Pesquisadores afirmam que análise de papiro mostrou que “Evangelho da esposa de Jesus” não é falso

61

Um papiro que faz referência a uma suposta esposa de Jesus foi analisado por pesquisadores norte-americanos e foi classificado como autêntico.

Pelo fato de a Bíblia não fazer nenhuma menção a um suposto casamento de Jesus, todas as referências a essa possibilidade são tratadas como heréticas pelos teólogos. No entanto, o pedaço do papiro encontrado em 2012 causou rebuliço na comunidade cristã internacional, e foi classificado pelo Vaticano como uma farsa.

No pedaço do papiro, há escritos na língua copta, o que leva os pesquisadores a acreditarem que ele seja proveniente do Egito, segundo informações da agência France Presse. No texto, há uma frase que narra um discurso: “Jesus disse-lhes: ‘Minha esposa…’”. Em outro trecho, que parece ser a continuação do raciocínio, o texto diz: “Ela poderá ser minha discípula”.

“Nenhuma evidência de fabricação moderna (‘falsificação’) foi encontrada”, diz o comunicado da Harvard Divinity School, responsável pela análise do papiro. Os pesquisadores disseram ainda que o trecho encontrado remonta a uma data entre os séculos VI e IX, mas há a possibilidade de que tenha sido escrito no século II da Era Comum.


A análise usou a técnica de datação por radiocarbono e por um estudo da tinta usando espectroscopia Micro-Raman, nos laboratórios das universidades de Columbia, Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT). “A equipe concluiu que a composição química do papiro e os padrões de oxidação são consistentes com papiros antigos, ao comparar o fragmento do Evangelho da Esposa de Jesus (GJW na sigla em inglês) com um fragmento do Evangelho de João”, diz trecho do comunicado.

Segundo os pesquisadores, “o teste atual suporta, assim, a conclusão de que o papiro e a tinta do GJW são antigos”.

Entretanto, apesar de estar confirmado que o papiro – que mede 4×8 cm – não seja falsificado, seu conteúdo não prova que Jesus fosse casado. “A questão principal do fragmento é afirmar que as mulheres que são mães e esposas podem ser discípulas de Jesus – um tema que foi muito debatido no início do cristianismo, num momento em que a virgindade celibatária se tornou cada vez mais valorizada”, explicou Karen King, historiadora que recebeu o papiro de um colecionador anônimo, em um comunicado, lembrando que o debate que pode sofrer maior influência com a autenticação do papiro é sobre o papel das mulheres na igreja.

Karen trabalha na Harvard Divinity School, e afirmou que muitas distorções podem ter acontecido ao longo da história: “Este fragmento do evangelho fornece uma razão para reconsiderar o que pensávamos que sabíamos, ao se perguntar o papel que as declarações sobre o estado civil de Jesus desempenharam historicamente nas controvérsias cristãs sobre casamento, celibato e família”.

A historiadora pontuou ainda que a pessoa que escreveu o texto não conheceu Jesus pessoalmente, e a caligrafia e erros gramaticais dão a entender que o autor tinha apenas uma educação básica.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

61 COMENTÁRIOS

  1. Ora, a bíblia conta como Maria engravidou de Jesus.
    Sendo assim, Jesus não poderia se reproduzir, pois seria híbrido, ou até poderia ter filhos, mas, como seriam? E, como naquele tempo o casamento tinha a finalidade para reprodução. Tenho certeza, que Jesus não tinha esposa!
    A esposa a que ele se referia, realmente, era a Igreja!

  2. Qual o mal em Cristo ter se casado?

    As Bodas de Caná, na Galiléa trava-se do casamento de quem, se não Dele mesmo, pois como é que Maria, sua mãe, iria se preocupar com o vinho fornecido nas festa dos outros, e Cristo obedeceria à sua mãe se acaso o casamento não fosse Dele?

    Claro que não, do mesmo modo como fez antes e depois faria se se o casamento fosse de outrem.

    • Levi,

      Para afirmar que Jesus casou nas bodas de Cananeia, vc tem que explicar tudo, desde o princípio, se é que vc crê,de verdade, na bíblia! Não é, simplesmente dizer uma barbaridade dessa e ficar por isso mesmo!

      • Mary.

