Haiti – Após a tragédia: Deus

13

Sob os escombros de sua casa, um estudante de seminário no Haiti guarda com muito cuidado os estudos bíblicos. Apesar da atmosfera sombria, Uriel Blanchet diz: “Eu não gostaria de estar em outro lugar.”

Blanchet é um estudante do segundo ano do seminário teológico evangélico na capital Porto Príncipe. Sua casa foi completamente destruída no terremoto de magnitude 7,0, que matou mais de 230.000 pessoas em janeiro e deixou mais de um milhão de desabrigados. Ele e sua família dormem no quintal de sua casa, ou o que sobrou dela.

Em uma carta falando de sua matrícula para o terceiro ano, divulgada pela Igreja Mars Hill, em Seattle, EUA, Blanchet disse que não possui recursos financeiros para retornar ao seminário, mas ele quer saber mais sobre a Escritura e compartilhá-la com os outros.

“Com certeza gostaria de ter a oportunidade de estudar a Palavra de Deus um pouco mais para poder continuar com este ministério de estudo da Bíblia”, escreveu.


O seminário teológico evangélico STEP está abrigando cerca de 2.500 pessoas no campus, lugar em que os haitianos não foram apenas para encontrar refúgio, mas também para encontrar a alegria de adorar a Deus.

“Eu estava dirigindo para o campus quando ouvi o som de música vinda de longe”, disse Thomas Kim, diretor-executivo do projeto Igrejas Ajudando Igrejas.

“Eu continuei até o morro, virei a esquina e lá estava: em todos os lugares vi as sombras dos haitianos, que saltavam alegremente ao ritmo da música. Embora eu não conseguisse entender a língua, essa música era alta e clara: ‘Hosana!’ Com as mãos levantadas o povo cantou “Hosana!”, disse Thomas Kim.

O corpo docente do STEP estima que 300 pessoas tomaram decisões por Cristo desde o terremoto. STEP é um dos seminários mais proeminente no Haiti. Sua missão é preparar líderes piedosos haitianos e fazê-los discípulos de Cristo a fim de transformar suas comunidades, para a glória de Deus.

Organizações que servem toda a ilha do Caribe têm relatado a adoração ativa e as dezenas de milhares de decisões por Cristo em meio à devastação.

Pastores e diretores de missões do Missionaire Confraternite Baptiste d’Haiti (CMBH) informaram que 40.127 haitianos fizeram profissões de fé em Jesus Cristo desde janeiro, de acordo com Batista Press.

O missionário Roy Shelpman da Baptist Mid-Missions disse que mais de 80 pessoas entregaram suas vidas a Cristo no mês passado durante reuniões extraordinárias, realizadas pela Igreja Batista Hosana em Jacmel.

Traduzido pelo Gospel+ de Christian Today

13 COMENTÁRIOS

  1. QUAL DEUS?

    A minha preocupação é que diante das dificuldades e da miséria daquele povo, os oportunistas aproveitem para pregar heresias e distorções, falsificando intencionalmente a Palavra de Deus. Precisamos saber qual é a verdadeira intenção, se é levar Deus às pessoas levando-as a compreender o sentido da alma e como ela deve ser tratada, ou se irão anunciar Deus por tabela, usando-o como fachada para instalarem ali impérios religiosos que vivem e trabalham na conquista de valores materiais e não espirituais. Veja do que tenho medo.

    O NEOPENTECOSTALISMO MÁGICO

    Se você e como eu, aposentado e que às vezes se dá ao capricho de assentar diante da tela de sua televisão para ver as novidades, já deve ter se deparado com a onipresença, a onipotência e a onisciência das entidades UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS e MUNDIAL DO PODER DE DEUS. Pela maneira como se apresentam, elas estão se mostrando ao publico como deuses, com capacidade de resolver o problema de qualquer um, desde que o freguês esteja disposto a freqüentar, contribuir e defender estas empresas. A exigência numero um de todas elas é que o desesperado se torne sócio, parceiro, cúmplice, daí é só “BENÇÔ. Tome prosperidade, quanto mais investimento nos negócios da tal entidade, maiores são as “BENÇAS” para o contribuinte.

    incrível nesta história macabra é que as três nasceram mais ou menos da mesma origem. Com a inveja aflorada e com um ciúme doentio, as três resolveram ameaçar o reinado do catolicismo e este desejo fica expresso nos seus nomes: “MUNDIAL, UNIVERSAL, INTERNACIONAL”. Todas querem dar dimensão de maximização aos seus projetos se espelhando na igreja católica que se autodenomina a “igreja universal”. Não precisa ser nenhum especialista no assunto para ver que ambas, Universal, Mundial e Internacional adotaram práticas oriundas do catolicismo nos seus cultos. Elas, a despeito de a Bíblia condenar, usam de “AMULETOS” para saciar a sede ESPIRITUAL e material de seus sócios, assim valorizam até o lenço suado de um de seus líderes, que é vendido a preço não muito camarada como lembrancinha. Os objetos negociados nestas entidades, segundo os seus donos, possuem poderes milagrosos e podem ser usados para espantar mal olhado, curar dor de barriga, dor de cotovelo, enxacueca, tirar encosto, fazer um descarrego e tratar de olho gordo, etc. Isto para pegar leve…

    A Teologia da Prosperidade é explicitamente pregada, vivida e adotada como prática, mesmo sem o amparo das Escrituras. O amparo legal neste caso é a palavra do cabeção, ou do Bispão… Mesmo tendo como lema, “JESUS É O SENHOR”, os donos destas Igrejas imoralmente se atem a relatos do Antigo Testamento, fundamentando suas práticas nos costumes da Babilônia. O bando de cúmplices destes mercenários é grande, atrás deles aparecem os que negociam diretamente os produtos nas subsidiárias espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

    Todos os de nível hierárquico menor são cópias infiéis de seus fundadores. O carisma magnético para enganar as pessoas é algo inexplicável e vergonhoso. Eles conseguem persuadir as pessoas com os mais variados e chulos argumentos, muitos chegam a ser cômicos. São os donos das mais esdrúxulas baixarias nas telas de nossas televisões, onde muitos fazem qualquer negócio ilícito ou não para aumentarem seus impérios religiosos. A disputa é grande, não em busca de almas perdidas, mas de “ALMAS PENADAS”, que no desespero, corre para onde for possível na busca de resolverem seus problemas. Para estes picaretas a conta bancária do sócio é o limite e não o céu.

    Vale ressaltar que o dono da “FRANQUIA RELIGIOSA” tem muito mais carisma que seus franqueados. Não aparecem pastores que tenham o mesmo impacto midiático. Nenhum subordinado se atreve a se posicionar num patamar de superioridade ao de um destes líderes, isto é traição, é imoralidade e é crime. Porque ninguém ainda criou uma “IGREJA MUNICIPAL DO AMOR DE DEUS”. Quer a resposta? Município é algo pequeno e restrito, eles não se rebaixariam a tanto…

    O cenário religioso no Brasil é dinâmico. Prega-se de tudo e vende-se de tudo em nome de Deus. Dizem que tem até Bispo vendendo lotes no céu!!! A regra básica é a conveniência aliada à necessidade. Onde oferecer maiores propinas espirituais ali está o povão, ávidos por uma “BENÇA”, por menor que ela seja. Tem reunião para tudo, até para arranjar casamento, com direito ao “óleo do Amor”. Duvida, vá na IURD e confirme. É duro de agüentar, mas a era do espetáculo religioso chegou para ficar, tudo por causa da frieira e do câncer espiritual que se abateu sobre os que freqüentam estes terreiros, pessoas descomprometidas com a verdade, mas comprometidas com ideologias e ensinos distorcidos. A briga é de cachorro grande, é Dobermann, Pit Bull, Rottweiler, Cão de Fila Brasileiro, Dogue Argentino, Staffordshire Terrier Americano, Staffordshire Bull Terrier e Toza Inu, todos correndo atrás do mesmo osso ou da mesma carniça, o bolso do povo. Deixo com você a tarefa de identificá-los!

    Com uma forte presença, até mesmo com sinais claros de monopólio, a citadas entidades tem na mídia a sua mensagem de prosperidade, saúde e vida fácil. Não é de hoje que os donos destes negócios não se importam com a questão teológica e seu estudo, porque afinal de contas isso não interessa ao povo. O que o povo precisa é outra coisa. É a satisfação imediata de seus desejos. O povo busca a Deus pelo que ele pode oferecer e não pela que ele é. Eu dou para os Picaretas e Deus me devolve em dobro…

    O apelo ao demônio como explicação plausível para as mazelas da vida é o pano de fundo para as trapaças e para os enganos pregados nestes antros do Diabo. O uso da televisão é uma arma poderosa para conquistar novos patrocinadores, e para isto vale depositar na conta do Bradesco, pagar com o Cartão Visa, ou até mesmo depositar no ofertório de uma das filiais espalhadas pelo Brasil. Que fique claro que ninguém está me pagando para fazer propaganda.

