Brasil

Pesquisadores apontam uso de estratégias de marketing na administração da Igreja da Graça: “Opera exatamente como uma empresa”. Leia na íntegra

Comments (41)
  1. Lou Mello disse:

    Muito bom! Se você é pastor, líder ou o administrador de uma Igreja e não está gerindo-a segundo as melhores regras de administração e marketing para organizações sem fins lucrativos, como faz a igreja da Gragça mencionada no artigo, está perdendo tempo, dinheiro ou pior, sendo um péssimo mordomo das coisas do Senhor. Parabéns pela matéria que só comete um pecado, dar uma entonação de que fazer o que o R.R. Soares faz seria algo nocivo. Muito ao contrário.

  2. Abencoado disse:

    Sou membro da igreja da graca…..mas vou reclamar meus direitos entao…..nao ando de carrao,nao tenho mansao e nem mulherao….quero o que me pertence. Sou trabalhador,tento pagar as contas em dia,ja fui obreiro e nunca vi essas acoes de marketing sendo empregadas. Porem nenhum pastor de nenhuma denominacao iria abrir uma igreja no meio do mato nao eh verdade. Esse papo de prosperidade ja ta mais do que saturado.Isto eh conversa de”irmaos” sim que se acham”concorrentes”mas na verdade sao incompetentes ate pra falar com Deus. Voce busca na igreja o que voce procura,essa eh a verdade.Tem ate mulher com mulher e homem com homem……ah sera que eles usam marketing pra isso tambem? O que ha de errado usar a midia-tv pra falar de Jesus,salvacao? A maioria dos brasileiros nunca pisou em s.paulo ou no maracana-rj porem sao torcedors”fanaticos” dos fla-rintias da vida,porque? por causa da midia,da tv. Entao deixem de hipocrisia pois se continuarem pregando com folhetinho Jesus nao voltara em breve nao,talvez ele nunca voltara. E termino com a Paz do Senhor……ops sera que este dizer faz parte dum marketing inrrustido dos anos 60 ou 70 ai,ai,ai,ai,ai !!!!!!!!!!!!

  3. clamando disse:

    este é omercado da fé que a globo quer ter uma fatia, já viu que são facilmente impressionaveis, que tem dinheiro e que compram, grandes empresas e negócios escusos

    1. Isaías (Pernambuco) disse:

      Saudações

      Este tipo de procedimentos mercantilista usando a “palavra de DEUS”, é o principal motivo para o enfraquecimento do evangelho Cristocêntrico em nosso país.
      Atualmente nestas igrejas neo-pentecostal, Jesus é sim a principal estrela, quando se trata do lucro financeiro.
      Salvação, restauração, renuncia ao pecado, não é assunto principal nestas igrejas, e conseguentemente, muitos caminham a passos largos para o inferno.

      1. clamando disse:

        é uma vergonha, mas sabe isto se deve porque as igrejas da assembléia se renovaram tanto que perderam sua identidade, e nunca investiram em midia, e dai deu nisto ai

    2. edson aguiar disse:

      Não tem nada de errado nisto.
      O próprio Jesus ele disse:
      “E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.” (Marcos 1 : 17)
      Meus amigos peixes não se pescam com a mesma isca.
      E O sr Jesus deixou bem claro que seriamos pescadores de almas o gosto não são todos iguais uns tem necessidades financeiras outros sentimentais,outros familiares,outros saúdes ou espirituais e as igrejas tem que se adequar as necessidades seculares,por isso que igrejas antigas ficaram para trás porque muitas perderam a visão do que Jesus mandou que é
      “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16 : 15)

      Muitas igrejas hoje são clubes de encontro com shows algumas igreja tem até camarins,luz negras e fogem do marqueting de ganhar almas sem inspiração nenhuma mais se usam de propagandas que não fogem da palavra qual o problema de usar até um marqueteiro.

      Todas as igrejas que falam de Jesus deveriam se atualizar e arrebanhar almas mesmo.
      E não ficar metendo o pau criticando se ta certo ou errado e aceitar o boteco esta cheio e a sua igreja com as mesmas caras meio gatinho pingado não acho errado usar de marqueting para ganhar almas.

      Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

      1. marcon disse:

        É lastimável vermos como se defende literalmente TUDO o que de NOVO aparece no meio evangélico. A frase é sempre a mesma: “O que tem de errado nisso?” Pode ser a maior aberração antibíblica, mas terá sempre aqueles que a defenderá dizendo que para se “ganhar” almas, vale tudo.
        Está no Yootube um vide de uma moça brasileira que se prostitui em um prostibulo num país europeu (não lembro qual). Neste video ela é entrevistada por um destes bispos ou pastores da iurd que a indaga entre outras coisas, de que forma ela pretende contribuir para a construção do templo de salomão. A moça, emocionada, propõe então contribuir com toda a renda de uma semana de seu “trabalho” na boate. O pastor vai ao delírio com a decisão da pobre môça, afirmando que tal decisão é obra do Espírito Santo que tocou no coração dela.
        O pior de tudo é que nos comentários, não faltou aqueles que afirmaram: “AFINAL, QUE MAL HÁ NISTO?”

        É O FIM DO MUNDO MESMO!!!!!

        1. edson aguiar disse:

          Marcon
          Estamos falando marqueting e temos que ganhar almas trazer os “peixes”,para dentro da rede agora quem separa os peixes bons dos ruins não sou eu nem você e sim Jesus,estamos fazendo a nossa parte.
          Agora se você tem alguma estratégia (marqueting)melhor
          Passe aí para nos pois queremos ganhar almas.
          Agora se não tem se recolha pois se Deus é por nos quem e você hein?
          Deus te abençoe.

  4. Livia Aglazia disse:

    SINCERAMENTE ACHO QUE ISSO PARECE MAIS UM ESTUDO DE ALGUEM QUE NÃO CONHECE AS ESCRITURAS. NÃO SOU DE LÁ ,MAS DE TODOS ACHO QUE ELA PEDE OFERTA VOLUNTARIA SE VC SENTIR NO CORAÇÃO. DÁ QUEM QUER, MAS ESTE ESTUDO ME PARECE ALGO COMPRADO.COMO ADMINISTRADORA POSSO DIZER QUE ORGANIZAÇÃO CORRESPONDE TODO ESTE COMANDO ,MAS NÃO VEEM AO CASO!

  5. MOISÉS disse:

    só negócios, que importa? só negócios

  6. Hugo disse:

    Infelizmente Igreja hoje é negócio

    Por favor, leiam. A bíblia prega a verdade e liberdade.

    Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
    E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta.
    Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
    É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
    Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.
    Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
    Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
    Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
    Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
    Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
    Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
    Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
    1 Timóteo 6:1-12

  7. PR WAGNER disse:

    ESSES PESQUISADORES DESCOBRIRAM A PÓLVORA!
    SOU PASTOR E SOU FORMADO EM PROPAGANDA.
    A MAIORIA DAS IGREJAS USAM PUBLICIDADE E MARKETING. QUE NÃO É ERRADO SE O PROPÓSITO FOR PARA EDIFICAÇÃO DA IGREJA, ALCANÇANDO MAIS VIDAS, AJUDANDO MAIS PESSOAS, FAZENDO OBRAS ASSISTÊNCIAS. PORÉM EXISTEM IMPÉRIOS RELIGIOSOS QUE USAM O MARKETING SELVAGEM,COM CAMPANHAS SEMANAIS DE PRODUTOS DE TROCA, MOAMBAS, MACUMBARIA GOSPEL, MEIA, VIDRINHO DE ÓLEO, TOALHA, PÃO UNGIDO, COM ÚNICO INTUITO DE VENDER A CURA, A BENÇÃO ATRAVÉS DO TALISMÃ, E FATURAR UMA GANA EM CIMA DOS NECESSITADOS INTERECEIROS. A DOUTRINA, OS FUNDAMENTOS, A PALAVRA, UMA VIDA EM SANTIDADE, NÃO INTERESSA TANTO. O NEGÓCIO É ENCHER A IGREJA, TIRAR ATÉ AS CALÇAS DO CLIENTE PARA CUMPRIR AS METAS. IGREJAS CHEIAS DE INTERESSEIROS E VAZIAS DE DEUS.
    VAMOS VOLTAR A SIMPLICIDADE DO CRISTIANISMO, E PREGAR A VERDADE, ACIMA DE TUDO, SE DILUIR A PALAVRA. DEUS ABENÇOE!

