O evangelismo é uma prática central no cristianismo, não por acaso foi ordenado pelo próprio Jesus Cristo aos seus discípulos. Até hoje, portanto, igrejas no mundo inteiro, como a Batista, seguem este exemplo, resultando em inúmeras conversões.
Foi sob este pilar que os batistas realizaram uma ação de evangelismo na última Feira Estadual do Mississippi, Estados Unidos, alcançando quase 400 pessoas para Jesus. A iniciativa contou com o apoio de 200 voluntários do Conselho Convenção Batista estadual.
Linda Burris, porta-voz do Conselho, disse que o resultado só foi alcançado graças às centenas de intervenções dos voluntários junto aos feirantes. No geral, elas foram feitas por meio de conversas e distribuição de material evangelístico, como folhetos.
“Fizemos um registo de 2.824 conversas evangelísticas, sendo que 373 dessas pessoas oraram para receber Cristo”, disse ela, acrescentando que sobre este mesmo número de conversas a cada ano, os evangelistas “viram o número de profissões de fé aumentar anualmente.”
Frutos do evangelismo
Uma questão central, também, resultante do evangelismo, é o desafio do acompanhamento dos novos convertidos. Ou seja, como fazer para garantir que os iniciantes na fé consigam prosperar espiritualmente?
Linda Burris explicou que, para isso, os batistas contam com uma rede de apoio entre as igrejas locais, para onde são encaminhados os novos convertidos. Além disso, eles também utilizam materiais educativos, como livretos explicativos sobre o evangelho, além das Escrituras.
“Aos nossos voluntários é atribuído um número [de telefone] que colocam nos cartões daqueles com quem conversam”, disse ela ao portal The Christian Post.
“Uma cópia dos cartões daqueles que receberam a Cristo são enviados de volta para o voluntário que compartilhou [o Evangelho] com eles. Eles, então, são capazes de fazer contato com os novos convertidos”, ressaltou.
Os pastores locais, por fim, exercem o devido papel do cuidado. “Classificamos os cartões de acordo com a cidade, e enviamos as informações a um pastor local para que possam ser contactados por uma igreja na sua área”, concluiu Linda.