        Cristo foi perseguido desde bebê, tendo os pais vivido no ostracismo, modo de conseguirem não ser mortos pelo Estado de Israel, que queria prender e matar o rei adorado pelos magos do oriente.

        Ora, em vista disso, Cristo e sua família sempre foram pessoas cismadas com tudo e afoita a qualquer meio social, como é que de uma ora para outra, Cristo, super discreto em tudo, teve a honra de ser “convidado” para um casamento?

        Chegam lá, se metem em tudo. A mãe vai bisbilhotar se a casa tem mantimentos e bebidas, o filho vai abastecer a casa a ponto de fazer um milagre.

        Cristo sempre combateu a mãe, pois achava a coitada que Ele ia mandar no mundo, que ia ser coisa grande aqui na terra, inclusive seus irmãos, mas Ele sempre os combateu em face disso, aí como é que de uma ora para outra, a mãe Dele exige uma exposição antes do casamento? Claro, era o casamento Dele, então que ele desse conta, como noivo, das coisas da festa, afinal filho de pais pobres.

        A igreja católica rebate isso para dizer que seus padres são cristos aqui na terra, assim como denegam os irmãos de Cristo. A bíblia foi alterada nesse aspecto e no que diz a ascendência dele, tudo para fazer de Cristo uma figura discutível.

        • Atenção, onde escrevi convidado para casamento, interprete-se de forma extensiva, como seja, uma festa referente a casamento, as bodas, que podem ser a de ouro, a de prata…, até nisso dissimularam o casamento de Cristo: bodas, é brincadeira.

          • Quanta falta de capacidade de interpretação!

            João 2:1-3
            “Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus.
            Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.”

            Quanta burrice em tentar mudar um texto com informação bem direta!

          • Henry,

            Outro erro.

            Somente evangelista João cita o primeiro milagre de Cristo? Ora os demais discípulos não estavam presentes?

            Ora, meu caro, o fato ocorreu, todavia os demais evangelistas não citaram em vista de que os discípulos não o presenciaram, pois o fato restou ocorrido antes deles se achegarem a Cristo, aí se não testemunhado por eles, então não haveriam de dar reforço como se testemunhas oculares tivessem sido.

            E se não bastasse a discussão acima, devia haver um conflito entre os discípulos para levar ou não as respectivas mulheres, fato que se estendeu até Cristo, mas as mulheres dos casados não acreditavam muito nessa história de ficar pra cima e pra baixo pregando, ou seja, Pedro e os outros sem pescar, sem trabalhar com algo que produzisse resultado financeiro, do contrário, viviam às expensas de pessoas pobres, de casa em casa, dormindo ora em pensionato, ora nos campos, então como conduzir mulheres e filhos para uma vida de principiantes, e que Cristo sabia que iam praticamente todos morrerem?

          • O levi eu ja li varias coisa que você escreveu aqui, e ja percebi que você é um cara inteligente, MAS COM RESPEITO A ISSO VOCÊ ESTA FORÇANDO, E EU TENHO QUE DESCORDAR DE VOCÊ.
            Veja só:
            E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
            Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. Depois disto desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.

            Veja que o mestre sala manda chamar o esposo.
            SE ESTE ESPOSO FOSSE JESUS, então certamente o teste teria dito que ele mandara chamar JESUS.
            Logo em seguida o testo diz que JESUS, desceu a Cafarnaum ele e seus discípulos.
            QUER DIZER QUE JESUS CASA, E ja abandona a noiva? não teve as nupcias? que noivo é esse que casa não vai logo as nupcias?

            e a biblia refere aos seus discípulos, isso esta no plural, sendo assim não era só joão que estava com ele.

            E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.
            e a onde estava a esposa dele na crucificação?

            O LEVI, Ai você pegou pesado.

          • O casamento era de dias em comemoração, é isso que se fala do costume judeu, nunca as bodas, meu caro.

            Segundo, se no primeiro dia já se dá o casamento, então como a festa se desenrolava para a parte final, as pessoas não mais iam designar de noivo, sim o esposo, portanto, a pessoa chamada foi Cristo, o esposo.

            Quando Cristo desce, dentre eles vão os discípulos, coisa que a igreja católica não aceita, a judaica nem queria saber, de mulher desenvolvendo atividade eclesiástica, quando sequer podia falar, dizer e viver entre os homens. Um ser isolado, então pra que está dizendo que dentre eles, discípulos, havia uma mulher também?

