Criada na Inglaterra, “igreja para ateus” está se expandindo rapidamente nos Estados Unidos

20

Em janeiro de 2013 uma dupla de comediantes fundou em Londres, na Inglaterra, uma “igreja ateísta”. Denominada “The Sunday Assembly” (A Assembleia de Domingo), a congregação tem ganhado cada vez mais adeptos nos Estados Unidos, sobretudo no estado do Tennessee, sudeste do país.

As atividades da “congregação sem Deus” se iniciaram em novembro passado na cidade de Nashville, e em pouco mais de três meses multiplicou suas atividades e a presença de público em suas reuniões.

Líderes da chamada igreja para ateus afirmam que a proposta da entidade é encontrar outras formas de “celebrar a vida” e “descobrir o mundo” sem mencionar Deus ou a religião, cantando diferentes músicas juntos e lendo poesias. Segundo a Fan Page da “igreja” no Facebook, entre suas atribuições está oferecer orientação para crianças e prestar serviços de assistência social, dando alimentos para a população sem-teto.

Além do Tennessee, filiais da The Sunday Assembly foram instaladas também em Nova York, San Diego e outras cidades dos EUA.


Segundo o The Christian Post, muitas pessoas tem encarado a ideia da igreja ateísta como uma iniciativa contraditória. Jerry Newcombe, produtor de uma TV cristã nos Estados Unidos, argumenta que ideia de uma igreja para ateus se contradiz, já que a entidade se opõe às igrejas cristãs e ainda assim utiliza os mesmos mecanismos para se promover.

– Por que aceitar uma imitação barata quando você pode obter algo mais real – afirmou o cristão.

Apesar das críticas, a congregação tem objetivos de expansão e pretende implantar aproximadamente quarenta igrejas em um ano, e nutre a expectativa de inaugurar mil igrejas pelo mundo todo nos próximos dez anos.

Por Dan Martins, para o Gospel+

20 COMENTÁRIOS

  1. KKKKK + kkkkk+kkkkk era so o que faltava pra completar a obra do capirotão chefe da guangue do inferno, ai ou de kkkkk=kkkkk=kkkkk, e os ateus otarios ops ateusados vão adorar o deus nada deles, eu fico ate imaginando aqueles tantos de ateuses dentro da igreja fisica deles adorando o deus nada, ho deus nada como tu es um nada, ho deus nada tu es tão nada qui es um nadaiada, ho deus nada abençõa a minha nada de vida, ho deus nada tu es tão bão acuma tu es tão bão desse jeito deus nada, ho deus nada eu quero me casar com uma ateia causa qui eu casando com uma ateia tu ho deus nada vai nuis abençoar com muitos filhos nadaiadazinhos, causa qui vai c mutio bão purque tu como um deus nadaiada tem tanto poder de nada qui ate nois ateusados ficamos esbabacados cum tanto nadaiada qui tu tens, obrigado deus nada por tanto nada que tens nuis dado ho deus nada ho deus nada, e aqui fica registrado a oraçao do ateu na nova igrejola que se inicia do nada para adorar o deus nada, ai o que eu posso dizer ora vou ate cantar uma musiquinha pros tais aprender a adorar o deus nada deles na nova igrejola dos mesmos, la vai– deus nada deus nada de nada acuma tu es um deus nada ho deus nada de nada contigo cunois nois viramos ate nadaiada ho deus nada qui bão qui tuis e, qui junto contigo vamos ter muitos nada de nada ho nadaiada ho nadaiada, ai agora so farta culoca a musica o som no trem uai, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk+kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk+kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, agora os ateus tem adonde incosta pra fazer nada uai, Eita Pitagoras agora tu tem uma igrejola, tu e os ateus e companhia ltda aqui do sitio inclusive a estrela da noite vai te qui devolver dizimo na marra kkkkkkkkkk causa se num devolve vai ser expulso da seitona kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. KKKKKKKKKKKKKKK trem bão saiu no sitio da intrenete dos pigmeus qui mora no delta do nilo, qui os ateus do mundo todo vão ser obrigados a pertencer a tal seitona, sob pena de açoite cum vara no bunda se num se registra, sai no sitio dos pigmeus do delta do nilo, e tem qui adevorve 90 pur cento de dizimo, tadinho do pitagoras e do stardust e companhia ltda, agora quero ve acuma eles vão faze, vão tudo corre pra ASSEMBLEIA DE DEUS, causa qui nosso dizimo e dez pur cento, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, e agora? o que fazer, agora so tem um porem pra vim pra nossa igreja vai ter que pagar uma taxa de 1000 por cento e pegar ou vai pra de 90 pur cento kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vai quebrar os otarios ops ateus kkkkk eu me borro de rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, EITA CLAMANDO AGORA NOIS TEMOS COMO PEGAR NO PE DOS OTARIOS OPS ATEUS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • ELES UM TEMPO VÃO SE FAZER DE DIFICIL SÓ PARA LEVAR VARADAS, SABE COMO É ELES GOSTAM, DEPOIS VÃO DAR COM ALEGRIA KKKKKKKKKKKKK CLARO TO FALANDO DOS 90% DE DÍZIMO, MAIS TAMBÉM QUE É SITO SE STARDUST JÁ DA O TRÍZIMO HEHEHEH

