Com pedido de ofertas e “contemplação de milagres”, igreja ateísta pode estar se tornando religião

12

A Assembleia de Domingo, igreja ateísta fundada pelos comediantes Sanderson Jones e Pippa Evans, tem atraído uma multidão em seus encontros semanais e muitos afirmam que a congregação formada para reunir não religiosos tem seguido o caminho para se tornar uma religião.

Em um dos encontros da Assembleia de Domingo, relatado pela BBC, um grupo de mais de 300 pessoas se reuniu no espaço para a celebração, onde ao invés de hinos, os não-religiosos ficam de pé para cantar músicas de Stevie Wonder e da banda Queen. Houve uma leitura de Alice no País das Maravilhas e uma palestra de um físico de partículas, Dr. Harry Cliff, que explicou as origens da teoria da matéria.

Além das atividades tidas como seculares, a igreja propõe também um momento para que os frequentadores refletissem sobre suas vidas, além de arrecadar ofertas para manutenção e ampliação da ideia que defendem.

Similar a denominações religiosas, igreja ateísta também recolhe doações, ou ofertas, de seus frequentadores. De acordo com Jones, as contribuições serão usadas para que sejam organizadas reuniões semelhantes em outros locais do país.


– Eu queria fazer isso porque pensei que seria algo maravilhoso – diz Jones.

Por causa dos moldes adotados pela Assembleia, muitos acreditam que Sanderson Jones está tentando fundar outra religião. Alguns não-crentes acreditam ainda que o ateísmo esteja se tornando uma religião em si mesmo, com seu próprio código de ética e sacerdotes autointitulados.

– Vai se tornar uma religião organizada. É inevitável. Um sistema de crenças vai se estabelecer. Haverá uma estrutura, uma perspectiva ética sobre a vida – diz o arquiteto Robbie Harris, frequentador da assembleia.

– Existe o perigo de que ela se torne ‘da moda’ e se torne centrada em uma pessoa só. Você pode acabar se colocando como um pregador, esse é o perigo – ressaltou o arquiteto.

Para o bispo Harrison, um pregador cristão há 30 anos, a igreja ateísta não é um ameaça aos religiosos. Ele prevê ainda que a jornada espiritual vivenciada na assembleia eventualmente levará seus frequentadores a Deus.

Para Jones, que rejeita a ideia de que esteja dando início a um culto, as assembleias estão no início e as próximas serão menos sobre ele e mais sobre as experiências de membros da congregação.

– Eu não acho que sou um pregador carismático. Eu só fico muito entusiasmado com as coisas e quero dividir isso com as pessoas – afirma.

Por Dan Martins, para o Gospel+


12 COMENTÁRIOS

  1. Prefiro atribuir a criação do mundo a um ser superior, É que conheço as minhas limitações e as dos meus pares, ou seja, com o grau de nossa inteligência, nada criamos, quando muito, transformamos, e quase sempre pra pior.

  2. o Rei estavoltando o Rei esta voltando a trombeta esta soando o meu nome a chamar
    esperem. quem vver verá e quem não estiver aqui rescussitará pra ver a volta do ReiJesus

  3. Melhor ouvir um sermão baseado no conto “Alice no País das Maravilhas” do que ouvir um sermão pregado pelo Valdemiro Santiago, cujo tema central é sempre o próprio.

  4. E tem mais uma: Essa aí vai derrubar a Universal quando chegar ao Brasil. Eu já posso até vislumbrar um monte de ateu que dá pitaco aqui no site defendendo com unhas, garras e dentes o seu líder maior e sua instituição sacroateísta- financeira. Nem precisamos pagar pra ver, é só conferir!

  5. Diz o néscio no seu coração, não há Deus! Até quando ó estúpidos, amarás á estupidez? E até quando se deleitarão no escárnio os escarnecedores, e odiarão os insensatos o conhecimento?
    Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção; antes desprezastes todo o meu conselho, e não fizestes caso da minha repreensão; também me rirei no dia da vossa calamidade; zombarei, quando sobrevier o vosso terror, quando o terror vos sobrevier como tempestade, e a vossa calamidade passar como redemoinho, e quando vos sobrevierem aperto e angústia.
    Então a mim clamarão, mas eu não responderei; diligentemente me buscarão, mas não me acharão. comerão do fruto do seu caminho e se fartarão do seu próprio conselho.