  8. rei disse:

    jornalista são hiperbole

  9. rock disse:

    bom de procurar o q fazer vcs pesquisadores, tentam tb pesquisar a canção nova que verão que tem mais marketing.

    paz extrema…

  10. Leyrisson disse:

    Puxa, vida!!! Eu acho que estas pessoas, ao invés de perderem o tempo, tentando acahar coisas para falarem mal das igrejas, podiam seguir o exemplo do Missionário e de muitos outros e pregarem o evangelho. Se ele sestão fazendo algo de errado, eles vão prestar contas para Deus. Contudo estão levando a palavra de Deus e livrando muita gente do inferno.

  11. MarcosAlexandre/Renovação Carismática Católica disse:

    Fico imaginando como fica a palavra de DEUS, o evangelho deve ser anunciado de forma que venha converter o coração do homem da mulher do pecador que se arrepende e quer ter um encontro pessoal com Jesus aceitando como unico e suficiente salvador ,concordo com o pastor Wagner não sei onde essa gente arruma tanto fundamento fora da palavra de DEUS prometendo curas com simples objeto ,falo de dentro minha igreja mesmo tantos ritos que como católico não concordo ,sou sim a favor do que a palavra fala para mim .Já dizia luthero”A verdade não está na boca de quem diz ,mas sim no ouvido de quem ouve.”fico indignado de saber que existem pessoas que ficam atras de cabines de vidro blindado para falar de DEUS e que nunca sequer saem pelo mundo para proclamar o nome de Jesus Cristo todo poderoso e único senhor e salvador do mundo.

  12. josué disse:

    DEUS não é empresa

  13. Jocineia disse:

    Saudade do tempo em que Igreja era a Casa de Deus
    Lugar onde os que entravam pelas portas
    eram os que buscavam por salvação
    por alegria e a presença de Deus.
    Eram conhecidos como fiéis, e membros
    Ovelhas, que tinham desejo de servir
    e sentir o Pastor Jesus.

  14. Milton disse:

    Todas as Igrejas fazem isso. Não é novidade, esqueceram do que Jesus Cristo fez em Jerusalém, quando quebrou tudo, colocou pra fora da frente da Sinagoga os vendedores, e disse: A Casa de Deus não era para tal prática.
    Muitos Pastores estão com um Pé no Inferno e o outro no Céu, eles sabem que isso é pecado, não se pode fazer vendas de nada dentro ou fora da Igreja, nem mesmo ao lado.
    Só tem uma Igreja que é proibido e não tem vendas nem de cafezinho dentro ou fora da Igreja, é a COMUNIDADE PAZ E VIDA, esta é totalmente proibido vender até Bíblias ou livros.
    É ordem de Jesus Cristo, e estes pastores idiotas, que não pregam a Palavra, só pensam em dinheiro em se dar bem, acham que vai se safar. O Inferno está com a boca aberta esperando a hora deles.
    DEUS proibe vendas, e na Igreja Mundial, tem até dentro LANCHONETE, é uma vergonha.
    Amigos, fujam destes templos, não compre nada deles, nem dentro e nem fora, compre em Livrarias Evangélicas, é para isso que existem.
    Só devolva o que Deus ordenou o DIZIMO e a OFERTA ALÇADA, escrito em Malaquias 3:10. Só isso, Deus não mandou contribuir com mais nada, pois Ele mesmo disse que é para mantimento de sua Casa, e os Levitas se alimentaram destes. Contribuir além disso, é exploração da Fé, é pecado e desobediência as Leis de Deus.
    Impressos de Jornais, Folhetos e blá, blá,é conversa, isto é fetto com o valor dos dizímos e Ofertas Alçadas(que representa a mesma quantia do dizimo ou maior, conforme sua condição) A Oferta Alçada, deve acompanhar o Dizimo, é como as duas mãos, sem uma é impossível receber porção dobrada, pois só uma, será pequena para segurar. Pense nisso!
    Não entre nessa de Pastores que só quer o bem bom. Carrões, Apartamento e na boa, não irmãos, só devolva em qualquer Igreja, o Dizimo e a Oferta Alçada, pois é esta que Deus abençoa.
    Paz de Cristo em seu Coração.