  3. PODEMOS VER UMA VERDADE NUA E CRUA AQUI, O HOMEM TENTA DE TODAS AS FORMAS PREENCHER O VAZIO DE SUA VIDA, CRIA INVENTA, MAS NADA PODE FAZER, POIS ELES NÃO QUEREM DAR LUGAR A DEUS, E POR MAIS QUE TENTEM É SÓ TRISTEZA, DURA POUCO A ALEGRIA

  4. “Igreja dos analfabetos da Biblia” este seria o nome ideal, para ser colocados por pessoas néscias e c/ as mentes recheadas de besterelogias e outras mazelas mais.

    • A maioria dos ateus se tornou ateu após ser cristão e presenciar todas as falcatruas, maracutaias, traições, fofocas, difamações baseadas em “lógica” bíblica (do tipo “a irmã trabalha fora, logo é lesbica e adúltera” ou “o irmão tem a voz fina e é suave demais, logo é um gay e devemos nos manter longe dele”, “fulano é estranho e ouvi dizer que ele foi diagnosticado com autismo leve, logo é possuído”) do “povo de deus”, de presenciar as histórias de terror de mulheres sendo “submissas” a canalhas violentos, dos pais “amorosos” que arrebentam os filhos com a “vara da disciplina” por não serem isso ou aquilo o suficiente (desobedientes e rebeldes), e de ler a Bíblia inteira, vendo os horrores “divinos” dela. Vocês é que são analfabetos de tudo.

    • Os esquizofrênicos (loucos, na forma popular) também consideram todos os outros loucos e insensatos. Só eles têm razão…

      O Alcorão classificou todos os não-muçulmanos como desobedientes e hipócritas. Aliás todos os livros “sagrados” fazem o mesmo. Se fôssemos nos guiar por um livro que sabe-se lá quem escreveu, só porque diz ser “revelação de Deus”, estamos ferrados…

      • A falácia, e o auto-engano de afirmar a inexistência de Deus, o famoso “EU SOU”, é para tentar acalentar ou sufocar os gritos de uma consciência culpada, pensando: É melhor eu não acreditar em Deus, porque assim, faço o que quero e não terei um JUíZO FINAL, E UNIVERSAL CONFORME APOC.20. 11-15. Bíblia, não alcorão.

