Grupos de socorro Cristãos estão no terreno a ajudar as vítimas de uma inundação que está a ser considerada como a “pior catástrofe ambiental” na história do estado Brasileiro de Santa Catarina.
Cerca de 1.5 milhões de pessoas foram afectadas e o número de mortes chegou aos 116 no estado devastado pelas cheias. As intensas chuva nos últimos dois meses, incluindo 35 polegadas de chuva em Novembro, deixaram 80.000 pessoas desalojadas.
Oficiais estão a investigar relatos de um surto de uma doença potencialmente fatal trazida pelas águas.
O governador de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira chamou à inundação “a pior catástrofe ambiental que alguma vez enfrentámos”, de acordo com a Associated Press.
No meio da calamidade, organizações Cristãs estão a trabalhar juntas fornecendo os suprimentos urgentes para o alívio das áreas mais atingidas.
A Operação Bênção Internacional, o Exército da Salvação e algumas igrejas locais têm trabalhado em parceria para ajudar as vítimas das cheias.
“Como temos visto em muitas outras catástrofes naturais desta dimensão, grandes quantidades de suprimentos afluem às principais cidades, próximas das áreas afectadas, mas por causa da destruição de estradas e de outras infra-estruturas, o governo local não está preparado para transportar esses suprimentos até às vítimas,” disse Bill Horan, presidente da OBI.
“Em crises destas, o transporte e a distribuição ordeira são a chave para romper os entraves do abastecimento logístico e fornecer alívio.”
O Presidente Brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva prometeu Segunda-feira que Santa Catarina seria reconstruída como era antes da inundação.
“Não podemos perder a esperança,” disse Lula, de acordo com a CNN. “Temos de nos convencer que as pessoas irão reconstruir o estado de Santa Catarina. Existe uma solidariedade nacional nunca antes vista na história do país.”
Fonte: Christian Today Portugal