            Veja que em parte alguma da bíblia fala da mulher de Pedro, mas quando a gente menos espera, há o episódio da cura da sogra dele, ou seja, era do costume deixar a mulher de lado, em especial a casada. E se não fosse casada, mas que de certa forma acompanhasse qualquer grupo de homens, essas seriam xingadas, veja o exemplo do breve momento ocorrido com a mulher do poço de samaria, os próprios discípulos meio que rudes pelo fato de Cristo ter falado estando sozinho com ela(´provável numa viagem que a mulher de Cristo não tenha ido), aliás, como é que explicar a presença de quando em quando de certas mulheres, como Madalena, se não fossem a presença de sua Maria, sua mãe, em alguma viagem, da própria esposa?

            Hoje as mulheres passeiam livremente entre os homens, algumas adquirem até o título de pastoras também, depende da igreja, daí não sei o motivo de tanta preocupação, isso a gente deixa com os extremistas da época de Cristo, com os islâmicos que não querem a mulher em nada da vida social, na igreja católica que as deixa em atividades apenas do lar(convento), não os seguidores de Cristo, o que sempre quebrou paradigmas.

            Meu caro, o fato do evangelhos não citar a juventude de Cristo, não significa da inexistência, sim que não havia interesse quanto a isso, como não não falaram da de Pedro, Paulo e os demais discípulos.

            Cristo foi contra uma grande parte dos aspectos da lei de moisés sem a contestá-la com palavras,veja o apedrejamento de adúlteros, sem precisar ser incisivo, de mofo feroz.

            Quanto à morte de Cristo, meu caro, veja que Cristo deu uma incumbência generalizada, uma ordem para todos os discípulos, que todos assistam a todos, em especial seus discípulos para servirem de exemplo para a sociedade passar a acudir a viúva, a órfa, nada de apenas a Maria, pois esta tinha seus outros filhos, os irmãos e irmá de Cristo.

            Era para todos se ajudarem, pois em breve morriam todos, e suas mulheres ficariam viúvas. É que a gente tem mania de não querer vê as coisas pesadas, aí joga para debaixo do tapete, no caso várias viúvas, vítimas do Império Romano. Ou seja, a igreja primitiva e as igrejas abertas por Paulo teriam que ajudar, pois um dever cristão/humano, por primeiro, depois por serem exemplo vivo da passagem de Cristo aqui na terra.

            Findando, então uma das que estava ao pé da cruz, poderia ser a mulher Dele, coisa que não falaria para evitar ser perseguida, Procura saber como sofrem as pessoas parentes dos indesejados do poder, no caso nosso aqui, a ditadura vargas, a militar, o império, são as mulheres que sofrem por causa dos ideais dos seus maridos; os filhos, por causa dos seus pais.

            Quantas vezes Cristo teve que calar Maria, sua mãe? Minha mãe e meus irmão são vocês, deve ter dito isso, saído à busca deles e sentado a pua: mamãe e meus irmãos por acaso perdeeram a noção do perigo? Vir aqui em público e se dizerem meus parentes, quer quo império e os da cúpula religiosa estejam na porta de você amanhã mesmo se souberem que são meus parentes?

            Meu caro, era tudo na surdina, onde se negava pai, onde Cristo saiu correndo para não apanhar, onde viviam observando tudo que Ele fazia, basta vê o que fizeram com Pedro, coitado, logo apontaram pra ele, e por temor de ser crucificado teve que negar, você não negaria? Cristo, meu caro, mandou aos que curava negar, não falar, só depois perto da crucificação é que já não mais pediu segredos, então vá com calma.

          • O casamento era uma festa comemorada por dias, é isso que se fala do costume judeu, nunca se teve notícia das bodas por dias, meu caro.

            Segundo, se no primeiro a solenidade do casamento ocorre, e no caso a festa já se desenrolava para a parte final, ou seja, o terceiro dia, as pessoas não mais iam designar de noivo, sim esposo, portanto, a pessoa chamada foi Cristo, o esposo.

            Quando Cristo desce, dentre eles vão os discípulos(aí escreva a noiva que era também uma discípula), coisa que a igreja católica não aceita, a judaica nem queria saber disso, afinal, como explicar mulheres desenvolvendo atividades eclesiásticas, quando sequer podiam falar, dizer e viver entre os homens?

