Fiel da Igreja Universal pede indenização por danos morais afirmando sofrer coação para pagar dízimo; Justiça nega

215

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) negou recentemente um pedido de indenização feito por um fiel da Igreja Universal do Reino de Deus, que afirma ter sido coagido pelos líderes da instituição religiosa a pagar o dízimo. Afirmando que era humilhado perante outras pessoas, pois não conseguia arcar com a contribuição, Otavio Rodrigues da Costa entrou com uma ação judicial contra a igreja pedindo uma indenização vitalícia de um salário mínimo mensal.

No processo ele afirma que “frequentou a igreja desde 1994, porém recentemente passou a ser muito humilhado, maltratado e constrangido na presença de outras pessoas, uma vez que igreja exerceu pressão extrema sobre ele, garantindo-lhe que conseguiria trabalho, melhoria de vida e que se libertaria dos sofrimentos que vivia. Contudo, acaso não contribuísse com seu dízimo regularmente, poderia ocorrer o inverso, ou seja, ‘tudo de ruim viria a acontecer com sua pessoa’”.

A 30ª Vara Cível de São Paulo julgou a ação improcedente sob o fundamento de que o fiel não poderia acusar a igreja de coação ou de pressão psicológica indevida, visto que optou por fazer parte do referido grupo religioso.

De acordo com a sentença proferida “aceitar a tese de que a exigência do pagamento de dízimo, sob pena de sofrer consequências horríveis, configuraria ato ilícito, estar-se-ia admitindo a interferência estatal no conteúdo de dogmas e postulados de determinada instituição religiosa o que não apenas é um absurdo, como também, consiste em grave violação ao direito constitucional fundamental à liberdade de crença”.


– Ocorre que, a partir do momento em que aderiu a tal crença e que optou por segui-la, não pode acusar a igreja que defende tais valores de coação ou de pressão psicológica indevida – afirma a decisão da justiça, ao explicar que ao adotar a crença professada pela igreja, Costa exerceu livre direito que lhe é assegurado constitucionalmente.

A decisão do TJ-SP afirma ainda que “se uma determinada pessoa adere a uma determinada instituição religiosa e aceita seus dogmas e postulados, não pode pretender sofrer pressão psicológica indevida caso as autoridades religiosas de tal instituição a lembrem dos prejuízos previstos na mesma fé em caso de descumprimento”.

O fiel tentou recorrer à decisão judicial, porém teve o pedido novamente negado. De acordo com o desembargador Egidio Giacoia, relator do recurso, não há como reconhecer nele a condição de vítima e a alegada situação de pressão.

Por Dan Martins, para o Gospel+

215 COMENTÁRIOS

  1. Valdemiro Santiago retorna à parabólica.

    Pouco tempo após perder seu espaço na parabólica que era transmitido através da rede 21 pertencente ao grupo bandeirantes, o Apóstolo Valdemiro Santiago da Igreja Mundial do Poder de Deus conseguiu retornar a transmitir sua programação via satélite StarOne C2. Para isso, a RedeTV! de propriedade de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho vai dividir o sinal em dois para dar um canal exclusivo para Igreja Mundial do Poder de Deus. Com isso, a imagem da emissora deve ganhar alguns chuviscos.

    A partir do domingo, dia 1 de dezembro, para conseguir continuar assistindo a RedeTV e também passar a sintonizar a TVIMPD, os telespectadores que se utilizam do sinal via parabólica deverão fazer ajustes nos seus receptores.

    Nova sintonia da RedeTV na parabólica:

    3790 MHz (banda C) 1360 MHz (banda L) Polarização: Vertical (Analógico)

    Sintonia da TVIMPD na parabólica:

    Banda C: 3770 MHz Banda L: 1380 MHz Polarização: Vertical (Analógico)

    Com informações adicionais de TVFOCO e Wikipedia.

  2. ESTUDO BÍBLICO:

    “AS 10 MAIORES MENTIRAS SOBRE OS 10 POR CENTO DOS DÍZIMOS”

    Muitas igrejas insistem no ensino errôneo de que os dízimos ainda são obrigatórios mesmo para os cristãos que vivem debaixo da graça de Jesus Cristo, e se utilizam de argumentos que se tornaram verdadeiros mitos dentro da comunidade evangélica, porém como eles dizem que o dízimo é 10 por cento, vamos usar o mesmo princípio numérico e verificar biblicamente as 10 argumentações mentirosas mais difundidas a respeito do dízimo.

    1º MENTIRA – “O DÍZIMO FOI ORDENADO POR DEUS NO JARDIM DO ÉDEN, POIS A ÁRVORE DO CONHECIMENTO REPRESENTA O DÍZIMO”

    Na verdade, biblicamente o dízimo foi ordenado no monte sinai (levíticos 27:30-32; Números 18:21-24) e portanto, não foram instituidos no Jardim do Éden, pois sequer é mencionado que Adão e Eva receberam o mandamento de dizimar. A associação que muitos religiosos que insistem em receber dízimos fazem de que a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:9), pois não era permitido a Adão e Eva comer dela (Gênesis 2:17) portanto ela seria segundo eles um “símbolo” do dízimo, mas isso é uma associação esdrúxula, pois sequer há um texto bíblico que faça uma ligação entre essa árvore do Jardim do Éden e o dízimo da lei de moisés, sequer se diz que a árvore ocupava 10% do espaço do Jardim do Éden. Trata-se portanto de mais um argumento ridículo usado pelos líderes religiosos para levar o povo a acreditar que o dízimo não era somente obrigatório perante a lei de moisés.

    2º MENTIRA – “O DÍZIMO SEMPRE FOI OBRIGATÓRIO MESMO ANTES DA LEI DE MOISÉS”

    O dízimo antes de sua ordenança no Sinai era voluntário, sendo mencionado apenas 2 vezes antes de se tornar obrigatório, Abraão deu uma única vez um dízimo do despojo de guerra quando resgatou seu sobrinho ló e jacó fez um voto a Deus (gênesis 14:17-20, gênesis 28:20-22)

    Pelas seguintes razões, Gênesis 14:20 não pode ser usado como exemplo para os cristãos dizimarem: 1º – A Bíblia não diz que Abraão deu obrigatoriamente esse dízimo. 2º – O dízimo de Abraão não foi um dízimo santo, da Terra Santa de Deus, produzido pelo povo santo de Deus. 3º – O dízimo de Abraão foi somente do despojo de guerra (hebreus 7:4). 4º – O dízimo de Abraão a Melquisedeque aconteceu apenas uma vez e Abraão mudava sempre de lugar. 5º – O dízimo de Abraão não proveio de sua riqueza pessoal. 6º – O dízimo de Abraão não é mencionado em nenhuma parte da Bíblia, seja no velho ou no novo testamento a fim de respaldar o ato de dizimar. 7º – Visto como nem Abraão nem Jacó tinham um sacerdócio levítico para manter, eles não tinham lugar algum onde entregar os dízimos, durante os seus muitos deslocamentos.

    No caso específico de Jacó, lemos o seguinte: “Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista,de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus;e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo” (Gênesis 28:20-22). O texto bíblico é claro, que Jacó fez um propósito particular (um voto) de que se Deus fosse favorável à ele, que ofereceria à Deus o dízimo. Não se vê também neste caso nenhuma ordem explicita de Deus ou algum sacerdote a mando Dele, para que Jacó dizimasse, e vemos que foi uma promessa de Jacó para Deus, não há relatos posteriores na Bíblia que ele tenha de fato dizimado, apenas se observa a sua promessa, seu compromisso de entregar o décimo de tudo que viesse a obter daquele momento em diante. Outra vez, não vemos na Bíblia nenhuma passagem em que vemos escrito que devemos dizimar como Jacó fez, portanto trata-se de mais uma mentira que os líderes criaram para tentar fazer parecer que os dízimos eram obrigatórios antes mesmo da lei de moisés.

    3º MENTIRA – “O DÍZIMO DOS ALIMENTOS DO VELHO TESTAMENTO FOI SUBSTITUÍDO POR DÍZIMO DO DINHEIRO NOS DIAS ATUAIS”

    Não há um versículo na biblia informando que dízimo obrigatório da lei de moisés possa ser ouro, prata, moeda, dinheiro, etc. Dízimo sempre foi apenas alimento do campo vegetal ou animal (levíticos 27:30 e 32) mesmo quando havia metais preciosos como moeda corrente. Abraão no seu tempo comprou uma sepultura para sua esposa por 400 ciclos de prata (gênesis 23:16)

    Embora já existisse dinheiro, a substância do dízimo divino jamais foi dinheiro. Ele era o “dízimo do alimento”. Isso é muito importante. Os verdadeiros dízimos bíblicos eram sempre somente o alimento proveniente das fazendas e rebanhos, somente dos israelitas que vivessem exclusivamente dentro da Terra Santa de Deus, as fronteiras nacionais de Israel. A fartura provinha de Deus e não da manufatura ou habilidade do homem.

    Existem 15 versículos de 11 capítulos e 8 livros, de Levítico 27 a Lucas 11, que descrevem o conteúdo do dízimo. E o conteúdo jamais, repito, jamais incluía dinheiro, prata, ouro ou qualquer outra coisa, além de alimento. Mesmo assim, a definição incorreta de “dizimar” é a maior mentira que está sendo pregada sobre esse ato, hoje em dia. (Veja Levítico 27:30,32; Números 18:27,28; Deuteronômio 12:17; 14:22, 23, 26; 2 Crônicas 31:5; Neemias 10:37; 13:5; Malaquias 3:10; Mateus 23:23 e Lucas 11:42).

    Não se observa portanto em toda a bíblia, alguém entregando dízimo em dinheiro, pois dízimo era décima parte dos alimentos ( agropecuários ou agrícolas ), e jamais foi entregue em dinheiro. E o dinheiro já era corrente nos tempos bíblicos, pois o próprio moisés que recebeu a lei para o povo lidou com dinheiro: “Então, Moisés tomou o dinheiro do resgate dos que excederam os que foram resgatados pelos levitas.Dos primogênitos dos filhos de Israel tomou o dinheiro, mil trezentos e sessenta e cinco siclos, segundo o siclo do santuário. E deu Moisés o dinheiro dos resgatados a Arão e a seus filhos, segundo o mandado do SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés” (Números 3:49-51)

    Mais uma prova de que o dízimos sempre foram alimentos podem ser vista nessa passagem bíblica: “DOS DÍZIMOS NÃO COMI no meu luto e deles nada tirei estando imundo, nem deles dei para a casa de algum morto; obedeci à voz do SENHOR, meu Deus; segundo tudo o que me ordenaste, tenho feito” (Deuteronômio 26:14)

    Portanto, mais uma mentira dos líderes que ensinam sobre a obrigatoriedade dos dízimos é revelada, quando dizem que nos tempos bíblicos dízimos eram entregues em alimentos porque dinheiro ainda não existia, mas abraão e até moisés lidavam com dinheiro, e mesmo assim na obrigatoriedade da lei de moisés nunca se pagava dízimos em dinheiro, pois dízimo sempre foi a décima parte dos alimentos, do campo e animais, e nada tem a ver com a exigência de entrega de 10% do dinheiro que os cristãos recebem para esses líderes que ensinam erradamente sobre dízimos. Dízimo nunca foi pago em dinheiro, apenas em alimentos. Se o seu pastor ou líder insistir em dizer que pode ser pago em dinheiro exija que ele mostre alguém dizimando em dinheiro na bíblia, pois dinheiro já existia e era usado naquela época.

    4º MENTIRA – “O DÍZIMO FOI DADO POR DEUS AOS LEVITAS DA VELHA ALIANÇA E HOJE OS PASTORES DA NOVA ALIANÇA SUBSTITUIRAM ESSES LEVITAS PORTANTO DEVEM RECEBER DÍZIMOS”

    O dízimo foi dado aos levitas, mas para que eles fizessem todo o trabalho da tenda da congregação (Números 18:21-23). Se hoje os membros leigos fazem mais de 90 % do trabalho e os pastores recebem todo o dízimo isso não é biblico, é humano. Na igreja primitiva de atos, um levita, chamado josé de sobrenome barnabé dava ofertas ao invés de receber dízimos dos apóstolos e membros da igreja cristã: “José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, LEVITA, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos” (atos 4:36-37) Portanto fica evidente que com a mudança do sacerdócio mudou a lei: “Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei” (hebreus 7:12)

    Na economia hebraica, o dízimo era usado de maneira totalmente diferente da que hoje é pregada. Mais uma vez, os levitas que recebiam o dízimo inteiro nem sequer eram ministros ou sacerdotes – eles eram apenas servos dos sacerdotes. Números 3 descreve os levitas como sendo carpinteiros, fundidores de metal, artesãos de couro e artistas, que mantinham o pequeno santuário. E 2Crônicas 23-27, durante o tempo dos reis Davi e Salomão, os levitas também foram peritos artesãos, os quais inspecionavam as obras do Templo. Vinte e quatro mil deles trabalhavam no Templo como construtores e supervisores; seis mil eram oficiais e juízes; quatro mil eram guardas e quatro mil eram músicos. Como representantes políticos do rei, os levitas usavam o seu dízimo para servir aos oficiais, juízes, coletores de impostos, tesoureiros, guardas do Templo, músicos, padeiros, cantores e soldados profissionais (1Crônicas 12:23,26; 27:5). É obvio que esses exemplos do uso bíblico da entrada do dízimo nunca se tornam exemplos para a igreja de hoje. É importante saber que na Antiga Aliança os dízimos nunca eram usados para evangelizar os não israelitas. Neste ponto o dízimo falhou. Vejam Hebreus 7:12-19. Os dízimos jamais estimularam os levitas e sacerdotes da Antiga Aliança a estabelecer uma única missão fora do país, para encorajar um só gentio a se tornar israelita (Êxodo 23:32; 34:12,15; Deuteronômio 7:2). O dízimo da Antiga Aliança era motivado e exigido por lei, não pelo amor. De fato, durante a maior parte da história de Israel, os profetas foram os principais portadores da Palavra de Deus e não os levitas e os sacerdotes que recebiam o dízimo.O falso ensino é que os anciãos e pastores da Nova Aliança estão simplesmente continuando de onde os sacerdotes da Antiga Aliança deixaram e por isso devem receber o dízimo. A função e o propósito dos sacerdotes da Antiga Aliança foram substituídos, não pelos anciãos e pastores, mas pelo sacerdócio de todos os crentes. Como outras ordenanças da Lei, o dízimo foi apenas uma sombra temporária, até a vinda de Cristo (Efésios 2:14-16; Colossenses 2:13-17; Hebreus 10:1). Na Nova Aliança cada crente é um sacerdote de Deus (1 Pedro 2:9-10; Apocalipse 1:6; 5:10). E como sacerdote cada crente oferece sacrifícios a Deus (Hebreus 4:16; 10:19-22; 13:15-16). Então, cada ordenança que havia sido previamente aplicada ao antigo sacerdócio foi anulada no Calvário. Visto não pertencer à Tribo de Levi, até mesmo Jesus Cristo foi desqualificado. Desse modo, o propósito original de dizimar já não existe (Hebreus 7:12-19; Gálatas 3:19, 24, 25; 2Coríntios 3:10).

    Portanto, não há nenhum mandamento no novo mandamento do cristão entregar os dízimos aos pastores, pois o dízimo somente podia ser recebido pelos levitas: “Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão” (hebreus 7:5), e os levitas só existiam na velha aliança da lei de moisés, pastores não são substitutos deles pois são ministros de Deus (I Coríntios 4:1) e nem sequer é ordenado que se deva entregar dízimos em favor da obra de Deus, pois ela é sustentada pelas ofertas voluntárias (2Coríntios 9:7).

    5º MENTIRA – “O DÍZIMO RECEBIDO É SOMENTE PARA USO DOS PASTORES”

    Biblicamente, o dízimo pertencia aos levitas (números 18:21-23), mas também para se fazer um festival ao Senhor (deuteronômio.14:22-27) e a cada terceiro ano, para os levitas, órfãos, viúvas e estrangeiros, os quais comiam o dízimo ajuntado dentro das suas portas (deuteronômio14:28-29). Se ofertas e dízimos eram sagrados ao Senhor e não podiam ser comidos por pessoas comuns neste caso Deus abre um exceção, visto que para ele misericórdia é melhor que sacrificio (Oséias 6:6; Mateus 12:7), a vida dos carentes é preciosa ao senhor (veja um exemplo disso em Lucas 6:1-10)

    Portanto mais uma vez, é biblicamente demonstrado que os dízimos recebidos pelos levitas não eram de uso exclusivo deles… os necessitados ( órfãos, viúvas e os de fora de israel ), também se beneficiavam dos dízimos dos alimentos recebidos pelos levitas. Essa conversa de que só os pastores e líderes religiosos podem hoje usufruir dos dízimos não encontra respaldo bíblico. Trata-se de mais uma doutrina de homem.

    6º MENTIRA – “CRISTÃO QUE NÃO DÁ O DÍZIMO SERÁ VITIMA DO “DEVORADOR”
    Se você é evangélico provavelmente já deve ter ouvido alguém falar a respeito do devorador. Muitas igrejas pregam a respeito desse ser. Mas o que os líderes religiosos gananciosos não fazem é mostrar aos membros que a admoestação de Malaquias é dirigida somente à nação de Israel, e não aos cristãos de hoje que não dizimam:

    “Sentença pronunciada pelo Senhor CONTRA ISRAEL contra Israel, por intermédio de Malaquias” (Malaquias 1:1)

    e, se destina especificamente, aos SACERDOTES CORRUPTOS:

    “Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento.Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração” ( Malaquias 2:1-2)

    Eles estavam ofertando ANIMAIS coxos, cegos mudos, e defeituosos:

    “Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do SENHOR é desprezível. Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? – diz o SENHOR dos Exércitos.” (Malaquias1:7-8)

    Quanto a Malaquias 3, notamos que Deus manda trazer somente “DÍZIMOS” para as câmaras do depósito do templo, para que haja “comida” ( alimento, ou mantimento ) em minha casa. Isto é , mantimento = produtos alimentares (ver dicionário da língua portuguesa)

    O texto mais famoso citado para falar a respeito do devorador é Malaquias 3:11, que diz: “Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.” Esse texto é a continuação de Malaquias 3:10, o tão famoso texto que fala a respeito de dízimos no Antigo Testamento. os líderes gananciosos dizem que o “devorador” mencionado nesse texto é um demônio que destrói as finanças daqueles que não dão os 10%, ou seja, que não são dizimistas. As pessoas que pregam nessa linha trazem ameaças de destruição financeira aos seus ouvintes se os mesmos não forem dizimistas fiéis.

