Estudo afirma que imagem do Santo Sudário foi criada por terremoto na crucificação de Jesus

24

O sudário de Turim, também conhecido como “Santo Sudário” é um objeto cercado de controvérsias e teorias acerca da sua legitimidade. A peça de tecido, com cerca de 4,5 metros, é tida por muitos como a mortalha de Jesus Cristo após a crucificação, e é marcada por uma imagem interpretada como a de um homem de aproximadamente 1,83 metros de altura com feridas consistentes da crucificação.

Um estudo divulgado recentemente reacendeu as discussões sobre o objeto, e afirma que a imagem gravada no tecido teria sido causada pelo terremoto ocorrido após a crucificação. Publicada na revista “Meccanica”, a nova pesquisa sugere que um poderoso terremoto, de magnitude 8,2, ocorrido na Velha Jerusalém perto do momento da morte de Cristo, teria sido forte o suficiente para liberar partículas de nêutrons das britas.

Os pesquisadores afirma que as emissões de nêutrons durante o terremoto podem ter reagido com as partículas de hidrogênio, criando no tecido uma imagem parecida com a de um raios-X. Outros cientistas já haviam levantado a hipótese de que a radiação de nêutrons poderia ter sido responsável pela imagem fantasmagórica, mas não havia explicação plausível para a radiação.

Um dos principais argumentos contra a autenticidade do sudário como a peça que teria envolvido o corpo de Jesus após sua morte na cruz é sua datação por radiocarbono, realizada em 1988, que mostra a idade do tecido como sendo da Idade Média, entre 1.260 e 1.390d.C. Porém, os responsáveis pela nova pesquisa afirmam que a suposta reação atômica que gravou a imagem no tecido também teria alterado os testes de carbono, feitos por laboratórios de Zurique, na Suíça, Oxford, na Inglaterra, e da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.


– Nós acreditamos que é possível que as emissões de nêutrons pelo terremoto tenham induzido a formação da imagem em fibras de linho do Sudário, através da captura de nêutrons térmicos em núcleos de nitrogênio, e também poderia ter causado uma alteração do nível de carbono – afirma Alberto Carpinteri, um dos autores do estudo.

Com base nesses novos estudos, o presidente da Resurrection of the Shroud Foundation (Ressurreição da Fundação do Sudário, em tradução livre), Mark Antonacci, considerado um dos maiores especialistas no Sudário no mundo está pedindo ao papa Francisco permissão para realizar uma análise molecular do tecido usando uma tecnologia mais recente. E intenção dos pesquisadores com esse novo teste é confirmar ou descartar definitivamente a teoria da radiação.

Apesar dos novos estudos, a teoria é criticada e rebatida por diversos cientistas. Entre os argumentos apresentados contra a ideia de que a radiação teria formado a imagem, e também alterado os resultados da datação por carbono, é de que a datação por radiocarbono feitas outras áreas sismicamente ativas, como o Japão, não têm sido consideradas imprecisas.

– As pessoas têm datado materiais dessa idade há décadas e ninguém nunca encontrou esse resultado – afirma Gordon Cook, professor de geoquímica ambiental da Universidade de Glasgow, na Escócia, ao “LiveScience”.

Por Dan Martins, para o Gospel+

24 COMENTÁRIOS

  1. Esse tar sunto sudario e um pedaço de pano incardido qui os catulicos teimam em dizer qui e o rosto de Cristo homem? somente eles acreditam neste ingodo, mentiroso, o duro e que os tais dobram os joelhos perante este pedaço de pano incardido, gente toma tento isto e um pedaço de de pano incardido sem nenhum valor para DEUS e nem tampouco para o homem, se Adora a Deus em Espirito e em Verdade em louvor justo em exaltação justa em honra justa pura quem cojita das coisas do Espirito Santo do Deus Vivo e Espiritual, quem cojita de coisas terrenas como um pedaço de pano incardido por exemplo e terreno e da carne e carnal carnaval carne pura nua e crua tomem tento criem juizo Deus e Deus e não brincadeira

    • O Poderoso Thour sabe como esculhambar a fe’ dos outros kkkkkkkk cuidado hein Poderoso Thour com a medida que tu medirdes vos medirao tbm… Vcs so’ se completam quando o assunto e’ gay kkkkkkkk

      • Não meu querido Amigo tu o sabes pois a verdade não te e desconhecida, tu es tetentor da verdade e tu sabes e muito que o que ai esta registrado e a verdade, e quem fala a verdade não merece castigo, pois a propria verdade e quem defende o verdadeiro, assim como o julgamento e verdadeiro e quem julgara o ser humano no dia do juizo e a propria verdade ou seja a biblia ou ainda quem julgara e a Santa Palavra de Deus aqueles que monosprezam a biblia sera julgado por ela, portanto ela a verdade sera o juiz sera a julgadora, e o chamado santo sudario e sim um objeto terreno o qual da motivo de idolatria , queres comprovar e somente se dirigir ate um templo catolico onde tem uma copia do mesmo e veras com seus proprios olhos, quantos aos gays nunca fui não sou e nunca serei inimigo dos mesmos sou sim contra o ato de prostituição praticado pelos mesmos, emquanto ser humano sou sim um amigo de qualquer ser humano, assim como o sou de varios e varios catolicos, mas pauto pela verdade verdades estas escritas na Santa e Gloriosa Palavra de DEUS, sou como um puro sangue prefiro morrer em pe com Deus, do que viver de joelhos para o mundo e suas fantasias iluzoes idolatricas, A LINHA DO MEU DESTINO SOU EU QUEM TRAÇO E POR JESUS CRISTO NÃO HA O QUE EU NÃO FASSA, UM FORTE ABRAÇO MEU QUERIDO AMIGO AMERICANIZADO POR FALAR NISSO ACUMA TA AI A AMERICA SIBERIANA GELO GELO E MAIS GELO?