            Um ser isolado, então pra que está dizendo que dentre eles, os discípulos, havia uma mulher que além de discípula era a esposa também?

            Veja que em parte alguma da bíblia fala da mulher de Pedro, mas quando a gente menos espera, há o episódio da cura da sogra dele.

            Ou seja, era do costume deixar a mulher de lado, em especial a casada. E se não fosse casada, mas que de certa forma acompanhasse qualquer grupo de homens, essas seriam xingadas(madalena no evento da ressurreição), veja o exemplo do ocorrido no poço de samaria, os discípulos rudes com Cristo por ter dirigido a palavra estando ambos a sós ( sua provável mulher não tenha participado dessa viagem).

            Explicar-se-ia a presença. de quando em quando de certas mulheres, como Madalena, se não fossem a presença de Maria, sua mãe, nas viagens e também da sua suposta esposa?

            Hoje as mulheres passeiam livremente entre os homens, e algumas adquirem até o título de pastor de seus maridos, dependendo da igreja, daí não sei o motivo de tanta preocupação, isso a gente deixa com os extremistas da época de Cristo, com os islâmicos que não querem a mulher em nada da vida social, na igreja católica que as deixa em atividades apenas do lar(convento), não os seguidores de Cristo, pois este sempre quebrou paradigmas.

            Meu caro, o fato dos evangelhos não citar trechos ou história da infância e da juventude de Cristo, tal não significa da inexistência, sim que não havia interesse quanto aos aspectos extraministério, como não não falaram da vida de Pedro, de Paulo e dos demais discípulos.

            Cristo foi contra uma grande parte dos aspectos da lei de moisés sem a contestá-la com palavras,veja o apedrejamento de adúlteros, sem precisar ser incisivo, de modo feroz.

            Quanto à morte de Cristo, meu caro, veja que Cristo deu uma incumbência generalizada, uma ordem para todos os discípulos, que todos assistam a todos, em especial seus discípulos para servirem de exemplo para a sociedade passar a acudir a viúva, a órfã, nada de apenas a Maria, pois esta tinha seus outros filhos, os irmãos e irmã de Cristo, para a assistí-la

            Era para todos se ajudarem, pois em breve haveriam de morrer todos, e suas mulheres ficariam viúvas.

            É que a gente tem mania de não querer vê as coisas pesadas, ruins, aí prefere jogar para debaixo do tapete, no caso várias viúvas, todas vítimas do Império Romano.

            Ou seja, a igreja primitiva e as igrejas abertas por Paulo teriam que ajudar, pois um dever cristão/humano, por primeiro, depois por serem exemplo vivo da passagem de Cristo aqui na terra.

            Findando, então uma das que estavam ao pé da cruz, poderia ser a suposta mulher Dele, coisa que não falaria para evitar ser perseguida,

            Meu caro, procure saber como sofrem as pessoas que são parentes dos indesejados do poder, no caso nosso aqui, a ditadura vargas e a militar, o império, e verá que são as mulheres que sofrem por causa dos ideais dos seus maridos; os filhos, por causa dos seus pais.

            Quantas vezes Cristo teve que calar Maria, sua mãe? Minha mãe e meus irmão são vocês, deve ter dito isso, e saído à busca deles e sentado a pua neles: ora, mamãe e meus irmãos, por acaso perderam a noção do perigo? Vir aqui em público e se dizerem meus parentes, quer que o império e os da cúpula religiosa estejam na porta de vocês amanhã mesmo por saberem que são meus parentes?

            Meu caro, era tudo na surdina, onde se negava pai e mãe, onde Cristo saiu correndo para não apanhar, onde viviam observando tudo que Ele fazia, basta vê o que fizeram com Pedro, coitado, logo apontaram pra ele, e por temor de ser crucificado teve que negar, você não negaria? Cristo, meu caro, mandou aos que curava negar, não falar, só depois perto da crucificação é que já não mais pediu segredos, então vá com calma.

        • A ICAR ensina que seus padres e bispos receberm o poder de suceder os apostolos. AI O LEVIANO “INTERPRETA” QUE RECEBERAM o poder de serem cristos no mundo.
          MAIS UMA PRO LIVRO DE ASNEIRAS DOS CONTOS DO LEVI.