    O DEVORADOR É MESMO UM DEMÔNIO? A resposta é não! Os que afirmam que esse devorador citado no texto é um demônio, no mínimo, faltaram em algumas aulas de interpretação da Bíblia. A primeira coisa a sabermos é que no Antigo Testamento, a aliança que vigorava era uma aliança baseada na obediência. Se o povo fosse obediente às leis de Deus seriam abençoados. Essas bênçãos eram visivelmente mandadas em forma de paz e boas colheitas e prosperidade. Se fossem desobedientes, seriam amaldiçoados. Falta de paz e colheitas ruins estavam em vista aqui. (Deuteronômio 28). Em uma das ameaças de maldições em suas colheitas, que Deus manda ao povo através do profeta Joel, vemos que: “O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor.” (Joel 1:4). Uma maldição que tinha em vista a destruição da lavoura.

    O texto de Malaquias 3:11 diz a mesma coisa: “Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.”. Esse devorador certamente se tratava de um tipo de gafanhoto altamente destrutivo ou outro “bicho” que acabava com as plantações (que eram a base da economia do povo de Israel). A ação devastadora desse “ser” acabava com a prosperidade do povo em pouco tempo atacando suas lavouras. Quando o povo era obediente a Deus e cumpria a Sua lei, que no caso desse texto é a lei de dizimar, Deus abençoava suas colheitas e negócios. Esse é o sentido desse texto. Assim, não faz sentido usar esse texto para afirmar que o devorador era um demônio ou coisa parecida. Nem faz sentido ameaçar as pessoas hoje em dia com esse “devorador”

    “repreenderei o devorador” Versículo 11 (Não é dinheiro que faz isto, é o próprio Deus)

    Devorador, segundo a bíblia, nunca foi demônio, e sim, gafanhotos, que Deus enviava como pragas a terra para castigar o povo, e estes gafanhotos, Deus os chamavam de “O meu grande exercito” (Joel 2:22-27) …”repreenderei o devorador ” significa… espantarei a praga do meio da vossa plantação (gafanhotos), veja também Levítico 11:22 e Naum 3:16.

    Os líderes gananciosos que ensinam que esses “devoradores” são demônios que irão causar doenças na família, o carro vai viver quebrando etc, aproveitam o desconhecimento dos cristãos do verdadeiro devorador ao qual Malaquias se refere, o gafanhoto que devorava as colheitas da nação de israel. Não há confirmação nenhuma no novo testamento de que quem não dizima será vitima desse “devorador”… quando um ladrão quer tomar o dinheiro de uma pessoa, ele a ameaça, pois se pedir provavelmente a vítima não entregará o seu dinheiro, e por conta disso o ladrão usa o recurso da ameaça, para forçá-la, da mesma forma agem esses pastores que insistem em receber dízimos pois usam um texto fora de seu real contexto para ameaçar dizendo que o mesmo “devorador” que viria sobre a nação de israel se não dizimasse virá para aqueles que não entregam seus dízimos a eles.Trata-se portanto de mais um ensino distorcido da bíblia para forçar os cristãos que não estudam a bíblia a dizimarem.

    Hoje em dia, a classe mais pobre é a que mais contribui para beneficência. E, mesmo assim, ela permanece na pobreza. Os dízimos não são uma garantia para alguém enriquecer depressa, em vez da educação, da determinação e do árduo trabalho. Se Malaquias 3:10 funcionasse realmente com os cristãos da Nova Aliança, nesse caso milhões de cristãos dizimistas já teriam escapado da pobreza e se tornado o grupo mais rico do mundo, em vez de continuar sendo pobre. Portanto, não existe evidência alguma de que a vasta maioria dos pobres “pagadores do dízimo” tenha sido abençoada pelo mero fato de o entregar. As bênçãos da Antiga Aliança já não estão em efeito (Hebreus 7:18-19; 8:6-8,13).

    Portanto, não há nenhuma possibilidade de um cristão ser vítima do “devorador” (demônio) por causa de não ser dizimista, pois nenhuma maldição da antiga aliança pode atingir aos cristãos da nova aliança em Jesus ( gálatas 3:13 )

    7º MENTIRA – O DÍZIMO SERVE PARA MANTER A IGREJA FÍSICA HOJE, POIS ELA SUBSTITUIU O TEMPLO JUDAÍCO ONDE SE ENTREGAVAM OS DÍZIMOS.

    Nada poderia estar mais longe da verdade. Trata-se de outro falso ensino os religiosos que exigem dízimos de que os edifícios chamados “igrejas”, “tabernáculos” ou “templos”, substituíram o Templo do Velho Testamento como locais de habitação divina.

    A Palavra de Deus jamais descreve os grupos da Nova Aliança como ”tabernáculos”, “templos” ou “edifícios”. Os cristãos não “vão à igreja”. Eles se “reúnem para adorar”. Também, visto que os sacerdotes do Velho Testamento pagavam o dízimo, então, logicamente, o dízimo não pode continuar. Nesse caso, é errado chamar um edifício de “armazém do Senhor” para receber os dízimos (1 Coríntios 3:16-17; 6:19-20; Efésios 1:22-23; 2:21; 4:12-16; Apocalipse 3:12). Com respeito à palavra “armazém” comparem a 1 Coríntios 16:2 com a 2 Coríntios 12:14 e Atos 20:17, 32-35. Durante vários séculos após o Calvário, os cristãos nem mesmo possuíam um edifício próprio (que chamassem de armazém), visto como o Cristianismo era uma religião ilegal e sofria perseguições.

    Após o sacrifício de Jesus, o véu do santuário se rasgou: “E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo” (Marcos 15:38) e hoje, cada cristão é um santuário onde habita o Espírito Santo: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Coríntios 3:16) Não há sequer um Templo ou santuário físico para que os cristãos levem os dízimos pois: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas” (Atos 17:24). Jesus sequer fundou uma igreja física, pois a verdadeira igreja é espiritual.

    1. Que autoridade nos dá a Palavra de Deus para estabelecermos igrejas denominacionais ou não denominacionais em meio ao testemunho cristão, quando as Escrituras condenam a criação de divisões entre os crentes? (1 Coríntios 1:10; 3:3; 11:18-19)

    2. Com que autoridade vinda de Deus os cristãos denominam suas assim chamadas “igrejas” como Presbiteriana, Batista, Pentecostal, Aliança, Cristã Reformada, Anglicana etc., quando não há na Bíblia instruções para nos reunirmos em qualquer outro nome além do nome do Senhor Jesus Cristo? (Mateus 18:20; 1 Coríntios 5:4)

    3. Será que existe qualquer base na Palavra de Deus para chamar esses edifícios de “igrejas”? A definição bíblica de “igreja” é de uma reunião de crentes que, pelo evangelho, foram chamados para fora, tanto dentre os judeus como dentre os gentios, e são unidos em um único corpo a Cristo, sua Cabeça no céu, pela habitação do Espírito Santo. (Atos 11:22; 15:14; 20:28; Romanos 16:5; 1 Coríntios 1:2; Efésios 5:25)

    4. Onde há no Novo Testamento uma referência mandando os Cristãos construírem templos e chamarem esses locais de “Cada de Deus”, sendo que Deus não habita em templos feito por mãos humanas? (Atos 7:48 e 17:24).

    Dizer que os dízimos são necessários para manter a igreja e sustentar os pastores e líderes não tem fundamentação bíblica neotestamentária, O apóstolo Paulo estava entre os que insistiam em trabalhar com as próprias mãos pelo seu sustento (Atos 18:3; 1Tessalonicenses 2:9-10; 2Tessalonicenses 3:8-14). Embora ele não tenha condenado os que recebiam sustento pela obra em tempo integral, também não ensinou que tal sustento fosse ordenado por Deus, para difusão do Evangelho. (1 Coríntios 9:12). De fato, duas vezes em Atos 20:29, 35 e também em 2 Coríntios 12:14, ele até mesmo encoraja os anciãos da igreja a trabalharem para manter os necessitados da igreja (Eu só queria ver um dos pastores atuais trabalhando para ajudar os pobres da igreja!).

    Para Paulo, a expressão “viver do evangelho” significava “viver segundo os princípios da fé, do amor e da graça” (1 Coríntios 9:14). Conquanto verificasse ter “direito” a alguma ajuda, ele concluía que a “liberdade” de pregar o seu evangelho era mais importante, a fim de cumprir a sua vocação de Deus (1 Coríntios 9:15; 11:7-13; 12:13,14; 1 Tessalonicenses 2:5-6). Enquanto trabalhava como artesão de tendas (atos 18:3), Paulo aceitou uma certa ajuda, porém se gloriava de que o seu pagamento ou salário era o fato de poder pregar livremente, sem se tornar um fardo para os outros (1 Coríntios 9:16-19).

    Em nenhum lugar desde Atos 7:58 (onde Paulo é mencionado pela primeira vez) até suas epístolas, não vemos o apóstolo Paulo orientando alguém a dizimar nem recebendo dízimos dos cristãos, portanto uma prova clara que a igreja primitiva não tinha o dízimo como uma doutrina cristã e inquestionável como se vê hoje nessas igrejas que dizem seguir fielmente as Escrituras.

    Paulo deixou claro que os que pregavam o evangelho tinham todo o direito de serem supridos com as ajudas e doações voluntárias dos cristãos (I Coríntios 9:11 e 14, Filipenses 4:18 ), mas nunca disse que seria dos dízimos! Sequer há mandamento seja do Senhor Jesus ou de seus apóstolos dos cristãos entregarem seus dízimos nos “templos” que hoje conhecemos como igreja, pois Jesus nunca fundou uma igreja física, nem ordenou que se fizessem construções para ali os seus seguidores se reunirem! Se o dízimo fosse tão necessário e importante como esses líderes gananciosos querem fazer parecer, teria o apóstolo Paulo esquecido de mencionar algo tão importante? obviamente que não, pois ele é categórico ao dizer: ” jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa” e ” porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus” (atos 20:20 e 27)… ou seja, tudo que era necessário ele, Paulo, ensinou e o Apóstolo Paulo nunca incentivou ou ensinou os cristãos a dizimarem!

    Portanto comprovadamente os dízimos não são obrigatórios serem entregues, muito menos nas igrejas físicas de hoje.

    8º MENTIRA – “DAR OFERTAS, MESMO ACIMA DE 10% DA SUA RENDA, NÃO TEM O MESMO VALOR ESPIRITUAL, POIS QUEM NÃO DÁ O DÍZIMO ROUBA A DEUS E NÃO SERÁ SALVO POIS ESTÁ DEBAIXO DE MALDIÇÃO”

    Tanto a bênção como a maldição de Malaquias 3:9-11, perduraram somente até o término da antiga Aliança, ou seja, até o Calvário. A audiência de Malaquias havia voluntariamente reafirmado a Antiga Aliança (Neemias 10:28-29. “Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém” (Deuteronômio 27:26, citado em Gálatas 3:10). E Jesus Cristo deu um fim a essa maldição, conforme Gálatas 3:13: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”. Portanto nenhuma maldição proveniente da não observância da lei de moisés (e o dízimo pertencia a ela) atinge aos cristãos. Mas os lideres gananciosos que recebem dízimos escondem isso dos membros.

    Mas não é porque o Cristão não seja mais obrigado a dizimar que ele esteja isento de ajudar na propagação do evangelho e em favor dos necessitados pois: “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2coríntios 9:7).

    “Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia; porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários” (2coríntios 8:1-3) Essa era a prática da igreja de Deus que Cristo estabeleceu.

    Os princípios de dar no Novo Testamento, na 2Coríntios capítulos 8 e 9 são superiores ao dizimar, que não é obrigatório aos cristãos.

    Os seguintes princípios de dar voluntariamente na Nova Aliança estão fundamentados na 2 Coríntios 8 e 9 (1). Dar é uma “graça”. A 2 Coríntios 8 usa oito vezes a palavra “graça”, referindo-se à ajuda aos santos pobres (2). Dar primeiro a Deus (8:5). (3) Dar-se a si mesmo para conhecer a vontade de Deus (8:5) (4) Dar em resposta ao dom de Cristo (8:9 e 9:15). (5) Dar com desejo sincero (8:8, 10, 12 e 9:7) (6) Não dar por causa de mandamento algum (8:8,10; 9:7). (7) Dar além de sua capacidade (8:3, 11, 12) (8) Dar para produzir igualdade. Isso quer dizer que os que têm mais devem dar mais, a fim de suprir a incapacidade dos que não podem dar mais (8:12,14) (9) Dar com alegria (8:2). (10) Dar porque está crescendo espiritualmente (8:3,4,7). (11) Dar porque deseja crescer espiritualmente (9:8, 10, 11). (12) Dar porque está ouvindo o Evangelho ser pregado (9:13).

    9º MENTIRA – “JESUS MANDOU OS CRISTÃOS DAREM O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO”

    O falso ensino é que Jesus ensinou a dizimar, em Mateus 23:23, dizendo que isso está claro no Novo Testamento.

    Em primeiro lugar, A Nova Aliança (o novo testamento) não teve princípio no nascimento de Jesus, mas na Sua morte (Gálatas 3:19, 24, 25; 4:4). O dízimo não é ensinado na igreja, depois do Calvário. Quando Jesus falou sobre o assunto em Mateus 23:23, Ele estava simplesmente ordenando a obediência às leis da Antiga Aliança, a qual ele endossou e obedeceu até chegar ao Calvário.

    Não existe um único texto do Novo Testamento que ensine a dizimar após o período do Calvário. (Atos 2:42-47 e 4:32-35 não são exemplos para se dizimar, a fim de sustentar os líderes da igreja). Conforme Atos 2:46, os cristãos judeus continuavam a adorar no Templo. E conforme Atos 2:44 e 4:33,34, os líderes da igreja compartilhavam igualmente o que recebiam com todos os membros da igreja (o que hoje os líderes gananciosos que recebem dízimos não fazem).

    Aliás, Jesus sequer é mencionado dizimando ou recebendo dízimos… e porque os líderes gananciosos pedem dízimos em nome de Jesus sendo que o próprio Jesus disse: “em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Marcos 16:17-18)… Ele nunca disse ” em meu nome receberão dízimos…”

    Portanto comprovadamente mais uma mentira desses homens que se dizem ordenados por Deus a exigirem dízimos dos cristãos incautos foi desmascarada! Jesus nunca ordenou que os seus discípulos e futuros apóstolos recolhessem dízimos… e porque esses líderes acham que podem fazer diferente? Bem o Senhor Jesus profetizou sobre esses tipos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores” (Mateus 7:15)

    10º MENTIRA – “JESUS RECEBE DÍZIMOS DOS CRISTÃOS CONFORME HEBREUS 7:8″

    O início do capítulo 7 de hebreus é apenas citação do Antigo Testamento, onde fala do sacerdócio de Melquisedeque. Em Hebreus 7:5 diz: ” E os que dentre os filhos de Levi receberam o sacerdócio tem ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão”

    A lei foi dada por intermédio de Moisés, ao povo, direcionada aos filhos de Levi, especificamente aos que receberam sacerdócio para trabalhar nas tendas das congregações ( montagem e desmontagem de tendas no deserto), os quais tinham ordem, segundo a lei de receber os dízimos dos seus irmãos. Agora note o relato do versículo 11 e 12:

    Hebreus 7:11: De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade se havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque (referindo-se ao Salvador) e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? (menção a Moisés, o qual introduziu a lei ao povo).

    Hebreus 7:12: Porque mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança na lei.

    Meditando no texto acima, especificamente nestes versículos, onde a palavra assegura que os sacerdotes Levíticos recebiam os dízimos segundo a lei (Hebreus 7:5), Porque através deles (sacerdotes Levíticos) o povo recebeu a lei (Hebreus 7:11) e mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também, mudança na lei (Hebreus 7:12), porque se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico (pelo qual o povo recebeu a lei), qual a necessidade de que enviasse outro Sacerdote? Mudou o Sacerdócio, necessariamente se faz mudança na Lei.

    A lei dos dízimos foI direcionada especificamente aos filhos de Levi, aos que receberam o sacerdócio e não havendo mais “Levitas”, nem “templo”, nem sacerdote a oferecer sacrifícios, pois O Salvador já o fez, logo,se aplicada aos crentes hoje, ela torna-se intempestiva e ilegítima, porque os “pastores” de hoje não são levitas nem foram proibidos de trabalhar, nem menos tiveram promessas de herança de dízimos para sustento por não ter tido herança nas distribução de terras prometidas ao povo israelita por herança.

    Outra particularidade, no capítulo 18 do livro de Números, o Senhor Deus adverte aos sacerdotes levitas dizendo: Na sua terra, possessão nenhuma terás, e no meio deles nenhuma parte possuirás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.

    Gostaria de recomendar aos pregadores contemporâneos (os que querem se assemelhar aos sacerdotes levitas que recebiam dízimos), seria bom que guardassem os mandamentos do Senhor para aquela tribo, os quais não possuíam bens materiais, pois o Senhor era a herança dos sacerdotes levitas.

    Recapitulando: Hebreus 7 apenas faz a menção pós-Calvário de dizimar, numa explanação de porque o sacerdócio levítico deve ser substituído pelo sacerdócio de Cristo, porque o sacerdócio levítico era fraco e ineficiente. Estude Hebreus 7 e sigam a progressão do versículo 5 ao versículo 12 e ao versículo 19.

