Uma igreja adotou uma estratégia bem incomum e ousada para transformar a vizinhança e arrecadar fundos para seus projetos de caridade: comprou um bar que funcionava em frente ao templo.
A iniciativa da St. Thomas Church (Igreja Anglicana de São Tomás) foi estudada ao longo de anos, já que o pub vizinho, chamado Mitre, havia sido fundado em 1867 e depois de ter fechado as portas no começo desta década, funcionou como um restaurante de comida chinesa por um curto período de tempo.
Mitre (em português, Mitra) é um adorno clerical usado na cabeça por sacerdotes de algumas tradições cristãs durante os cultos. A ideia da igreja é que, agora, todo o lucro gerado pelo pub seja revertido em fundos para projetos sociais que atendem pessoas carentes.
Comida e bebida
Os fiéis da igreja, localizada na cidade de Norwich, no leste da Inglaterra, poderão contribuir com a caridade de forma direta e indireta, através do consumo no bar, que agora, também será restaurante. A tradição anglicana, assim como a cultura cristã europeia, não prega a abstenção total do álcool, o que aumenta a chance de a ideia da direção da igreja ser bem-sucedida.
“Sempre ficamos de olho no lugar. A ideia era comprá-lo para transformá-lo em uma casa pública para que as pessoas da comunidade pudessem usar”, contou o diretor-administrativo da igreja, Terry Huggins, à agência AFP. O bar e restaurante reabre na próxima segunda-feira, 14 de setembro.
“O prédio será bem acolhedor, seja você cristão ou não, de outros lugares ou daqui”, comentou Huggins, lembrando que serão servidos café da manhã, almoço e jantar, além de bebidas como café, vinho e cerveja. A aquisição do espaço custou o equivalente a R$ 2,05 milhões e a reforma R$ 410 mil, pagos através de doações.