Justiça nomeia interventor para Igreja Maranata; Pastor indicado ao cargo confirma desvio de dízimos

10

A Justiça do Espírito Santo nomeou um pastor para ser interventor na Igreja Maranata pelos próximos 90 dias. A determinação ocorreu devido às investigações que apuram o desvio de dízimos na denominação, e vem como ação complementar ao afastamento da cúpula da igreja e prisão de alguns pastores.

Julio Cezar Costa é pastor da própria Igreja Maranata há dezenove anos, além de coronel aposentado da Policia Militar, e se considera isento para cumprir o papel de interventor, gerenciando toda a parte financeira e fiscal da igreja no período.

O pastor se disse surpreso com a indicação: “Eu sou um homem que está acostumado com coisas difíceis. A surpresa veio porque eu não esperava que meu nome, na condição de professor, viesse a ser apontado nesse momento. Mas eu recebo com bom grado, até porque vou ter condições de mostrar à sociedade capixaba, mais uma vez, a idoneidade da minha pessoa e da Igreja Cristã Maranata”, afirmou.

Para Costa, a investigação do Ministério Público deve ser ajudada, uma vez que a própria Maranata detectou desvio de dízimos quando fez uma auditoria interna: “A Igreja Cristã Maranata, a partir de seus órgãos próprios, apurou, no final do ano de 2010, por um procedimento administrativo e acabou por afastar pessoas e ajuizar ações requerendo um estorno para os seus cofres de um valor aproximado de R$ 2 milhões. Então, não podemos negar o óbvio. Mas eu, como administrador do estado na igreja, não posso ser leviano em adotar condutas que eu não possa provar”, disse.


A reportagem da TV Gazeta, afiliada da Globo no estado, questionou se os suspeitos de orquestrarem os desvios eram realmente culpados, e o pastor Costa afirmou que esse não é o seu papel: “Minha atribuição não é julgar o que se deu, mas administrar o que se tem. Eu não farei qualquer juízo de valor sobre aquilo que já está ajuizado, até porque não tenho a capacidade de intervir dentro do Poder Judiciário. A minha função é de auxiliar a Justiça na administração dos bens financeiros e materiais da igreja”, ressaltou.

As atividades de interventor o obrigam, segundo ele próprio, a observar a questão sob a perspectiva da Justiça, e não da denominação: “Seria muito ingênua minha percepção se estivesse brincando com algo tão sério. O que fizemos na Polícia Militar vamos fazer na Igreja Cristã Maranata, se for preciso. Mas sempre com muita responsabilidade, coragem e disposição. Eu sou um funcionário do Tribunal de Justiça, nesse momento, e não um pastor”, disse ele, lembrando que a nomeação não o priva do ministério pastoral: “Eu não estou proibido de pregar. Mas não vou me abster de pregar na igreja onde eu pastoreio. Minha função passa a ser só de pregador e não mais de doutrinador”, pontuou.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


10 COMENTÁRIOS

  1. O principio básico de uma conversão cristã é o nascer de novo. e este nascer de novo é a base da fé cristã no nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o único homem que não pecou. O verdadeiro cristão é alicerçado por princípios morais e éticos, ou seja de caráter irrepreensível, é assim que as Escrituras Sagradas ensinam. Desvios de conduta acontecem em todos os lugares.Não são erros de conduta de certas pessoas que irá desestabilizar ou desacreditar a fé cristã. Aos chacoteiros ou críticos que só criticam por criticar, no minimo tem uma deformidade de caráter. Como certas pessoas que aparecem em sites cristãos para arrazoar da fé das pessoas. Cuidado, Jesus está voltando.

  2. CUIDADO COM OS OLHOS E OUVIDOS DE DEUS…
    Irmãos e amigos, essa obra é de DEUS, e ninguém pode e nem vai impedi-la de ir adiante.
    Recebi nova vida, ensino e fé em JESUS na IGREJA MARANATA, e posso testemunhar, mesmo não congregando na mesma hoje, mas a 26 ANOS sobrevivo com o que aprendi nessa gloriosa obra do SENHOR, nunca saiu de meu coração.

    Pr. Edílson P. Mello
    Jornalista e produtor de tv – SP
    11 – 999806843 – 25332132 –
    Facebook: tvprodutocomercial
    Facebook: estudio.locação
    Skype: tvproduto

  3. E seu jarbas “manoer” ages como um mané mesmo né ….. já foi pro joelho ??? não adianta DEUS ter misericórdia de nós e continuarmos a falar, a apontar , vai orar seu mané……..