    Porém, líderes gananciosos insistem em apenas mostrar hebreus 7:8 aos membros, onde segundo eles, Jesus receberia dízimos dos cristãos: “Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive” (hebreus 7:8)

    Apenas mostrando esse versículo isoladamente aos membros desavisados, querem dar a entender que esse versículo manda os cristãos ainda dizimarem, sem ler todo o real contexto do capítulo 7 de hebreus.

    Portanto hebreus 7:8 não fala de Jesus recebendo ainda dízimos dos cristãos, pois o contexto do capítulo 7 de hebreus fala na verdade da superioridade do sacerdócio de melquisedeque em relação ao levítico que era sustentado pelos dízimos. Cristãos não tem o mandamento bíblico de dizimarem.

    Considerações finais:

    Em Hebreus 7,8,9 e 10, neste 4 capítulos deixa bem claro a questão do sacerdócio perfeito, que, quando mudado o sacerdote Levítico, veio o Cristo, e mudando o sacerdócio se muda a lei ( Hebreus 7:12 ) portanto, notamos, que no novo testamento, não há ninguém dando dizimos em dinheiro, sendo que já existia, porque, Jesus foi traído por moedas, e a viúva ofertou moedas, mas dízimos, foi mencionado em alimentos, hortaliças ( Mateus 23.23 ) jamais em dinheiro, e o próprio Senhor Jesus, relatou que o dízimo era da lei para o povo de Israel , …”o mais importante DA LEI “. (Mateus 23:23)

    Paulo não mencionou dízimos, nem outro apóstolo qualquer deixou exemplo de tal prática. Em Corintios 9, Paulo pede donativos para suprir necessitados e não para manter despesas de instituições religiosas. Em Atos 4:32 em diante, notamos a generosidade dos irmãos,vendendo tudo e depositando aos pés dos apóstolos, para que se fosse feita DISTRIBUIÇÃO AOS NECESSITADOS, de forma a não haver necessitados entre eles ( esta é a justiça que excede a dos fariseus religiosos que apenas punham seus dízimos das hortaliças e achavam que estava, cumprindo sua parte) em Mateus 23:23 e Lucas 18:12. Tal prática dos fariseus, mostra religiosidade e eles não praticavam a fé, de fato, que , quem diz que dizimar é um ato de fé, é engano, porque os fariseus dizimavam , mas não praticavam a fé. O jovem rico, não foi indicado por JESUS a dizimar, e sim, vender e REPARTIR com os pobres. Jó nunca dizimou, e mesmo assim era próspero.

    Abraão só deu o dízimo uma só vez, e não foi em dinheiro, foi despojos, sobras de conquistas de guerra, dizimo de sangue, após matar os reis e tomar seus bens.

    Jacó prometeu dar o dízimo, ( um voto particular dele ) em Gênesis 28:20-22 , mas a bíblia não fala que ele cumpriu…

    Abraão não foi a “suposta” casa do tesouro ( igreja ) mas Melquisedeque lhe saiu ao encontro para receber sua parte, devido ser rei de Salém e receber por que passava em tal parte, imposto semelhante ao que Jesus nos ensinou a pagar a César (Mateus 22:21). Isto é, JESUS mandou sermos fiéis ao estado e não sonegar impostos.

    Os cobradores de impostos ao se converter, restituíram 4 vezes mais aos que haviam defraudado, e foi nisto que Jesus afirmou: “hoje houve salvação nesta casa” (Lucas 19:9)Repare que o Salvador não o mandou dar dízimos.Todas as vezes que você quiser dar algo á Deus, e restituir a Deus com gratidão, faça isto dando ao seu próximo, pois assim,estará cumprindo a palavra na íntegra, conforme Mateus 25 deixa bem claro esta questão.

    No sétimo ano, Israel, não trazia dízimos, devido ser o ano sabático,a terra descansava (Levítico 25:4) Mas e será que a igreja atual faz isto? Fica sem receber dizimos no sétimo ano?

    O DÍZIMO era vendido POR DINHEIRO,devido a distância de levar onde o Senhor escolhera, para santificar seu nome, e o próprio dizimista COMIA DOS SEUS DÍZIMOS, administrava o dízimo, hoje em dia quem come dos dízimos são os pastores, que administram os dízimos, dando ordem quê e no que será empregado os dízimos do povo. Estes ditos “sacerdotes” ( pastores) não são levíticos, nem exercem função sacerdotal superior a qualquer irmão que seja, e muito menos têm eles o direito de administrar o dízimo pessoal de cada um.

    Quanto a sacerdotes, sabemos todos nós somos, depois de Cristo nos fazer um sacerdócio real, nação santa , povo eleito de DEUS, passamos a ter livre acesso ao Pai através de CRISTO que , na sua morte, o que nos separava foi rasgado do alto abaixo, a saber o véu que separava o lugar santo,( local onde entravam os sacerdotes) do lugar santíssimo (onde só entrava o sumo sacerdote 1 vez por ano para pferecer acrificio pelo pecado do povo).

    Paulo recebeu muitas vezes ajuda da igreja, mas era para se manter, e não era salário mensal como se estivesse numa empresa. Paulo trabalhava (atos 18:3) , e em nada pesava os irmãos e a igreja.

    Se Paulo disse: “sede meus imitadores como eu sou de Cristo”, será que nesta parte, os pastores que exigem dízimos imitam à Paulo? Vemos Jesus ou Paulo recolhendo ou ensinando sobre dízimos?Em 2Coríntios 9:9, Paulo cita o salmo 112:9, onde fala da generosidade com os mais pobres: “Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre”. (2 Coríntios 9:9)

    Nada falou de dízimos em dinheiro, e sim, contribuições voluntárias , para “suprir” os que não tem, algo que, é totalmente visto por Deus. Paulo faz uma coleta para “DISTRIBUIR”, hoje em dia se faz uma distribuição (de envelopes) para ajuntar, não para os pobres, mas, para os cofres de uma instituição, que se preocupa mais com a posição social, status, templos, fama, nome, competição, horários de TV, rádios, sites, eventos, shows, viagens, lazer para líderes, carrões, mansões, aviões, e ainda se diz que é expansão da obra de Deus…

    Cada dia os patrimônios religiosos estão ainda maiores, e o evangelho mais distante do que a igreja primitiva pregava e vivia, tudo por causa de dinheiro. A biblia fala para não reter e sim dar. Será que a igreja faz isto? Ou antes retém,para construir seu império e se fortalecer mais e mais, visando dominar a maior parte possível do globo terrestre, e arrebanhar o maior número de pessoas possível, como se tudo fosse uma partida de competição: “Quem tiver mais membros é o vencedor”

    Paulo afirma: “Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus” (2Coríntios 2:17)

    Deus abençoe a todos que leram este estudo e que o Espírito Santo tenha conduzido a leitura e o entendimento para compreender que dízimos não são mais obrigatórios.

    “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2Pedro 3:18)

      • ” Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? ” (I João 3:17)

        “E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” (tiago 2:15-17)

        ” Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.” (atos 4:34-35)

        Mencionei apenas 3 textos do novo testamento, onde a igreja primitiva incentivava o desapego material e estimulava o ajudar ao próximo… que diferença com o que se vê nas igrejas-empresas não é?

        Recolhem contra o que diz a bíblia o dízimo dos cristãos e ainda por cima em dinheiro, sendo que o dízimo na realidade sempre foi alimento… mesmo na lei de moisés, o dízimo era para ajudar aos necessitados (viuvas, órfãos e estrangeiros)… hj, eles querem receber o dízimo, mas na hora de repartir, haja desculpa…

        Os lideres que recebem dízimos tem testemunhos pra contar… que diga a revista forbes!

      • So faltou o resultado, do estudo.
        a onde esta? a onde esta pelo menos um testemunho de uma pessoas que segue esses caras?

        JESUS DISSE QUE A SABEDORIA E JUSTIFICADA PELAS OBRAS.
        E A ONDE ESTÃO AS OBRAS DELES?
        DEUS nunca mandou fazer estudos com respeito a dizimos.
        mas ele disse : PROVAI ME NISTO.
        Isso vcs não tem coragem de fazer.

        • Eu mesmo tenho testemunho para dar… do meu tempo no engano do dízimo obrigatório e em dinheiro da religião evangélica e depois, que passei por liberalidade a contribuir sem barganhas com a verdadeira religião.

          tempo de dizimista fiel = nada ( e ainda por cima entraram no meu quarto e roubaram pertences meus… fui vitima do “devorador”, mesmo sendo dizimista!!!)

          tempo de contribuinte com a verdadeira religião = familia abençoada, vida financeira restaurada, deixei de andar pé e de ônibus pois Deus me deu condição de adquirir minha própria condução… e outras bençãos…

          PENA QUE MEU TESTEMUNHO NÃO SEJA ACEITO NAS IGREJAS-EMPRESAS QUE ARRANCAM DÍZIMOS COM A DESCULPA DE SEREM OBRIGATÓRIOS!!!

  3. A ORAÇÃO DO EX-DIZIMISTA

    ” Senhor Meu Deus, em Nome do Senhor Jesus eu venho em Tua presença, Agradecer pelas bençãos que o Senhor Meu Pai tem me dado. E já crendo que outras ainda estão por vir.

    Obrigado Senhor Jesus por me mostrar a verdade sobre o dízimo. Hj oferto por liberalidade, sem fazer barganhas contigo. Obrigado por me mostrar que os cristãos devem observar 2corintios 9:7 ao invés de malaquias 3:10, que era somente aos israelitas no tempo da lei de moisés, devidamente abolida após o Teu Perfeito Sacrifício na cruz.

    Obrigado Senhor por me libertar do engano religioso, do ensino farisaíco dos 10%… agradeço pelo Seu Sacrifício de 100 % que de tão Perfeito, não pode ser pago com míseros 10% de minha renda. Obrigado por me mostrar isso na Tua palavra.

    Oro também pelas pessoas que ainda estão sendo enganadas, pensando que só serão salvas se derem dízimo… Sei que o Senhor já pagou o preço pela nossa salvação. E que nossa salvação não tem nada a ver com entrega de 10% de nosso dinheiro num templo físico ao qual a Tua Santa palavra afirma que o Senhor não habita. É como tua palavra diz… quem crer e for batizado será salvo..Dízimo nada tem a ver com salvação. Peço que o Senhor abençoe a todos que acompanharem esta oração.

    Desde já, eu te agradeço, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo…amém!”

  4. Vai Arrebentar,mais uma vez escrevo,se dar um tiro no s@c@ do Edir ,ti acerta,tem 3 tipos de pessoas que defendem o dizimo,1 aquele que foi criado dentro da igreja ou se tornou fanatico e engole tudo que pastor fala 2 aquele que entrega o dizimo esperando recompensa de Deus (isso popularmente conhecido como barganha)3 pessoas que se dizem pastores,mas na verdade sao caes gulosos,lobos que sobrevivem do dizimo ,esses muitas vzs nao trabalham ou abrem negocio com dinheiro do dizimo,dinheiro ganhado usando o nome de Jesus,dinheiro ganhado com muito suor do trabalho dos incaltos e batem um papão se dizendo bem sucedido..

    • Ana Clara,

      Faltou um, o quarto tipo, aquele que dá voluntariamente e com alegria, a exemplo de Abrão.
      Como forma de gratidão a Deus, sem querer nada em troca, e não baseado em Malaquias.

      Deus te abençoe

    • FALTOU UMA STARDUS, E O ENGRAÇADO QUE JÁ POSTEI ESTA MENSAGEM UMA DEZENA DE VEZ E NÃO ENTROU, SEMPRE PEDINDO AUTENTIFICAÇÃO PELO SITE, E MESMO CUMPRINDO AS EXIGENCIAS , NÃO DEIXARAM ENTRAR, E AGORA DEPOIS DE MUITO VEJO, QUE A RESPOSTA ORIGINAL JÁ ESTÁ POSTADO POR OUTRO, MUITO ENGRAÇADO….MAS VOU TENTAR NOVAMENTE. FALTOU UMA STARDUST, AQUELE QUE DEVOLVE O QUE É DO SENHOR, PORQUE CRE NAS ESCRITURAS, E O DIA QUE ACEITOU JESUS, ASSUMIU O COMPROMISSO DO IDE,
      E ISTO O FAZ POR FÉ E POR AMOR , INDEPENDENTE DE QUALQUER FILHO DO DIABO, QUEIRAM NOS AFRONTAR.
      ESTES QUE VERDADEIRAMENTE NÃO QUEREM VER OS FILHOS DE DEUS VIVEREM, SOBRE A GRANDE PROMESSA DE JESUS, VIDA E ESTA COM ABUNDANCIA. GENTE QUE NÃO CRE QUE COM O ADVENTO DO SR. QUE O VELHO TESTAMENTO DEVA SER ABOLIDO, RASGADO DA BÍBLIA, SIM PORQUE AGORA PELA GRAÇA SOIS SALVOS, E VEJA BEM QUANDO FALO GRAÇA DE MANEIRA ALGUMA DIGO DE GRAÇA , POIS CUSTOU O SANGUE E A MORTE VITUPÉRIA DE CRISTO NA CRUZ.
      LOGO ESTES O FAZEM E NÃO POR FORÇA DA LEI OU QUALQUER MANDAMENTO, MAS FAZEM COMO FEZ O PAI ABRAÃO POR FÉ E AMOR,
      AQUELES QUE PELEIAM CONTRA A OBRA DE DEUS, SÓ DEMONSTRAM QUE VIDAS COMO ESTAS QUE VEMOS AQUI MESMO NO G+, SENDO RESGATADAS POR IGREJAS POR MISSÕES SI E POR ESTES IRMÃOS QUE OBEDECEM O IDE, E SABEM QUE DEVEM DAR FRUTOS, POIS QUEM NÃO DER SERÁ CORTADO FORA.
      CLARO SEMPRE ABRO ESPAÇO PARA RESPOSTA, PARA AQUELES QUE DIZEM QUE O DIZIMO CRIADO POR DEUS, É UMA OBRA DO diabo, SIM ESTES QUE SÃO INSPIRADOS POR UM ESPIRITO, QUE EU DIGO QUE É DE ENGANO, QUE APRESENTEM PROJETOS , UMA NOVA ORDEM PARA SE FAZER OBRAS MANTER IGREJAS ABERTAS FAZER MISSÕES, CLARO NÉ STARDUST, SÓ NÃO FAÇA COMO TEU PAI SATÃ O PAI DAS SAFADESAS, NÃO TENTE ADULTERAR A BÍBLIA ASSIM COMO FEZ COM EVA PRIMEIRAMENTE NO PARAÍSO, E TEVE SUCESSO, E DEPOIS COM O PRÓPRIO CRISTO NO DESERTO, TENDO ALE UMA DERROTA ESMAGADORA,
      SEJA AUTENTICO E APENAS UMA VEZ MOSTRE PARA NÓS TROUXAS COMO SE FAZ PARA FAZER OBRAS MISSÕES E IGREJAS DE PORTAS ABERTAS, PARA QUE HOMENS COMO ESTE MENDIGO POSSA ENTRAR E RECEBER AJUDA PARA SAIR DO FUNDO DO POÇO, NÃO FAÇA MAIS COMO FEZ CONFUCIO AO VER UM HOMEM NO FUNDO DO POÇO, O DEIXOU LA E AINDA DISSE, TENS QUE SAIR SOZINHO, PARA QUE NÃO CAIAS MAIS AI, DIGA-ME QUEM SAIU DO EGITO QUE NÃO PRECISOU DE AJUDA DO ESPIRITO SANTO?.

      • clamando

        Que texto longo, sem novidades, sem acréscimo para o conhecimento dos incautos…

        ora, vc quer provar que o dízimo deve ser dado pelos cristãos em dinheiro??? é simples! apenas mostre na bíblia um cristão que tenha dado dízimo em dinheiro… é tão simples… afinal, vc não é o “pastor-presidente”? uma pergunta dessas não deveria ser motivo de vc desconversar… se tivesse isso na bíblia, vc já teria me respondido.

        E como vc sabe que não há relato de nenhum cristão dando dízimo na bíblia, o que vc faz para não perder essa mamata??? passa a atacar ferozmente qualquer um que fala a vdd sobre dízimo.

        Já falei pra vc como a obra missionária é mantida… e a bíblia também ensina como ela é mantida… pelas ofertas liberais dos irmãos em Cristo. Nada a ver com dízimo. Dízimo não é mandamento para os cristãos.

        É melhor vc preparar o currículo… o povo tá lendo bíblia e descobrindo que dízimo não tem nada a ver com o que andam ensinando nos arraiais evangélicos…

        • a sim ofertas liberais , sei .
          desde que essas ofertas não passem de 10% de sua renda.
          KKKK QUE MISERIA ESSE STARDOID.
          Mostre qual a pessoa que é contra o dizimo e a favor da oferta e que da mais de 10% de sua renda de ofertas por mês.

          • vai arrebentar, ela já confessou aqui que os primeiros 10% da renda dela ela gasta com pernil de porco, e come tudo no sábado (ou os 10% dela são muito pouco, pra gastar tudo de pernil, ou essa mulher come muito pernil mesmo, num dia só, no sábado).

          • PERNIL À MODA STARDUST

            Ingredientes:

            10% de sua renda (dízimo)
            1 pernil grande (5 kg)
            1 cebola
            1/2 pimentão
            1 tomate
            3 dentes de alho
            coentro
            cebolinha
            suco de 3 limões
            sal a gosto
            1 dia de sábado

            Modo de Preparo :

            Quando você receber seu pagamento, reserve os primeiros 10% (dízimo). De posse desse dízimo que vc separou, num sábado, vá a um supermercado ou açougue de sua preferencia e peça 5 kg de pernil. Pague por essa carne com o dízimo previamente separado.