          • Imagine Paulo. Depois de 2000 mil anos o sudário deveria estar branquinho e limpo como se tivesse sido lavado em sabão OMO.

            E já estamos acostumados a este tipo de comentário preconceituoso e desrespeitoso do senhor Ricarte Magela. Se ele julga que está fazendo trabalho de Deus agindo assim boa sorte para ele.

            E torno a dizer a IGreja não coloca a crença na veracidade do sudário como questão de Fé. O que não é licito ao católico e duvidar dos relatos da ressureição de Nosso Senhor Jesus.

          • Ah o nome do Thour e’ Ricarte Magela? Agora eu entendo a revolta dele, com um nome desse quem nao seria kkkkkk Thour sou totalmente solidario a vc kkkkkk Ricarte Mageta… Ja’ sei, seu pai e’ Ricardo, sua mae Marta, a vo’ tereza e resolveram homenageiar todo mundo kkkkkkkk

  2. O Sudário tanto pode ser uma relíquia real comprovando a ressureição de Cristo quanto uma fraude. ISTO EM NADA ALTERA OS VERDADEIROS MOTIVOS QUE LEVAM A IG CATÓLICA A AFIRMAR QUE JESUS RESSUCISTOU:
    1) A BIBLIA DIZ QUE ISTO OCORREU
    2) O RELATO BIBLICO É CONFIRMADO PELOS APOSTOLOS QUE ENSINARAM ISTO AOS DISCIPULOS E EPISCOPOS CRISTÃOS NOSSOS ANCESTRAIS NA FÉ. Dai que se eles disseram é nosso dever acreditar.

    Particularmente creio que o sudário em Turim é de fato o pano que cobriu NOsso Senhor e Salvador, no entanto, não preciso de uma peça de tecido para crer Na Ressureição.

  3. A fé na Paixão e Ressurreição de Jesus não depende da autenticidade do Santo Sudário, como afirmou o Leandro com toda propriedade. Como quer que seja, este lençol sagrado tem merecido a atenção dos mais diversos cientistas (mesmo ateus), porque mais e mais parece ser a autêntica mortalha que envolveu o corpo de Cristo descido da cruz. Todavia, um cientista brasileiro, em programa de televisão, negou a genuinidade do Sudário, baseado em testes de carbono-14, que reduziram a mortalha a uma farsa medieval ou a um produto artificial datado do século XIV.

    Discordando desa hipótese, escreve o prof. Joaquim Blessmann, engenheiro civil, mestre e doutor em Ciências pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), professor emérito da IFRGS e ex-professor da PUC-RS. Observa que tal tipo de datação é reconhecidamente frágil, podendo sugerir conclusões falsas (como já tem ocorrido). A conclusão de tal teste não prevalece sobre os resultados de mais de 300 estudos favoráveis à autenticidade do sagrado lençol. A presença de resíduos de carbono na superfície do Sudário se explica por ter sido tocado por muitas mãos, exposto ao ar livre ou ao ambiente de capelas onde ardiam tochas e velas, como também por dois incêndios que o Santo Sudário sofreu.

    Sem dúvida, não havia condições para que os testes com o carbono-14 tivessem confiabilidade.

  4. nada importa que seja material humano terreno, ele deixou este mundo e foi glorificado está em apocalipse, se é real ou não …nada importa , importa que ele é real e sua salvação a unica

  5. Paulo e por ventura eu seria um idiota para colocar meu verdadeiro nome aqui neste tão honesto site, qui nada bicho eu sou e o Barak Obama disfarçado kkkkkkkkkkkkk, cara eu sou feio e moro longe e não dou meu indereço pra ninguem, nem tão pouco o meu nome nome de fantasia e o pau que rola na internete por exemplo o Leandro pode ser o Leonardo ou tauvez o chico bento, ou ainda o RR Soares disfarçado de catolico quem me garante que ele não seja o Padre Sinfronio, e tu quem me garante que voce não seja o Luiz funaro ou o Leandro torrenal ou o Pastor pedro ludivico, eu em to e ficando com medo de tanto fantasma neste site acho qui vou e correr fui

  6. Ho Leandro não banque o idiota comigo pois sei muito bem que tu não o es, que conversa mais sem rumo esta sua por ventura eu iria quere fazr trabalho para Deus logo com uma coisa que para o campo Espiritual não tem valor algum? a qual e jacare Seu conhecimento de Deus esta muito aquem do Espiritual fisico sempre fisico terreno sempre terreno, não adianta discutirmos pois sua fe não e a minha e a minha não e a sua, então o melhor e voce ficar na sua que eu estou mui contento na minha fui

  7. Como católico só me prova o que eu já acredito como cristão.
    Cristo ressuscitou, está vivo e reina pelos séculos dos séculos!
    A Igreja não precisa provar nada!
    A ciência é que não pode dar explicação ao inexplicável.

    Viva ao Cristo ressuscitado!

    Louvado seja a Santíssima Trindade!

DEIXE UMA RESPOSTA