A Conferência E3, realizada em Los Angeles, Califórnia (EUA) e dedicada a anúncios de novos projetos dos produtores de games, revelou um novo título que deverá basear-se – livremente – em temas bíblicos: Babylon’s Fall (“A queda da Babilônia”, em tradução livre).
O estúdio Platinum Games, conhecido pelo aclamado Bayonetta, anunciou o novo projeto com um trailer que expõe as artes conceituais do novo jogo, com grande similaridade visual com o universo fictício da Terra-média, criado pelo escritor cristão J. R. R. Tolkien, autor dos livros O Hobbit e O Senhor dos Anéis.
A apresentação aconteceu durante o evento da produtora Square Enix, e mostrou detalhes da estória a ser contada no jogo, com referência ao Dia do Julgamento e combates entre anjos e demônios. O relato da queda do império da Babilônia na Bíblia é visto – por muitas correntes teológicas – como referência hermenêutica às profecias do Apocalipse que narram a destruição final de satanás e seus anjos caídos.
Portais especializados em jogos, como o Game Reactor, adiantam que em breve o estúdio deverá revelar mais detalhes sobre o novo título a ser lançado em 2019 para as plataformas PS4 e PC.
E3
O mercado de games tornou-se mulibilionário nas duas últimas décadas, fixando-se como uma indústria de entretenimento tão séria e abrangente como o cinema. E, a exemplo de Hollywood, é natural que produtores passem a explorar a Bíblia Sagrada como fonte de inspiração para criação de estórias narrativas para seus projetos.
Nesse contexto, o vídeo apresentado na conferência anual E3 expõe um projeto que não deve manter fidelidade aos textos das Escrituras, usando o relato como simples fonte de referência, com o objetivo de embasar uma narrativa completamente fictícia e descompromissada.