            Ao chegar em casa, de preferência tempere 6 horas antes de assar

            Furar todo o pernil de um lado e do outro abrir fendas para penetrar o tempero (reservar)

            Bater no liquidificador todos os temperos, e espalhar por todo o pernil, Reservar e deixar descansar (mais ou menos 6 horas)

            Após o tempo necessário do tempero, Untar uma assadeira com óleo e dispor o pernil na assadeira inclusive espalhando todo o caldo sobre o pernil

            Cobrir o pernil com papel alumínio e levar ao forno pré aquecido em temperatura 240° – 260°C

            Deixar assar por uma hora, em seguida virar o outro lado do pernil e deixar por mais uma hora (não esquecer de deixar coberto com papel aluminío nessas duas horas para cozinhar bem)

            Em seguida retirar o papel aluminío e deixar assar por mais uma hora, virar novamente e deixar assar por mais uma hora (total de 4 horas) para dourar

            E já está pronto o seu pernil

            Fica uma delícia bem cozido e assado com um gostinho especial de limão! E num sábado saborear um pernil comprado com o seu dízimo é melhor ainda!

            ” bon appétit!!! “

          • “vá a um supermercado ou açougue de sua preferencia e peça 5 kg de pernil. Pague por essa carne com o dízimo previamente separado”.

            o pernil está na base de R$ 13,65 o kg. a stardus compra 5 kg com o dízimo dela: 5 x R$ 13,65 = R$ 68,25.

            ou seja, a coitada ganha R$ 682,50 por mês. bem que o vai arrebentar diz que ela tem uma vida derrotada. e ainda torra 10% com pernil. oh mulher gulosa. imagina vc comer 5 kg de pernil sozinha e em um dia só (sábado). por isso tá gorda e complexada, e tá revelada. tá explicada a vida amargurada dela.

          • edy mancebo

            O pernil deve ser pago com o dízimo… mas se fosse para usar todo o dinheiro do dízimo, vc não teria de pedir somente 5 kg… não esqueça do troco!

          • agora, sinceramente. vcs acham q uma mulher q ganha por base de R$ 680,00 por mês, tira aproximadamente R$ 68,00 (10%) pra torrar de pernil, come 5 kg de pernil no sábado, acham q uma mulher glutona dessa ajuda alguém? sendo q com o dinheiro q sobra ainda deve ter q pagar aluguel, conta de água, conta de luz, fazer compra pro resto do mês (e uma mulher que come 5 kg de pernil num dia deve ter q fazer uma compra gorda pra sobreviver). fora as dívidas q essa mulher deve ter, pq uma pessoa q torra 10% da renda em pernil não deve ser uma pessoa sensata no uso do dinheiro, ou tá tomada pela gula.

            a propria stardus revelou o tipo mesquinha q ela é, e pq é contra os dízimos, e pq quer tanto q as igrejas distribuam cestas básicas. pegamos ela na própria língua. os glutões tb não herdarão o Reino dos Céus.

          • 5 kg de pernil não dá para apenas uma pessoa, a porção rende para várias!

            Eu não recebo R$ 680 por mês… meu salário é maior, mas mesmo que fosse apenas esse valor mencionado por vc, não teria problema, pois vem do fruto do meu trabalho e não de ficar recebendo dízimos.

            “O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade” (Tiago 1:9)

          • vc mesma confessou q separa os 10% para comprar pernil, e agora revelou que compra 5 kg de pernil. ou seja, vc ganha um salário mínimo por mês, coincidentemente, 5 kg de pernil é quase 10% de um salário mínimo. está explicada a sua revolta, é essa sua vida revoltada.

          • edy mancebo

            Sei que na vdd vc está furioso por eu não convidá-lo para saborear esse delicioso pernil aqui em casa… vc deve ter ficado com vontade de experimentar essa receita…

          • realmente stardus, 5 kg de pernil pra uma pessoa só é absurdo, isso explica pq é tão gorda, e pq passou mal (veja bem, passou mal, como vc mesma confessou, e nao foi parar no hospital, antes q diga q estou te difamando). realmente não foi castigo divino, foi gula mesmo. vai comer assim na China.

            dignidade? humilde? vc gasta mais do que tem, é controlada pela sua gula. torra 10% com pernil, e vem falar de dignidade?

          • eu não gasto mais do que tenho. Só compro a vista! não tenho dívidas… e nem dúvidas!!!

            dízimo… a maior mentira da religião evangélica.

          • a cada dia vc está se revelando mais. além de não ter palavra, de pagar de santa dizendo q ouve o Espírito Santo (ou é mentira, ou vc está ficando louca, ou vc não está nem aí pra ele), de ser bipolar (uma hora critica o dízimo, outra diz q o homem do trízimo vai fazer o inferno tremer, uma hora abençoa os ministérios, outra fala mal deles), agora revelou ser extremamente mesquinha e glutona, pq torra 10% do seu salário mínimo com pernil. essa é a stardus q ataca as igrejas do Brasil.

          • quais questões eu fui? essa questão aliás já foi respondida… pela bíblia!

            missões se fazem com pessoas!!! E essas pessoas são sustentadas através de ofertas ( doações de alimentos, dinheiro, etc…)

    • Tem razão Ana Clara. Quanto do dinheiro do dízimo é usado para enriquecer os pastores? A maioria é desonesta na verdade. E dizimo é alimentos e não dinheiro. O dízimo servia para manter os sacerdócio levítico e onde está hoje esse sacerdócio? Onde estão os levitas? Onde está o Templo? Então para que o dízimo?

  5. Mais uma vez cumpre-se a palavra que está em Oséias 4:6-
    Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.
    E Isaias 5:13-
    Portanto, o meu povo vai para o exílio por falta de conhecimento; a elite morrerá de fome, e as multidões, de sede.
    Não gosto de tirar texto do contexto mas as duas passagens acima mostram bem o problema da cobrança do dízimo na maioria das “Igrejas” evangélicas neopentecostais na atualidade.
    Podemos dizer que a cobrança do dízimo está se tornando num 3º sacramento no meio evangélico (os dois primeiros são o batismo e a santa ceia).
    O problema está só começando…

    Está faltando só guardar o sábado e praticar a circuncisão pra voltarmos completamente para a LEI DE MOÍSES…

    • danilo

      Exatamente! o dízimo se tornou uma doutrina fortíssima no arraial evangélico… vc pode crer em Jesus e se batizar, levar uma vida honesta, evangelizar, ajudar aos necessitados…

      … mas se vc não dá dízimo, eles dizem que é tudo inutil, e vc está amaldiçoado…

      Mas graças a Deus cada vez mais pessoas tem lido a bíblia e conhecido a verdade que os pastores que cobram dízimos tentam esconder… que dízimo não tem efeito nenhum na nossa salvação… sequer é um mandamento para nós e nunca foi oferecido em dinheiro…

      Desde que descobri lendo e estudando a bíblia que dízimo não tem nada a ver conosco, me libertei desse jugo farisaíco, não vivo mais aquela vida triste, com esse jugo de homens que só querem seu dinheiro. Deus tem me dado tudo o que eu preciso, no tempo Dele… porém esse testemunho eu não tinha no tempo em que era “dizimista fiel” conforme mandamentos de homens.

  6. Espere ai o Danilo essa passagem:

    O MEU POVO SOFRE PORQUE LHE FALTA CONHECIMENTO.
    Esta no velho testamento sendo assim ela não é para os cristãos, essa passagem é para o povo de israel, Leia direito pois ela se refere a sacerdotes, e ao povo que DEUS chama povo dele, o povo de ISRAEL e como esta no velho testamento não vale para os cristão que seguem o evangelho….

    Pois se você disser que essa passagem vale para os cristãos então a passagem que diz: EU O SENHOR NÃO MUNDO.
    E também a passagem que diz : com maldição sois amaldiçoados porque a mim me roubais .
    VEJA QUE INCOERÊNCIA
    Você diz que as passagens:.
    Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filho
    e
    Portanto, o meu povo vai para o exílio por falta de conhecimento; a elite morrerá de fome, e as multidões, de sede
    vale para nos.
    e as passagens : com maldição sois amaldiçoados porque a mim me roubais .
    NÃO VALE?
    CONTA OUTRA.
    VOCÊS so servem a DEUS ate tocar no seu bolso, quando toca nele VOCÊS FAZEM COMO O JOVEM RICO VIRAM AS COSTAS..
    VOCÊS são crentes falsos e hipócritas.

    • arrebentar

      então vc mesmo está confessando que o velho testamento se refere somente aos ISRAELITAS!!!

      então dízimo e a advertencia de malaquias 3:8-11 só se refere aos judeus, esses sim com o mandamento de dizimar… que bom que mais uma vez vc confessou a verdade!!!

      ISSO SIM É FORTE!!!

      • Quando a pessoa e burra ai fica difícil explicar as coisas.
        Leia direito o que escrevi…
        Eu escrevi que vcs usam passagens do VT, para justificar algumas coisas mas as passagens que tocam no bolso de vcs, ai vcs saem fora dizendo que isso não é para a igreja…

        • arrebentar

          engraçado… vcs recolhem dízimo alegando ser mandamento bíblico… pois bem, e foi mesmo… PARA OS JUDEUS, e não para os cristãos, mas essa parte da bíblia que ensina isso vcs omitem e mostram apenas a parte que Deus ordena em malaquias dar o dízimo, porém sem explicar que o texto de malaquias em sua totalidade era uma advertencia de Deus SOMENTE AOS ISRAELITAS, esses sim com mandamento de dizimar.

          Mas engraçado que vcs só mostram essa passagem de forma isolada e dão a entender que quem não dá dizimo está debaixo de maldição… pois bem… mas chama a atenção que a parte da lei que vcs querem aplicar nos cristãos que lhes interessa vcs assumem, mas na hora que a mesma lei diz que parte dos dízimos era para socorrer aos necessitados ( viúvas, órfãos e os estrangeiros ), essas vcs dizem que não vale mais…

          Essa é a “fé” dos que tomam dízimos mesmo sendo irregular perante a palavra de Deus… a parte da lei que manda tirar do povo dízimo eles pregam com toda alegria, mas na hora que a própria lei manda também ajudar aos necessitados com parte do dízimo, as desculpas estão ensaiadas…

          hipocrisia… vc vê nas igrejas-empresas!

    • Vc tem duvidas do dizimo?
      DEUS DISSE: PROVAI-ME NISTO.
      DEUS nunca mandou fazer estudos, se o dizimo é ou não DELE.
      MAS ele disse: PROVAI-ME NISTO.
      Os que são contra o dizimo não tem coragem de mandar as pessoas fazer uma prova.
      Pois os demônios que estão neles não deixam.

      • Dar 10% de minha renda numa empresa que se entitula igreja evangélica???porque, se a palavra de Deus afirma que a igreja, a verdadeira casa de Deus é o cristão???

        Agora, se vc acha que esses que defendem dízimo em dinheiro, tem preocupação com os necessitados, veja só um comentário do arrebentar, no artigo em que um pastor aplicava o dinheiro dos dízimos em construção de casas para os membros menos favorecidos… veja o ódio dele contra o dinheiro do dízimo ser aplicado em favor dos pobres:

        vai arrebentar disse: 26 de agosto de 2013 ás 11:41 am

        A ideia dele a principio é boa, mas vai criar uma dor de cabeça no futuro..e o os membros que receberam tais casas saírem da igreja e vcs vão ver eles tomarem deles as casas….

        A ICAR FAZ ISSO TAMBÉM E QUANDO UM MEMBRO DELA COMEÇA A FREQUENTAR UMA DENOMINAÇÃO EVANGÉLICA ELES Logo tomam as casas deles, e os expulsão delas….

        OS DÍZIMOS SÃO PARA CUSTEIO DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO, E NÃO PARA DAR CASAS PARA OS OUTROS…..

        a igreja primitiva fazia coisas assim e criou problemas que no futuro o apostolo paulo fala de pessoas que passaram a viver as custas da igreja….

        ESSA igreja vai encher de aproveitadores, e logo criaram problemas….”

        FONTE: Igreja aplica dízimos e ofertas na construção de casas para fiéis que não tem onde morar (site noticiasgospelmais )

        Agora vc vê onde está o coração dos que defendem dízimos… a “fé” é só pra receber, na hora de ajudar aos pobres com o dízimo recebido, inventam mil desculpas… só uma palavra pra vc, arrebentar:

        “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (I João 3:17)

        SE CONVERTA À JESUS… AINDA DÁ TEMPO!!!

        • “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (I João 3:17)

          nessa crítica vc está certa jussara, mas não generalize para todos q dão o dízimo.

  7. Quando a pessoa Tem um encontro real COM JESUS,
    Ela jamais vai negar 10% de sua renda para sua obra.
    TODA PESSOA que se diz cristã e é contra o dizimo, e porque ela
    nunca teve um encontro com DEUS, e é so um religioso.
    como os outros..
    É o caso da stardoid , pergunta a ela se ela da mais de 10% de oferta por mês
    a alguma instituição.

    • “Quando a pessoa Tem um encontro real COM JESUS,
      Ela jamais vai negar 10% de sua renda para sua obra.”

      Kkkkkkk que conversa mais fiada… pura heresia… Eu estou rindo mas deveria chorar, existe um lugar especial pra vcs no inferno, vcs que atrelam o evangelho da graça do Nosso Senhor Jesus Cristo a pagamentos em forma de dinheiro. Isso vai contra tudo o que Cristo ensinou, viveu e praticou. Mas como o disse juiz, acredita nessa pataquada de vcs quem quiser. Numa democracia temos o direito constitucional de sermos otários. Na era da informação continuar sendo ignorante é uma opção que todos nós devemos respeitar.

  8. Dar 10% de minha renda numa empresa que se entitula igreja evangélica???porque, se a palavra de Deus afirma que a igreja, a verdadeira casa de Deus é o cristão???

    Agora, se vc acha que esses que defendem dízimo em dinheiro, tem preocupação com os necessitados, veja só um comentário do arrebentar, no artigo em que um pastor aplicava o dinheiro dos dízimos em construção de casas para os membros menos favorecidos… veja o ódio dele contra o dinheiro do dízimo ser aplicado em favor dos pobres:

    vai arrebentar disse: 26 de agosto de 2013 ás 11:41 am

    A ideia dele a principio é boa, mas vai criar uma dor de cabeça no futuro..e o os membros que receberam tais casas saírem da igreja e vcs vão ver eles tomarem deles as casas….

    A ICAR FAZ ISSO TAMBÉM E QUANDO UM MEMBRO DELA COMEÇA A FREQUENTAR UMA DENOMINAÇÃO EVANGÉLICA ELES Logo tomam as casas deles, e os expulsão delas….

    OS DÍZIMOS SÃO PARA CUSTEIO DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO, E NÃO PARA DAR CASAS PARA OS OUTROS…..

    a igreja primitiva fazia coisas assim e criou problemas que no futuro o apostolo paulo fala de pessoas que passaram a viver as custas da igreja….

    ESSA igreja vai encher de aproveitadores, e logo criaram problemas….”

    FONTE: Igreja aplica dízimos e ofertas na construção de casas para fiéis que não tem onde morar (site noticiasgospelmais )

    Agora vc vê onde está o coração dos que defendem dízimos… a “fé” é só pra receber, na hora de ajudar aos pobres com o dízimo recebido, inventam mil desculpas… só uma palavra pra vc, arrebentar:

    “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (I João 3:17)

    SE CONVERTA À JESUS… AINDA DÁ TEMPO!!!

    • Mas porque será que a vida do stardoid e uma derrota?
      porque sera que ela e complexada?
      porque será que deu uma dor de barriga de sangrar?
      porque será que não consegue ninguém?
      porque será que é uma fracassada?

      HA SIM vai dizer que é provação do senhor.
      MAS A RESPOSTA É: COM MALDIÇÃO SOIS AMALDIÇOADOS.

      • que maldição???

        ” Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar” (gálatas 3:13a)

        quem crê no sacrifício de Jesus, não deve temer as maldições da lei de moisés, entre as quais, a maldição mencionada em malaquias, pois se referia ao dízimo da lei de moisés, obrigatório SOMENTE AOS ISRAELITAS.

        • vai arrebentar, ela é tão malandra, q quer obras sociais pra igreja bancar o pernil de porco dela, e só quer as promessas dos israelitas.

          Stardus sua sanguessuga, a promessa da Nova Aliança foi pros ISRAELITAS, se vc não quer ser enxertada na videira de Israel, tb não venha fazer parte das promessas deles, sua hipócrita.

          “Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a CASA DE ISRAEL E COM A CASA DE JUDÁ. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles ANULARAM A MINHA ALIANÇA (a velha), não obstante eu os haver desposado, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que firmarei com a CASA DE ISRAEL, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.”
          (Jeremias 31:31-34).

          isso foi confirmado no livro de Hebreus:

          “Deus, porém, achou o povo em falta e disse: “Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de ISRAEL e com a comunidade de JUDÁ.
          Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles não permaneceram fiéis à minha aliança, eu me afastei deles”, diz o Senhor.
          “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo”.
          Hebreus 8:8-10.

          vai mamar nas tetas do seu pai stardus, que é o dono do seu umbigo, a quem vc serve.

          • edy mancebo

            pensei que vc só iria voltar quando tivesse as respostas bíblicas do seu “mestre”…

            As minhas 10 perguntas sobre dízimo continuam sem resposta… e vc prometeu responde-las no dia seguinte… cadê a sua palavra?

          • mais do que já estou aguardando???

