O megatemplo da Igreja Universal do Reino de Deus no Brás, em São Paulo (SP), está sendo apontado pelo Google como primeiro resultado para quem pesquisa “anticristo” em seu sistema de buscas de locais, chamado Google Maps.
O Templo de Salomão, uma réplica superdimensionada inaugurada há quase dois anos, após quatro anos de obras que custaram R$ 685 milhões à denominação do bispo Edir Macedo, agora é a sede da igreja.
É provável que o sistema de buscas tenha adotado o endereço do Templo de Salomão como resposta à busca por “anticristo” no mapa devido a interferências de usuários. Agora que a informação sobre o caso está sendo difundida, a empresa deverá corrigir a falha, anulando esse tipo de resultado.
Os usuários do Google, enquanto o sistema mantém o resultado à pesquisa, aproveitam para fazer piada da situação: “Google acertou na mosca”, “Ótimo lugar”, “É a casa da moeda”, “Um lugar santo”, “É a morada do capeta” são algumas das mais de 1.500 manifestações dos internautas.
Inauguração
A abertura oficial do Templo de Salomão aconteceu no dia 31 de julho de 2014, com a presença da então presidente Dilma Rousseff (PT), autoridades estaduais e municipais, e outros 10 mil convidados.
O evento ocorreu sem maiores incidentes, mas sofreu a interferência de uma falta de energia elétrica no local, logo corrigida. À época, o templo não possuía alvará de funcionamento, e foi aberto com uma autorização provisória da prefeitura.
Os líderes da Igreja Universal conduziram a cerimônia de inauguração usando indumentárias judaicas, como talit e kipá. Do lado de fora, uma imagem do bispo Edir Macedo era projetada na fachada do monumento. Dentro do local era possível comprar, entre outras coisas, miniaturas do templo por R$9,90. Do lado de fora ambulantes vendiam camisas, lembrancinhas e até relógios de parede com o tema “Eu Fui no Templo de Salomão”.
Inspiração
A obra, faraônica, inspirou outros líderes evangélicos a fazerem seus próprios megatemplos. Na Paraíba, o polêmico pastor Poroca iniciou a construção da versão sertaneja do Templo de Salomão, em um local conhecido como “Monte Sinai”, na cidade de Marizópolis, para receber entre “duas a três mil pessoas”.
Já o bispo Robson Rodovalho, líder da Igreja Sara Nossa Terra, teria a intensão de erguer um templo com capacidade ainda maior que o da Igreja Universal.
Segundo o jornalista Lauro Jardim, Rodovalho “resolveu promover uma competição particular com o bispo Edir Macedo”. A proposta do bispo seria a de construir um ginásio com capacidade para 18 mil pessoas sentadas em Brasília. O projeto, chamado de Arena Hall, concretizaria um espaço destinado a shows e cultos.