Imprensa internacional critica médium brasileiro João de Deus: “Não há nada de divino nele”

9

O médium conhecido como João de Deus foi tema de uma reportagem de um programa de TV da Austrália, que investigou os rituais praticados na cidade de Abadiânia, em Goiás, e que atrai milhares de pessoas de todas as partes do mundo.

A conclusão do programa 60 minutes foi que o autodeclarado médium não cura ninguém. Foram mostrados casos de pessoas que buscaram a ajuda de João de Deus para superar problemas de saúde e terminaram por ter seu estado agravado, ou pior, morrerem em decorrência da falta de cuidados adequados.

“O mundo da medicina moderna não pode tolerar esse comportamento de forma alguma”, observa o médico David Rosengren, comentando os relatos de que João de Deus realiza práticas medievais, como a inserção de tesouras ou pinças de profundidade em um nariz, além de raspar um olho sem anestesia, dentre outros casos.

Alegando que incorpora espíritos de médicos já falecidos, João de Deus diz não cobrar por suas consultas e “cirurgias espirituais”, mas alcança renda em torno de US$ 16 milhões por ano, graças à cobrança por “sessões terapêuticas” em sua “clínica”. Os supostos tratamentos custam a partir de US$ 25, e podem ser uma garrafa de “água abençoada”, um momento de relaxamento num “leito de cristal” ou ainda pílulas feitas de ervas na “farmácia” do local.


Houve casos mostrados na reportagem da TV australiana em que uma mulher com câncer de mama que procurou o “tratamento” de João de Deus terminou por falecer em 2003. Outra senhora, que apelou para o médium na tentativa de sair da cadeira de rodas, continua sem poder andar, e para piorar, teve seu estado de saúde agravado.

“João de Deus é um homem que afirma fazer milagres e curar os doentes. Ele se chama João de Deus, mas não há nada de divino nele. Milhares de pessoas o procuram na esperança de uma cura para a sua dor, mas acabam sendo esfolados na hora de pagar a conta. Ele se vende como a suposta cura de Deus, mas não o faz de bom grado. Muito pelo contrário. Ele é um homem de negócios parcimonioso que ganha dezenas de milhões de dólares com a fé e o desespero alheio”, escreveu o jornalista William M. London no site da Fundação Richard Dawkins.


9 COMENTÁRIOS

  1. Não foi com esse cara que o lula foi se tratar quando descobriu o cancer ano passado? o curioso é que lula é amigo do edir macedo, e poderia entrar em contato com o lider da iurd a qualquer hora solicitando uma oração do chefe máximo da universal para sua recuperação, mas preferiu ir ao encontro deste curandeiro lá no interior de mg.

    Pelo jeito até lula sabe que na iurd as curas são escassas.

    • Pelo que me consta, tanto a Dilma quanto o Lula quando estivera doentes, foram atrás do apóstolo Valdemiro Santiago para pedir oração. Pelo menos foi isso que o apóstolo disse em rede nacional por inúmeras vezes para todo mundo ouvir…
      Mas tanto o Lula quanto a Dilma acendem vela tanto para Deus quanto para o diabo mesmo… Quando precisam, vão a terreiro de umbanda, pedem bênção a Maçonaria, vão ao tal de Templo do Macedo, pedem oração ao Apóstolo… Qualquer coisa serve para conseguirem o que querem… Principalmente apoio político!!;

    • O próprio edir confessa suas raízes nos rituais africanos, assim como “bixpo” Guaracy, estes fazem questão de demonstrarem seus conhecimentos e práticas mesmo nos dias atuais, sabem tudo e usam com catedra ante o povo. A diferença para joão de deus, é que este faz vôo solo.



      Assine o Canal
  2. Gostaria de saber , gual a diferença desse esperto , paras essas rencas de pastores e padres , que fazem o mesmo !. Pois é ;, o mundo é dos mais espertos .! E não faltam idiotas , que vão atrás desses sanguessugas ……….

  3. Tanto a IURD quanto este homem usam o nome de Deus para fazerem o que bem entendem. Acho que o que teria que ficar explícito é que nem todo crente é igual e Deus não é como os homens e muito menos age como tal. Se as pessoas o conhecessem a fundo e de todo o coração com certeza o mundo seria um lugar bem melhor.

    • cala sua boca quando não souber das coisas, não misture as religiões amigo! o Cristianismo se você não sabe, é a religião mais certa do mundo! o resto é idolatria… A palavra é bem clara só existe UM Deus de receber toda honra é gloria….

  4. o Espirito de picaretagem,charlatanismo,erros,pilantragem,operam nos gurus do espiritismo,bruxaria,nos pastores protestantes,padres e o mesmo que permeia o circulo destes malandros,mais um ai que tem cadeira cativa no clube dos canalhas,ai o adversario bate palma e pede bis,incrivel o poder de fraquezas as pessoas alimentam afogando se em desesperos,com atitudes se atirando nos braços de pilantras como este da materia,e de diversas religioes,
    infelizmente o Gado(o povo) acaricia UM LOBO,e escolhe como seu animal de estimação..

    o que esse pilantra ai faz,os pastores,os padres,os bruxos,os macumbeiros fazem o mesmo..

    operação de engano,erro,aliado a ignorancia das pessoas…

    • Palmas…. Palmas…..Palmas…..

      Quando Wardemiro começou., a propaganda era que até o suor dele era sagrado…..

      Obs. Não existe doenças, existe doentes…

  5. Essas curas são realizadas em nome de quem ? Elas são feitas todas para a glória de Deus ? O que parece e o que vem acontecendo, é o nome desse fulano que está sendo enaltecido. A falsidade tem enganado a muitos – e ainda muitos serão enganados.

DEIXE UMA RESPOSTA