            Vcs me atacam justamente por não terem argumentos bíblicos que desmintam as minhas 10 perguntas sobre o dízimo e o estudo que desmascara as 10 maiores mentiras sobre o dízimo…

            Edy mancebo, como todos, vc veio querendo confrontar a verdade bíblica, e assim como os outros vai voltar envergonhado. Porque vc acha que os “pró-dízimos” não tem mais influencia neste site? porque foram todos devidamente e biblicamente confrontados…

            quando vc confessou que era incapaz de responder as minhas 10 perguntas sobre o dízimo, mas que iria consultar um mestre para conseguir responde-las, fiquei contente, pois finalmente alguém se disporia a usar a bíblia para tentar responde-las… mas vi que vc na vdd era só mais do mesmo…

            como não tem argumentos bíblicos ataca a minha pessoa… uma tática conhecida, tipica de quem não tem melhores argumentos… apenas mais do mesmo, edy mancebo, apenas mais do mesmo…

            Até pq seu objetivo aqui é me destruir… vc mesmo já confessou isso…sua admiração por mim se tornou ódio por não conseguir ter a mesma liberdade que tenho na graça em Jesus, ao invés de vc que se apega a lei de moisés…

            dízimo… sábado… carne de porco… tudo isso deveria ser observado pelos israelitas na lei de moisés… nós não temos esses mesmos mandamentos…

            ” E isto por causa dos falsos irmãos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus e reduzir-nos à escravidão, Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.” (gálatas 2:4-5)

    • a stardus dar 10% para obra de Deus? ela prefere gastar tudo com pernil de porco, ela mesma confessou. ela prefere saborear um gordo pernil a saber q uma alma perdida foi salva com o dinheiro dela. depois reclama q está gorda e vai querer fazer lipoaspiração divina.

      ela é contra os 10%, mas diz que o homem dos 30% vai fazer tremer o inferno, é contra a fogueira santa mas diz q o homem da toalhinha, do travesseiro dos sonhos, da colher de pedreiro, vai fazer o inferno tremer. ela abençoa os ministérios e depois fala mal. tadinha, já está bipolar.

        • ela se esquece que gula tb é pecado, está escrito que os glutões não herdarão o Reino dos Céus. nunca vi gostar tanto de pernil assim. ela gasta os primeiros 10% dela (o dízimo) com pernil pra comer no sábado, ela mesma confessou. ou ela ganha muito pouco, ou se entope de pernil num dia só (sábado). o pastor da lipoaspiração divina vai ter muito trabalho com a jussara.

  9. CRISTO ENSINOU A DAR O DÍZIMO, PORÉM ELE NÃO DEVE SER PRIORIZADO ( MT. 23:23 ). DÁ-SE O DÍZIMO PORQUE JÁ SE FOI ABENÇOADO E NÃO PARA SER ABENÇOADO. NINGUÉM DEVE SER OBRIGADO A CONTRIBUIR FINANCEIRAMENTE, MAS SEJA LEMBRADO QUE A AVAREZA/GANANCIA É UMA FORMA DE IDOLATRIA ( CL. 3:5; EF.5:5 ).

      • Jeann,
        Cá entre nós, doar para uma instituição todo mês 10%, pode se dizer que é por liberalidade?
        Liberalidade, para mim, é doar um mês na igreja, outro mes ajudar uma família pobre, outro mês alguém da família, outro mês repartir entre três ou mais pessoas que necessitam… Isso sim, é liberalidade!

        • Mary,

          Concordo que há denominações que são desonestas, mas tem aquelas que são honestas, embora vcs duvidem. Pelo menos a que eu frequento sei que é destinado sim a obras de caridade, inclusive é mantida instituições de combate a câncer de mama e de alcoolismo, fora evangelização de aldeias indígenas aqui perto. Isso tudo com o dinheiro dos dízimos.

          O que é dar com liberalidade pra vc ? Eu dou com a melhor das intenções, e COM ALEGRIA, eu sei que esse dinheiro vai ser melhor investido em caridade do que se eu me fartasse comprando algo pra mim. Prefiro dar pra fazer o bem a alguém do que comprar coisa fúteis pra mim. Isso pra mim é liberalidade. Aliás, Abraão deu o dízimo dessa forma, com liberalidade e alegria, e não apenas comida, mas dos BENS que ele ganhou, ou seja, esses bens é claro que inclui prata e ouro.

          • Mary,

            Abraão deu por gratidão a Deus, se ele não desse os dízimos, esses 10% seriam dele, certo ? Mesma coisa com meu salário, estou recebendo de outra pessoa e como GRATIDÃO por isso dou a Deus meus dízimos.

            Jacó também fez um voto a Deus, “e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo” Gênesis 28:22, ele não fez um voto de dar dízimo apenas uma vez, mas toda vez que receber algo de Deus. E note novamente “DE TUDO”, não é só de alimentos.

            Não há nada de errado se a pessoa quiser dar voluntariamente o dízimo, a única coisa que deixou de “valer” foi a obrigatoriedade dele durante a lei de Moisés. Mas isso não quer dizer que não se pode mais dar.

  10. STARDUST “O MISTÉRIO DA ESTRELA!”
    Assisti esse filme domingo na Globo. Muito bom!
    Mas, esse pessoal gosta de vc, não é mesmo? Eles apanham, apanham e continuam latindo para apanhar mais ainda kkkkkkkkkkkkkk.
    Os dizimistas fieis, mantenedores de fortunas sacerdotais, piram!!!!

    • Mary

      boa tarde tudo bem?

      É vdd… infelizmente são pessoas que estão há anos apenas ouvindo os pastores pregarem sobre o dízimo, então soa como heresia para elas o fato do dízimo não ser exatamente isso que elas creem… é um efeito da lavagem cerebral.

      Mary vc é testemunha de que desde que comecei aqui, os defensores dessa heresia que é o dízimo em dinheiro para cristãos tem sofrido um bocado… é que aqui a gente abre a bíblia, não é? aqui nós estudamos a palavra… não sabemos tudo, mas o suficiente para saber que muita coisa que se fala por aí nos arraiais evangélicos não tem fundamento quando verificamos a palavra de Deus.

      Antes, os que se atreviam a falar a vdd sobre o dízimo sofriam severas perseguições neste site, porém a coisa mudou… agora quem passa apuro são os pró-dízimos… e não preciso ameaçar ninguém… é só abrir a bíblia!

      Já mandei meu estudo e as perguntas bíblicas sobre dízimos para alguns pastores que defendem essa heresia… nunca obtive respostas deles… realmente eles sabem que se trata de uma pessoa que lê a biblia e fala com propriedade do assunto.

      Graças a Deus muitas pessoas tem descoberto a verdade sobre o dízimo. Eu não dou dízimo e minha vida tem sido de bençãos e experiencia com Deus, crendo na Sua provisão no tempo certo. mesmo que eu passe por algum problema momentaneo, sei que Meu Pai está me conduzindo.

      “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (romanos 8:28)

      Fiz uma prova com Deus… parei de dar dízimo numa organização evangélica e passei a ofertar por liberalidade, sem barganhas com Deus em favor da verdadeira religião… tudo que não consegui como “dizimista fiel”, passei a conseguir dessa forma, sem ver Deus como um vendedor de bençãos e sim como um Pai Amoroso e Zeloso…

        • JEANN

          aonde eu disse que barganhei com Deus? aonde eu disse que eu investi na verdadeira religião esperando receber em troca? será que além da bíblia vc também não consegue interpretar simples textos em comentários?

          • Talvez seja problema de digitação sua…

            stardust: ” tudo que não consegui como “dizimista fiel”, passei a conseguir dessa forma” (ofertando).

            Ou quem sabe o mesmo problema de sempre, textos dúbios.

            Desculpa, mas qual texto da bíblia vc diz que não interpretei corretamente ?

          • jeann

            quando eu comecei a investir na verdadeira religião o meu propósito foi por liberalidade… não foi uma troca com Deus… senti no coração e fiz… e mesmo assim não foi por barganha… foi por querer ajudar ao próximo, coisa que até uma pessoa que não é cristã pode fazer.

            Porém mesmo não pedindo nada em troca, com o tempo passei a receber tudo o que eu não tinha recebido no tempo que estava na religião evangélica que recolhe dízimos sem ter mandamento para isto.

            Não faço barganhas com Deus, Jeann… aprendi que Deus é Pai, e portanto ele não cobra pelas bençãos…

          • stardust,

            Pareceu no texto que vc colocou ali que após dar as ofertas por liberalidade, vc conseguiu as coisas, mas blz, é por aí mesmo. Estava meio ambígua sua colocação…

            Da mesma forma que vc dá suas ofertas, dou meus dízimos e ofertas, por liberalidade e sem querer nada em troca, apenas com a intenção de ajudar o próximo.

            Com isso com certeza, Deus se agrada.

            Abraço,
            Deus te abençoe

  11. DIZ A BÍBLIA: ” OS PRESBÍTEROS QUE FAZEM UM BOM TRABALHO NA IGREJA MERECEM PAGAMENTO EM DOBRO, ESPECIALMENTE OS QUE SE ESFORÇAM NA PREGAÇÃO DO EVANGELHO E NO ENSINO CRISTÃO ” ( I TM 5: 17 – BÍBLIA CATÓLICA LH ). DINHEIRO ESSE USADO PRIMEIRAMENTE NA OBRA DO SENHOR E NÃO PARA COMPRAR FAZENDAS, VACAS, CASAS, CARROS DE LUXO ETC. PORÉM ESSES TÊM UMA GRANDE RESPONSABILIDADE DIANTE DE DEUS ( LC. 12:48; HB. 13:17; TG. 3:1 ).

  12. “vai arrebentar disse: 26 de agosto de 2013 ás 11:41 am
    A ideia dele a principio é boa, mas vai criar uma dor de cabeça no futuro..e o os membros que receberam tais casas saírem da igreja e vcs vão ver eles tomarem deles as casas….
    A ICAR FAZ ISSO TAMBÉM E QUANDO UM MEMBRO DELA COMEÇA A FREQUENTAR UMA DENOMINAÇÃO EVANGÉLICA ELES Logo tomam as casas deles, e os expulsão delas….”
    ======
    “”A ICAR FAZ ISSO TAMBÉM E QUANDO UM MEMBRO DELA COMEÇA A FREQUENTAR UMA DENOMINAÇÃO EVANGÉLICA ELES Logo tomam as casas deles, e os expulsão delas….”

    Vá ler sobre a Cruzada São Sebastião na Cidade do Rio de Janeiro . Localizada na Zona Sul(área nobre da cidade).
    Ninguém que lá mora TINHA ou TEM que ser católico
    NINGUÉM NUNCA TEVE SUA MORADIA TOMADA POR NÃO SER CATÓLICO.
    Deixa de ser MENTIROSO TENHA HOMBRIDADE

  13. ALGUÉM ESQUECEU DE AVISAR A DEUS QUE DÍZIMOS E OFERTAS FOI ABOLIDO PELOS CRENTES FARISEUS…POIS O SENHOR CONTINUA ABENÇOANDO AOS QUE SÃO FIÉIS…grato



    Assine o Canal
  14. ALGUÉM ESQUECEU DE AVISAR A DEUS QUE DÍZIMOS E OFERTAS FOI ABOLIDO PELOS CRENTES FARISEUS…POIS O SENHOR CONTINUA ABENÇOANDO AOS QUE SÃO FIÉIS…grato



    Assine o Canal
  15. ALGUÉM ESQUECEU DE AVISAR A DEUS QUE DÍZIMOS E OFERTAS FOI ABOLIDO PELOS CRENTES FARISEUS…POIS O SENHOR CONTINUA ABENÇOANDO AOS QUE SÃO FIÉIS…grato



    Assine o Canal
  16. ALGUÉM ESQUECEU DE AVISAR A DEUS QUE DÍZIMOS E OFERTAS FOI ABOLIDO PELOS CRENTES FARISEUS…POIS O SENHOR CONTINUA ABENÇOANDO AOS QUE SÃO FIÉIS…grato



    Assine o Canal
  17. ALGUÉM ESQUECEU DE AVISAR A DEUS QUE DÍZIMOS E OFERTAS FOI ABOLIDO PELOS CRENTES FARISEUS…POIS O SENHOR CONTINUA ABENÇOANDO AOS QUE SÃO FIÉIS…grato



    Assine o Canal
  18. ALGUÉM ESQUECEU DE AVISAR A DEUS QUE DÍZIMOS E OFERTAS FOI ABOLIDO PELOS CRENTES FARISEUS…POIS O SENHOR CONTINUA ABENÇOANDO AOS QUE SÃO FIÉIS…grato



    Assine o Canal
  19. ALGUÉM ESQUECEU DE AVISAR A DEUS QUE DÍZIMOS E OFERTAS FOI ABOLIDO PELOS CRENTES FARISEUS…POIS O SENHOR CONTINUA ABENÇOANDO AOS QUE SÃO FIÉIS…grato



    Assine o Canal
  20. SENHOR DEUS, CRIADOR DA TERRA E DO UNIVERSO…O SENHOR ESTÁ ERRANDO…POIS SEGUNDO OS CRENTES MUMUNHAS, CAÍDOS, DESVIADOS, QUE VIVEM MENTINDO AQUI NESSE SITE DE NOTÍCIAS MENTIROSAS…O SENHOR ABOLIU OS DÍZIMOS E OFERTAS…MAS AÍ ASSISTIMOS O TESTEMUNHO DE MILHÕES DE DIZIMISTAS…COMO É QUE O ACHISMO DESSES CRENTES CAÍDOS E DERROTADOS ???



    Assine o Canal
          • Amigo de Deus,
            Ele não entendeu o que vc quis dizer porque está anestesiado por essa doutrina do dízimo e da prosperidade por meio de barganha!
            Ele, inclusive não sente nada espiritualmente, só no bolso! Por isso, deduz, que nós outros somos derrotados e fracassados e ainda tem o topete de falar com DEUS nestes termos! Este homem tem pinta de cristão, se veste como cristão, imagina que é cristão, mas na realidade ele é um ateu enrustido! Essa é a grande verdade!

          • MARY

            Entendi sim o que ele escreveu…ele é mais um que se une a gays, ateus e aos caídos de plantão que estão por aqui nesse ecumenismo satânico pra falar mal da UNIVERSAL…hehe

            Engraçado que pra você, quem vive na fé “”está anestesiado””…mas quem está anestesiado pela apostasia são vocês, que infelizmente voltaram ao vômito…chega a ser HILÁRIO ler os comentários do PAULO que era pastor da UNIVERSAL e saiu porque se tornou GAY…que moral vocês tem ???

            Os testemunhos que postei são um CALABOCA a incredulidade e as mentiras e bobagens que vocês escrevem…hehe

          • engraçado…

            se pegarmos todas as pessoas que são dizimistas, será que todas vão dar testemunho de prosperidade? no tempo que eu tava nesse engano, nem eu, nem ninguém da denominação deu um testemunho sequer de prosperidade…

            Graças a Deus eu saí desse engano, hj tenho a vida que eu não tinha no tempo em que dava dízimo… passei a ofertar por liberalidade, sem barganhas, sem exigir nada em troca, em favor da religião verdadeira, e Deus tem me dado tudo o que preciso.

            PENA QUE ESSE MEU TESTEMUNHO É RECUSADO EM TODAS AS IGREJAS-EMPRESAS… PORQUE SERÁ NÉ? SERÁ QUE É PQ EU ME RECUSO A LER O ROTEIRO???

          • AI AMB, VC Para vc que perdeu o desespero da jussarastardust, o dia que passou mal e viu a v^pela greta e pensou que iria morrer veja só o desespero:

            STARDUST disse: 1 de outubro de 2013 ás 1:46 pm
            Carta de Retratação Pública

            Eu, STARDUST, Venho com o devido respeito apresentar minha retratação à todas as pessoas, instituições e organizações e a todos os comentaristas deste site, em especial os que assinam pelo nick de Edy (ou ex ), clamando, vai arrebentar, e outros tantos que infelizmente não consigo lembrar no momento e da mesma forma aos senhores Edir macedo, Valdemiro Santiago, Marco Feliciano, RR Soares, Silas Malafaia e todos as outras pessoas que possuem cargos eclesiásticos nas respectivas denominações desses líderes dos comentários feitos de minha parte, sejam ofensivos, ou de pré-julgamento, ou que de qualquer forma não foram favoráveis à imagem publica dessas pessoas tendo em vista a manifestação de cunho pessoal realizada pela minha pessoa durante minha participação neste referido site.

            Infelizmente, errei por deixar minha condição de pessoa falha preponderar sobre minha condição de pessoa cristã, o que não pode e não deve ser interpretado como uma justificativa para meu erro, o qual, desde já, humildemente procuro retratar, através desta carta, a todas as pessoas que se sentiram ofendidas com esta situação, sejam de forma direta ou indireta. Peço a todos os lideres dessas denominações e os comentaristas deste site desculpas e igualmente o meu pedido de perdão.

            Peço novamente desculpas e retrato-me aos membros da IURD, IMPD, IIGD, AD e outras denominações cristãs pois o ato em si não teve, em absoluto, a intenção de atingir pessoalmente a ninguém que congrega em qualquer uma dessas denominações, tão pouco prejudicar o debate cristão em nivel teológico. É notório que estas denominações também ajudam cada uma com sua forma que pessoas venham conhecer o evangelho, e prestando relevante ajuda à sociedade. Gostaria de reiterar minha retratação pública com a consciência de que atos como estes não mais se repetirão.

            Sem mais,

            STARDUST.

          • Se vc acha que esses que defendem dízimo em dinheiro, tem preocupação com os necessitados, veja só um comentário do arrebentar, no artigo em que um pastor aplicava o dinheiro dos dízimos em construção de casas para os membros menos favorecidos… veja o ódio dele contra o dinheiro do dízimo ser aplicado em favor dos pobres:

            ” vai arrebentar disse: 26 de agosto de 2013 ás 11:41 am

            A ideia dele a principio é boa, mas vai criar uma dor de cabeça no futuro..e o os membros que receberam tais casas saírem da igreja e vcs vão ver eles tomarem deles as casas….

            A ICAR FAZ ISSO TAMBÉM E QUANDO UM MEMBRO DELA COMEÇA A FREQUENTAR UMA DENOMINAÇÃO EVANGÉLICA ELES Logo tomam as casas deles, e os expulsão delas….

            OS DÍZIMOS SÃO PARA CUSTEIO DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO, E NÃO PARA DAR CASAS PARA OS OUTROS…..

            a igreja primitiva fazia coisas assim e criou problemas que no futuro o apostolo paulo fala de pessoas que passaram a viver as custas da igreja….

            ESSA igreja vai encher de aproveitadores, e logo criaram problemas….”

