Igreja Católica da Argentina batiza filha de casal homossexual; Presidente Cristina Kirchner foi a madrinha

26

No último fim de semana foi realizado em um templo da Igreja Católica na Argentina o primeiro batizado, no país, de uma criança filha de um casal homossexual. A madrinha da criança foi a presidente Cristina Kirchner, uma das maiores defensoras da lei que permitiu o casamento das mães da criança: Carina Villarroel (32 anos) e Soledad Ortiz (28), em 2013

O sacramento foi realizado na Catedral de Córdoba, e tem sido visto como um gesto de abertura da instituição conduzida pelo papa Francisco, que é argentino. A foi realizada pelo arcebispo Carlos Ñáñez.

Apesar de ter aceitado o convite para ser madrinha da criança, Kirchner não compareceu à cerimônia e enviou em seu lugar um funcionário do governo. Mesmo não tenho comparecido pessoalmente, o gesto de aceitar o convite foi elogiado pelo casal.

– Ela deixou uma mensagem social muito grande ao aceitar o convite – firmou Carina à France Presse.


Embora não tenha sido a primeira cerimônia de batismo de filhos de um casal gay no mundo, o sacramento nunca havia sido ministrado nessas circunstâncias na terra natal do atual líder da Igreja Católica.

– Isto marca um precedente. A Igreja abriu uma porta muito grande depois de tanta luta e discriminação – afirmou Carina.

Desde que foi eleito papa em 2013, o papa Francisco tem promovido amplos debates sobre a sociedade contemporânea e temas como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o aborto, a adoção por casais homossexuais, a comunhão de divorciados e o controle da natalidade fazem parte de um questionário enviado pelo Vaticano aos bispos de todo o mundo para ampliar os debates.

Quando foi arcebispo de Buenos Aires, Francisco opôs-se ao matrimônio homossexual, porém defendeu a concessão do batismo sem distinções.

Por Dan Martins, para o Gospel+


26 COMENTÁRIOS

  1. A igreja catulica como sempre na contra mão da verdade, desde quando algum papa se importou com os desvaneios de seus menbros se o mesmo e o primeiro a faze-los a apoia-los, a historia catulica foi e continua sendo uma baita menbrana completamentimente desgarrada da verdade, e assim eles os chefes da dita cuja ensinam aos seus menbranos a chamar todas as outras igrejas de seita, e Brincadeira, ela foi e continua sendo a rainha das seitas a chefa seitanotica o nome mais adequado para a dita cuja seria igreja macunbolica, uma vez que cultuam e adoram as mesmas imagens que se encontrão nos centros espiritas macunbolaticos, desde quando o papa se importa com batizados de crianças inocentes e que não sabem o que esta acontecendo em sua prematura vida, desde quando papa esta se importando com união de um barbudo com um bigodudo, ou uma prostituta com uma puta, ou vice versa, se dentro de seus antros profanos existem aos montes de tais seres, e ainda tem os defensores de suas doutrinas profanas e nefastas, papas que se prostituiam em seus aposentos papais mais que dentro de um cabare e ainda tem defensores? afora as corrupções e assassinatos dentro tanto de seus antros como fora dos mesmo mandados de seus papas e bispos em tempos de ignorancia completa a era negra da igreja, isto ai e fichinha no contesto doutrinario catulico, um escorregador mais que escurrego para a eternidade perdida de todo o sempre, querem sempre mal dizer daqueles que verdadeiramente querem seguir os verdadeiros ensinos Biblicos e os chamam de hereticos de luteraticos, vivem no erro e não conforma com os que querem andar no verdadeiro, e tenho dito e quem achar ruim que fassa como eu e milhares no mundo que dobraram seus joelhos e aceitaram a verdade JESUS CRISTO O UNICO CAMINHO, O RESTO E RESTO DE RESTO E RESTOLHO

    • Acusou de todas as formas porém não discutiu a centralidade do tema, ficar na superficialidade é fácil, assim como é fácil também estar sempre na condição de “pedra” a escolha de uma vidraça perfeita.

