O filme que contará a história de vida do fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, bispo Edir Macedo, está em produção e já tem data de estreia prevista.
A direção do projeto será assinada por Alexandre Avancini, profissional da TV Record que comanda a produção de novelas na emissora do biografado.
A proposta do filme de Edir Macedo é usar as narrativas da trilogia Nada a Perder, escrita pelo jornalista Douglas Tavolaro, como base do roteiro. O ator que interpretará o bispo ainda não foi definido pelos produtores do filme.
“A Record Filmes será reativada com um projeto ambicioso: levar às telas a versão cinematográfica de Nada A Perder, o livro de memórias do bispo Edir Macedo, cuja trilogia já vendeu 5 milhões de exemplares. No momento, busca-se uma produtora americana para dar vida ao filme, que deverá ser lançado no final de 2016. A direção será de Alexandre Avancini, da Record. Mas o ator que encarnará Macedo ainda não foi escolhido”, escreveu o jornalista Lauro Jardim, no site da revista Veja.
Quando o projeto do filme biográfico de Edir Macedo começou a ser discutido, cogitou-se a ideia da contratação do ator Wagner Moura, porém as negociações não avançaram e a ideia foi abandonada.
A negativa de Moura veio antes mesmo do convite ser feito: “Não vou interpretar o Edir Macedo, como já sugeriram. Sei que a Record, há muito tempo, convidou o [José] Padilha (Tropa de Elite, Robocop) para dirigir a biografia dele, mas nunca me chamaram. E se me chamarem, não farei, porque já tenho um projeto com o Karim Ainouz (diretor de Praia do Futuro) de fazer um filme tendo um pastor evangélico como personagem principal”, disse o ator à época, numa entrevista à PurePeople.
Há mais ou menos um ano, quando os primeiros relatos de que o filme seria produzido começaram a circular pela imprensa, houve a especulação de que existe a ambição por parte dos produtores de tornar o filme uma das dez maiores bilheterias do cinema nacional.