  5. “…O QUE DE DEUS SE PODE CONHECER, NELES SE MANIFESTA…PORQUE AS SUAS COISAS INVISÍVEIS DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO, TANTO O SEU ETERNO PODER COMO A SUA DIVINDADE, SE ENTENDEM E CLARAMENTE SE VEEM PELAS COISAS QUE ESTÃO CRIADAS, PARA QUE ELES FIQUEM INESCUSÁVEIS. PORQUANTO, TENDO CONHECIDO A DEUS, NÃO O GLORIFICARAM COMO DEUS, NEM LHE DERAM GRAÇAS.” ROMANOS.1;19-21

  6. Engraçado como acabar com as antíteses?? ficando calado em silêncio absoluto, ou seja, até da mente, pois se um cara disser nossa igreja é diferente, eu pergunto diferente em que? R> das outras pois não falamos em Deus… e pq não falam? Ha pq ele não existe e leva as pessoas a uma vida desgraçada… E vida desgraçada é ruim? R> (obvia) sim vida desgraçada é… Então você acabou de criar antitese que é a diferença do bom para o ruim…

    perceberam que é ilógico afirmar não crer em Deus e ainda assim sustentar uma antítese na filosofia de vida sendo que eles próprios dizem não haver nenhuma como( verdade–mentira, bom–ruim, bem— mal, prazeroso–desconfortante, velho—novo e assim por diante…

    bom eu sou cristão e acho que esta “Igreja” não vai longe não… é só esperar…

    e quanto a budistas que são ateus e praticam o bem não esqueçam que eles creem em uma força superior embora não pessoal… nada mais que uma Incoerência Feliz. e demoraria muito para explicar… então pratique o amor e vai acabar em Deus, pois Deus é amor 1 JOÃO 4. igual ao C.S Lewis que era ateu, mas amava e gostava do amor.. como acabou??? R> acabou em Jesus.

  7. Quero saber até onde vão aguentar ficar lendo poesias,cantando musiquinhas,se só quem preenche o vazio do homen é Deus,uma hora vão cansar de tanta babaquice,só a palavra de Deus alimenta o espirito do ser humano,mas nada!

  8. Ser religioso e questão de fé. Ser ateu é questão de inteligência.

    As pessoas são levadas a religiosidade, sem dúvida pelos seus pais.
    As pessoas são levadas para o ateísmo, simplesmente lendo a Bíblia somente com a razão
    Tinha minhas dúvidas sobre o fim ou diminuição das religiões, mas a partir da criação da internet, vejo uma luz no fim do túnel. Quando nasci fui imediatamente rotulado, carimbado como cristão. Minha mãe era analfabeta não poderia me ensinar matemática, ciência ou qualquer outra matéria, mas se julgava perita e cheia de conhecimento religioso, coitada enganaram ela e ela inocentemente tentou me enganar, mas como tenho inteligência e a uso vi logo que seus ensinamentos não procediam, eram falsos e enganosos. Nunca fui religioso, seguia só por tradição de família. A partir de quando conheci a internet e muitos irmãos ateus, ao ler seus textos esclarecedores caminhei rapidamente para a descrença total no tal deus pregado por minha mãe.
    Nós ateus, temos hoje uma importante ferramenta para divulgar idéias esclarecedoras para o combate as religiões, que é a internet. Devemos escrever textos de preferência curtos e objetivos, e divulgá-los o Maximo possível por todas as redes sociais, estes textos entrando na internet irão atingir principalmente os mais jovens, porque os mais idosos não tem mais salvação irão morrer cheios de religiosidade.

    Paulo Luiz Mendonça.

  9. É isso aí, Paulo Mendonça. As pessoas não são religiosas por convicção. São porque ao chegar encontram quem lhe orienta nessa bobagem. A religiosidade diminui a cada dia à medida que as pessoas se tarnam mais esclarecidas. Imagine só, que a religiosidade proibia estudar o corpo humano. É de dar risadas da boas. E que dizer de queimar alguém por pensar como você, eu, e tantos outros? A força da religião é maior onde é menor o conhecimento. Nunca se viu um ateu analfabeto.

DEIXE UMA RESPOSTA