  2. Ovelinhas, nao sejam tao amargas e recalcadas, a crianca nao tem nada com isso, voces nao sabem separar as coisas, vivem condenando os diferentes ao inferno, que coisa feia, examinem seus coracoes, raiva, rancor, inveja, calunia, limpem seus coracoes desses sentimentos, pois eles nao deixam Jesus entrar, da boca pra fora, eh facil falar que tem Jesus no coracao, todos falam, ate o diabo fala, agora, todas as vezes que tecem comentarios maldosos eh como se voces “matassem” a alma aos poucos

    • Anonimo em certo grau ate concordo contigo, mas quem falar a verdade não merece castigo, voce pode ate não falar para um semelhante seu de uma verdade mas se aquele seu semelhante cair por falta de voce ter lhe dito a verdade a falta com certeza lhe sera cobrada se voce tem poder nas mãos de alerta-lo do erro do perigo, muitas vezes um crente verdadeiro fala com a boca ou ate mesmo pela escrita não por orgulho ou por vingança ou por querer saber mais, mas sim como alerta da verdade, se eu vejo uma pessoa no erro e eu tenho o poder de alerta-lo por que não faze-lo? seria covardia de minha parte ver um meu semelhante preste a cair no abismo e muitas vezes um abismo sem volta e não alerta-lo, se assim tu o fizeres certamente sua parte tu a fizestes, e evidente que muitos não entendem o lado verdadeiro das coisas, como por exemplo este batismo e evidente que esta errado a lus da Santa e Gloriosa Palavra de Deusssss, e mais ainda esta errado a união entre dois seres do mesmo sexo a lus da Santa e Gloriosa Palavra de Deus, e e evidente que esta mais que errado este sacerdote fazer o batizado da criança sabendo sim que as pessoas que estão se fazendo de familia não são pais pois não houve não tem e nem nunca havera familia entre dois seres humanos do mesmo sexo, portanto nada mais natural que um crente verdadeiro se opor em tal acontecimento, isto se colocando a lus da Santa e Gloriosa Palavra de Deus, me desculpe pela intromisao no seu comentario e me desculpe pelos erros de escrita pois não te e desconhecido que sou realmente pessimo no portugues um forte abraço a Voce e ricas Benção a ti e a toda tua familia

      • interessante Tour.. vc negaria o batismo a alguém por ser homossexual?

        vc acha que seria correto negar o batismo porque quem o pede é pecador?

        ou vc realmente acha que o pecador pode ser batizado, mas se for homossexual não pode.. o homossexualismo é o unico pecado que impede alguém de ser batizado em sua religião?

        interessante esse seu posicionamento “cristão”…

    • Deixem que batizem mesmo, esse nunca foi o batismo ensinado por Cristo, mera formalidade que nada tem a ver com Deus! Até porque uma criança não tem pecado!

      • Verdade Pamela. Então se esta criança não tem pecado com certeza não pode ser descendente de Adão e de Eva. Uma vez que todos os filhos destes já nascem com a mancha de pecado original.

        • leandro explique , ai a passagem em lucas 2 . 21 em diante e compare-a para mim lucas 3. 21 em diante, mostre a diferença para mim de apresentação conforme mandamento do senhor, com o batismo de arrependimento, sim pois até aceito que a criança nasce do pecado, mas não entendo de como com 30 dias possa se arrepender deles, e por favor se for possível paase também seu entendimento, passagem em que o próprio Cristo diz , deixai vir a mim , pois delas é o reino dos céus, obrigado ilumine nossas mentes
          SÓ UMA COISA , USE A BÍBLIA PARA ISTO, E NÃO DOGMAS DA SEITA CATÓLICA

      • puxa.. fico impressionado…

        todos os apóstolos então fizeram errado… fizeram uma mera “formalidade” e assim não fizeram nada “a ver com Deus” … afinal.. eles realizaram diversos batismos que não foram em rios.. batizaram multidões… batizaram dentro de residencias e até mesmo dentro da prisão…

        bem.. prefiro seguir as tradições dos Apóstolos.. seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, que, diga-se de passagem.. ORDENOU o batismo em “EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO”.. não exigiu idade, nem sexo nem “santidade” para isso…

      • Cara Pamela,

        guarde com você essa passagem de Pedro, e reflita sobre a mesma.

        “Disse-lhes Pedro: ‘Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe – a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar’.” (Atos 2,38-39)

    • A Sagrada Escritura cita vários exemplos de pagãos que professaram a fé cristã e que foram batizados “com toda a sua casa”. A palavra “casa” (“domus”, em latim; “oikos”, em grego) designava o chefe de família com todos os seus domésticos, inclusive as crianças:

      “Disse-lhes Pedro: ‘Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe – a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar’.” (Atos 2,38-39)

      “E uma certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi batizada, ela e a sua casa rogou-nos dizendo: ‘Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali’. E nos constrangeu a isso.” (At 16,14-15)

      “Tomando-os o carcereiro consigo naquela mesma noite, lavou-lhes os vergões; então logo foi batizado, ele e todos os seus.” (At 16,33)

      “Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados.” (At 18,8)