          • Ressuscitou?

            Quando eu falei padres cristo, aprenda, foi no sentido de não casar.

            Como sempre, basta a gente fazer uma simbologia que você vem se fazendo de burro. O que falei está dentro de um contexto de um texto que escrevi, vá com calma, volte novamente a estudar.

    • “E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
      E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.” João 2:1-2

      Nunca vi noivo ser CONVIDADO para o próprio casamento.

      Esse povo me sai com cada conversa.

    • LEVI VARELA, tuis es um crente ou um saco de batatas, tenha a santa paciencia e pare de escrever uma asneira dessa, eu ja tinha lido aqui no sitio alguem escrever sobre esta tua afirmação, que que e isso, de onde voce tirou esta ideia nefasta e profana, se voce não es um crente verdadeiro então não queira escrever do que voce não tem discernimento, quer um conselho vai pra igreja catulica que seus pensamentos são bem adequados aos moldes catulicos e pare de falar blasfemias contra o meu Unico Senhor, ou dobre seus fracos joelhos e se converta verdadeiramente em uma igreja verdadeira, e pare de ser inconsequente com uma afirmação nojenta profana e satanica como esta, e não adianta vir com rem rem rem não se converta verdadeiramente de uma vez, ou vai pra catulica qui la suas ideias malucas sera bem aceitas e tenho dito,

  3. Esses pesquisadores… kkkkk… em vez de pesquisar curas paras as doenças… ficam procurando saber se Jesus foi casado… misericórdia vão ler a Biblía, a esposa que ele se refere é a Igreja!

  4. Estas afirmações de que o Senhor Da Gloria o Rei dos reis o Filho Do Deus Vivo, foi casado isso e simplismente uma armadilha profana sarcastica e maldita de pessoas completamente dominadas por Espiritos malditos do inferno a serviço de Santanas para propagar enganos, sua linguas de fogo ardente de enxofre misturado com as fezes do sem vergonha safado maldito destruidor da paz, mesquinho maldoso bandido salafrario profano ladrão roubador destruidor de lares, gay viado lesbico efeminado prostituto cultual corrupto inimigo dos homens e de DEUSSS, precisamente Lucifer antiga serpente chefe supremo do inferno hoje satanas, ele abusa e lanbuza seres humanos que não enxergam um palmo a frente de suas ventas e aproveitando de suas ja inclinação para o desvaneio erros e mentiras os expõe ao engano mostrando-lhes a mentira pela verdade, e os tais ja dominados pelos seus erros profanos afirmam em seus intimos entrelasçados do maligno mundano suas mentiras malditas, malditos sejam os que desfazem do nome Santo do Senhor Jesus, suas almas empregnada pela mentira os engana levando-os para a eternidade da corrução eterna, O CORAÇÃO DO HOMEM E DESGRAÇADAMENTE CORRUPTO, e somente com uma conversão genuina ao Senhor Jesus o homem pode se livrar de tais enganos profanos e malditos, e tenho dito

  5. EU ACHO SUPER-HIPER IDIOTICE , NEGAR QUE JESUS , NUNCA TIVESSE FEITO SEXO COM ALGUÉM . ELE ERA HUMANO , NÃO ET . DIVERSAS PARTES DA BIBLIA , MOSTRAM ISTO . GUANDO MADALENA LAVOU-LHES OSPÉS , É UMA TRADIÇÃO ORIENTAL ANTIGA , DE PEDIR O RAPAZ PARA ESPOSO , COMO ABIGAIL FEZ COM DAVI .AFINAL ,SEXO , NÃO É PECADO .MUITA COISA DE JESUS , EU SEI , MAIS , NÃO CABE TUDO AQUI . JESUS TAMBÉM ,BEBEU VINHO , DAQUI A POUCO , OS CÉTICOS , VÃO DIZER QUE JESUS , NÃO FAZIA NEM SUAS NECESSIDADES FISIOLÓGICAS . É O CUMULO , DO FANATISMO

  6. Realmente queria saber o que diabos essa gente tem contra o casamento e o sexo?

    Para mim, isso é falta rs

    Jesus ter sido casado, para mim não diminui em nada a mensagem que ele passou.