  15. Sergio Marcio disse:

    Já frequentei essa “igreja”, sair de lá quando um pastor me perguntou sobre o dízimo e eu respondir com ll Co 8:9 e llPe 1:3.Ele me disse que o meu entendimento era outro;só não disse que era da graça de Deus.
    Outro pastor me disse que eu deveria pregar lá fora essas coisas,que os fiés de dentro da igreja era peixe do seu aquário,e quase me expulsou.Eu dava dízimo e estáva passando fome,andava da venda da cruz até niteroi a pé para honrar o meu compromisso com deus;porque com Deus com D maiúsculo eu estáva totalmente fora da palavra. Quando eu orei pedindo a Deus um esclarececimento,por que eu estáva nessa situação se eu era um dízimista fiel? E citei Malaquias 3:10;então o Senhor me respondeu com Gál 3:1-5. Apartir daí, eu sair dessa empresa e a minha vida começou a melhorar.Eu frequento outra igreja tão ardilosa como está mas eu não sou dízimista,apenas dou oferta como sugere o apóstulo Paulo em llCo 9:6-10.Embora o pastor insinue maldição para quem não é dizimista,eu conheço bem a palavra de Deus e não me contamino,nem recebo maldição de ninguém.Eu sei em quem tenho crido, e é ele que me justifica;tanto é,que a minha vida é abençoda;Deus tem suprido todas as minhas necessidades em Graça.(favor imerecido). Pelo que eu entedi, o meu Deus quer ensinar o povo d’ele,mas,o povo não dar-lhe a chance! são cercando de mestres como que sentido coceira nos ouvidos,movidos pela ganância,vão enganado e sendo enganados,até O senhor Emanuel voltar e eles serão inclusos nas obras da babilônia. Ouve O! Povo de Deus! Sai dela povo meu!

    1. clamando disse:

      LEIA HEBREUS 7 E DEPOIS COMENTE DE NOVO, SE NÃO COMPREENDER PEÇA AJUDA,

      1. Justino disse:

        Olá Clamando, explane Hebreus 7……..por favor………

  16. Léia Costa disse:

    A CADA DIA QUE PASSA, NOS SENTIMOS ABORRECIDOS E ENVERGONHADOS COM TODA ESSA PROSPERIDADE MEDÍOCRE QUE FAZEM DAS PESSOAS VERDADEIROS PRISIONEIROS DA FÉ PORQUE EXISTEM UM GRUPO DE ESPERTALHÕES FORMADOS NA ESCOLA DA ESPERTEZA, PARA TIRAR ATÉ SE POSSÍVEL A SUA PELE EM NOME DE DEUS PARA QUE SEUS BOLSOS FIQUE SEM CHEIOS E QUE O SHOW NÃO PARE. É LAMENTÁVEL QUE O NOME DO SENHOR SEJA USADO DE MANEIRA LUCRATIVA PARA ENRIQUECIMENTO DE DEZENAS E CENTENAS DOS QUAIS EXPLORAM SEM DÓ O POVO SOFRIDO E AQUELES QUE SE SENTEM TOTALMENTE SEM RUMO E FAZEM O QUE FOR PRECISO PARA SE SENTIREM MELHOR. VOLTEM A PREGAR O EVANGELHO DA CRUZ QUE SALVA, LIBERTA, E CONDUZ A DEUS. E ISSO É DE GRAÇA. JESUS CRISTO DEU SUA VIDA A FAVOR DE TODOS. ELE DIZ EM SUA PALAVRA: DE GRAÇA RECEBESTES E DE GRAÇA DAI…

    1. clamando disse:

      LÉIA REALMENTE A SALVAÇÃO É DE GRAÇA, AGORA , A LUZ A AGUA , O LUGAR, CUSTA DINHEIRO, E É PARA ISTO QUE SERVE O DÍZIMO E AS OFERTAS, TAMBÉM PARA SUSTENTAR O SACERDOTE, CLARO QUE SE VOCE FALAR EM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DESVIOS DE DINHEIRO, CONCORDO, AGORA ESTES DÍZIMO E OFERTAS, SÃO PELA FÉ E AMOR, E PARA EDIFICAÇÃO DE QUEM DA, O RESTO, A DEUS , PERTENCE.