      “Batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro.” (1Cor 1,16)

      Alguns irmãos em Cristo costumam argumentar dizendo que Jesus foi apresentado no tempo quando criança e somente foi batizado na idade adulta, e por isto eles apresentam suas crianças no altar e batizam os adultos. Só que se esquecem que o Batismo faz parte do ministério de Jesus, que se iniciou com 30 anos. Como Jesus poderia ser batizado quando criança se ainda seu ministério nem havia iniciado? Os ritos da lei mosaica só deixariam de valer após a ressurreição de Cristo (cf. Mt 26,61). Por isto, Jesus foi apresentado no tempo quando criança, pois a lei mosaica ainda valia e o batismo ainda não.

      A circuncisão que era o sinal da iniciação do Judeu na vida religiosa, era realizado também nas crianças. A circuncisão (sinal da Antiga Aliança), foi substituída pela Batismo (Sinal da Nova Aliança). Desta forma o batismo também pode ser ministrado às crianças:

      “Nele também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo, tendo sido sepultados com ele no batismo, nele também ressurgistes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.” (Col 2,11-12)

      Através do batismo o Espírito Santo nos dá um novo nascimento, nos regenerando. Por isto, as crianças também devem ser batizadas, pois já nascem pecadores. “Todos pecaram” em razão do pecado de Adão, inclusive as crianças:

      “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3,23)

      “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5,12)

      “Certamente em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu a minha mãe.” (Sl 51,5)

      Outro argumento de nossos caríssimos irmãos é que as crianças não podem crer, e que o batismo deve ser um ato consciente de quem está sendo batizado. Como já dissemos anteriormente em posts anteriores, o batismo regenera o homem. Por acaso se um filho de um cristão de qualquer denominação estiver doente, seu pai vai esperar que ele cresça para escolher tomar a vacina, ou vai lhe dar a vacina? Todo bom pai faria daria logo a vacina. O mesmo acontece com o batismo. Mas de qualquer forma, vamos mostrar pela Sagrada Escritura que as crianças podem crer:

      “E quem escandalizar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado ao mar” (Mc 9,42)

      “Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre, e Isabel foi cheia do Espírito Santo. Exclamou ela em alta voz: ‘Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. De onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor? Ao chegar-me aos ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.'” (Lc 1,41-44)

      “Contudo, tu me tiraste do ventre; tu me preservaste, estando eu ainda aos seios de minha mãe. Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre da minha mãe.” (Sl 22,9-10)

      • at. 2.38 e 39 at 16. 14 e 15, fala claramente que foram batizados, veja o caso de lidia, depois de batizada rogou ao senhor que entrasse em sua casa, logo não recebeu batismo algum, dentro de casa, certamente, não foi em pira alguma. e menos ainda na rua, fica claro que tendo recebido o batismo este foi em um rio.
        Mais um ponto que colabora fortemente para isto, se btizar em qualquer lugar, porque não no tanque de siloé, grande e com muita agua, a resposta está na passagem da história, apenas uma vez por ano descia o anjo, o primeiro que ficava limpo, era curado, depois disso como não era agua corrente levaria um ano para ficar limpa.
        Ora não poderia Deus curar mais de um por ano? ou então fazer isto em um rio? sim poderia, mas deixou, assim como na parte da escritura, que quando chega o senhor Jesus, a beira do rio jordão, e joão olhando diz, eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo: em seguida diz senhor não sou digno de atar as sandalias dos teus pés e vens a mim……resposta joão convém fazer tudo quanto foi escrito por meu pai atravéz dos profetas, não existe nenhuma escritura que de base para sua suposição, até mesmo em at. dos apóstolos felipe ao batizar o eunuco, vindo pela estrada, recebe a pergunta eis a agua o que me impede.
        quanto a passagem que relatas que cristo foi circuncidado, e apresentado termina com Cristo , mais uma vez , te enganas pois este rito é antes da lei, então não pode ser abolido na lei. outra coisa os apóstolos pregaram batismo de arrependimento, então de maneira nenhuma, podem fazer com uma criança isto Primeiramente você precisa saber que qualquer criança que seja batizada na igreja católica porque seus pais assim quiseram, quando crescerem e tiverem conhecimento sobre o Evangelho e aceitarem o convite de Jesus vão ser batizados, este batismo será o verdadeiro. Ok?

        Agora vamos lá: Você sabe o que é pecado? Você sabe porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo? Você sabe porque Jesus disse que quem cresse nEle e fosse batizado seria salvo, mas quem não cresse seria condenado? Você sabe porque João Batista batizada as pessoas?