    • Jesus poderia ter se casado?
      Não, Jesus não poderia ter se casado quando esteve no mundo, porque parte de sua missão aqui foi conseguir uma noiva. No Antigo Testamento há muitas figuras desse processo de preparação de uma esposa para Jesus, e a primeira está no que aconteceu com o primeiro homem, Adão. Ele foi colocado em um sono profundo, seu lado foi aberto, e dali saiu a costela da qual Deus criaria sua esposa.

      A concretização desse tipo é o segundo Homem, Jesus, que também foi mergulhado no sono da morte, teve seu lado aberto pela lança do soldado, e dali saiu sangue e água para com isso comprar e purificar para si uma esposa, a Igreja. Para isso o Filho de Deus deixaria a casa do Pai. Veja que o matrimônio foi criado por Deus para ser uma figura de Cristo e a Igreja, e é por isso que coisas como adultério e casamento entre pessoas do mesmo sexo são tão abomináveis aos olhos de Deus. Um demonstra um comportamento que Cristo jamais teria para com sua esposa: a infidelidade. Outro ataca aquilo que é uma figura de algo tão sagrado quanto a união de Cristo com sua noiva, a Igreja.

      Efs 5:25-32 “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja”.

      Uma outra figura de Cristo e sua noiva no Antigo Testamento é a de Abraão, que envia seu servo a uma terra distante para preparar uma noiva para seu filho Isaque. A ordem dos eventos é cheia de significado. No capítulo 22 de Gênesis Isaque é sacrificado em figura, quando sobe o monte levando às costas a madeira do holocausto.

      No capítulo 23 de Gênesis a esposa de Abraão, Sara, morre, numa alusão àquela que é chamada de esposa de Deus no Antigo Testamento, Israel, que está deixada de lado na atual dispensação enquanto a noiva de Cristo é preparada.

      Então, no capítulo 24, vemos em figura Deus enviando o Espírito Santo para buscar uma esposa para seu Filho Jesus, tipificados ali respectivamente pelo pai Abraão, pelo Servo e pelo filho Isaque.

      Portanto, para pergunta se “Jesus poderia ter se casado?”, a resposta é não. Mas para a pergunta “Jesus vai se casar?” a resposta é sim. É que ainda não chegou sua hora e talvez seja por isso que ele tenha dito à sua mãe justamente em uma festa de casamento que ainda não era chegada a sua hora:

      Joã 2:4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

      Mas logo participaremos como noiva de Cristo no casamento do Cordeiro de Deus:

      Apo_19:7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

      Ap: 19:9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

      Nem preciso dizer que todas essas teorias mostradas em filmes, livros e documentários de que Jesus teria tido um relacionamento matrimonial com Maria Madalena não passa de uma grande bobagem ou, como disse Pedro, de “fábulas artificialmente compostas” (2 Pd 1:16)

      • Marcos Oliveira,

        Tem uma questão, que ninguém tocou nela, nem vc, mas que acho crucial para o entendimento e reforço do porquê Jesus não teria se casado, mesmo sendo, inteiramente, humano.
        E, para esse entendimento, gostaria de saber se vc acredita piamente na forma como Jesus foi gerado?

        • Mary,

          Não entendi muito bem seu questionamento mas eu acredito piamente no que diz as escrituras, que Maria engravidou do Espirito Santo.

          Não sei se é essa a sua questão.

          Talvez eu tenha entendido onde quer chegar mas uma coisa é casamento a outra é ele ter filhos, ele poderia ter sido casado e não ter tido filhos, porém, não ocorreu nem uma coisa nem outra.

          • Já que vc me respondeu, não vou entrar mais a fundo nessa questão porque sei que vc entendeu o que eu quis dizer.
            Mudando de assunto… Qual a sua interpretação sobre Gênesis 6: 1 – 8?
            É só para que eu saber a sua visão, porque a minha, se eu colocar aqui, sei não, viu rsrs…

          • Esse é um dos temas mais complexos da Biblia mas minha visão é a que de fato tratavam-se de Anjos que coabitaram com as mulheres.

            Estes Anjos que não guardaram seu estado original hoje estão aprisionados até que sejam libertados na grande tribulação e então serem julgados e condenados.

            O livro de Judas explica bem essa questão e mesmo sendo um livro apócrifo o livro de Enoque relata em detalhes como se deu esta passagem, inclusive o livro de Judas cita o livro de Enoque.