  17. Ozeas Barros disse:

    Isso não é novidade, a igreja usa as ferramentas que tem…

  18. winderson disse:

    Eu vou deixar meu comentário,pois já recebi varias bençaos na IIG,uma é sair da cadeira de rodas, e vejo que o missionário usa apenas as formas que DEUS DAR para alcançar os perdidos,markentig o mundo secular esta cheio,e usando da forma mais perversas para alcançar o objetivo de destruir a humanidade,e vejo que O RR.SOARES quer é que as pessoas conheçam a verdade que é JESUS CRISTO!Pois marketing mundano é para seduzir a beber ,comprar se prostituir,adulterar etc…,e além de usar mensagens subliminares

  19. SAMUEL JÚNIOR FILHO disse:

    É ENGRAÇADO COMO TEM MUITAS PESSOAS TORCENDO PARA QUE OS PASTORES SE DE MAL, ESSAS PESSOAS SÃO ENVIADO POR SATANÁS PARA DENEGRIR O EVANGELHO DO SENHOR, MAS QUERO DIZER PRA ESSAS PESSOAS QUE VCS NÃO VÃO PREVALECER CONTRA A IGREJA DO SENHOR. FALAR É MUITO FACIL, DÍFICIL E FAZER O QUE ESSES HOMENS FAZ, SAIR ANUNCIANDO O EVANGELHO NO MUNDO AFORA ARRISCANDO A VIDA EM ALGUNS PAÍS QUE NÃO ACEITA O EVANGELHO. NO MINISTÉRIO DE JESUS HAVIA UM CORRUPTO, MAS TODOS NÓS SABEMOS COMO FOI SEU FIM, O MISSINÁRIO É UM HOMEM DE DEUS É UM DOS QUE EU NÃO VEJO,SE ENVOLVER EM ESCANDALO E NEM CONTENDER COM NINGUEM,É POR ESSE MOTIVO QUE SATANÁS ESTA TRABALHANDO PRA DESTRUIR SEU MINISTÉRIO. MAS EU DETERMINO EM NOME DE JESUS QUE TODOS OS QUE SE LEVANTARES CONTRA A IGREJA DO SENHOR CAIRÁ POR TERRA.

  20. Gerso Gama disse:

    As pessoas mais evoluidas da sociedade deveriam saber tanbem que as Igrejas Evangelicas não recebem subsídios do governo e que bem poucas pessoas se interessam em ajudar na manuntenção da Obra Evangelica. Por isso que, para suprir as demandas, os Obreiros do Senhor Jesus ,bem intencionados, elaboram determinados planos afim de obterem recursos para a Obra de Cristo que apesar de fazer somente o bem ,como cura,libertação,, ensinos bíblicos que ajudam as pessoas viverem mais felizes e terem a certeza da sua Salvação, porem , nem todos, infelizmente, reconhecem e só tentam prejudicar. De uma coisa temos certeza: CONTRA DEUS NINGUEM PODE LUTAR.

    1. Justino disse:

      …Minhas são suas palavras amado! dizimos é questão de amor e fé, e sem fé é impossivel agradar a DEUS.Eu acredito que é no dizimar que DEUS vê realmente onde está o nosso coração,pois ELE sabe todas as coisas,é no meu dizimar que atesto que ELE é provedor de todas as coisas ,nao sou desta igreja mas sou dizimista e ofertante fiel onde congrego e ninguem é obrigado a fazer isto,antes de ser crente eu “ofertava” pra satanás através da prostituição,bebedeira e todo tipo de coisas que desagradam à DEUS e impio nenhum falava nada,agora que oferto para que a obra do SENHOR siga em frente é gente que nao tem entendimento criticando por todo os lados.Oras !

      1. Samuel disse:

        Outro Dia , eu pregando a palavra , perguntei para a igreja , Quem não é DIzimista vai para o Céu . todo mundo disse que não , eu disse sim vai para o Céu sim , por que o seu Dizimo não compra Salvação , ela é de Graça , foi na Cruz do Cálvario. O nosso dizimo é para que o devorador seja repreendido , voce que é dizimista tudo o que voce possui tem que Durar mais do que aquele que não Dizima . o pastor não gostou do que eu falei e Citou a passagem de Ananias e Safira , eu disse eles morreram não foi porque não deram o Dizimo , eles deram o dizimo so esconderam a verdade ( mentiram ) e o Sálario do Pecado é a Morte. Sou Dizimista Fiél , por que eu quero que tudo que eu tenho seja Abençoado só isso . APDSJ