        “Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.” (Marcos 1:4).

        O batismo é para isso: Quem está arrependido, quem quer aceitar a Jesus, para a remissão dos pecados.

        Jesus ensinou como deveria ser. E Ele mesmo não foi batizado quando era recém-nascido.

        Você quer que Deus abençoe a sua criança?

        Você pode apresentar a sua criança no templo:

        “…. quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação….”

        Apresentar uma criança a Deus, é diferente de batizá-la. O pastor pode orar e apresentar essa criança a Deus abençoando essa criança e aos seus pais. Mais o batismo é para quem tem consciência sobre o bem e o mal, é para quem é UM PECADOR ARREPENDIDO, é para quem quer aceitar ao FILHO DE DEUS.

        O QUE JESUS FEZ QUANDO ERA JÁ UM HOMEM FEITO?

        ELE FOI ATÉ JOÃO PARA SER BATIZADO,
        NÃO QUE ELE TIVESSE PECADO,
        POIS ELE NÃO TINHA PECADO NENHUM,
        MAIS PARA SERVIR DE EXEMPLO PARA AS OUTRAS PESSOAS,
        MOSTRANDO ASSIM COMO DEVERIA SER FEITO.

        SOBRE A EDUCAÇÃO DOS FILHOS:

        “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6).

        Depois quando a criança crescer a mesma decidirá se quer aceitar a Jesus Cristo. A Salvação é individual, ela quem decidirá sobre isso e não os pais delas vão obrigá-la a aceitar a Jesus. Isso ela fará no intimo do seu coração, essa escolha será dela.

        “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:16).

        AGORA ME DIGA:

        UM RECÉM-NASCIDO PODE CRER?

        ELE SABE O QUE É PECADO?

        ELE ESTÁ ARREPENDIDO?

        ELE QUER ACEITAR A JESUS CRISTO?
        em iniguidade fui formado e concebido no pecado por minha mãe, sim uma criança, realmente nasce do pecado dos pais, mas não dela, por acaso o filho que tem pai ladrão deve cumprir pena junto com ele, então se olharmos deste teu angulo esdruxulo deveria maria também ser concebida pelo espirito santo, pois nasceu da iniquidade e do pecado como qualquer outro, logo mesmo sendo virgem, jesus não seria puro pois maria era impura, grande é a contradição aqui. e isto é facil de entender, que assim como o pecado entrou no mundo atravéz de adão, também atravez de um homem entro o perdão

        • Senhor Moises, entre seguir a “seita catolica” segundo suas palavras e os achismos dispares e variados das muitas seitas e igrejolas protestantes ficamos mesmo com a primeira. NA BIBLIA NÃO VEMOS QUALQUER PERMISSÃO EXPLICITA OU QUAQUEL PROIBIÇÃO EXPLICITA DO PEDOBATISMO. Os judeus eram circuncidados no oitavo dia de vida para fazer parte do povo eleito e tudo isto por ordem de Deus que não mandou perguntar aos recém-nascidos se aceitavam ser circuncidados.

          Vários depoimentos escritos dos cristãos nos 3 primeiros seculos atestam que o batismo de criança era prática rotineira e prescrita pelos apostolos e seus sucessores. Mas pelo modo que o senhor escreve seita e heresia é tudo que não concorda com o modo como interpreta o livro santo.

  3. e como se aqui não tivesse isso ,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o que tem de gay evangélico casado e pai de família e tudo abençoado ,com a tal bençao de benzo de curo com cacá de burro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Pamela , concordo com você , criança , não tem pecado . Sabe aquela criança , há uns meses , atrás , que matou , pai , mãe , avó , avô . tia , e depois se matou , isso em S.Paulo , é por que ela a criança , nasceu santa !

  5. Lamentável tudo isso, uma mãe e sua parceira gay usar sua própria filha para atingir seus interesses escusos, o que era licito a criança receber o batizado, se tornou ilícito por que o desejo de coração não era proporcionar o batismo a criança e sim obter propaganda favorável a estado pecaminoso do casal supra citado, Rezemos a Deus por essa criança.

    Com relação à escolha da Presidente argentina como madrinha que garantisse a educação cristã da batizada, o pároco teve as instruções de que ao menos um dos padrinhos tem que comprometer-se em garantir a educação, já que a mesma presidente nem compareceu ao sacramento. É visto que a vizinha Argentina está sob o mesmo mal anti cristão que assola também o nosso Brasil. Tudo foi astutamente arquitetado para que a Igreja fosse obrigada a batizar segundo seu magistério.

DEIXE UMA RESPOSTA