A Globo decidiu bater de frente com a “novela bíblica” da Record, Os Dez Mandamentos, para contra-atacar o sucesso de audiência da emissora do bispo Edir Macedo. E a primeira estratégia usada foram sátiras à religião evangélica no humorístico Zorra Total.
Sem fazer menção direta à novela concorrente, o Zorra dedicou quadros a fazer piadas sobre possessão demoníaca e sobre a concepção virginal de Maria. Os quadros recorreram a estereótipos, expressando uma visão bastante contrária à pregada pela própria emissora quando se tratam de estereótipos sociais diversos.
“A gente não fala mal da religião nem fica criticando. Abordamos o que fazem dela, qual é a intenção real por trás daquilo tudo. Levantamos o assunto para as pessoas refletirem”, diz Marcius Melhem, um dos criadores do humorístico, em entrevista concedida nos Estúdios Globo (antigo Projac) ao Notícias da TV.
O humorista pontuou que a Globo não impõe limites ao programa: “Não é proibido fazer nada. A gente tem total liberdade, com responsabilidade, para fazer o que quiser. As restrições sempre vêm de fora, da classificação indicativa, do Ministério da Justiça, de pessoas que acham que sabem o que é melhor para o mundo… O perigo está sempre lá fora”, ironizou.
Perda de audiência
O motivo para essa postura agressiva em relação às religiões pode ser ilustrado com números. A novela Velho Chico – elogiada pela crítica – vinha desempenhando bem sua função e marcando bons índices de audiência nas principais praças de medição do Ibope, porém, com a estreia da segunda temporada do folhetim da Record que conta a história do êxodo do povo hebreu, os números caíram.
“A estreia da segunda fase de Os Dez Mandamentos já afeta a líder Globo e demais emissoras. De segunda-feira até ontem, o Jornal Nacional já perdeu cerca de 10% de sua audiência em pontos. No horário da novela bíblica, a Record cresceu quase 50%, passando de 11,1 pontos na semana anterior (sem novela) para 16,5 pontos agora. Cada ponto equivale a 69 mil domicílios na Grande São Paulo. Embora menos afetado, o SBT também perdeu uma fração de público, passando de 10,2 pontos antes da novela para 9,9 depois dela. Velho Chico também começa a ser afetada e os últimos três dias, com ‘Dez Mandamentos’ no ar, já perdeu 4% de seus pontos (de 30,0 para 28,7)”, informou o jornalista Ricardo Feltrin, do Uol.