sujando o lugar onde congrega,se passando por ridiculo e o que é pior manchando o nome de Jesus

    • atenção todos aqui podem ver a alegria do filho do pai das safadezas e da mãe das malandragens, festejando a falta de luz, como se esta dependerá de deus, e não dos homens, do estado municipio e de uma de suas empresas.
      A VERGONHA AQUI CERTAMENTE NÃO FOI DO TEMPLO NEM DE SEUS EXECUTORES, MAS SIM DO GOVERNO, SE PUDESSEM VELOS CERTAMENTE ESTARIAM RUBROS DE VERGONHA
      Mas fica aqui um alerta para os irmãos da iurd, comprem logo um bom gerador, pois uma obra desta magnitude não pode parar por causa do governo.

  10. Stardust (antes de escrever que sou totalmente contra a teologia da prosperidade),mas quero ti mostrar como essa sua obsseção está ti deixando ridiculo,infantil,digno de zombaria e deboche,outro dia ri até ,você estava em contenda com alguem aqui que não me lembro,ti chamando de fracassado,falando de arroz e feijão e você respondeu achando o maximo em vez de ficar calado,que tinha comido feijoada,como se feijoada hoje estivesse longe da realidade dos fracassados kkkkkkkkkkkk hoje qualquer linguiça com qualquer pedaço de carne colocado em qualquer feijão preto vira feijoada kkkkkkkkkkkkkk

  11. vc e toda a legião de satanás conhece a biblia…
    pense que a salvação é individual e enquanto vc e outros atoas ficam apontando d dedo tem outros 3 apontados para vcs….

      • O unico que busca a Deus é você não é?O unico que está no caminho certo é você?Bem ttipico todas suas falas de testemunhas de Jeova ,porque não confessa logo

        • eu não teria essa presunção de achar que somente eu busco a Deus, que somente eu falo a verdade, que somente eu isso, somente eu aquilo…

          tem muita gente fazendo coisa bacana em prol do evangelho do reino por aí.

          • E com certeza você não é,se fosse pelo seu tristemunho aqui ou se fosse pelas suas atitudes ja teria jogado minha biblia fora,lembra quando você escreveu uma carta pedindo perdão a todos,dizendo estar guiado pelo Espirito Santo,inclusive eu sai do site chateada com sua saida,pois é…isso é ter compromisso com as coisas de Deus,essa sua atitude comigo de escrever uma carta dizendo ter levado um puxão de orelha santo ,foi atitude de uma pessoa que vive dizendo ser cristão?

          • Starduente lê novamente o comentário,se eu estivesse fixada no homem,com seu tristemunho no site se dizendoo cristão teria jogado minha biblia fora,teriaaaaaaaaaaa,mas sou firmada em Deus

          • Presto atenção em você pelo seus comentarios maldosos,você se diz cristão e só presta atenção na c no Edir e na Universal e acha certo,eu acho certo defender os cristãos que congregam em templos.

          • Falar a verdade, que Deus não habita nesses templos fisicos da religião evangélica está em pleno acordo com a bíblia.

            A religião evangélica em sua maioria quer induzir nos incautos o “culto ao templo”, que o local é sagrado, casa de Deus, que deve ser mantido com dízimos…

            coisa que a bíblia nunca ensinou… certo ou errado???

          • Agora sim teve uma atitude de cristão,até que enfim,você esta certo sim,usou a palavra MAIORIA,ou seja não são todos,não podemos julgar TODOS pela MAIORIA,agora sim ganhou pontos comigo

    • Stardust,
      Não dê o endereço! Não é tanto pelos que te pedem e aqui se manifestam, mas pelos anônimos que só leem e ficam de butuca para ver o que vc diz. Esses são perigosos, pois fazem parte do “talibã” evangélico. Deus te abençoe, meu amigo, e saiba, não tenho NADA contra ti.
      Conte com as minhas orações…
      Mary.

      • Mary,na verdade queria ver a resposta que ele daria ja que julga a todos,você ja foi evangélica acaso você era uma pessoa ruim?Como cristã que você parece ser não julgue as pessoas,respeite pra ser respeitada,tem muitas coisas errada dentro das igrejas evangélicas sim,mas dentro delas a muitas pessoas que vão com um coração sincero,tinha uma outra visão de você ,antes de escrever esse comentário

        • Um só!,
          Observando sua fala, verifiquei que se trata de mulher, pois bem, não estou julgando ninguém, inclusive, exclui os que comentam aqui do meu cuidado, pois sei que quem intenta fazer o mal, procura antes de tudo, se esconder. Não estou afirmando que seria isso, mas o mundo não é perfeito, e, depois da queda nasceram cardos e abrolhos, não só na natureza, como tb nos corações humanos, Jesus nos orientou acerca disso.
          “¶ Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas.” Mateus 10:16

          Não pense nem mal, nem bem de mim, sou apenas uma aprendiz e JESUS é o meu Mestre! Beijo.
          Mary.

        • um pequeno lugar cheio de baratas ratos, e todo tipo de inseto.
          onde toda miseria esta lá.
          e uma pessoa que se julga cristã mas que se esconde, atras de um nick diabolico.
          dizendo para as pessoas, GENTE deus ESTA AQUI…

          ONDE HA MISÉRIA TEM DEMONIO
          E por isso que la esta stardust.

  12. “EM CAMPANHA

    Dilma Roussefff ficou por pouco mais de três horas na inauguração do Templo de Salomão. Nem os organizadores do evento esperavam tanto. Como está em campanha, aguentou estoicamente duas horas e meia de delirantes discursos de bispos da Igreja Universal sobre “cura” de homossexuais e etc. com os quais ela não concorda com uma palavra sequer.”

    fonte: radar online -veja

    • Mas teve que ouvir, concordando ou não concordando.
      você também não concorda.
      MAS ASSISTE A MAIORIA DOS PROGRAMAS DA UNIVERSAL, E TUDO SOBRE A UNIVERSAL.
      Pois queria dar conta de chegar pelo menos perto dela.
      MAS NÃO CONSEGUE NEM SE APROXIMAR.

  13. Povo de Deus,

    Assim diz o Senhor Deus,

    Eu seu Deus abito sim em cada um de vocês que me obedecem e aceitam o meu filho como Senhor e Salvador da vida de cada um de vocês, Meu nome é eu SOU e não abito em templos feitos por homens, não aceito este templo como presente de homens que dizem estar apascentando meu povo e na verdade são como lobos tirando a lâ das minhas ovelhinhas.

    Se arrependam e peçam pêrdao, misericórdia, piedade em nome do meu amado filho Jesus Cristo e eu voltarei para vocês.

    Senhor Deus, Abençoe a Cidade de Jerusalém e todo o povo e toda terra de Israel em nome de Jesus Cristo .

    Amem, Aleluia, Gloria Deus !!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA