Um hospital mobilizou uma grande equipe de profissionais e equipamentos de ponta para propiciar a um homem em estado terminal a chance de ser batizado nas águas por imersão. O gesto de fé foi compartilhado por vídeo nas redes sociais e tem emocionado milhões de pessoas ao redor do mundo.
O homem que fez questão de enfrentar o desafio é Jack Sowder, 66 anos, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital do condado de Clark, no estado de Kentucky (EUA). De acordo com informações do portal The Winchester Sun, por anos ele desejou ser batizado nas águas, mas sua condição não permitia.
Ele está acamado há três anos, depois de sofrer uma série de derrames. No dia 02 de maio, acompanhado de seus familiares e com o suporte de uma equipe de médicos, enfermeiros e socorristas, Jack foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
A filha de Jack, Crystal Tackett, revelou que os problemas de saúde do pai começaram quando ele tinha 61 anos. Três dias antes do batismo, ele precisou ser transferido para a UTI do hospital em estado grave, por conta de complicações. “Quando ele chegou no hospital, pensamos que ele era um caso perdido. A equipe do hospital havia feito tudo o que podia”, contou Crystal ao jornal. Diante do risco de morte, a família começou a preparar a estrutura para o batismo.
Crystal acredita que Deus preparou o caminho para seu pai ser batizado, pois em poucas horas, a equipe do hospital se reuniu com o propósito de concretizar o desejo de Jack. “Eles nos disseram que iriam fazer isso acontecer, mesmo que tivessem que comprar uma piscina inflável. Voltamos para a sala um pouco desanimados, mas pensamos que se fosse da vontade de Deus, iria acontecer”, relatou.
Com apoio da empresa Rural King, que doou um cocho (equipamento para alimentação bovina muito parecido com as caixas d’água das casas brasileiras), a equipe conseguiu transportar Jack do quarto para a área exterior do hospital. “Eles disseram que nos levariam para fora, para fazer o batismo lá. Eles estavam muito dispostos a nos ajudar”, relembrou Crystal. a filha.
O Corpo de Bombeiros do condado foi ao hospital e encheu o cocho com água, formando uma piscina batismal improvisada. Um elevador hidráulico foi usado para tirar Jack da maca e permitir a submersão sem maiores esforços. A cerimônia foi conduzida por um irmão na fé, Barney Bates, da Igreja Apostólica Highpoint.
“Tudo foi muito confortável para ele. Foi uma experiência incrível e não esperávamos isso”, comemorou a filha de Jack. No vídeo, é possível ver os aplausos da equipe após o batismo, assim como pode-se ouvir Crystal glorificando a Deus pelo momento. “Aleluia! Obrigado, Jesus!”.
“Acho que todas as coisas cooperam para o bem e para a glória de Deus. Agradeço a Ele por sua misericórdia e graça em permitir que isso aconteça para começar. Espero que isso continue abençoando as pessoas”, concluiu Crystal na entrevista ao Winchester Sun.