Globo faz piadas sobre religião para tentar frear sucesso da Record com Os Dez Mandamentos

10

A Globo decidiu bater de frente com a “novela bíblica” da Record, Os Dez Mandamentos, para contra-atacar o sucesso de audiência da emissora do bispo Edir Macedo. E a primeira estratégia usada foram sátiras à religião evangélica no humorístico Zorra Total.

Sem fazer menção direta à novela concorrente, o Zorra dedicou quadros a fazer piadas sobre possessão demoníaca e sobre a concepção virginal de Maria. Os quadros recorreram a estereótipos, expressando uma visão bastante contrária à pregada pela própria emissora quando se tratam de estereótipos sociais diversos.

“A gente não fala mal da religião nem fica criticando. Abordamos o que fazem dela, qual é a intenção real por trás daquilo tudo. Levantamos o assunto para as pessoas refletirem”, diz Marcius Melhem, um dos criadores do humorístico, em entrevista concedida nos Estúdios Globo (antigo Projac) ao Notícias da TV.

O humorista pontuou que a Globo não impõe limites ao programa: “Não é proibido fazer nada. A gente tem total liberdade, com responsabilidade, para fazer o que quiser. As restrições sempre vêm de fora, da classificação indicativa, do Ministério da Justiça, de pessoas que acham que sabem o que é melhor para o mundo… O perigo está sempre lá fora”, ironizou.


Perda de audiência

O motivo para essa postura agressiva em relação às religiões pode ser ilustrado com números. A novela Velho Chico – elogiada pela crítica – vinha desempenhando bem sua função e marcando bons índices de audiência nas principais praças de medição do Ibope, porém, com a estreia da segunda temporada do folhetim da Record que conta a história do êxodo do povo hebreu, os números caíram.

“A estreia da segunda fase de Os Dez Mandamentos já afeta a líder Globo e demais emissoras. De segunda-feira até ontem, o Jornal Nacional já perdeu cerca de 10% de sua audiência em pontos. No horário da novela bíblica, a Record cresceu quase 50%, passando de 11,1 pontos na semana anterior (sem novela) para 16,5 pontos agora. Cada ponto equivale a 69 mil domicílios na Grande São Paulo. Embora menos afetado, o SBT também perdeu uma fração de público, passando de 10,2 pontos antes da novela para 9,9 depois dela. Velho Chico também começa a ser afetada e os últimos três dias, com ‘Dez Mandamentos’ no ar, já perdeu 4% de seus pontos (de 30,0 para 28,7)”, informou o jornalista Ricardo Feltrin, do Uol.


10 COMENTÁRIOS

  1. a globo serve a satã e a stardust, logo não poderia esperar outro tipo de baixaria, agora o cristão que der audiência para esta rede de esgoto certamente vai para o inferno, pois Jesus disse se não são contra nós , são por nós mas se não sã por nós são contra

  2. Glória Deus por tudo isso….é uma vergonha o que tem sido colocado
    no ar ,a podridão destas novela ,que tem acabado
    com a moral e os bom costume
    ensinando coisa imoral
    acho pouco,tomara que venham cair cada
    vez mais suas audiência

  3. Está perdendo tempo e dinheiro achando que essas sátiras atinjam apenas o evangélicos.
    Os católicos tambem são atingidos pois tambem creem no nascimento virginal de Jesus.

  4. A Rede BOBO brinca com o Deus vivo, todo poderoso, que é amor, mas também é JUSTIÇA! Deixem nas mãos de Deus, pois o castigo vem! Agora, brincarem com o ISLÃ não sem nem loucos, pois daí apareceria meia-dúzia de mortos nos estúdios da Globo, fora os atentados terroristas. Eles são premeditados e fazem conscientemente as agressões contra os cristãos. Isso só mostra o quanto a Globo está desesperada e perdida!!!

  5. Não acho que seja por causa da RECORD as piadas do Programa Zorra, mas como católica fico incomodada pela maneira que tratam as questões religiosas. Acho que a emissora deveria ter um cuidado maior quanto a este assunto, pois a religião das pessoas é uma coisa sagrada e por muito menos a FRANÇA até hoje enfrenta problemas que surgiram a partir de piadas sobre religião.

DEIXE UMA RESPOSTA