  4. Hello dear
    My name is queen i saw your profile in this site today and became interested in you, my love, I’d also like to know you more, and i want you to send an e-mail to my e-mail to I can give you my picture for you to know who I am and to share with you some secret here is my e-mail (queenpaxton@yahoo.co.uk) believe we can move from here! and remember that color, distance, age and language does not matter anything but love, affection, honesty and understanding matters a lot in life. I am waiting for your mail to my sweet e-mail privet above, I promise to be honest and maintain a very good relationship with you thanks, your Queen Lovely.

  5. Gálatas 3 : 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa (reduzida à escravidão).
    Gênesis 15:13 Então disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão;
    Gálatas 4 :30 Que diz, porém, a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
    Hebreus 2: 15 e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão.
    O sujeito é coronel da policia e pastor e ninguem percebe a fraude.
    DEUTERONÔMIO 29:10 Vós todos estais hoje perante o SENHOR vosso Deus; os capitães os vossos oficiais.
    SALMOS 75:7 Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta.
    Salmos 50:6 Os céus proclamam a justiça dele, pois Deus mesmo é Juiz.
    SALMOS 75:7 Mas Deus é o Juiz
    DEUTERONÔMIO 29:10 vosso Deus; os vossos oficiais.
    No final a operação chama cruzada romana (sociedade secreta)

  6. Independente da decisão judiciaria, e também por causa desta. expõe-se com clareza os efeitos do Coronelismo fundamentalista que norteia as ações na Igreja Maranata. Ninguém fala, ninguém comenta, ainda é divulgado nos púlpitos a lei do silencio. Continua-se pastoreando os fiéis em direção à alienação, sugerindo que nem mesmo se comuniquem e relacionem com o esplendoroso mundo cristão que reina fora de seus portões.Fraciona-se a Palavra como pretexto de ensino revelado, induzindo a uma fé superficial e aparente. Não esperava de uma igreja que proclama de si mesma com tanto vigor ser a “Obra”, ações tão restritivas quanto ao que temos visto e assistido. Os homens nesta “obra” dormiram mais cedo e com sono mais pesado, por isso o plantio de joio chegou forte.

  7. bom dia, estou precisando do endereço da igreja RAMANATA, que fica em NOva Iguaçu,
    por favor quem souber ligar para (21) 2576-2133. Muito grata, fiquem com a paz de Jesus.
    Evelyn

  8. Melhor comentário por mim visto até hoje….. Ninguém foi enganado, pois o próprio Senhor Jesus disse que nos últimos dias haveria estes acontecimentos. Glória a Deus…. Jesus esta voltando…

  9. e mt triste mesmo pastores roubarem dinheiro q o povo ofertou p ser gastor n obra tipo gastos das igrejas salários dos pastores e tbm n obra social q e n minha opnião ajudar pessoas idosas q n tem renda famílias cm criança cujo pai ta despregado viúvas cm crinças cadeira de rodas etc eu penso q e p isso q deveriam ser usado o dinheiro do dizimo e ofertas mas infelizmente n e assim e p o luxo dos pastores e sua família ontem vi n reportagem uma família q os 3 filhos dos idosos temuma doença degenerativa ou seja paralisia cerebral e física nem mesmo o repórter pediu auxilio p os ajuda los cm tantos pastores ricos tantos empresários ricos e ninguém ajuda isso q e lamentável e DEUS ve td isso e um dia pode ter certeza tds prestaram contas a DEUS os hospitais estão mt precário e mts fechando e cd q os governantes destes pais estão preocupados mas sim estão preocupados e cm o dinheiro n bolso e a presidenta ela deveria assistir o jornal de noticias p ela ver o qnt o povo pobre sofre principalmente os doentes q precisa de médicos etc peço a DEUS q ele nos ajude a termos forças p suportarmos td isso amem.

  10. Que a paz celestial de Jesus entre no coração de quem está apedrejando e ou ainda assim o fará, pois a palavra de Deus se cumpre não devemos nos escandalizar, são os dias que se antecedem a volta do Senhor Jesus. Tenho certeza que as bençãos Deus continuarão sendo derramadas no coração das pessoas dentro da IGREJA MARANATA que é somente mais um segmento do povo de Deus. Não são os homens que mancharam as grandes maravilhas do Espiríto Santo. Cuidado, pois não são os homens que escrevem o nomes no LIVRO DA VIDA, PREFIRO ME PREOCUPAR COM MEU. Não sou membro da referida igreja mais desejo sucesso a igreja MARANATA uma vez que são mais que vencedores.

DEIXE UMA RESPOSTA