            FONTE: Igreja aplica dízimos e ofertas na construção de casas para fiéis que não tem onde morar (site noticiasgospelmais )

            Agora vc vê onde está o coração dos que defendem dízimos… a “fé” é só pra receber, na hora de ajudar aos pobres com o dízimo recebido, inventam mil desculpas… só uma palavra pra vc, arrebentar:

            “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (I João 3:17)

            SE CONVERTA À JESUS… AINDA DÁ TEMPO!!!

  21. se o tal stardutjussarannyanacraradisfarçada. cre que JESUS levou a maldição na cruz.

    PORQUE ELA CONTINUA AMALDIÇOADA?
    PORQUE CONTINUA FRUSTRADA?
    PORQUE NÃO TEM UM TESTEMUNHO NEM DE ENCONTRO COM DEUS?

    PORQUE ELA SO SABE FALAR BLA BLA BLA.
    A ONDE ESTA O SEU DEUS?
    PORQUE VC E COMPLEXADA E SOZINHA?

    • Se vc é tão prospero, pq quando alguém pede para vc provar, vc desconversa???

      Será que o seu testemunho é tão confiável como esses testemunhos da tv, onde ninguém conhece essas pessoas que falam???

      • JAIRO THOMAZELLI ou JUSSARA ou STARDUST

        Por favor né…não é porque você não conheça essas pessoas que você pode dizer que elas não são conhecidas…pô não força né…você não gostar da UNIVERSAL, de OBEDECER A BÍBLIA, de nós pastores…é uma coisa…agora você não pode deixar sua burrice espiritual te cegar ao ponto de não ver que as pessoas da TV, dão nome e a igreja que frequentam…se não fosse verdade tais relatos a GLOBO ou qualquer mídia satânica que faz sua cabeça fraca, já teria ido atrás dessas pessoas do testemunhos e tinha “”nos desmascarado””…hehe

        E uma perguntinha…Jesus disse para irmos ao mundo e ganharmos almas pra Ele…QUANTAS ALMAS VOCÊ GANHOU PRA JESUS ESSE ANO FOFA ???

        Jesus abençoe

        • “PASTOR” amb

          QUANTO TEMPO!!! vc sumiu… tem andado muito ocupado, em bater as metas financeiras impostas, e por causa disso não tem tido tempo mais para nos presentear com suas “pérolas” ???

          Já pegou o mês ??? matou o leão ??? a “igreja” tá cre$cendo ???

          Pelo jeito sim, pois está com tempo de nos atacar aqui.

          Já que vc voltou, responda a pergunta que vc deixou sem resposta…

          “AMB disse: 21 de março de 2013 ás 1:30 am

          E aonde Jesus disse que a pobreza é de Deus ??? O próprio ao nascer, em uma PROVIDÊNCIA DIVINA, foi sustentado e BEM pelo ouro, incenso e mirra, que recebeu dos reis magos…NUNCA passou fome ou necessidade a não ser quando jejuava, se vestia de LINHO, algo que só os RICOS daquela época se vestiam, disse que veio nos trazer VIDA COM ABUNDÂNCIA, se vocês não tem fé pra isso a culpa é nossa ???”

          AMB

          Vc diz que Jesus vestia-se de linho… bom, vc como “estudado na bíblia” poderia nos mostrar ao menos um, isso mesmo, apenas um versículo em que seja mencionado que o Senhor Jesus durante o tempo que estava vivo fisicamente se vestia com linho? só um versículo basta, filho!

          Resultado: desde 21 de março deste ano ainda esperando a resposta do “pastor” amb!

          • Enquanto você está preocupado se Jesus andava de linho ou não…minha opinião, minha “”licença poética””, o que aprendi com a teologia, mas eu NUNCA disse que isso estava na Bíblia, como você mesmo acabou de CONFIRMA COLANDO o que escrevi…

            Eu já respondi isso a MUITOS MESES ATRÁS, afirmei, que a Bíblia confirma, que Jesus se vestia BEM, ao ponto dos centuriões romanos quererem dividir suas vestes…( JOÃO 19:23 )
            Agora você vê nisso um “”grande”” argumento de que eu erro ??? Aaahhh meu filho, PERFEITO só Jesus…agora aonde a bíblia diz que Jesus passava fome, a não ser quando jejuava ??? Responde aí por favor…hehe

            OBRIGADO por perguntar…é CLARO que a igreja está crescendo, + POVO, + pessoas abençoadas = CRESCIMENTO…quem cresce pra baixo é rabo de cavalo e a vida do JAIRO THOMAZELLI STARDUST JUSSARA…hehe

            Cara você precisa se converter, pensei que isso estava acontecendo quando você escreveu…

            “”STARDUST disse: 1 de outubro de 2013 ás 1:46 pm
            Carta de Retratação Pública””

            Aí você deixou esse capeta voltar em você novamente, tsc, tsc…

          • AMB

            vc diz: “afirmei, que a Bíblia confirma, que Jesus se vestia BEM, ao ponto dos centuriões romanos quererem dividir suas vestes…( JOÃO 19:23 )”

            vamos ver se a bíblia menciona isso mesmo?

            ” Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura.” (João 19:23)

            bom, só há o relato que eles dividiram as vestes… não fala nada sobre serem luxuosas, ou de linho… nada… isso tudo é acrescimo de sua parte…

            Causa preocupação, vc um pastor, aumentando o que diz a bíblia, sendo que a própria bíblia traz a advertencia:

            “… não ultrapasseis o que está escrito…” (I Coríntios 4:6b)

            Graças a Deus nós somos como os de beréia (atos 17:11), aqui, nós verificamos a palavra de Deus para ver se as coisas são de fato assim!

          • JAIRO FERNANDO THOMAZELLI STARDUST…

            Os centuriões eram loucos…Jesus “”se vista de trapos””…e eles como eram loucos, queriam os “”trapos”” de Jesus…ôh cara acorda…hehe

            Se eu aumentei, ou menti sobre a bíblia, então “”estou amaldiçoado””…SÓ QUE NÃO !!!…hehe

            GRAÇAS A DEUS não faço isso…

            Se você estudasse a teologia saberia que a mesma tem argumentos bíblicos ( AO PÉ DA LETRA )…argumentos extra-bíblicos ( ACRESCENTA ALGO QUE DESVIRTUA AS ESCRITURAS )…foi o argumento que usei…e os argumentos anti-bíblicos ( JULGAR, CONDENAR ALGUÉM DIZER QUE DÍZIMO E OFERTAS FORAM ABOLIDOS E COISAS SEMELHANTES A ESSAS QUE VOCÊ VIVE FAZENDO )…por isso a sua vida só anda pra trás…sorry…hehe

            Jesus mandou ganhar almas para o Reino dEle…quantas almas você ganhou esse ano “”bereano”” ???

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • A bíblia só fala que os centuriões dividiram as vestes de Jesus. Apenas isso. Agora a qualidade dessas vestes, a bíblia não afirma. Não vou dizer que eram trapos, a bíblia não diz isso, da mesma forma que vc não pode dizer que era linho… a bíblia não afirma tal coisa.

            Prefiro ficar só com o que a Palavra de Deus afirma… acréscimos, fica por conta de quem já não tem mais compromisso com a verdade bíblica.

            Minha vida tem sido uma benção. E outras virão. não se preocupe. Preocupe-se com vc, pois o seu julgamento será mais severo:

            ” [Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo!]” (Mateus 23:14)

          • PERDÃO…eu quis escrever…ARGUMENTOS EXTRA-BÍBLICOS QUE NÃO DESVIRTUAM A BÍBLIA…grato

            a sua vida tem sido uma benção…sei…hehe

            bacana o que você escreveu sobre si…

            ” [Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo!]” (Mateus 23:14)

            tomara que você se arrependa e se converta, antes do fim…

  22. Estou contigo e não abro!! Servimos a Deus eu e minha família. Não pagamos dizimos, ofertamos de coração o valor que queremos, pois entendemos que temos responsabilidade com a obra de Deus. Ninguem sabe qto ofertamos, muito menos “Que” ofertamos. Não contamos nossas bençãos contabilizando nossos bens materiais, salarios, propriedades, etc. TUDO (absolutamente tudo, inclui saúde, livramentos diversos) que recebemos é fruto das bençãos e misericórdia de Deus, que nos agracia de acordo com o intento da nossa alma, das nossas obras e da nossa fé. Parece pouco pra alguns, muito pra outros, pra nós é porção que Deus nos designou. Abençoada, que traz felicidade, nos sustenta. Sem falar nas espirituais, grandiosas, transformadoras, renovadoras. Deus te abençoe grandemente!!

  23. CONVITE,

    Se você trafica drogas ilícitas,

    Se você é contumaz roubador.

    Se você é golpista,

    Se você ganancioso e muito ambicioso.

    Venham ser pastores, pois Deus dar 100% do que vocês lucravam antes.

    Atenção, o dinheiro que virem a receber por serem pastores tanto advirá dos dízimos e ofertas como das dádivas diretas de Deus.

    Abandone o crime do mundo, venha praticar seus crimes os mesmos dentro das igrejas evangélicas, pois Cristo disse que se o gerente for encontrado enganando o Pai um dia vai pedir as contas, bem como pode ser que o enganador antes da volta do Pai se arrependa.

    Podem vir, Deus dar cem vezes mais o que você ganhava no tráfico,,,

  24. Esses tristemunhos que o AMB posta são todos fictícios de pessoas que estão endividadas até o pescoço nas mãos dos agiotas,bancos e financeiras.Hoje é dia de jogar alimentos fora aqui em um supermercado da rede economia aqui do bairro,e fica cheio de membros da IURd catando as sobras que iriam para o lixo e alimentar porcos.Tem obreiro da IURd catando até latinha de aluminío nos lixões para cumprir o sacrificio obrigatório dos fins de ano,o tal do presente para “”jesus”” de ouro,incenso e mirra.

    • RPN

      Não é a toa que sua mãe está sempre na UNIVERSAL lutando pela sua conversão, pois realmente você está caído cara, tsc, tsc…

      Você não gostar da UNIVERSAL, dos Bispo MACEDO, de nós pastores…é uma coisa…agora você dizer que as bençãos são ficção…CARA…você tá muito mal…não é a toa que nem sua mãe lhe dá crédito…

      • O AMB,
        Esse é o grande problema dos crentes.
        eles leem leem a biblia mas para eles é so uma historinha daquelas que a mãe deles contava para eles dormirem…
        e ai eles ficam dormindo dentro de suas igrejas…

        Imagine esse RNP OU RPN.
        Seguindo JESUS ai ele no meio de uma multidão, que encostava em JESUS , e vem uma mulher de longe, uma unica mulher no meio de uma multidão tocou em JESUS e foi curada.
        HORA mas não estavam todos a volta de JESUS? não tinha uma multidão tocando nele? PORQUE SÓ UMA MULHER FOI CURADA?

        porque só ela tocou com fé…
        ESSE É O SEU PROBLEMA RNP, VC é incredulo e com certeza duvida também das curas e milagres biblicos.

    • Esse seu argumento tá surrado AMB,vira o disco e minha mãe não está nada bem na IURd.Vem aqui na IURd da Rua Coremas 29 em Campo grande RJ,e constate se que estou falando é mentira.Você talvéz esteja gozando de renda e “”bençães”” que vêm da ingenuidade dos membros,mas a realidade é essa que estou te descrevendo,minha mãe é uma humilde pensionista do meu pai,que o que mais minha irmã que cuida dela reclama é de contribuir com grandes somos para a sua instituição iurdiabólica e não para com talões de cheques.

      • Acredito que esse argumento VERDADEIRO da minha parte, não é surrado não RPN, na verdade esse argumento lhe dá uma surra, pois é a PROVA MOR de que nem sua mãe lhe reconhece como homem de Deus…

        Já fui do RIO, já passei em SP, ES, MG, PR, RS e agora estou em SC…e lamento informá-lo, que a UNIVERSAL é falha, de líderes e membros falhos, mas os MILAGRES de Deus não falham…mas o que você está fazendo, já estamos acostumados a ver…se chama perda de visão…

        Engraçado você falar que sua mãe é pensionista, querendo dar a entender que ela é uma pessoa que “”ganha pouco””…daqui a pouco você escreve que ela “”dá grandes somas de dinheiro na UNIVERSAL””…meio contraditório isso né ?!!?
        …hehe
        Tenho certeza que ela é mais feliz que você…somos “”ladrões””, roubamos almas do inferno…e você…desde quando você caiu e saiu da UNIVERSAL, quantas almas ganhou ??? Só consegue levar salvação aos outros, quem está salvo, quem está caído, também quer fazer cair…ainda bem que sua honrada mãe, conhece os filhos que tem…GRAÇAS A DEUS !!!

        • AMB

          quando estivelá, nunca vi um milagre sequer… nunca vi um cego enxergar, um mudo falar, um paralitico andar… nada…

          A coisa mais parecida com um milagre que eu vi quando era de lá é que na época dos “sacrifícios” em dinheiro, quando todo mundo tinha depositado seus envelopes cheios de dinheiro no altar, eles mandavam a gente fechar os olhos, fazer uma oração e quando mandava a abrir… MEU DEUS!!!

          os envelopes que estavam cheios de dinheiro tinham sumido!!!

          Isso foi o mais parecido com milagre que eu vi lá…

          • STARDUST, JAIRO THOMAZELLI, JUSSARA…que pena hein ?!!? Não é a toa que a Bíblia diz que quem tem maus olhos está em trevas…tsc, tsc…

          • VC nunca viu milagre, ou vc nunca acreditou…
            CARAMBA quer dizer que milagre para vc é ver cego enxergar, paralitico andar, mudo falar etc?

            OLHA então segundo suas teses, abraão esta perdido.

            Pois ele não ressuscitou nenhum morto, não curou ninguém, não fez nenhum paralitico andar e nenhum mudo falar.

            PORÉM ELE É CHAMADO DE PAI DA FÉ, E AMIGO DE DEUS,
            Pois obedeceu a sua palavra, e nunca negou nada a DEUS, e nem murmurou.
            e PÔS SEU BEM MAIS PRECIOSO NO ALTAR.
            Por isso DEUS disse para ele : JUREI POR MIM MESMO…

            O MAIOR MILAGRE SE CHAMA NOVO NASCIMENTO,,,
            E isso acontece no interior do ser humano.
            e é o que precisa acontecer contigo.

            SE CONVERTE ANTES QUE A REBORDOSE TE ALCANCE DE NOVO.

      • INCRÍVEL você atacar o Bp MACEDO…não foi você que escreveu que os testemunhos que as pessoas dão na UNIVERSAL são fictícios ??? Ou seja, então não foi Deus não abençoou essas pessoas ???
        …quanta hipocrisia, tsc, tsc…

    • é claro que são fictícios,muitos desses que dão testemunho estão enrolados até o pescoço nas mãos dos agiotas e sofrendo até ameaças de morte,a prosperidade da IURd só é evidente para vcs bispos e pastores,o povão mesmo continua na pior,vêm aqui amanhã e veja membros da IURd brigando com moradores de rua pelas sobras que iam para o lixo no supermercado rede economia aqui do bairro de campo grande RJ.

  25. PERNIL À MODA STARDUST

    Ingredientes:

    10% de sua renda (dízimo)
    1 pernil grande (5 kg)
    1 cebola
    1/2 pimentão
    1 tomate
    3 dentes de alho
    coentro
    cebolinha
    suco de 3 limões
    sal a gosto
    1 dia de sábado

    Modo de Preparo :

    Quando você receber seu pagamento, reserve os primeiros 10% (dízimo). De posse desse dízimo que vc separou, num sábado, vá a um supermercado ou açougue de sua preferencia e peça 5 kg de pernil. Pague por essa carne com o dízimo previamente separado.

    Ao chegar em casa, de preferência tempere 6 horas antes de assar

    Furar todo o pernil de um lado e do outro abrir fendas para penetrar o tempero (reservar)

    Bater no liquidificador todos os temperos, e espalhar por todo o pernil, Reservar e deixar descansar (mais ou menos 6 horas)

    Após o tempo necessário do tempero, Untar uma assadeira com óleo e dispor o pernil na assadeira inclusive espalhando todo o caldo sobre o pernil

    Cobrir o pernil com papel alumínio e levar ao forno pré aquecido em temperatura 240° – 260°C

    Deixar assar por uma hora, em seguida virar o outro lado do pernil e deixar por mais uma hora (não esquecer de deixar coberto com papel aluminío nessas duas horas para cozinhar bem)

    Em seguida retirar o papel aluminío e deixar assar por mais uma hora, virar novamente e deixar assar por mais uma hora (total de 4 horas) para dourar

    E já está pronto o seu pernil

    Fica uma delícia bem cozido e assado com um gostinho especial de limão! E num sábado saborear um pernil comprado com o seu dízimo é melhor ainda!

    ” bon appétit!!! “

    • e depois colher as consequências:
      STARDUST disse: 1 de outubro de 2013 ás 12:22 pm
      COMUNICADO IMPORTANTE:

      Venho através deste comunicado informar que estou deixando de comentar no G+. Nada contra o site, que é fonte de informação, mas é uma decisão pessoal após orar e pedir direção a Deus. O Espírito Santo me mostrou a minha falha aqui. Levei um puxão de orelha “santo”. Peço perdão pela precipitação. Sei que todos somos falhos. E eu não vou esconder os meus erros. Não vou negar que cometi um erro, vários aliás. Peço perdão a todos que em maior ou menor grau se sentiram ofendidos com algo que eu disse.

      Peço perdão a todos que comentam aqui e em especial o clamando, edy ( ex ) e o vai arrebentar. Peço perdão a outros que não consigo lembrar. Peço que me perdoem pois eu pequei, errei. Peço que relevem. Não levem a sério. Eu errei e assumo publicamente meu erro.

      Peço perdão também a edir macedo, valdemiro santiago, marco feliciano, valdemiro santiago, silas malafaia e outros líderes religiosos que não consigo lembrar. Pequei contra vcs. Peço que igualmente me perdoem por tudo. Eu estou me retratando aqui que não agi corretamente com vcs também. E que Deus abençoe vcs e seus respectivos ministérios.