  7. Tudo o que diz respeito a Jesus Cristo chama a atenção. Ele disse: “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. João 12:32”. A História se divide em a.C. e d.C, antes de Cristo e depois de Cristo. Não é por acaso. Ele é a figura central e mais importante da História espiritual da Terra. Há poucos anos, inventaram que encontraram uma urna ossuária de Deus, pois ali estava escrito: “Jesus filho de José”. Foi um alarde enorme, para dizer que Jesus não ressuscitou , mas seus ossos estavam ali, e desmoralizar a Bíblia. Mas pesquisadores israelenses constataram que nada tinha a ver com Jesus de Nazaré. E sim , a um outro “Jesus”, visto que o home Jesus, advém de Yeoshua (José), no hebraico, e era nome comum em sua época. Agora, surge outra “novidade”. Um papiro dm que fala de uma esposa de um certo Jesus. Qual o problema? Mesmo que seja autêntico, o texto apenas de diz que houve uma mulher, que esposa de um Jesus. Só. Mas não prova que se tratava de uma esposa de Jesus de Nazaré, filho de Maria, que nasceu em Belém, numa manjedoura; e que pregou sua mensagem durante 3 anos, e foi crucificado. O papiro não diz nada disso. Portanto, os cristãos podem dormir tranquilos, que Jesus, que morreu aos 33 anos e ressuscitou no terceiro dia, não foi casado, muito menos com Maria Madalena, como diz o fantasioso e falso “Código da Vince”, nem qualquer outro livro, cujo autor deseja fazer média às custas de Jesus.

  8. Bacana gospel mais, muito bacana as noticias que vocês espalham em busca de angariar mais dinheiro.
    QUER DIZER QUE TODOS OS APÓSTOLOS, E DISCÍPULOS DE JESUS esqueceram de mencionar a sua esposa?
    e ela não estava no cenáculo?

    Ora sabemos que realmente JESUS tem uma noiva, que é sua igreja.
    MAS ESSE PESSOAL FAZ TUDO POR DINHEIRO MESMO, Até espalhar noticias antibíblicas.
    O fogo do inferno esta a espera dos seus editores gospel mais.

  9. Edson Pereira,você afirma que SENHOR,diz em Êxodo 3:14,eu sou o que sou,não falando a Moisés para falar diretamente o seu nome que`DEUS,procure informar-se de que em tantas as passagens DEUS se apresenta como DEUS,Gênesis 17:7,Êxodo 20:2,Deuteronômio 5: 6 até 22 e tantas outras.
    Também não deixe de ler Atos 2: 1 ao 12 com obs: nos v:6,7,8 ,e entenderá os que falavam eram Galileus,mas os que ouviam eram de várias línguas, diferentes, e ouviam conforme a sua língua materna,justamente para não haver traduções conforme a sabedoria humana, Senhor JESUS CRISTO,não queria que a sua igreja tivesse um começo de traduções e entendimentos humano,.tanto que chamamos pelo Senhor JESUS CRISTO E ELE NOS ATENDE,como vou chamar o Francisco de Manoel, será que ele mim atenderá, se atender tem alguma coisa errada,ou com o nome ou com o Francisco.

  10. PODE SER DE UM JESUS , MENOS O FILHO DE JOSÉ. , PODE SER OUTRO JESUS QUE PROVAVELMENTE NOME JESUS DEVERIA TER VÁRIOS , COMO JOÃO , PEDRO , SIMÃO ENTRE OUTROS NOMES DA ÉPOCA

  11. lógico q Jesus teve e tem ainda hoje sua esposa……..a biblia afirma q a igreja e a esposa de Cristo…….sempre lemos q a esposa esta esperando pelo seu noivo……..e nos q somos uma igreja somos a esposa esperando a vinda do nosso noivo q e Cristo Jesus……então e lógico q ñ e uma farsa…..mais e sim uma má interpretação……..então se esses pesquisadores quiserem entender e so ler a palavra de Deus p/ desfazer qualquer confusão…………….

  12. Essa informação não abalará em nada a minha fé em Jesus Cristo e acredito que todos que tem convicção também em Jesus Cristo, não se abalarão. Quem são esses pesquisadores? Ateus, ah tá bom!