  6. A PAZ!

    O ser humano sempre procura se igualar a DEUS, substituir DEUS, por PURO MEDO!

    Medo que não exista nada pós MORTE! e que tudo que deixou aqui, e fez aqui, de nada serve. Por isso a vontade de perpetuar em FEITOS!, em gravar seu nome em PLACAS!, e em LIVROS!, mesmo sabendo que isso de nada adianta, que vai cair no esquecimento mesmo.

    Quantos de nos lembramos em nossos BISAVOS, AVOS depois de mortos, ao menos uma vez no período de dois meses?, das pessoas a quem chamamos um dia de AMIGO!, agora que se foram lembramos mesmo com pouca frequência, quantas vezes?

    Digo-lhes uma UNICA VEZ!, que até mesmo os ATEUS lembram de JESUS O CRISTO esporadicamente, nem que for para blasfemar, MAS LEMBRAM muito mais que nos em relação as perguntas acima!

    Até nos Crentes, descremos em alguns instantes quando estamos atribulados de nossa possível Ressureição!, NOS FALHAMOS por um breve momento, mas, falhamos, nosso MEDO e que nos faz recuar imediatamente, e nos apegamos ao EVANGÉLHO, porque somos seres humanos, cheio de vontades e MEDOS!

    Como disse um Ateu a pouco tempo em entrevista a uma emissora de Televisão “Sou Ateu Graças a DEUS!”

    Tudo inventam!, Tudo Sabem!, mas não conseguem parar de sentir MEDO e SOLIDÃO!, mesmo Casados, Rodeados de AMIGOS!, todos no fundo se sentem solitários!, por isso quando ouvimos as MENSSAGENS da BÍBLIA e LUVAMOS ao SENHOR DEUS DA BÍBLIA e que nos não sentimos esse VAZIO INTERIOR!

    Amém?, DIGAM GLÓRIA A DEEUUSS!

  7. Estes malucos reunidos nunca poderão se tornar igreja,o objetivo é fortalecer as suas idéias a respeito da não existencia de Deus,e como Deus os consideradas “néscios”,pessoas sem juizo enquanto pensam assimDeus está fazendo seus milaagres por ai,salvando pecadores,curando os doentes,restaurando casamentos e proporcionando paz aos corações que Nele refugiam.
    Que a miséricordia de Deus os alcancem em tempo de se arrependerem e se converterem ao Senhor Jesus para que sejam apagados os seus pecadose se salvem para que no dia que o Senhor jesus Cristo se manifestar estejam tambem na eternidade no reino de Deus Pai para que o vejam como Rlr È

  8. E!! realmente a volta de Cristo esta mais perto do que se possa imaginar as pessoas dao ouvidos a tudo que e baboseira mas buscar o verdadeiro conhecimento nao querem por que e mais facil entrar numa porta larga ditar suas proprias regras e seguir seus proprios desejos infelismente coisas do tipo acontece por que essas pessoas nao tem nenhum conhecimento de Deus porque elas mesmo nao o querem e ainda fazem com que outros tambem se percam, Jesus nos alertou sobre pessoas assim que Deus tenha misericordia dessa gente.

  9. Deus é tão maravilhoso que quando eles menos esperarem vão esta pregando a palavra de Deus e se convertendo.

    Oro para que estas pessoas possão abrir os olhos e ver as coisas como elas são.. O apocalipse está se cumprindo…

  10. Se ateismo está se tornando religião só por ter seus códigos de ética, e fazem suas assembéias, então temos que acreditar que a Polícia, Banco Central, Ministérios e secretarias governamentais, e tudo o mais que é organizado, também sejam religiões. Quanta parvice!

DEIXE UMA RESPOSTA