      Ao povo da iurd e outras denominações. Peço perdão. sim, pequei contra vcs também.

      A todos que não consigo lembrar, sejam comentaristas do site, ou pessoas do meio evangélico que se sentiram ofendidos com algo que eu disse, novamente peço perdão. Deixo a todos a seguinte mensagem de Cristo:

      ” [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]” (Marcos 11:26)

      Estou pedindo perdão a todos. Os que me perdoarem, também terão seus pecado perdoados, pois todos somos pecadores.

      Agradeço aos que amigos que fiz aqui. Deus os abençoe da mesma forma que aos que estou pedindo perdão.

      Estou deixando o G+, e peço aos que comentam aqui que eu pedi perdão, que me perdoem. Vcs podem me responder?

      clamando, vc me perdoa? edy vc me perdoa? vai arrebentar vc me perdoa? E todos que se sentiram ofendidos comigo, vcs me perdoam?

      Aguardo as respostas.

      • Se vc acha que esses que defendem dízimo em dinheiro, tem preocupação com os necessitados, veja só um comentário do arrebentar, no artigo em que um pastor aplicava o dinheiro dos dízimos em construção de casas para os membros menos favorecidos… veja o ódio dele contra o dinheiro do dízimo ser aplicado em favor dos pobres:

        ” vai arrebentar disse: 26 de agosto de 2013 ás 11:41 am

        A ideia dele a principio é boa, mas vai criar uma dor de cabeça no futuro..e o os membros que receberam tais casas saírem da igreja e vcs vão ver eles tomarem deles as casas….

        A ICAR FAZ ISSO TAMBÉM E QUANDO UM MEMBRO DELA COMEÇA A FREQUENTAR UMA DENOMINAÇÃO EVANGÉLICA ELES Logo tomam as casas deles, e os expulsão delas….

        OS DÍZIMOS SÃO PARA CUSTEIO DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO, E NÃO PARA DAR CASAS PARA OS OUTROS…..

        a igreja primitiva fazia coisas assim e criou problemas que no futuro o apostolo paulo fala de pessoas que passaram a viver as custas da igreja….

        ESSA igreja vai encher de aproveitadores, e logo criaram problemas….”

        FONTE: Igreja aplica dízimos e ofertas na construção de casas para fiéis que não tem onde morar (site noticiasgospelmais )

        Agora vc vê onde está o coração dos que defendem dízimos… a “fé” é só pra receber, na hora de ajudar aos pobres com o dízimo recebido, inventam mil desculpas… só uma palavra pra vc, arrebentar:

        “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (I João 3:17)

        SE CONVERTA À JESUS… AINDA DÁ TEMPO!!!

        • stardust: “Se vc acha que esses que defendem dízimo em dinheiro, tem preocupação com os necessitados…”

          Onde na bíblia fala que o dízimo tem que ser apenas em alimentos ?
          Nem todos gastam seus 10% em perfil, alguns como eu preferem sim fazer o bem, ajudando o próximo com esse dinheiro.

          Bem disse Paulo a respeito dos tempos do fim… os homens serão caluniadores, sem domínio próprio, com aparência de piedade, etc..

          • stardust,
            Dar 10% não isenta ninguém de continuar a fazer o bem, posso ajudar os necessitados com esses 10 e com parte do restante também, certo ?

            Cuidado com as calúnias aí dizendo que esses 10% não ajudam necessitados. Depois reclama que tais sendo “perseguido” aqui.

          • jeann

            vamos então fazer uma prova disso? dá o nome da tua denominação e endereço… vamos verificar se o que vc alega procede…

          • stardust,

            Nem preciso, vc mesmo já deu um exemplo nessa mesma matéria, rsrsrs

            FONTE: Igreja aplica dízimos e ofertas na construção de casas para fiéis que não tem onde morar (site noticiasgospelmais )

            Isso não é ajudar necessitados, construir casa pra quem não tem ?

            Cuidado com as calúnias.

          • jeann

            pq vc volta pra trás na hora de mencionar sua denominação para que verifiquemos se o que vc alega é vdd?

            Agora, na época dessa matéria do pastor que usa dinheiro do dízimo para fazer casas para os menos favorecidos, eu disse que até que valia a pena dar dízimo lá… pena que o exemplo desse pastor seja raro…

            será que na sua igreja ao menos o dízimo ajuda realmente os necessitados?

          • stardust,

            “para que verifiquemos se o que vc alega é vdd”…
            Só estás morrendo de curiosidade pra saber onde eu congrego, fala a verdade… rsrsrs

            Não defendo placas, congrego onde sinto que Deus me quer.

            Enfim, já visse que há denominações que usam dízimos em prol dos necessitados.
            Vc mesmo confirmou… “pena que o exemplo desse pastor seja raro”

            Pode ser raro, mas há honestas sim.
            Cuidado com as calúnias.

          • stardust,

            Pode ser minoria, mas existem, eu faço parte dela.
            Só te peço que tente não generalizar, blz ?

            Bom… não vou mais me prologar nisso.
            Fica com Deus, abraço.

      • Dizimos nunca foi instituídos para dar casa para os outros.
        Os dízimos foram instituídos para pregação do evangelho para levar a palavra de DEUS.

        QUEM TEM OBRIGAÇÃO DE DAR CASA , PARA AS PESSOAS.
        E o governo do qual trabalhamos quatro meses por ano so para pagar impostos..

        O seu problema stardustjussara, e que vc queria que a igreja tratasse de vc, te desse comida e ainda te aquentasse.

        GRAÇAS A DEUS QUE DEUS SEMPRE LIMPA A VIDEIRA, E ESSES GALHOS PODRES(stardust,mary,paulo,edson etc) SÃO CORTADOS E entesourados para o fogo eterno.

        e por isso que vc ficou desesperada na hora que a morte chegou para te levar.
        DA PRÓXIMA VEZ CUIDADO QUE ELA VAI FAZER O TRABALHO DELA.

        • Só governo tem de cuidar dos pobres? então a igreja primitiva errou em distribuir o que recebia com eles? os apóstolos erraram?

          A sua fé só serve para ajudar seus lideres a terem emissoras de tv, mansão em campos do jordão, e até um banco???

          Não se deve socorrer aos necessitados? Jesus disse algo a respeito, serve de alerta pra vc:

          ” Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna ” (Mateus 25:44-46)

          • e graças a DEUS que a UNIVERSAL desempenha esse papel, é tem sido uma das igrejas que mais desempenha esse papel social.

            MAS JESUS NUNCA DISSE DE DAR AS COISAS PARA PREGUIÇOSOS COMO VC.
            pessoas como vc tem que criar vergonha na cara, e trabalhar

          • “e graças a DEUS que a UNIVERSAL desempenha esse papel, é tem sido uma das igrejas que mais desempenha esse papel social.”

            Vamos fazer um teste? vá então em qualquer uma e solicite uma cesta básica, ou roupas… será que vão te ajudar???

            Eu nunca esqueço o que um obreiro me disse na minha primeira semana:

            ” aqui não dá nada!!!”

          • AAahhh JAIRO FERNANDO THOMAZELLI…será que foi o mesmo obreiro que você “”matou”” e nenhum pastor foi no enterro dele ???

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • FALA A VERDADE , VC pediu a sexta básica, e como eles viram que vc é malandro, ai ja te cortaram na tora.

            EU DESCONHEÇO UMA UNIVERSAL QUE NEGUE isso para alguma pessoa que se mostre sincera.

            e outra JESUS não deu peixe para pedro.
            ELE MANDOU ELE PESCAR…
            VC e um bicho preguiça que foi na iurd pedir sexta basica e levou na cara preguiçoso.

  26. VEJA SÓ O DESESPERO DE QUEM TOCA NO QUE É DE DEUS, E na hora que passa perto da morte fica desesperada.
    AI AMB, VC Para vc que perdeu o desespero da jussarastardust, o dia que passou mal e viu a v^pela greta e pensou que iria morrer veja só o desespero:

    STARDUST disse: 1 de outubro de 2013 ás 1:46 pm
    Carta de Retratação Pública

    Eu, STARDUST, Venho com o devido respeito apresentar minha retratação à todas as pessoas, instituições e organizações e a todos os comentaristas deste site, em especial os que assinam pelo nick de Edy (ou ex ), clamando, vai arrebentar, e outros tantos que infelizmente não consigo lembrar no momento e da mesma forma aos senhores Edir macedo, Valdemiro Santiago, Marco Feliciano, RR Soares, Silas Malafaia e todos as outras pessoas que possuem cargos eclesiásticos nas respectivas denominações desses líderes dos comentários feitos de minha parte, sejam ofensivos, ou de pré-julgamento, ou que de qualquer forma não foram favoráveis à imagem publica dessas pessoas tendo em vista a manifestação de cunho pessoal realizada pela minha pessoa durante minha participação neste referido site.

    Infelizmente, errei por deixar minha condição de pessoa falha preponderar sobre minha condição de pessoa cristã, o que não pode e não deve ser interpretado como uma justificativa para meu erro, o qual, desde já, humildemente procuro retratar, através desta carta, a todas as pessoas que se sentiram ofendidas com esta situação, sejam de forma direta ou indireta. Peço a todos os lideres dessas denominações e os comentaristas deste site desculpas e igualmente o meu pedido de perdão.

    Peço novamente desculpas e retrato-me aos membros da IURD, IMPD, IIGD, AD e outras denominações cristãs pois o ato em si não teve, em absoluto, a intenção de atingir pessoalmente a ninguém que congrega em qualquer uma dessas denominações, tão pouco prejudicar o debate cristão em nivel teológico. É notório que estas denominações também ajudam cada uma com sua forma que pessoas venham conhecer o evangelho, e prestando relevante ajuda à sociedade. Gostaria de reiterar minha retratação pública com a consciência de que atos como estes não mais se repetirão.

    Sem mais,

    STARDUST.

    • valdemiro já deu o recado… ” satanás tentou tirar a gente da televisão, mas agora voltamos, e estamos em vários canais…”

      o inferno pira com a volta do valdemiro à parabólica!

        • AMeBa vc não tem culto na igreja hoje quarta-feira pra fazer não? ao invés de ficar aqui jogando conversa fiada?
          Vc deve ser daqueles pastores que “ficam o dia inteiro com o rabo na cadeira” como disse o outro lá no Equador kkkkkkkkkkkkkk
          A igreja te dá salário, casa e carro é pra vc trabalhar Vagabundo!!! Kkkkkkkk
          É de um líder desse que vc tá precisando AMeBa pra entrar na linha hahahaha

          • PAULO…o meu “”rabo está na cadeira”” escrevendo por aqui…já o seu rabo tá solto por aí né fofa…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            Eu não sabia que tinha que te dar satisfação pra escrever aqui…que estranho…hehe

          • Desculpa AMeBa, é que eu acho estranho vc ter todo esse tempo disponível para se dedicar a banalidades.. Pensei que a vida de um pastor fosse mais atarefada..

      • AI AMB.
        Aqui ela pediu perdão para todo mundo menos para VC,
        STARDUST disse: 1 de outubro de 2013 ás 12:22 pm
        COMUNICADO IMPORTANTE:

        Venho através deste comunicado informar que estou deixando de comentar no G+. Nada contra o site, que é fonte de informação, mas é uma decisão pessoal após orar e pedir direção a Deus. O Espírito Santo me mostrou a minha falha aqui. Levei um puxão de orelha “santo”. Peço perdão pela precipitação. Sei que todos somos falhos. E eu não vou esconder os meus erros. Não vou negar que cometi um erro, vários aliás. Peço perdão a todos que em maior ou menor grau se sentiram ofendidos com algo que eu disse.

        Peço perdão a todos que comentam aqui e em especial o clamando, edy ( ex ) e o vai arrebentar. Peço perdão a outros que não consigo lembrar. Peço que me perdoem pois eu pequei, errei. Peço que relevem. Não levem a sério. Eu errei e assumo publicamente meu erro.

        Peço perdão também a edir macedo, valdemiro santiago, marco feliciano, valdemiro santiago, silas malafaia e outros líderes religiosos que não consigo lembrar. Pequei contra vcs. Peço que igualmente me perdoem por tudo. Eu estou me retratando aqui que não agi corretamente com vcs também. E que Deus abençoe vcs e seus respectivos ministérios.

        Ao povo da iurd e outras denominações. Peço perdão. sim, pequei contra vcs também.

        A todos que não consigo lembrar, sejam comentaristas do site, ou pessoas do meio evangélico que se sentiram ofendidos com algo que eu disse, novamente peço perdão. Deixo a todos a seguinte mensagem de Cristo:

        ” [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]” (Marcos 11:26)

        Estou pedindo perdão a todos. Os que me perdoarem, também terão seus pecado perdoados, pois todos somos pecadores.

        Agradeço aos que amigos que fiz aqui. Deus os abençoe da mesma forma que aos que estou pedindo perdão.

        Estou deixando o G+, e peço aos que comentam aqui que eu pedi perdão, que me perdoem. Vcs podem me responder?

        clamando, vc me perdoa? edy vc me perdoa? vai arrebentar vc me perdoa? E todos que se sentiram ofendidos comigo, vcs me perdoam?

        Aguardo as respostas.

  27. ATENÇÃO: DEVIDO A REPERCUSSÃO DO ESTUDO QUE DESMASCARA A FARSA DOS DÍZIMOS TER CAUSADO POLÊMICA E ATAQUES FEROZES DOS QUE SE RECUSAM A ACEITAR A VERDADE BÍBLICA SOBRE ESSA DOUTRINA MERCANTILISTA, VAMOS FAZER UM DESAFIO AOS “PRÓ-DÍZIMOS”…

    A falsa doutrina dos dízimos nos dias de hoje, ensina basicamente isso: Que todo cristão tem o mandamento bíblico de separar 10% de sua renda ( salários e ganhos diversos ) e entregar numa denominação evangélica aos cuidados de um suposto homem de Deus (notadamente, um pastor ou similar). A não entrega desse valor, chamado por eles de dízimo, pode acarretar, segundo essa doutrina, a sujeição do cristão aos ataques de um demônio chamado “devorador”, ser espiritual este, segundo ainda esta doutrina o mesmo mencionado em malaquias 3:11. O que não se sujeita a entregar os dízimos conforme especificado acima, também estaria pondo sua própria salvação em risco, pois ainda segundo essa doutrina, quem não dá dízimo é ladrão.

    Agora, porém, em confronto com essa doutrina de dízimos ainda perdurar e segundo eles ser obrigatória aos cristãos, estaremos fazendo 10 perguntas que os pastores que insistem em receber dizimos não conseguem responder:

    1 – Dízimo na bíblia sempre foi alimento (Levíticos 27:30,32 ; Deuteronômio 12:17)… aonde na bíblia ele se tornou dinheiro?

    2 – Dízimo era mandamento do velho testamento somente para os israelitas ( Levíticos 27:30-34) … aonde no novo testamento da bíblia, foi confirmado esse mesmo mandamento aos cristãos?

    3 – Dízimo deveria ser entregue somente aos sacerdotes levitas (Números 18:26, hebreus 7:5)… aonde na bíblia, os pastores de hoje substituiram esses sacerdotes levitas para poderem tomar dízimos?

    4 – Dízimo era destinado ao sustento dos levitas, dos órfãos, estrangeiros e viúvas (Deuteronômio 26:12)… aonde na bíblia ele se tornou exclusivo dos pastores e bispos das denominações evangélicas?

    5 – Se o mandamento do dízimo é anterior a lei de moisés, e abraão é exemplo de “dizimista fiel” antes da lei, então porque Abraão entregou dízimo somente dos despojos da guerra que ele venceu ( genesis 14:20; hebreus 7:4 ), e não de toda a sua riqueza já acumulada? (genesis 13:2 )

    6 – Se ” a césar o que é de césar e a Deus o que é de Deus “, é uma citação de Jesus sendo favorável ao pagamento de impostos desse mundo e da mesma forma pagamento de dízimos à Deus, então porque Jesus mencionou o pagamento do imposto de césar antes do “imposto de Deus”, visto que o dízimo deveria ser a primeira coisa a ser separada? Jesus disse ” a césar o que é de césar” e Jesus deu exemplo disso, ao pagar o imposto de césar (Mateus 17:24-27), para dar o exemplo que se deve pagar o imposto de césar ( impostos desse mundo ) mas se “a Deus o que é de Deus” se refere à dízimo, aonde Jesus devolveu dízimo, para nos esse exemplo, da mesma forma que fez ao pagar o imposto de césar?

    7 – Se devemos dizimar porque Jesus não falou nada contra o dízimo, então devemos nos circuncidar também? visto que Jesus também não falou contra a circuncisão aos israelitas e a circuncisão também é mencionada antes da lei de moisés (genesis 17:10).

    8 – Se quem é dizimista será salvo, então porque o Senhor Jesus precisou vir aqui na terra, cumprir a lei de moisés e morrer pelos nossos pecados? os israelitas já tinham o mandamento de dizimar (levíticos 27:30-32)… não bastava eles somente continuarem dizimando para serem salvos? quem nos dá a salvação? Quem salva é Jesus ou o dízimo ?

    9 – Aonde vemos Jesus e/ou os apóstolos, recebendo dízimos dos cristãos para que a obra de Deus fosse feita? aonde vemos no novo testamento que o dízimo é obrigatório para manutenção de um templo físico ?

    10 – No velho testamento vemos claramente os israelitas recebendo o mandamento de dizimarem e entregando o dízimo ( Levítico 27:30-32; II Crônicas 31:6; Neemias 13:12 ), Mas aonde no novo testamento vemos os cristãos recebendo a ordem de dizimar e um seguidor de Jesus, ou seja, um cristão dizimando?

    CONCLUSÃO: Eu já fiz estas 10 perguntas à vários pastores que insistem no erro de ensinar que dízimos são obrigatórios para os cristãos, mas nunca obtive uma resposta. O que comprova que realmente, essa doutrina mercantilista dos dízimos não passa de doutrina criada por homens, sem embasamento bíblico.