    • É preferível discutir a amiúde as coisas a fazer como os ateus, que num num estalo de dedo dão um golpe em tudo que existe de místico no mundo e declaram não existir, mesmo que esteja na frente deles, passo seguinte alegam ser objeto da sopa oceânica, do macaco símio.

      Se você fosse cientista, logo iria se irritar e abandonar, pois todos ele vivem de debates, modo de chegar a alguma conclusão, ou seja, são em parte humildes, já você, quer descartar as discussões, seria você um dinossauro das ditaduras vargas e militar, onde imperavam ordens apenas? Que diálogo era coisa de idiotas?

    • Varela, vc. é prático em deturpar palavras. Eu não falei nunca em descartar discussões úteis e criativas. Mas ficar discutindo demoradamente assunto estéril como esse, e pura perda de tempo. Lembre-se, religiosos (não ateus) ficaram 300 anos discutindo inutilmente sexo dos anjos, e vc. agora continuam fazendo o mesmo. Nada do âmago da questão.

      • Melhor discutir que matar ou fazer calar forçosamente, como os comunistas/ateus da Rússia agiram, aliás mundo afora. Nada de conversas, nada de discussão.

        O ser humano é antes de tudo um falador, se tirarmos isso dele, melhor é matá-lo, pois a liberdade para dizer o que se pensa é uma extensão da natureza humana, então deixe o povo falar, conversar, discutir…

        • Pitágoras,

          Se vocês ateus são bons e melhores que as religiões, então você estaria certo no seu argumento, mas do que sei, vocês fizeram coisa parecida e pra pior, então não se venha querendo dar de santo, pois o teu ateísmo se juntou a coisa muito ruim mesmo.

          Moralmente não podem os ateus criticarem, exceto pedir a todos que ajam diferente.

          O comunismo é coisa boa, ruim é a ação para implantar, os métodos usados, mas daí eu criticar o comunismo vai longe, fato que se repete com as religiões, pois primeiro nem todas são iguais, e segundo que não se pode medir Deus por religiões e por pessoas.

          Mas vejo que os ateus, amigos íntimos dos comunistas assassinos, preferem denegrir os que acreditam em Deus em face das ações dos religiosos fundamentalistas, os de má fé, os bandidos.

  13. Olá pessoal. Os posts demonstram total desconhecimento do assunto, tanto de quem defente, quanto de quem atacam o achado.

    O fragmento é verdadeiro, entretanto ele não conta a história como de fato aconteceu. Ele não é fidedigno à história, apesar de ser verdadeiro. Exite muito material atiquíssimo, dos primeiros séculos, corrompidos pelo gnosticismo. Não deixem a fé em Jesus ser apabalda por causa de uma “fraude” dessas. A mídia satanista adora estas notícias, pos teriam com isso a arrebanhar aquele cristão pouco instruido.

    Quanto aos incrédulos, este fragmentozinho é prato cheio para aquilo que os alimenta, insensatez!

    • Dado,
      Vc não esclareceu nada. Vc só está preocupado com o que crédulos e incrédulos vão pensar., ou acha que um cristão verdadeiro vai deixar a sua fé por causa desse achado?
      Olha, se JESUS realmente tivesse sido casado, as escrituras, com certeza, narrariam esse fato!
      Ainda assim, acreditaria Nele!

    • moisés disse: 11 de abril de 2014 ás 11:31 pm
      POR FAVOR CANDIDATA A BURRICE, O QUE DIZ SER AUTENTICO É O TECIDO, MAS NUNCA QUE TENHA JESUS CASADO, OU QUALQUER OUTRA COIA DO GENERO

  14. o povo interpreta muito mal as coisas, em primeiro lugar este papel é falso. Mas se fosse as palavras de Jesus Ele se refere a igreja que para Ele é esposa e sim dicipula porque Éla a igreja transmitiria sua mensagem… E em segundo lugar Jesus é Deus e não tinha esposa, mas se por ventura Jesus decidice ter esposa Ele é Deus e não precisa pedir nada ou dar explicaçao p/ ninguem, mas sabemos q ele não tem e ponto.

  15. Como esta gente nao tem mais que fazer, andam tentando arranjar maneira de provar que Jesus era apenas um simples homem e não o filho de Deus! Coitados nem sabem distinguir a verdade da mentira!

DEIXE UMA RESPOSTA