    Evidentemente que por falta de argumento Bíblico sustentável as concentrações de milagres têm como lema “A MÃO DE DEUS ESTÁ AQUI”. Nestes redutos do inferno a mensagem gira em torno de curas e de recompensas na vida material, o espiritual que se dane. Como disse, a briga é grande, veneno de cobra é fichinha para estes camaradas. Os elementos mágicos são os mesmos, só muda a clientela, que é de baixa renda espiritual e extremamente necessitada de bens materiais para sobreviverem. Isso é um prato cheio para as sessões de “CURAS E MILAGRES” como sinais claros de os caras são os “SUPER HERÓIS” da fé. Nota-se claramente que há um verdadeiro culto à personalidade destes carniceiros.

    As pessoas estão sendo enganadas, tendo uma imagem equivocada, distorcida e mentirosa do Evangelho, e o pior de tudo é que elas aceitam pacificamente tudo que lhes é empurrado goela abaixo. A graça que é de graça na sua origem, agora, diante da mediocridade do cristianismo, passou a ter preço, hora marcada e fornecedor. Ou é a Universal, ou é a Mundial ou então a internacional ás 7.00, 9.00, 12.00, 15.00. 17.00, 19.00. 21.00 e tem ainda a seção coruja às 24.00 para quem trabalha de turno. O melhor é que o enganado ainda pode receber um pacotinho de “SAL GROSSO” ou outro brinde pala sua participação nas tais reuniões de arrecadação de fundos. Obviamente em troca de uma boa oferta!!!

    João Batista afirmou: “IMPORTA QUE ELE, CRISTO, CRESÇA E QUE EU DIMINUA” – João 3:30. O lema dos mercenários é: “Importa que o outro diminua e eu cresça”. Entre a Universal, a Internacional e a Mundial prefiro ficar com Cristo e as suas Escrituras. Nele eu encontro paz e segurança, nele eu posso confiar e depositar não o meu suado salário, mas as minhas decepções, as minhas angustias e as minhas alegrias. Ele não é Universal, não é Mundial e não é Internacional, ele é o “REI DA GLÓRIA”. Com ele é mais que “BENÇA” são “B E N Ç Ã O S” incontáveis. Aleluias…

    Carlos Roberto Martins de Souza

  2. AINDA Q A FIGUERA Ñ FLORESSA, NEM HAJA VACA NO9S CURRAIS,NEM MANTIMENTO, AINDA ASSIM EU CONFIAREI E LOUVAREI AO SENHOR DA MINHA SALVAÇÃO, DISSE HABACUQUE!
    ELES ESTÃO DE PARABENS ENTENDERÃO O SENTIDO DA ADORAÇÃO, POIS TD Q TEM FOLEGO LOUVE AO SENHOR EM TD TEMPO!
    ALELUIA ,GLORIA DEUS POR ELES.

  3. O lado bom da coisa é que o amado povo haitiano se levante, se conscientize e fundamente esta nação de verdade em bons princípios e justiça. Os cristão verdadeiros podem dar uma mão nesta história.Mas minha preocupação é a mesma do irmão acima.Se estas seitas evangelicas invadirem o haiti será como no Brasil onde as igrejas históricas,cansadas e entedeadas não traziam as respostas a sociedade e deixaram falsos profetas tomarem conta dos rumos da igreja se aproveitando da tendencia natural do povo em crer em mitos espiritualistas inventaram um sem fim de crendices evangelicas para agradar o povo e encher os templos.Estarão saindo da frigideira pra cair no fogo!!!!! Não sei o que é pior ser um mestre vodú ou um bruxo gospel.Deus tenha misericordia de todos nós!!!

  4. Meu Deus… como me alegrei em ler esta noticia, até me arrepio, chego até chorar de alegria. Um povo, tendo suas casas destruidas e familiares e amigos, vizinhos mortos. Agora conhecendo o amor de Cristo. Com certeza… Jesus abraçou aquele povo e demonstrou todo o seu amor. Enfim, eles se viraram para JESUS CRISTO, e viu ali, um Deus maior que seus problemas. É tremendo!!!!
    Fiquem com Deus.

  5. E FALANDO EM CONTAS BANCARIAS… A CRUZ VERMELHA ESTA AJUDANDO NESTA TRAGÉDIA,E SE TODOS AJUDAREM UM POUCO,O PAÍS PODERA SER RECONSTRUIDO… A ORAÇÃO É BOA,MAS É O ALIMENTO QUE NOS FAZ VIVER.

  6. A Humanidade vira as costas para DEUS e fica reclamando de DEUS.
    DEUS Ta Ai Irmao basta vc ir a diante dele.
    Que um dia vc venha a conhecer nosso SENHOR JESUS CRISTO para tranformar sua vida.

DEIXE UMA RESPOSTA