    O Senhor Jesus já advertiu sobre esse tipo de erro: “E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” (Marcos 7:7)

    Mas graças a Deus, cada vez mais as pessoas estão conhecendo a verdade sobre a mentira que é a doutrina do dízimo, e deixando de dizimar por obrigação conforme malaquias 3:10, que era uma advertência que dizia a respeito somente ao povo de israel e passando a ofertar por amor e liberalidade conforme 2 corintios 9:7.

  28. eu não pedi cesta básica (e não sexta básica!!! )….

    eu perguntei a um obreiro na minha primeira semana se lá dava bíblia aos membros novos… foi aí que ele disse uma coisa que me impressionou… ” aqui não dá nada!!! “…

    E sobre o peixe, pedro teve de ir pescar, mas Jesus abençoou com uma moeda para pagar o imposto de césar ( e não deu dízimo!!!)

      • amb

        saiba diferenciar um erro de digitação de um erro de portugues. Seu amigo sempre escreve sexta básica… pode reparar…

        Agora meu erro foi pela digitação rápida…

        entendeu???

      • Pois é JESUS mandou pedro pescar um peixe e pagar primeiro o seu imposto.
        mostrando assim como deveria ser usado as primícias devolvidas em favor do reino.
        Quando uma alma(peixe) e arrancada do mundo(mar) a primeira coisa que se deve fazer e ensiná-la a ser dizimista e devolver os primícias , para que seja pago primeiro os custos da obra de DEUS. e só depois ela servira a si mesmo. POR ISSO JESUS DISSE: POR MIM E POR TI.

        Com respeito a vc no seu caso e SEXTA mesmo.
        1º todas as pessoas que chegam a iurd, chegam desesperadas e a sua maioria passando necessidade.
        E VC PERGUNTOU ISSO PARA UM OBREIRO NÃO FOI A TOA.
        E quando ele percebeu sua malandragem ele logo de deu na cara, PORQUE CERTAMENTE ELE VIU QUE VC É UM BICHO PREGUIÇA.
        E quando vc jogou o verde para colher maduro, perguntando de cesta basica.

        LEVOU UMA NA CARA… KKKKKKKKKK
        Da até para imaginar sua reação KKKKKKKKKKKKKK.
        E como um dia um veio a igreja pedir dinheiro para passagem, logo levou uma como vc. ele logo escutou: aqui não é rodoviária.

        • Essas histórias que vc conta não tem veracidade… vc vive numa mentira… só mentindo vc consegue ter algo para justificar tanta distorção da bíblia.

          eu nunca pedi cesta basica lá. Só perguntei se dava bíblia… o obreiro só falou a vdd… não dá nada!

          A fé de vcs é só pra arrancar! na hora de distribuir, as desculpas já tão ensaiadas!

          E no caso do peixe que Jesus mandou pedro pescar, vc enrolou enrolou e não conseguiu provar Ele mandando dar dízimo daquela moeda…

          • JAIRO FERNANDO THOMAZELLI STARDUST, o obreiro não te deu bíblia, pois na UNIVERSAL não ajudamos vagabundos, ajudamos os carentes, mas vagabundos não…

            Viu como eu acertei quando escrevi que seu pastor viu que você não prestava por isso não te levantou a obreiro, aí você saiu da UNIVERSAL, tsc, tsc…

            E que moral você tem pra chamar alguém de mentiroso…o diabo aprendeu contigo cara…hehe

          • amb

            Se eu quisesse eu seria obreiro… o pastor me chamou, mas eu recusei…

            hj vi que foi um livramento de Deus na minha vida!

          • JAIRO FERNANDO THOMAZELLI STARDUST…Graças a Deus na UNIVERSAL há a reunião do títular, do SEGUNDO e do AUXILIAR…se você fosse da UNIVERSAL como tem mentido por aqui, saberia disso….kkkkkkkkkkkkkkkk

            Na lata de novo !!!

          • Mas eu não sou mais, “pastor”… já fui, mas depois que passei a ler a bíblia e comparar com o que é ensinado lá, vi que tava perdendo meu tempo ( e dinheiro!!! ).

            Graças a Deus hj estou liberto!

        • O stardustjussara foi chamado para ser obreira?
          KKKKKKKKKK
          Essa agora é boa KKKKKKKKKK, deve ter sido o paulo que quis te levantar kkkk
          mas ai ele saiu, e não deu tempo…
          Essa stardustjussara chega na igreja, pedindo cesta basica e biblia, e não ganha e ainda tem coragem de dizer que foi chamada para ser obreira, ……….
          STARDUST VAI NA PAROQUIA QUE LÁ ELES VÃO TE DAR UMA CESTA NA SEXTA KKKKKKKK

  29. Vamos olhar pela greta como um pastor da IURD é coagido e ameaçado pela liderança. Esse vídeo foi feito e lançado na net por um dos pastores oprimidos por esse sistema religioso. É um pedido de socorro e ao mesmo uma denúncia dos maus tratos que esta seita submete a alguns de seus membros.

    http://youtu.be/dH-mOmtWUMs

  30. O MELHOR FILME RELIGIOSO, RECOMENDADO POR STARDUST

    ” O QUARTO SÁBIO ” (“The Fourth Wise Man”) – EUA – 1985 – com Martin Sheen, Alan Arkin e outros.

    sinopse: A história de um homem sábio, contada de forma fascinante. Artaban (Martin Sheen), filho de um rei da antiga pérsia, procura nas sagradas escrituras o significado real da vida e descobre as profecias sobre Jesus, o rei dos reis. Artaban leva consigo três pedras preciosas, para oferecer ao messias e inicia, então, uma jornada através do deserto para encontrar-se com outros três reis magos e, com eles, ir ao encontro do rei Jesus.
    Entretanto não chega a tempo de encontrá-los. Por 33 anos, Artaban e Orantes (Alan Arkin) procuram por Jesus. Sempre que estavam prestes a encontrá-lo, acontecia um imprevisto, e eles o perdiam. no decorrer do seu caminho. A história atinge o seu clímax no domingo de páscoa, quando Artaban, velho e morrendo, encontra o rei Jesus e compreende finalmente, o verdadeiro sentido da vida.

    RECOMENDADO: para todas as idades, sem classificação etária, e principalmente para que lideres religiosos compreendam o verdadeiro evangelho pregado por Jesus Cristo.

    http://youtu.be/dO1fa7s3CqU

    • Imagino que se refira ao filme o 4°sábio.
      Realmente é um filme que retrata o verdadeiro significado de doar seu bens aos cuidados dos mais pobres.(amor ao próximo)
      Jesus não que nossas dinheiro e sim que compartilhemos o que temos, com os que precisam de ajuda.

  31. O dízimo, segundo a Palavra de Deus

    Em nenhum lugar nas Escrituras Sagradas você vai encontrar pessoas devolvendo dízimos em dinheiro. Na Bíblia, o dízimo está associado a cereais e rebanhos, ou seja, frutos da terra em geral. Antes do período da lei, Abrão (mais tarde chamado Abraão) deu os dízimos dos bens que havia conquistado dos inimigos (Gênesis 14:16-20) durante uma batalha. Melquesedeque saiu ao encontro de Abraão porque era rei de Salém, e recebeu o tributo. Isso aconteceu uma única vez e não há mais registros de que Abraão tenha dizimado depois.

    Quando as Escrituras Sagradas começaram a ser redigidas (por volta do ano 1500 antes de Cristo), o dinheiro (em hebraico כסף) já existia, conforme Gênesis 17:12, Deuteronômio 14:25, Êxodo 12-44, Números 3:49, 1 Reis 21:2, etc. Apesar disso, o povo deveria seguir as determinações de Deus e dizimar apenas dos rebanhos e cereais, conforme escrito em Deuteronômio 14:22, Levítico 27:30, Êxodo 34:2; 26, 1 Samuel 8:17, etc.

    “Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR.” (Levítico 27:30)

    Desse modo, as pessoas que exerciam outras profissões, tais como artesãos (Êxodo 31:3-5), copeiros e padeiros (Gênesis 40:1-2), carpinteiros e pedreiros (II Samuel 5:11), músicos (I Reis 10:12), alfaiates (Êxodo 28:3), mestres-de-obras (I Reis 5:16), ourives, pescadores, mercadores, coletores de impostos, guardas, cozinheiros, não poderiam dar dízimos, mas apenas ofertar.

    Na Bíblia, Deus não recebeu dízimo em dinheiro, apesar de existir o dinheiro, e ninguém pode provar o contrário. Observe:

    “Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente. Comam o dízimo do cereal, do vinho novo e do azeite, e a primeira cria de todos os seus rebanhos na presença do Senhor, o seu Deus, no local que ele escolher como habitação do seu Nome, para que aprendam a temer sempre o Senhor, o seu Deus. Mas, se o local for longe demais e vocês tiverem sido abençoados pelo Senhor, pelo seu Deus, e não puderem carregar o dízimo, pois o local escolhido pelo Senhor para ali pôr o seu Nome é longe demais, troquem o dízimo por prata, e levem a prata ao local que o Senhor, o seu Deus, tiver escolhido. Com prata comprem o que quiserem: bois, ovelhas, vinho ou outra bebida fermentada, ou qualquer outra coisa que desejarem. Então juntamente com suas famílias comam e alegrem-se ali, na presença do Senhor, do seu Deus.” (Deuteronômio 14:22-26)

    Como vimos, Deus não aceitaria a prata no lugar do dízimo, ou seja, o dinheiro no lugar dos frutos da terra, mas permitiria, por causa de uma longa distância, a troca do dízimo por prata, por ser fácil de transportar, mas com a condição de o dizimista (homem do campo), já no local indicado por Deus, comprar o que quiser para ali “comer do seu dízimo” e se alegrar na presença do Senhor Deus, o nosso mantenedor.

    Quem não era fazendeiro poderia colaborar com ofertas de alimentos, incenso, utensílios (Neemias 13:5) e também dinheiro:

    “E disse Joás aos sacerdotes: Todo o dinheiro das coisas santas que se trouxer à casa do Senhor, a saber, o dinheiro daquele que passa o arrolamento, o dinheiro de cada uma das pessoas, segundo a sua avaliação, e todo o dinheiro que trouxer cada um voluntariamente para a casa do Senhor,” (2 Reis 12:4)

    Algumas ofertas deveriam ser feitas obrigatoriamente em dinheiro, como a do arrolamento citado na referência acima, em obediência ao escrito em Êxodo 30:13-16.

    Consideradas essas coisas, podemos concluir que a igreja, no período atual, vem utilizando a palavra “dízimos” equivocadamente e fora do seu contexto original.

    Atualmente, muitas denominações ensinam que os crentes devem dar 10% do salário, caso desejem ter uma vida financeira abundante e intocada pelo devorador. Quem não dá o dízimo, dizem alguns, está sujeito à ação do devorador, é ladrão e está roubando a Deus. Para sustentar esse ensinamento equivocado, utilizam indevidamente o capítulo 3 de Malaquias, que não está dirigido à igreja, mas apenas à nação de Israel, sob o regime da lei (Malaquias 4:4).

    A Palavra de Deus nos ensina, no entanto, que toda maldição (inclusive a do devorador) foi desfeita com o sacrifício de Cristo (Gálatas 3:13), pelo menos para os que creem nisso. Porém se o crente ainda deseja se justificar pelas obras da lei, o tal permanece sobre o efeito de qualquer maldição (Gálatas 3:10), inclusive a do devorador.

    É importante esclarecer que o devorador não é um demônio, como alguns pensam, mas sim uma espécie de gafanhoto. Observe essa passagem:

    “O que o gafanhoto cortador deixou o gafanhoto peregrino comeu; o que o gafanhoto peregrino deixou o gafanhoto devastador comeu; o que o gafanhoto devastador deixou o gafanhoto devorador comeu.” (Joel 1:4) Nova Versão Internacional.

    As Escrituras Sagradas nos alertam para a possibilidade de passarmos até por alguns apertos. O próprio apóstolo Paulo padeceu necessidades, enfrentando até mesmo a fome, porque não tinha dinheiro:

    “porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.” (Filipenses 4:11-12)

    O profeta Malaquias não se dirigiu à igreja, do contrário Deus estaria entrando em uma irreparável contradição ao prometer bênçãos e prosperidade, mas ao mesmo tempo permitindo que os crentes, inclusive dizimistas, enfrentassem necessidades tão grandes, como as que Paulo enfrentou.

    Outra questão importante é acerca da legitimidade para receber dízimos (frutos do campo). Quem pode atualmente tomar dízimos, segundo a Palavra de Deus?

    “E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.” (Hebreus 7:5)

    Portanto atualmente ninguém no mundo tem autorização, segundo a lei, para tomar dízimos do povo. Nem mesmo entre os judeus legalistas em Israel, pois não há mais templo e levitas servindo como sacerdotes.

    Considerando que o dízimo só poderia ser dado por agricultores e criadores de rebanhos, e que o Senhor Jesus Cristo cumpriu toda a lei com perfeição e sem cometer qualquer tipo de pecado, podemos concluir que Jesus não dizimou no templo e nem cobrou dízimos de qualquer pessoa por dois motivos muito simples: o primeiro é porque Ele exerceu o ofício de carpinteiro (Marcos 6:3), e não de produtor rural; o segundo é porque não pertenceu à tribo de Levi, mas a de Judá.

    “Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.” (Hebreus 7:14)

    Desse modo, é incorreto afirmar que Jesus Cristo, em Mateus 23:23, esteja cobrando dízimos da igreja. Nessa passagem, o Senhor repreendeu duramente os escribas e os fariseus por se preocuparem com as coisas mínimas da lei, mas desprezarem as que importavam mais: o juízo, a misericórdia e a fé.

    “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.” (Mateus 23:23)

    Repare que o dízimo dado pelos fariseus e pelos escribas era constituído apenas de produtos do campo. Eles eram tão meticulosos que se preocupavam com coisas mínimas, mas esqueciam das mais importantes. Perceba que o Senhor Jesus não incluiu o dinheiro na relação, apesar de haver grande circulação de moedas romanas naquele tempo (Mateus 22:19-21).

    O fato de Jesus Cristo ter falado para os fariseus não omitirem o pagamento dos dízimos não dá respaldo algum para o pagamento de dízimos pelos crentes, e ainda mais em dinheiro. É preciso compreender que o Senhor Jesus está se dirigindo a pessoas que viviam sob o regime da lei.

    Dizer que a igreja deve devolver dízimos só porque a palavra dízimos apareceu no evangelho não é um argumento válido. Nem tudo que está no evangelho se aplica para a igreja ou para a sua vida. Por exemplo, o evangelho informa que o Senhor Jesus foi circuncidado ao oitavo dia (Lucas 2:21), mas isso não significa que você tenha que fazer o mesmo só porque esse texto está no Novo Testamento. Observe ainda a passagem abaixo, retirada também do evangelho:

    “E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.” (Mateus 8:2-4)

    Atualmente, se alguém é curado milagrosamente por Deus, o que recebeu a cura não precisa guardar segredo e nem muito menos pagar a oferta determinada por Moisés. Hoje ela deve contar isso para o maior número de pessoas, a fim de dar testemunho do poder do SENHOR para honra e glória de Deus.

    Para compreender as Escrituras Sagradas, é necessário obter inspiração do Espírito Santo, considerando o contexto, o momento histórico, os destinatários, costumes locais (como rasgar as vestes, lançar poeira para o alto), etc.

    Na Bíblia não existe qualquer mandamento para a igreja no sentido de arrecadar dízimos e muito menos que esses dízimos sejam dados ou devolvidos em dinheiro.

    Todavia, encontramos algumas instruções no sentido de a pessoa contribuir para socorrer os mais carentes (1 Coríntios 16:1-3). Hoje, as contribuições podem ser utilizadas para alimentar e vestir os mais necessitados, distribuir exemplares da Bíblia e mensagens de evangelismo, possibilitar a pregação da Palavra de Deus nos pontos mais distantes (existem custos), permitir o funcionamento dos locais de reunião (limpeza, água, luz, aluguel), custear a vida sem extravagâncias de obreiros (Mateus 10:10; 1 Timóteo 5:18) que vivam exclusivamente em prol da obra de Deus. Se o obreiro de Deus possuir emprego, há recomendação bíblica para que não seja pesado aos demais. Tudo deve ser feito com muita transparência e temor a Deus.

    O valor a ser destinado para a obra é pessoal (2 Coríntios 9:7), conforme a renda (1 Coríntios 16:2), liberal (2 Coríntios 9:5) e, por mais incrível que pareça, dentro das possibilidades financeiras (2 Coríntios 8:12), a fim de que não se sobrecarregue financeiramente (2 Coríntios 8:13). Leia as referências bíblicas indicadas e constate por si mesmo.

    Ao observarmos o capítulo 4 de Atos, do versículo 32 ao 35, não encontraremos qualquer indício de que a igreja primitiva devolvesse dízimos. Segundo as Escrituras Sagradas, os membros possuíam todas as coisas em comum. Quando chegava um novo convertido, este vendia suas herdades, apresentava o valor diante dos apóstolos e dos demais e imediatamente o valor era dividido entre todos, inclusive entre os membros, de acordo com a necessidade de cada um, o que justifica o fato de não haver necessitado na igreja. Esse modelo de igreja acabou muito rápido.

    Colabore com a sua congregação, ajude sua família, socorra os mais necessitados, faça tudo dentro das suas possibilidades.

    O “dízimo em dinheiro” foi inventado no século V, pela igreja Católica, embora essa prática tenha adquirido força somente a partir do século VII. É importante lembrar que a igreja evangélica surgiu da católica, o que justifica o fato de esse procedimento ter sido preservado, juntamente com alguns outros incorretos.

    Atualmente, o dízimo em dinheiro é mais comum nas Américas e em parte da Europa. No Brasil, é difícil encontrar uma congregação que não mencione o dízimo, mas isso não é motivo para não congregar.

    “Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.” (Eclesiastes 11:2)

    Espero que o Espírito de Deus possa falar melhor ao seu coração.

DEIXE UMA RESPOSTA