        1. Sergio Marcio disse:

          Samuel,você foi até bem quando disse que o dízimo não compra a salvação;mas errou,quando disse que o dízimo é para reprender o devorador.Salmo 49:7,8 diz que a nossa redenção é caríssima;nenhum bem desse mundo pode compra-la.Colossenses 2:14,15 diz que Jesus dispojou todo principado,e triunfou deles na cruz,riscou o escrito de dívida que constava na forma de ordenança(dízimo e outros sacrifícios).Jesus em nós é a esperança da gloria.Se ainda precisa de dízimo para repreender o devorador,o Espírito de Cristo não está em vós.Aquele que é de Cristo Deus o guarda e o inimigo não toca.E não são pelas nossas obras;Os gentios que somos nós,gorificam a Deus pela sua misericórdia.Rom 15:9. Não anule a graça de Deus;pois se a justiça é mediante a lei,segue-se
          que Cristo morreu em vão.O devorador hoje,são certos pastores,que não se contentam com a sã doutrina,que é segundo a piedade.lTM 6:3-10; capite!

          1. clamando disse:

            SERGIO VOCE CONGREGA, EM ALGUMA IGREJA, ELA POSSUI TEMPLO, ELA TEM PASTOR, ELA TEM ENERGIA, AGUA, SE FOR SIM, ME DIGA QUE TUDO ISTO É PAGO POR OFERTAS, OUTRA LARGUE TEU EMPREGO E VA PREGAR O EVANGÉLHO SEM RECEBER SALARIO, DEPOIS DE TRES MESES , ME CONTE SE AINDA É CASADO,

  21. roni pauli disse:

    A prosperidade financeira , não é nada mais do que ser EFICIENTE e não ser como os demais e sim melhor e os melhores salários virão atraz de voce. As pessoas em geral são EGOISTAS e por consequencia BURRAS, deixam transparecer sua GANANCIA e objetivam o GANHO e relaxam no desempenho e no RELACIONAMENTO humano. Como dizem “FICA NA TUA” esquece o resto, seja PROFISSIONAL e as oportunidades virão atraz de voce. Atenção o seu MELHOR só vai ser DESTAQUE se tributar tudo a DEUS pois sem o SENHOR JESUS a tua capacidade e longanimidade não vão ser AMPLIADAS para deixar os outros para traz,a paz.

  22. Edson de DEUS disse:

    Amem e Amem !

  23. levi varela disse:

    A igreja católica faz isso há séculos, todavia os estudiosos não citaram esse seguimento.

    A venda de imagens, de santinhos, de livros, de cds, as publicações paulíneas, os padres cantores, as missas com horário de inciar e de findar como se fosse propaganda em mídia cara, emissoras de rádio e tv para anunciar os produtos, os católicos que sempre foram os ricos deste país e sempre passearam em carrões e com belas casas e com os melhores lugares nos serviços públicos e nas instituições privadas, os grandes latifundiários.

    Engraçado que são tudo isso e não se falava em teologia da prosperidade, aliás se for comparar a exposição de riqueza, basta vê os templos católicos que são os maiores e mais belos, e o que é melhor, conseguiram colocar como se fosse patrimônio público a ponto de receber dinheiro público para as reformas.

    Assim sendo, deixo de acatar como correto o estudo por deixar de lado outros seguimentos e em especial o que já faz isso há mais de mil e quinhentos anos.

    Discriminatório o estudoç

  24. Sergio Marcio disse:

    Clamando,eu sei que todo trabalhador é digno do seu salário;também,conheço bem Hebreus 7,e sei que as despesas da igreja deve ser paga por quem frequenta.A questão é: Nem nos quatro evangélhos,e nem nas cartas dos apóstulos tem se quer uma recomendação para pedir dízimo. O justo vive pela fé.Como os apóstulo viviam? Não era somente das ofertas? Se você tivesse lido os versículos que eu postei nos esboços anteriores,saberia que a prosperidade é pela graça,e a sã doutrina do senhor jesus cristo é segundo a piedade.Laia lTm 6:3-9.Eu contribuo conforme o que está escrito em llCO 9:6-9,e faço isto com uma mão para que a outra não saiba;não faço propaganda, e nem atribuo as bençãos que recebo das ofertas ou qualquer outra obra,também,não preciso de talismã ou amolétos para chegar até Deus,nem mesmo de pastor! Todos nó temos acesso ao pai no mesmo Espírito.São desses subterfúgios que o pesquisador está falando.

