Recentemente publicamos uma matéria com base numa pesquisa realizada pelo Instituto Barna, empresa especializada em analisar o comportamento religioso dos cidadãos, apontando que 51% dos evangélicos nunca ouviram falar da “Grande Comissão”, o que sugere haver um declínio nas igrejas do ensino da evangelização como um dever de todo cristão.
Felizmente, este cenário não se repete em todos os lugares. Na Argentina, por exemplo, mais de 1000 voluntários deixaram seus afazeres diários entre os dias 26 e 29 de março, para se doarem em uma campanha evangelística de proporção nacional, chamada “Operação Vida – Amor em ação”.
O projeto foi articulado pela União de Igrejas Evangélicas do país, que desde 2003 realizam essa atividade, voltada principalmente para a população menos favorecida. Entre os voluntários estiveram pessoas de todas às idades e várias profissões, como dentistas, psicólogos, professores, médicos e advogados, entre outros.
Segundo os organizadores, mais de 100 mil pessoas foram alcançadas pelos voluntários, que além de pregar o evangelho de Jesus Cristo, ofereceram serviços específicos para a comunidade, como doação de roupas, alimentos e a execução de serviços de saúde e assistência social em geral.
Para atingir o maior número possível de pessoas, os voluntários visitaram escolas, hospitais, casas de acolhimento, lar de idosos e até os presídios. O encerramento do evento foi realizado no Parque Nacional da Bandeira, com a ministração do evangelho por líderes religiosos e a participação de personalidades do mundo gospel.
Aqui no Brasil, algumas igrejas realizam ações parecidas, conhecidas como o “Dia da Cidadania”, onde os membros voluntários das denominações doam seus serviços profissionais para beneficiar a comunidade, além de oferecer doações de produtos básicos para os mais necessitados, tendo como objetivo maior anunciar o nome de Jesus Cristo como único Salvador, além de refletir através dessas ações o amor ao próximo.
As duas iniciativas cumprem o propósito da “Grande Comissão”: “Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 18:18-20).