Os imbróglios envolvendo as eleições na Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB) se amontoam de forma impressionante. Na última segunda-feira, 03 de julho, o pastor José Wellington Jr. foi empossado na presidência, mas a oposição liderada por Samuel Câmara irá recorrer.
Eleito com 14.675 votos na votação realizada online no dia 9 de abril, Wellington Jr. teve a posse atrasada por conta de incontáveis batalhas judiciais, já que a CGADB realizou a eleição mesmo com uma liminar ordenando a suspensão do processo, já que haviam suspeitas de fraude na inscrição de aproximadamente 10 mil pastores.
Porém, na última semana, o juiz Thomas de Souza e Melo, da 1ª Vara Civil do Rio de Janeiro, acolheu o recurso da entidade e reconheceu a validade das eleições, autorizando a posse dos membros da Mesa Diretora e do Conselho Fiscal.
De acordo com informações do JM Notícia, pastores de diversas partes do país estiveram em São Paulo para acompanhar a posse do novo presidente, que é filho do antecessor, pastor José Welligton Bezerra da Costa, que comandou a CGADB por quase 30 anos.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, compareceu ao evento representando o presidente Michel Temer (PMDB). O governador do Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB) e alguns deputados federais também estiveram presentes, assim como o bispo Samuel Ferreira, da Convenção Nacional das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira (Conamad).
Oposição
Samuel Câmara, candidato derrotado nas últimas três eleições, anunciou que irá recorrer da decisão da Justiça. Seu advogado, pastor Cláudio Dias, afirmou que está preparando o recurso e em breve protocolará o pedido na Justiça.
Câmara conta com o apoio de outros pastores para que o pleito seja refeito. Jededias Lima, pastor da Assembleia de Deus Ciadseta em Novo Acordo (TO), acredita que a eleição deste ano revelou fragilidades da denominação e manchou a reputação da CGADB.
“O melhor para o nosso querido irmão pastor José Wellington Jr. era, ao meu ver, ter a hombridade de reconhecer a crise institucional que vivemos e, ele mesmo, no seu primeiro ato, convocar novas eleições na CGADB”, sugeriu.
Empossados
Pastor Wellington Júnior – Presidente
Pastor Sebastião Rodrigues de Souza – 1º vice-presidente – Região Centro-Oeste
Pastor Gilberto Marques – 2º vice-presidente Região Norte
Pastor Pedro Damaceno – 3º vice-presidente Região Nordeste
Pastor Temóteo Ramos – 4º vice-presidente Região Sudeste
Pastor Perci Fontoura – 5º vice-presidente Região Sul
Pastor Elienai Cabral – 1º Secretário Região Centro Oeste
Pastor Pedro Abreu de Lima – 2º Secretário Região Norte
Pastor Roberto José dos Santos – 3º Secretário Região Nordeste
Pastor Alberto Serafim – 4º Secretário Região Sudeste
Pastor Adalberto Dutra – 5º Secretário Região Sul
Pastor Alvaro Sanches – 1º Tesoureiro
Pastor Nehemias Araújo – 2º Tesoureiro
Pastor Edson Vicente – 3º Tesoureiro
Pastor Rinaldo Alves – Conselho Fiscal 1ª REGIÃO – Centro Oeste
Pastor Paulo Martins Neto – Conselho Fiscal 2ª REGIÃO – Norte
Pastor Israel Ferreira – Conselho Fiscal 3ª REGIÃO – Nordeste
Pastor Luiz Cezar Mariano – Conselho Fiscal 4ª REGIÃO – Sudeste
Pastor Jamir Brito – Conselho Fiscal 5ª REGIÃO – Sul