    1. clamando disse:

      não irmãozinho leia com atenção que veras que o dízimo é do senhor, e quem é o fiador dele é CRISTO hebreus 7.22, a cura é de graça, a salvação é de graça, a libertação é de graça, o batismo do espirito e da lavagem dos pecados é de graça, agora estas coisas são espirituais, mas as materiais são pagas, cadeiras agua luz templo, salario do pastor e obreiros, gasolina tudo tem um custo, e ninguém pode trabalhar de graça, claro não podem usar a igreja para inriquecimento ilícito , roubo ou algo do tipo, ou fazer como faz a iurd a da graça a mundial a do terra nova, e outras que estão ai, então elas estão erradas, agora não dar dízimo e ofertas é roubar a DEUS,

  25. levi varela disse:

    Clamando,

    Já que a Universal cobra para curas/milagres/riqueza, peço que ponha neste site a tabela de preço.

    Por exemplo, um câncer está quanto?

    Para conseguir uma casa na forma de mansão em São Paulo/Morumbi, a igreja Universal cobra quanto?

    Se não tem, faça como já foi feito aqui. Filme o pastores deles falando do preço para conseguir os milagres, pois quem sabe, a fé deles com minha fé, e evidente a paga em dinheiro, talvez eu consiga. Prefiro tentar, prefiro crê, aí poderei conseguir.

  26. Ronei disse:

    Não sei, mas queria saber se os telemarketing desses pastores Universal, Mundial, Silas Malafaia, Graça tem um salário e um emprego superior ao padrão desse cargo na sociedade brasileira, para mostrar para nós que esses pastores são exemplo de Cristãos.

  27. Elton disse:

    Pessoas aqui julgam, acusam, denigrem, gente cuidado todos seremos julgados por Cristo!

    1. Sergio Marcio disse:

      Elton,compare a atitude desse homem em questão com a graça de Deus e veja a distorção da palavra de Deus,principalmente na questão do dízimo.Não seja cego!

  28. MARIA disse:

    sabem as pessoas devem contribuir para a obra de deus. atravez da tv aberta olha quantas pessoas ja foram curadas e o homem que nao e um ser cristao quer criticar, somos milagres vivos
    pois na biblia esta escrito que todos os dias somos entregue a morte e se estamos vivos e por milagre de deus… nao somos e nao nascemos do acaso a verdade e que deus mandou o seu filho jesus cristo para pagar o preco pelos nossos pecados. eapenas nos cobra que o servamos de coraçao. deus muitas vezes nos da sem merecer.. portanto nao critica a IIGD pois tem o alvo de levar o amor de deus ate pra vc… o missionario precisa manter a igreja, e como todas usam os materiais… e isso nao e markenting… apenas uma maneira de manter uma igreja…
    vcs devem conhecer a verdade que e a palavra pra depois sair criticando…

  29. ARCANJO disse:

    Bíblia de 1500 ANOS diz que Jesus Cristo não foi crucificado

    Para decepção do Vaticano, uma Bíblia de aprox. 1500-2000 anos de idade foi encontrado na Turquia, no Museu de Etnografia de Ankara.

    Descoberto e mantida em segredo no ano de 2000, o livro contém o Evangelho de Barnabé – um discípulo de Cristo – o que mostra que Jesus não foi crucificado, nem era o filho de Deus, mas um profeta.

    O livro também chama apóstolo Paulo “O Impostor”, também afirma que Jesus subiu ao céu vivo, e que Judas Iscariotes foi crucificado em seu lugar.

    Um relatório do The National Turk diz que a Bíblia foi apreendido a partir de uma gangue de traficantes em uma operação de área do Mediterrâneo. O relatório afirma a quadrilha foi acusada de contrabando de antiguidades, escavação e posse de explosivos.

    O livro em si é avaliado 40 milhões de liras turcas (cerca de 28 mil. Dólares).

  30. adão disse:

    Para quem quer conhecer a verdade!!! http://Www.tupirani.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *