Justiça Federal define que cultos afro-brasileiros, como a umbanda e candomblé, não são religiões

262

A Justiça Federal no Rio de Janeiro emitiu uma sentença na qual considera que os “cultos afro-brasileiros não constituem religião” e que “manifestações religiosas não contêm traços necessários de uma religião”.

A definição aconteceu em resposta a uma ação do Ministério Público Federal (MPF) que pedia a retirada de vídeos de cultos evangélicos que foram considerados intolerantes e discriminatórios contra as práticas religiosas de matriz africana do YouTube.

O juiz responsável entendeu que, para uma crença ser considerada religião, é preciso seguir um texto base – como a Bíblia Sagrada, Torá, ou o Alcorão, por exemplo – e ter uma estrutura hierárquica, além de um deus a ser venerado.

A ação do MPF visava a retirada dos vídeos por considerar que o material continha apologia, incitação, disseminação de discursos de ódio, preconceito, intolerância e discriminação contra os praticantes de umbanda, candomblé e outras religiões afro-brasileiras. “Para se ter uma ideia dos conteúdos, em um dos vídeos, um pastor diz aos presentes que eles podem fechar os terreiros de macumba do bairro”, disse o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jaime Mitropoulos.

De acordo com o site Justiça em Foco, o MPF vai recorrer da decisão em primeira instância da Justiça Federal para continuar tentando remover os vídeos da plataforma de streaming do Google.

“A decisão causa perplexidade, pois ao invés de conceder a tutela jurisdicional pretendida, optou-se pela definição do que seria religião, negando os diversos diplomas internacionais que tratam da matéria (Pacto Internacional Sobre os Direitos Civis e Políticos, Pacto de São José da Costa Rica, etc.), a Constituição Federal, bem como a Lei 12.288/10. Além disso, o ato nega a história e os fatos sociais acerca da existência das religiões e das perseguições que elas sofreram ao longo da história, desconsiderando por completo a noção de que as religiões de matizes africanas estão ancoradas nos princípios da oralidade, temporalidade, senioridade, na ancestralidade, não necessitando de um texto básico para defini-las”, argumentou Mitropoulos.

262 COMENTÁRIOS

  1. Voces evangelicos agradecam por terem nascidos no Brasil, pois senao seriam macumbeiros na africa ou mulcumanos no oriente, e cada qual dizendo serem donos da vedade.
    O que voces evangelicos sao é simplesmente UMA SUBRELIGIAO DA IGREJA CATOLICA, pois quem criou a Biblia, foram os papas da igreja catolica, voces surjiram muito depois como forma de revolta, mas guardam em quase tudo os ensinamentos da igreja catolica, como Jesus e a Biblia.
    Do mesmo modo que voces acham que os mulcumanos vao para o inferno, eles tambem acham que voces estao errados, quem sabe?
    Voces evangelicos temem mais ao diabo do que adoram a Deus, falam mais no diabo que em Deus, e para segurar o dizimo, basta invocar a força do diabo, pois somente o pastor dizer que o diabo ira fazer isso e aquilo para quem nao der o dizimo e entao da-lhe dizimo.

    • Caríssimo irmão, quem assina o textos sagrados não são os papas da Igreja, esses mesmos religiosos deixaram documentos que auxiliam a compreender os textos sagrados.

      Paz e Bem

  2. Todas as religiões e/ou seitas, sem absolutamente nenhuma exceção, falham em demonstrar a existência de seus deuses ou outras entidades espirituais.

    Então devemos entender o real significado de religião: mito.

    Há muito, muito tempo no passado, um trovão atingiu uma arvore.
    O homem primitivo são sabia explicar o que era aquele poder destruidor.
    Então imaginou que deveria tem alguem no alto das nuvens responsável por aquilo.
    Nasceu o mito.

  3. Que bizarro né Roberto, pq eu ja vi casos em que evangélicos chegaram no terreiro e incorporaram! E ja levei amigos evangelicos pro terreiro e eles sairam de la com a alma renovada, felizes, admirados! Voce nao tem como provar que a Biblia foi escrita e ditada por Deus, e eu tbm n tenho como te provar que n incorporamos demonios no terreiro, entao é sua palavra contra a minha. Conheça melhor minha religiao que eu creio que voce vai se apaixonar caso consiga sentir a energia de Iemanjá e Oxalá (arrepia!) Voce é um simples ignorante que n sabe de nada, so sabe gritar: é o demonio, blablabla! e se fosse? eu tenho direito de cultuar quem eu quiser! religiao é fé, sentimento, se eu acredito na vida eterna e na reencarnação eu tenho todo direito, assim como vc cre numa vida só, no paraíso. Nao servimos demonios, nao fazemos o mal, a umbanda n mata animais, mas vc so acredita no que quiser, pode criticar, perca seu tempo, Jesus olha pra voce e tem pena pq n sabe amar e respeitar seus irmaos do jeito que eles sao. Axé!

  4. Pelo quê todos estão lutando? O ser humano tem é muito medo de ficar sozinho, medo de não pertencer a um clã, uma tribo, seja do time de futebol, da religião ou da preferência musical. A verdade é vivida, não imposta. E todos tem suas verdades, contanto que todas elas levem para o bem. O restante é mentira. A intolerância, seja religiosa, ideológica, racial ou qualquer outra é uma doença mental, derivada de patologia psicológica e deve ser vista como tal. E não estaremos sendo menos intolerantes repudiando os “intolerantes”. Assim como alcóolatras e usuários de drogas, estas pessoas merecem respeito e devem ser ajudadas.

  5. Primeiro a sentença é inconstitucional, sendo facilmente reformada por um órgão superior.
    Não cabe ao Estado dwefinir o que é religião, somos um País Laico…
    Tudo me parece um jogo politico ou uma jogada de Marketing contra estas religiões de origem Africana ou Umbanda.

  6. Onde está Deus nisso tudo? Intolerantes vão procurar o que fazer! tanta gente precisando de ajuda, tanta criança passando fome, tantos necessitados não só de pão,mas também de educação. O que vocês estão fazendo? propagando violência em um tempo que a humanidade urgentemente precisa de união. Parem e pensem um pouco Deus é amor e não isso que vocês estão pregando.

  7. O que significa a palavra Religião? No sentido religioso significa religação do homem com Deus, se falamos em religar é sinal que em algum momento o homem foi desligado de Deus, e que momento foi esse? Lá no Jardim do Éden, quando no evento do pecado original: Religião vem do latin religare, cujo prefixo “re” significa “retornar ao estado anterior. Queiramos ou não vamos retornar ao Jardim do Éden (ao estado anterior) mas isso será vantajoso para nós? Claro, voltaremos a ter todos os poderes extra sensoriais, Adão não fazia trabalho braçal ele pensava e acontecia, o homem é um produto da natureza e não de edifícios de cimento armado. Se o grupo trabalha na religação do homem com Deus e o seu procedimento explica o “como” pode ser chamado de religião: A Umbanda e o Candomblé fazem isso? Muito simples, todavia seria aconselhado ter um livro explicando o método da ligação.

  8. O engraçado nesta estória é que todo mundo toma partido se julgando dono da verdade através de seus conceitos e valores e ninguém verificou os autos do processo e o “porquê” do juiz liberar uma sentença com esse argumento. Brasileiro é uma piada mesmo!! É igual a papagaio de pirata!! Só repete o que houve!!! Não tem senso crítico mesmo!! E nem ao menos faz uma busca em prol da verdade!! Acredita em jornal, âncoras de grandes emissoras que ganham acima de 100 mil reais mensais e ainda querem ser levados a sério!! Já ouviram falar de factoides? Notícias com o objetivo de gerar uma indignação em cadeia?
    Desperta Brasil!!!!
    A verdade liberta!! Não a sua opinião!!!

  9. Como sao metidos a pobres coitados e marginalizados por nos evangelicos a religiao de matriz Áfricana,afim de tirar videos na internet que causa preconceito a seus cultos.Nao seria isto um disfarce controlando assim a liberdade de expressão?Eles próprio odeiam a igreja de Cristo,acham que fazendo isso ira deter o creicimento de nos evangelicos,quantos destes nao zombam,criticam,nos chamam de crente safado,intolerantes,burros,pastores de ladrão,e muitas das vezes agüentamos calados eu como evangélica sou vitima constante desses ataques,no trabalho,faculdade,nem por isso fui a delegacia,muito menos a um juiz fazer queixinha.So que a turma da zurumbaiera macumbal deram um tiro no próprio pé a macumba deles se voltou pra eles mesmo,vil mexe com quem ta queto.Mas uma vez obrigado senhor juiz

    • Nadir Felipe,
      Respeite seus irmãos e o caminho que escolheram para viver a FÉ de cada um e, lembre-se, todos somos filhos do mesmo Deus.
      Informe-se melhor antes de falar sobre algo que não conhece e saia da ignorância. Caso contrário, cale-se e não generalize.
      É por isso que os representantes sérios destas religiões são contra esta decisão. Os que fazem o certo, pagarão por aqueles que fazem errado, assim como acontece com outras religiões, precisamos dar um basta nisso.
      Em todas as religiões existem pessoas que agem da forma errada, enganando o próximo, assim como tem aqueles que fazem o bem.
      Por que não podemos viver em paz, cada um respeitando suas crenças?
      Informe-se melhor, você claramente teve contato ou informações de lugares onde as pessoas agem errado.
      Umbanda é caridade e amor ao próximo.

  10. concordo plenamente amigo com voce que ao homem está ordenado morrer uma só vez após então virá o juízo final de Deus pois todos iremos passar pelo juizo. pois jesus é o nosso juiz.

  11. O engraçado nesta estória é que todo mundo toma partido se julgando dono da verdade através de seus conceitos e valores e ninguém verificou os autos do processo e o “porquê” do juiz liberar uma sentença com esse argumento. Brasileiro é uma piada mesmo!! É igual a papagaio de pirata!! Só repete o que houve!!! Não tem senso crítico mesmo!! E nem ao menos faz uma busca em prol da verdade!! Acredita em jornal, âncoras de grandes emissoras que ganham acima de 100 mil reais mensais e ainda querem ser levados a sério!! Já ouviram falar de factoides? Notícias com o objetivo de gerar uma indignação em cadeia?
    Desperta Brasil!!!!
    A verdade liberta!! Não a sua opinião!!!

  12. muitos dizem que os cristãos usam ou escondem atras da biblia,mas não sabem que ela foi deixada ,para ser usada como búlsula para nos guiar ,escudo para nós protejer como remédio para nos curar e,inúmeros milagres a palavra de Deus realiza. agora se não querem nada disso não critique a palavra de Deus ,pois o único pecado que não tem perdão e a brasfémia contra o espirito santo de Deus, vcs que já foi e não é mais um cristão ,não se esqueça u diabo já foi um morador celestial e agora não e mais

  13. Sou Umbandista, não tenho e nunca tive vergonha de assumir minha RELIGIÃO. Esse juiz como várias pessoas, se procurassem ler a respeito da Umbanda, saberiam que alguns dos seus princípios são a HUMILDADE, FRATERNIDADE E CARIDADE. E o nosso Deus, é o mesmo Deus de todas as demais religiões, que acreditam no poder e na força do Divino Espírito Santo.
    O Art. 5º da nossa Constituição diz que: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. E o inciso VI desse artigo, diz que: – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
    Se está na Constituição, a nossa lei maior, o que leva um juiz a tomar uma decisão como essa? Brasil, um país que NÃO respeita sua própria Constituição.

  14. Ate que enfim a justiça do mundo diz uma coisa boa. Verdade. fazer culto a demônios nunca foi religião, e´nojento aquele bando de mulheres de branco rodopiando pocessas e tem trouxa que vai lá ainda. lixo das trevas. tem que acabar com essa porcaria de umbanda candomblé, proibir de ter geral. Isso nunca foi religião.

    • e depois é voce mesmo que quer RESPEITO

      Como voce pode querer respeito se não respeita as outras religiões ??
      Religiões sim, porque não vai ser a justiça federal do rio de janeiro que vai acabar com as religiões afro

      evanjecas sempre hipócritas, adoram xingar os outros, desrespeitar a fé alheia
      mas eles NUNCA podem ser desrespeitados

    • Como pode uma pessoa que se diz, adorador de “DEUS”, “JESUS CRISTO” pode ser tão ignorante, José Augusto Filho, tenho vergonha de vc, Gente como vc, o inferno tá cheio, vai se tratar, vc tá doente, que”DEUS” tenha piedade de sua alma!

    • Humm!..
      Quer duzer que as pessoas vestidas de branco e rodopiando ao som de seus cânticos religioso são “nojentas”? Isso sim é que é amor cristão!.

    • Jose Augusto Filho,
      1º Respeite seus irmãos e o caminho que escolheram para viver a FÉ de cada um e, lembre-se, todos somos filhos do mesmo Deus.
      2º Informe-se melhor antes de falar sobre algo que não conhece e saia da ignorância. Caso contrário, cale-se.

  15. Como é que tem gente imbecil nesse mundo, dizendo que o diabo é o expoente que faz o crescimento da igreja universal, Deus é amor , desde quando o diabo faz igreja crescer, se ele quer exatamente o contrario, acabar cos as igrejas, crescimento quem dá é Deus, independente com o que acontece nas igrejas, mesmo que acontece alguma pratica errada, o coração da pessoa esta buscando a Deus sinceramente, Deus vai agir na vida daquela pessoa, igrejas são pessoas, não um monte de cimento,pedras e tijolos, não é templo feito pelos homens, o templo é local e reunião e só.
    Me refiro a essa figura de nome Sergio, deve ser frequentador de candomblé, da macaumbada do mal. culto do inferno, pra estar defendendo que eles não acabem , deve rodopiar por lá também.

    • JOSE AUGUSTOO DIABO TEM PODER PRA TUDO, A DIFEREA ENTRE DEUS E O DIABO E QUE DEUS TE DA SEM PEDIR NADA EM TROCA, DEUS E AMOR CARIDADE E O DIABO DA MAS ELE QUER ALGO EM TROCAE IGREJA EVANGELICA NAO SE FAZ DESCARREGO, SO FAZ EM CENTRO ESPIRITA, E NAO PODEMOS MANDAR NIMGUEM PRO INFERNO FILHO DE DEUS NAO FAZ ISSO , E RELIGIAO NAO SE DISCUTE CADA UM VAI NA QUE SENTE BEM E QUER OK MEU LINDO

  16. TEm gente que tem uma fixação pela universal, todo assunto fala da universal, o que tem a noticia a ver com Universal ou Deus é amor? E tem maria vai com as outras, sem atitude que vai na onda, aquelas pessoas que vao na direção do vento, levados de um lado pro outro, concordam com esses enganadores, o diabo faz de marionete, que que não tem atitude pra tomar posição e dizer não aceito isso , que é contrario a Deus, a pessoa poe um comentário defendendo macumba e candomblé e a/o trouxa já vai concordando. Depois vão para la nos quartos do inferno, já que os quintos j tem lotação esgotada.

    • Pois é o Quinto do Inferno tá lotado de gente como vc, como pode uma pessoa que se diz adorador de DEUS e JESUS CRISTO pode ser tão ignorante, tenho vergonha de pessoas como vc, vai se tratar… vc é doente, que DEUS tenha piedade de sua alma, coisa ruim…..

  17. Independentemente de ser religião ou não, o questionamento que deveria ficar é se isso significa que a discriminação, a incitação ao ódio e a difamação, em tese (não vi os videos), são livres? Creio que em um Estado tido por Democrático e de Direito não. E mais. Se alguma lição fica do Evangelho – e vale a advertência de que eventuais ensinamentos do primeiro testamento foram superados pelo que Jesus teria nos deixado – é que ser cristão é/deveria significar praticar o amor e a caridade, isto é, neste contexto, ser TOLERANTE. Se julgamos que o outro está no caminho errado, não jogamos nem a primeira nem qualquer pedra, mas damos a nossa contribuição e exemplo e respeitamos o tempo e a escolha é cada um. Fora disso é que não há salvação.

  18. EM NENHUM MOMENTO DA HISTORIA DOS ESCRAVOS FINDO DA AFRICA SE FALAVA O NOME DE DEUS E JESUS CRISTO, ELES SEMPRE ATRIBUIAM SUA FÉ, SUAS CURAS SUAS ORAÇÕES E REVERENCIAS A SEUS DEMONIOS SATOS.
    E DIZEM QUE ISSO E RELIGIÃO?

    Como surgiu a Umbanda e seus Orixás.

    Mensagem Admin em Sex Dez 21, 2007 8:38 pm
    No início do século XV, período da colonização brasileira, mais de quatro milhões de negros africanos cruzaram o Atlântico para tornarem-se escravos na colônia portuguesa. Oriundos de diferentes regiões da África, entravam no país, através de navios negreiros, principalmente pelos portos do Rio de Janeiro, de Salvador, do Recife e de São Luís do Maranhão, trazendo na bagagem a cultura africana.

    Para evitar que houvesse rebeliões, os senhores brancos agrupavam os escravos em senzalas, sempre evitando juntar os originários de mesma nação. Por esse motivo, houve uma mistura de povos e costumes, que foram concentrados de forma diferente nos diversos estados do país. Os escravos possuíam suas próprias danças, cantos, santos e festas religiosas. Aos poucos, eles foram misturando os ritos católicos presentes com os elementos dos cultos africanos, na tentativa de resgatar a atmosfera mística da pátria distante.

    O contato direto com a natureza fazia com que atribuíssem todos os tipos de poder a ela e que ligassem seus deuses aos elementos nela presentes . Diversas divindades africanas foram tomando força na terra dos brasileiros. O fetiche, marca registrada de muitos cultos praticados na época, associado à luta dos negros pela libertação e sobrevivência, à formação dos quilombos e à toda a realidade da época acabaram impulsionando a formação de religiões muito praticadas atualmente – a Umbanda e o Candomblé.

    Umbanda
    Uma das religiões mais praticadas no Brasil, com maior propagação na Bahia e no Rio de Janeiro, a Umbanda brasileira começou a ser formada por volta de 1530, com a mistura de concepções religiosas trazidas pelos negros da África, na época da escravidão. O primeiro terreiro foi fundado em 1908 através de Zélio Fernandino de Moraes. Na época com 17 anos, Zélio, que fazia parte de uma família tradicional de Niterói, RJ, incorporava o chamado Caboclo das Sete Encruzilhadas e foi o responsável pela formação de sete tendas que acabaram difundindo a Umbanda. Todas as tendas funcionavam sob o lema: “manifestação do espírito para a caridade” e usavam rituais simples com cânticos baixos e harmoniosos.

    A Umbanda incorpora os adeptos dos deuses africanos como caboclos, pretos velhos, crianças, boiadeiros, espíritos das águas, eguns, exus, e outras entidades desencarnadas na Terra, sincretizando geralmente as religiões católica e espírita. O chefe da casa é conhecido como Pai de Santo e seus filiados são os filhos ou filhas de santo. O Pai de Santo principia a cerimônia com o encruzamento e a defumação dos presentes e do local. Seguem-se os pontos, cânticos sagrados para formar a corrente e fazer baixar o santo.

    Muitos são os orixás invocados na cerimônia de Umbanda, entre eles Ogun, Oxóssi, Iemanjá, Exu, entre outros. Também invocam-se pretos velhos, índios, caboclos, ciganos.
    A Umbanda absorveu das religiões africanas o culto aos Orixás e o adaptou à nossa sociedade pluralista, aberta e moderna, pois só assim um culto ancestral poderia renovar-se no meio humano, sem que a identidade básica dos seus deuses fosse perdida.

    Deuses
    Conheça um pouco mais sobre os principais personagens que compõem a religião negra.

    EXU: De personalidade considerada atrevida e agressiva, o Exu, é o senhor dos caminhos que levam e trazem, fazendo as pessoas se aproximarem ou se distanciarem. Cada um tem seu próprio Exu, assim como todo o terreiro, que usa essa figura para proteger e zelar pela segurança da casa, do pai de santo e dos freqüentadores da entidade. O Exu não deve ser subestimado, pois se presta ao papel de servo em nome de uma recompensa que pode ser dinheiro, bebida alcóolica ou animais sacrificados. Ele representa o símbolo máximo da sensualidade e da voluptuosidade desenfreada. Com muito senso de humor, brinca e possibilita prazeres aos seres humanos, quebrando com suas próprias normas, os tabus de nossa sociedade. Tudo isso faz com que ele seja tanto amado quanto odiado.
    Os filhos de Exu: extremamente raros, seus filhos precisam estar sempre em atividade para poder liberar toda energia que possuem. São astutos e ágeis, insolentes, imprevisíveis, sociáveis, provocantes e briguentos. Destacam-se por sua sensualidade, inteligência e dinamismo.
    Adorno: Ógo (um tipo de bastão feito e esculpido em madeira).
    Colar: Azul-arroxeado.
    Vestes: Azul, branca e vermelha.
    Saudação: Larôye, Exu!
    Oferenda: Farofa com dendê, feijão, inhame, água, mel e aguardente.

    OGUM: Conhecido no Brasil como deus guerreiro, sendo identificado como São Jorge, foi uma das primeiras figuras do candomblé a ser incorporada por outros cultos. Quando irado é vingativo e, quando apaixonado, é sensual. O elemento principal de apetrecho de Ogum é o ferro, que lembra sua condição de ferreiro e metalúrgico, fazendo dele uma divindade da defesa e do ataque, que luta com prazer e que tem sede de conquista do poder. Dono da espada e da faca, está presente com sua simbologia em todas as cerimônias e no cotidiano da vida.
    Os filhos de Ogum: A companhia dos amigos e a sensualidade são essenciais para eles. A rotina os arrasa, pois além de dinâmicos, são arrebatadores. Aparentemente são calmos, mas, na realidade, escondem dentro de si toda a impetuosidade do guerreiro violento e devastador. Normalmente curiosos e demasiadamente francos, às vezes chegam à falta de tato. Não gostam de perdoar, nem de perder, o que para eles tem o sabor de uma derrota ocorrida num campo de batalha.
    Adorno: Espadas e peças, tudo em ferro.
    Colar: Azul-escuro ou verde.
    Vestes: Azul, vermelha ou verde.
    Saudação: Ogunyê!
    Oferenda: Feijoada, xinxim, inhame.

    XANGÔ: É o representante da justiça espiritual e o mais solicitado nas pendências judiciais. Tido como herói divinizado, Xangô é ambicioso e tem obsessão pelo poder. Seu alvo é castigar os mentirosos e os malfeitores, não admitindo a contestação de suas atividades.
    Os filhos de Xangô: eloqüentes, sociáveis e bons ouvintes, mas gostam sempre de dar a última palavra, mostrando que também são autoritários. Contraditórios, são aristocráticos, libertinos e infiéis em seus relacionamentos. Volúveis, esquecem rapidamente as paixões passadas. Estão sempre envolvidos em novas aventuras e a paixão atual é sempre a maior, a única, a verdadeira.
    Adorno: Oxé, machado duplo de dois cortes laterais, feito e esculpido em madeira.
    Colar: Vermelho e branco em contas alternadas.
    Vestes: Vermelha, branca e marrom.
    Saudação: Káwo-kabiesile!
    Oferenda: cerveja escura, vinho tinto doce, licor de ambrósia.

    OXALÁ: Criador dos homens, obstinado e independente, é identificado, no Brasil, como Jesus Cristo sendo cultuado como o senhor de todas as coisas e do universo. Oxalá, que é visto como o senhor do silêncio, do vácuo frio e calmo, no qual as palavras não podem ser ouvidas, está ligado a todas as etapas da vida, desde a criação até a morte. Lento como caramujo, todo de branco, como seu ritual exige, é conhecido como Oxalufan. Enérgico e guerreiro, de colar branco com azul real, é Oxaguian. Em todas as versões é Orixanlá e em todas as situações é Obatalá, rei do pano branco.
    Os filhos de Oxalá: quando sob a influência de Oxalufan, são calmos tranqüilos, relacionando-se com equilíbrio e tolerância com pessoas, mesmo nos momentos mais difíceis. Amáveis e prestativos, são voltados para a espiritualidade, sabedoria e domínio da situação. Quando dos os poderes de Oxaguian, assumem seu lado guerreiro e valente, de caráter romântico e vigoroso. Ágeis e combativos, chegando a ser geniosos, às vezes são calados, galantes e majestosos, transmitindo altivez.
    Adornos: Opaxorô, um grande cajado enfeitado, feito com prata ou metal branco, quando Oxálufan, uma espada e mão de pilão também em metal branco, quando é Oxaguian.
    Colar: Oxalufan, branco-opaco e Oxaguian, branco salpicado com azul real.
    Vestes: Branca.
    Saudação: Epa baba!
    Oferenda: frutas, coco verde, mel.

    IEMANJÁ: Seu nome significa mãe dos filhos-peixes. Originária do rio Ogun, na Nigéria, tem seus domínios nas profundezas das águas, de onde emerge para atender seus devotos, principalmente as mulheres que atribuem a ela poderes que favorecem a fertilidade e a fecundidade. É maternal, sempre pronta para amamentar as crianças sob seu domínio, mas também sabe ser belicosa, mantendo-se de espada em punho para defender seus filhos e seus direitos.
    Os filhos de Iemanjá: são autoritários, persistentes, preocupados, responsáveis e decididos. De personalidade amiga e protetora chegam às vezes, quando mulheres, a se comportar como supermães. São agressivos e até traiçoeiros, quando a segurança dos filhos e da família está em jogo. São faladores, e não gostam da solidão.
    Adorno: Um leque.
    Colar: Cristal transparente.
    Vestes: Branco e prata.
    Saudação: Odo Iyá.
    Oferenda: champagne, calda de ameixa ou de pêssego, arroz doce e melão.

    Espero que estas informações saciem um pouco a sede de um melhor conhecimento sobre esta religião tão amada e tão incompreendida que é a Umbanda.

  19. e disse JESUS EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA, NINGUEM VEM AO PAI SE NAO FOR POR MIM JOAO 14 VER 6. Amados nao tem como chegar a Deus se nao for por JESUS, infelismente ate mesmo dentro do evangelho a discriminação onde a pessoas a essa pratica, nao devia mas existe, eu creio na biblia o que de ruim aconteceu no passado ela me serve para nao cometer o mesmo, o que é de bom tento levar a risca os preceitos de JESUS, pessoal acreditando ou nao JESUS vira buscar seu povo, em romanos 14 ver. 11 diz que todo joelho se dobrara, mas nao é somente o evangélico, ateu, catolico, espirita, umbandista, candomble, islamico, budista, entre outras religioes, toda pessoa ira ao tribunal de Cristo, Eclesiastes cap 12 ver 13 e 14 diz ver Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é essencial para o homem. 14 Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido,seja bom, seja mau.

    tenham um bom final de semana e analizem, vc não é obrigado a acreditar mas o fim é estes

        • voce chamar a religião dos outros de satanás é o problema
          será que voce não percebe algo tão simples ???

          depois voces querem ser respeitados . . .

      • Qual a religião onde se pedir para desmanchar o casamento dos outros ou até mesmo destruir os negócios dos outros ou até mesmo pedir o ruim para os outros? no cristianismo é que não é!

        • Onde você vê isso???

          Quem mais fala de inferno e Satanas são vocês. Quem vive com o diabo na boca são vocês.
          Na minha religião, pq Candomblé é religião sim, nós pregamos amor a natureza, amor ao próximo e não condenamos ninguém. Sabe porque? Só quem tem o poder de julgar é Olodumare, conhecido por vocês como Deus.
          Olodumaré é o Deus Supremos que tem o poder de julgar todos os seres Humanos.
          Nossa religião tem Hierarquia sim. Mas para nós, o Babalorixá ou Iyalorixa são as pessoas escolhidas por Olodumare para dar assistência espiritual a quem necessita e não a personificação de Jesus Cristo, como alguns pastores se acham.
          Nós não pregamos o ódio, a xenofobia, a hipocrisia…nós respeitamos o diferente.

          Peço aos orixás que perdoem os que falam sem saber, os ignorantes, os sem entendimento, os sem escrúpulos.
          Por que tanto ódio contra nós? Por que viemos dos pretos? por que somos filhos da natureza?
          O que vocês querem?

          • Amai o bem e odiai o mal. é o que Cristo manda, eu consigo perfeitamente fazer distinção entre pessoa e pecado porque tenho o amor de Deus e estou em Cristo, mas vocês, eu creio na ignorância(sem ofensa) acreditam que os crentes(todos) estão contra vocês.Vou te dar um exemplo, se você vê um criminoso de um ato barbaro, você, não consegue separar o ato dele da pessoa, isto se dá pelo fato de que somente aqueles que tem o amor de Deus aperfeiçoados em suas vidas é que conseguem agir assim.(separar pecado do pecador). Porém não deixe o inimigo engana-lo, Cristo amava a todos porém ele pregava a verdade e manifestava em público os pecados alheios dizendo que as pessoas deviam abandonar suas práticas e por isso mesmo alguns pegavam em pedras para apedrejá-lo, pois estás pessoas não compreendiam que o fato de Cristo expor seus erros era justamente porque amava elas, assim acontece com quase toda classe de pessoas que está em pecado e que não querem abrir mão deles, eles logo pegam em pedras e dizem que os crentes são fanáticos, não tem amor etc etc.Nós amamos as pessoas da umbanda,do candomblé etc tanto como amamos os homossexuais, como também pessoas criminosas e é justo por isso que conclamamos a elas que venham a Cristo, que abram a Palavra de Deus para ver o que ela diz e não somente isso mas busquem a Deus de todo o coração Jer.23.29 para que o deus deste mundo seja desmascarado 2 Corintios 4.3-4. Todos pecaram e foram destituidos da salvação, sendo justificados gratuitamente pela redenção que há em Cristo Jesus Rom 3.23-24

        • voce não é obrigado a fazer parte dessa religião
          mas tem sim que respeitala

          os evangélicos tbm fazem muita coisa errada, tipo invadir igrejas e quebrar imagens, se juntar para perseguir e tirar direitos de alguns setores da sociedade, e por ai vai . . . .

        • Davi:
          Informe-se melhor, você claramente tem uma visão deturpada sobre a Umbanda e não conhece os verdadeiros Umbandistas.
          Em um Terreiro de Umbanda, ninguém tem o “poder” de desmanchar casamento, destruir negócios ou fazer mal a qualquer um.
          Quem procura um Terreiro em busca disto, não terá o que pretende.
          Quem fizer isto usando o nome da Umbanda é porque não conhece esta religião, portanto não é Umbandista e sim qualquer outra coisa.
          Umbanda é caridade e amor ao próximo sem ter nada em troca, principalmente dinheiro.

      • Felipe vou repetir um texto que postei para o Valmir:A maria disse bem claro que Satanas está sendo derrotado, ela não disse que alguma pessoa era Satanas ou que alguma pessoa era derrotada> Amai o bem e odiai o mal. é o que Cristo manda, eu consigo perfeitamente fazer distinção entre pessoa e pecado porque tenho o amor de Deus e estou em Cristo, mas vocês, eu creio na ignorância(sem ofensa) acreditam que os crentes(todos) estão contra vocês.Vou te dar um exemplo, se você vê um criminoso de um ato barbaro, você, não consegue separar o ato dele da pessoa, isto se dá pelo fato de que somente aqueles que tem o amor de Deus aperfeiçoados em suas vidas é que conseguem agir assim.(separar pecado do pecador). Porém não deixe o inimigo engana-lo, Cristo amava a todos porém ele pregava a verdade e manifestava em público os pecados alheios dizendo que as pessoas deviam abandonar suas práticas e por isso mesmo alguns pegavam em pedras para apedrejá-lo, pois estás pessoas não compreendiam que o fato de Cristo expor seus erros era justamente porque amava elas, assim acontece com quase toda classe de pessoas que está em pecado e que não querem abrir mão deles, eles logo pegam em pedras e dizem que os crentes são fanáticos, não tem amor etc etc.Nós amamos as pessoas da umbanda,do candomblé etc tanto como amamos os homossexuais, como também pessoas criminosas e é justo por isso que conclamamos a elas que venham a Cristo, que abram a Palavra de Deus para ver o que ela diz e não somente isso mas busquem a Deus de todo o coração Jer.23.29 para que o deus deste mundo seja desmascarado 2 Corintios 4.3-4. Todos pecaram e foram destituidos da salvação, sendo justificados gratuitamente pela redenção que há em Cristo Jesus Rom 3.23-24

    • Maria,
      1º Respeite seus irmãos e o caminho que escolheram para viver a FÉ de cada um e, lembre-se, todos somos filhos do mesmo Deus.
      2º Informe-se melhor antes de falar sobre algo que não conhece. Caso contrário, cale-se.

  20. pena que voce não praticam esse amor que tanto falam
    ficam só criticando, julgando e condenando a todos

    me mostre, aonde esta o amor dos evangélicos ??
    na discriminação ??, na homofobia ?? nas criticas a outras religiões ??
    realmente não sei

    • Eu posso amar o meu próximo sem concordar com as praticas religiosas deles.
      Ninguém aqui está dizendo que odeia os praticantes dessa seita, estamos apenas discordando dela.
      Temos paixão pelas almas.

      • quanta petulância!!! E quem disse que essas almas precisam de piedade?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  21. Caros comentaristas:

    Não entrando no mérito de as “práticas e crenças” afro-brasileiras serem religião ou não compartilho as seguintes considerações:

    1 – As regras de fé e prática bíblicas são verdades absolutas para os evangélicos mas não para as demais crenças religiosas! Assim sendo, não nos compete querer impor nossas crenças a eles… Mesmo o TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO, nefanda instituição católica que destruiu milhares de vidas e famílias não se atrevia a julgar ou condenar o judaismo ou o islamismo! Quem não queria se converter ao catolicismo era expulso do país europeu em que vivia mas não era condenado por continuar a manter suas antigas crenças. A Inquisição apenas julgava e condenava aqueles que, convertidos ao catolismo, continuavam a exercer suas antigas crenças em oculto…

    2 – Não compete a nós ou a esse juiz legislar sobre um assunto que já está consagrado na Constituição Federal de 1988: a liberdade de culto! Tanto é que mesmo os centros de terreiro de umbanda e quimbanda são alcançados pelas imunidades tributárias no artigo 7º, inciso VI da CF/1988. Aliás os direitos e liberdades constitucionais são tidos como “cláusulas pétreas” – artigo 60 § 4º da CF (cláusulas pétreas: dispositivos que não podem ter alteração, nem mesmo por meio de emenda, tendentes a abolir as normas constitucionais relativas às matérias por elas definidas. Oou seja, são cláusulas que não podem ser abolidas ou modificadas!

    3 – Aos evangélicos intolerantes de plantão, lembro também que só possuímos 1 inimigo: Satanás! “Nossa luta não é contra a carne ou o sangue…” (Efésios 6:12)
    Não é com a proibição ou o fechamento dos terreiros de umbanda ou candomblé que iremos trazer pessoas a Cristo!

    4 – Foram os cristãos e os judeus que desde o século XVI foram buscar negros africanos para o trabalho escravo nas plantações do Continente Americano. Foi a crença em seus deuses e entidades que deu força aos negros escravos a suportarem seu destino imposto pelos povos ditos cristãos.

    5 – Por último, aos que irão querer me criticar, informo que sou evangélico a 34 anos, tive minha vida transformada pelo Filho de Deus, já passei pelo espiritismo e exoterismo e mesmo lá encontrei tolerância, amizade, compreensão e solidariedade. O mesmo Senhor que me salvou me ensinou a ter tolerância e paciência com aqueles que não têm a mesma fé religiosa que a minha. Me ensinou a estender a mão a qualquer um deles que estiver necessitado, assim como creio que muitos deles me ajudarão, se eu deles necessitar.

    • Danilo

      Em 29 a 31 de outubro de 2000 realizou-se em Roma um Simpósio internacional sobre a densa temática da Inquisição. Pronunciaram-se sobre o fato com objetividade científica vários historiadores, cujos traba­lhos foram posteriormente editados sob o título “L’INQUISIZIONE”, volu­me precioso pela riqueza dos temas debatidos. Seria oportuno você ler sobre o assunto.

      A Inquisição é sempre considerada uma instituição da Igreja. Isto está certo, mas convém enfatizar uma realidade fundamental, evidente, mas freqüentemente esquecida, a saber: a Inquisição só podia atuar as­sociada aos poderes leigos. Ela não dispunha de poder material. Ela só podia incutir temor, se contasse com o apoio dos príncipes e dos Gover­nos. Em lugar nenhum os inquisidores podiam prender alguém, assentar-se, julgar, mandar executar sua sentença…. se não dispusessem da força armada e da assistência do regime local, dos seus representantes e dos seus agentes.

      Essa colaboração era tida como um dever de Estado por parte dos detentores do poder temporal. Tal colaboração era mais fácil na medida do interesse dos governantes na confiscação dos bens dos condenados, que redundavam em favor do Estado em troca do sustento ministrado aos inquisidores – sustento este que criava uma forte dependência dos inquisidores em relação ao poder civil. Na verdade, os gastos com os inquisidores eram elevados, como demonstram as raras prestações de contas que foram conservadas.

      Enfim é certo que a erradicação dos comportamentos indesejados e o reforço da unidade da Igreja e de unidade da fé serviu à unidade politica numa época em que o vínculo religioso era a única garantia da coesão das populações.

      Estas reflexões dão a entender ainda outro fato: com o passar do tempo, a Inquisição foi não somente sustentada, mas foi também mani­pulada pelo poder do Estado atendendo a interesses políticos: tenham-se em vista os casos dos Cavaleiros Templários, vítimas da Inquisição manipulada pelo rei Filipe IV o Belo, da França, em 1312, e o de S. Joana d’Arc, condenada por pressão das autoridades inglesas, porque impedia a invasão da França por parte da Inglaterra. Muito mais ainda foi manipu­lada a Inquisição na península ibérica, principalmente na Espanha, onde os reis queriam unificar a população eliminando judeus e árabes. Por causa da sua ingerência nos processos inquisitoriais os monarcas espa­nhóis entraram mais de uma vez em conflito com a Santa Sé; quando foi abolida no século XIX trazia o título de “Inquisição Régia”.

      Danilo, a propósito do número de pessoas condenadas pela Inquisição há quem fale de milhares ou mesmo milhões de vítimas, dando largas à fan­tasia sem citar documentação correspondente. Na verdade, não é possível avaliar o total de execuções perpetradas pela Inquisição, pois faltam esta­tísticas e registros que dêem uma noção fiel dos acontecimentos. As pró­prias Atas do Simpósio são sóbrias a respeito; um vislumbre da história é oferecido pelo Prof. Gustav Henningsen à p. 577ss nos seguintes termos:

      “A fim de obter uma idéia mais exata da participação do Santo Ofí­cio na caça medieval às bruxas, examinei a relação de processos feita pelo Prof. Richard Kieckhefer e pude averiguar que os processos de bru­xaria propriamente dita estão repartidos entre tribunais civis, episcopais e inquisitoriais. De um total de mil causas. 63% foram julgadas pelas autoridades civis, 17% por tribunais episcopais, ao passo que 20% toca­ram à Inquisição.

      Em suma, é de grande valor a coletânea de estudos que acaba de ser sumariamente apresentada com a seguinte sinalação biblioteconômica: L’INQUISIZIONE: Atti Del Simposio Internazionale, Città dei Vaticano 29 a 31 ottobre 2000, a cura de Agostino Borromeo. – Cole­ção “Studi e Te st i” n° 417, edição da Biblioteca Apostólica Vaticana 2003.

  22. quanto preconceito irracional… os demônios não são atribuições das religiões de matrizes africanas, pelo contrário, são ferramentas cristãs de amedrontamento, controle e coisificação de seus fieis. Procurem quantas vezes aparece orixá, nkisi, vodun na bíblia e aí eu vou consentir que vocês tem direito de dizer qualquer coisa… mas não, não há. Há SIM um racismo cultural, um etnocentrismo, uma falta de raciocínio e respeito ao direito a liberdade de culto bem descarados aqui… A religião africana é muito mais antiga que a época em que aconteceu aquele primeiro versículo do gênesis, e já existia civilização e esta religião antes da escrita; logo, esta (a escrita) não é um parâmetro para definir o que é ou não história e muito menos religião. Que Deus, do alto de sua sabedoria tenha piedade dos que se dizem seus tão ferrenhos seguidores, mas não possuem a competência de respeitar as diferenças, de não meter o bedelho naquilo que não lhes convém, por conta de um fanatismo cego e ignorante.

    Usando as próprias palavras do seu livro sagrado: “Meu povo perece porque lhe falta o entendimento.” Perece mentalmente, numa masturbação mental de dogmas infundados pra fazer dos seus seguidores massa de manobra e violar os direitos de quem tem TODO O DIREITO de ser o que quiserem (gay, lésbica, transsex, travesti, candomblecista, umbandista, budista espírita, emo, hippie, punk, enfim…) porque SEGUIR A BÍBLIA (livro de uma cultura eurocêntrica) NÃO É UMA OBRIGATORIEDADE!!!

    GRAÇAS A DEUS!!

    • Elaine, e sendo o segmento mais antigo precisamos que a história ratifique a sua afirmativa, o que não é o caso, existem apenas suposições mas registros históricos inexistem.

      A arqueologia e as ciências históricas estão bem avançadas sobre diversos temas, uma boa maneira de confrontarmos pesquisas.

      Exponha aqui as suas evidências para enriquecermos o debate. Falácias e acusações infundadas apenas degrine as matizes de culto afro, a qual você defende.

      Paz e Bem

    • Eu Li O seu Comentário, e fiquei muito triste, quero dizer para você que ninguém obrigado a seguir a BÍBLIA realmente como você citou, mas todos devemos seguir a cristo, pois foi ELE que padeceu no madeiro para perdoar os meus e os seus pecados. Quanto a ser o que quiser a palavra de DEUS nos dá livre arbítrio, realmente você pode ser o que quiser, o problema é que sendo o que nós queremos e não o que Deus nos determina, não o direito a SALVAÇÃO, e no grande DIA, o dia do JULGAMENTO quando o FILHO DE DEUS vier julgar os vivos e os mortos, dirá para os que fez a vontade de DEUS, VINDE BENDITOS DE MEU PAI,PARA O REINO QUE ESTÁ PREPARADO PARA VÓS DESDE A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS, e para os que fizeram sua própria vontade, apartai-vos de malditos pois não vos conheço. Agora querida Elaine, pense BEM, creio eu que você tenha (ou teve) pai e mãe, já pensou se eles desprezassem a você, e amassem somente a seus irmãos? De tudo que você pedisse a eles, nada receberia, mas tudo que seus irmãos pedisse eram prontamente atendido com muito amor? como será que você se sentiria? pois é, as vezes fazendo a nossa própria vontade, até recebemos alguma coisa do vizinho que está interessado em algo nosso, neste caso especifico, o vizinho é o inimigo de nossas almas que está querendo traga-la, foi assim em Sodoma e Gomorra, na época eles pensavam assim, temos o direito de sermos o que quisermos, e realmente eles faziam o que queriam, até que DEUS destruiu as duas cidades ao mesmo tempo, pense melhor, faça a vontade de DEUS, e terás vida eterna. Um abraço que DEUS te ilumine e te abençoe.

  23. É isso mesmo paty, somos todos filhos de “DEUS” sem esse blá blá blá de religião, amar a “DEUS” sobre todas as coisas, e que seja na religião que cada um quiser, tenho pena dessas pessoas que se julgam únicos e verdadeiros adoradores de “DEUS”, deste tipo de gente o inferno tá cheio, peço que “DEUS” tenha piedade dessas almas doentes, seja elas da religião que for, e SALVE TODAS AS RELIGIÕES e “DEUS” acima de todas as coisas!

    • O paulo vç não sabe de nada estude a biblia e vç verá que todos são criatura de DEUS até satanas é criatura de DEUS filhos de DEUS são aqueles que cre em JESUS e entrega sua vida a ele esses se tornam filhos de DEUS isso é pra quem cre na palavra de DEUS se voçe não cre vai continuar sedo simplismente criatura de DEUS sem direito a salvação da sua alma infelismente

      • Acho que você tbm não estudou a bíblia não! Ate por que se vc tivesse ao menos lido teria aprendido no minimo português, ja q as msg contidas la da d v a quilômetros de distância q vc não aprendeu mesmo…. Kkkkk…. “Voçe” ninguém merece kkkkkkk

      • Cara, na boa, quem tem de estudar é você. É até vergonha para sua mãe, que deve ter desejado que você soubesse, ao mesmo, assinar seu nome, saber que você escreve “voçe”, “simplismente”, “infeliSmente”, a “religião que meus pais MIM ENCINARAM”.

  24. Estranho, não consigo entender os comentários….
    Brigam os cristãos, dizendo quem não é de Deus vai para o inferno ou são demônios…
    Outros criticam pois acham errado falar que vão para o inferno ou que o ato é demoníaco…
    Interessante que o conceito de Inferno é cristão..
    Na mitologia tinha o Ades, mundo dos mortos, TODOS iam para lá a não ser que fosse um deus para ir ao Olimpo.
    Outras religiões , são exterminados ou irão para o sétimo céu.
    Outros para uma espécie de purgatório, outros reencarnam com seus karmas e darmas, etc…
    É interessante que na Bíblia Sagrada , A palavra nos ensina Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós. (Mateus, VII: 1-2).Frase dita pela boca da pessoa o qual eu aceito como a mais sábia que já existiu.
    Intolerância , a onde ficou “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, se para isso o próximo deve acreditar na mesma coisa que eu acredito, fazer as coisas como eu faço??????????
    Interessanque que em Gálatas 5:20 ensina que são obras da carne “inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões”, e em Gálatas 5:22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”..

    É estranho tanta discussão, medidas e sem medidas , tanta pelejas judiciais e carnais, quando neste caminho o Apóstolo Paulo descreve “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna” (Gálatas 6:7-8) .
    Tenho pena, semearam discórdia com vídeos e palavras ofensivas, sendo que o amor é maior que isso pois “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”1 Coríntios 13:7
    Pena ver cristãos julgando pessoas..
    Pena ver pessoas se irando entre pessoas. Causas como essas causam dor, discórdias, brigas , intolerâncias.
    Cada um que tenha fé no que acha correto segundo vosso entendimento, o importante é sempre acreditar em algo, pois até quem não acredita , tem fé .

    Creio que eu não preciso gostar do que o outro faz, e ter a minha opinião , estudo crença fé no que eu acho certo, mas eu entendo que declarar ou ensinar que “Jesus é o caminho”, não me dá o direito de apontar os outros como errados, pois não sou Deus para que possa julgar a fé de alguém, ou crenças ou gostos. Eu não gosto de strogonoff, outros gostam , quem sou eu pra julgar certo ou errado?
    Não vejo racismo aos afrodescendentes, pois se mesmo o fosse não existiria pastores evangélicos negros, mas vejo intolerância inicialmente de cristãos com obras da carne, gerando tamanha discórdia, iras ….
    Jesus pregou as boas novas shalom , a Paz no Senhor, o Deus amor, Deixe os julgamentos para Deus, aqui seguimos as leis e pregamos a PAZ. Intolerância, discriminação são proibidos pois com elas é impossível um convívio pacífico .
    Eu creio em Jesus, se você não cre, Amém, se cre Amém também , sou negro, se você é também Amém, se não Amém também, eu não como strogonoff , se você também Não Amém, se sim Amém também.
    Peço perdão por estes irmãos que geram alguma ira ou intolerância ou discussões, “Eles não sabem o que fazem”

  25. Prezados eu vivi a minha infancia e adolecencia e juventude dentro da macunbaria e espiritismo foi a religião que meus pais mim encinaram junto com o catilicismo que são todos iguais e descubri que são todos mentirosos e enganadores e eles vivem a serviço de satanas pode até ser uma religião mas estão servindo a satanas se os macumbeiros sobesse de alguma coisa eles saberiam quais os numeros da telesena e outros jogos eles não sabem de nada são mentirisos como podemos admitir uma religuão que sacrufica crianças e coisa do diabo e se voçe e macumbeiro e não gostou do que eu estou postando faça uma macumba pramim

  26. Mas eu quero diser pra voçe que é macumbeiro que há uma esperança pra voçeJESUS CRISTO ele te perdoa faça como eu fiz entregei a minha vida para JESUS e ele mim libertou das garras do diabo. minha mãe viveu muitos anos sendo oprimida sofrendo ate que conheçemos JESUS e ele mudou a nossa vida e CRISTO ele pode mudar a sua vida tambem JESUS não é uma religião JESUS é o unico caminho que nos condus a vida eterna a biblia diz que quem tem JESUS tem a vida eterna mas quem não tem JESUS não tem a vida eterna

  27. Amigos eu já fui “católico” e “evangélico”. Hoje em dia após estudar mais sobre Deus e filosofia, teologia, cheguei a uma conclusão que levo pra toda a vida.
    Deus é único e universal para qualquer pessoa. Religião significa região ou regional. Logo cada pessoa dentro da região que estiver vai sim chegar a Deus tendo uma boa vivência de paz espiritual e compartilhando com o próximo.
    POXA VIDA CADA MACACO NO SEU GALHO. A gente se encontra num futuro próximo…
    Abrasss

  28. Pois bem, desde pequeno com meu avô (que nasceu, viveu e morreu como Umbandista) vi e sofri com a intolerância religiosa antes mesmo deste termo começar a ser usado, os ataques dos ignorantes que não conhecem e se acham no direito de nos julgar, dar a sentença e executá-la, tanto no trabalho, na faculdade, na rua, no comércio… chega, não vamos aguentar isso calados como muitos fazem, também não vamos deixar aqueles que agem da forma errada em nome de nossa religião manchar a imagem dela.
    Quem conhece a Umbanda, sabe sua História, sabe que é uma religião tão séria quanto as outras, pois vive sua FÉ em Deus nela e também por isso ela deve ser respeitada.
    Quem não conhece, convido a conhecer. Eu conheci uma boa parte, pois dentro de minha numerosa família temos membros de religiões diversas e todos convivem muito bem.
    Nunca vi as pessoas sérias da Umbanda fazerem matança de animais, nem entidades fazerem mal a ninguém, atrapalharem casamento, negócios, nem dinheiro ser cobrado de quem buscou ajuda.
    Muitas pessoas, de todas as idades, religiões, passaram e passam no terreiro em busca de ajuda e todos eram, são e serão atendidos sem distinção.
    Aqueles que são pessoas corretas, conseguem ajuda, os que vão com intenções erradas, nada conseguem. Ninguém faz milagre na terra, cada um passa por apertos ou não na vida como forma de provação.
    Não importa se é rico ou pobre (materialmente), todos sofrem em momentos e intensidades diferentes aos olhos dos outros.
    O único responsável pela situação em que você se encontra ou escolheu viver (seja boa ou ruim) é você, uma única e exclusiva decisão que você tomou ou continua tomando.
    Exemplos de superação tanto financeira quanto física temos aos montes no mundo, salvo algumas exceções, só não muda quem não tem atitude positiva diante da vida e passa toda ela ou boa parte lamentando sobre tudo a todos.
    Se você superar as dificuldades, cair mas levantar e ir em frente, evoluirá. Aquele que se entregar logo nos primeiros obstáculos, a evolução poderá ser mais sofrida, passando por mais provações difíceis pelas escolhas que fez.
    Temos o livre arbítrio e muitos de nós fazemos mau uso dele.
    Quer mudar tudo isso? Comece respeitando o próximo e buscando conhecer aquilo que o faz ignorante momentaneamente, e verá que o amor e a caridade existem entre todos os irmãos que estão na terra. Com toda certeza, o mundo será um lugar melhor para se viver.
    Saravá! Paz de Cristo! Axé! Amém! ….

  29. Só. Sei que Deus jamais julgou ou contenou alguém. A crença é uma só. Todos temem a Deus não importa qual sua religião o importante e saber que Deus é único pode ter nomes diferentes nas religiões. Mas se cada pessoa que critica uma crença (religião) de outra pessoa ele sim está precisando estudar sobre religião. Deus é. Amor,Caridade.Infelizmente a grande maioria não diferencia cultos satânicos a religião afro, porque procurou esses cultos e acha que todos são iguais. ..Em todas religiões a pessoas que necessitam de luz porque se o diabo toma de conta . Me digam uma coisa se não fosse da vondade de Deus não existiriam africanos, índios, judeus, e muitos outros que foram perseguidos por suas religiões. Falamos línguas diferentes ,costumes, fé sou contra o satanismo. A luta tem que ser contra isso.Agora homens e mulheres que já foram da religião (espírita) que enganou e fingiu esse sim condeno pois abusou da fé de seus irmãos e não conhece mesmo a religião. Que pena poucos religiosos usam o amor e a caridade. Tantos centros espíritas quando igrejas ajudam a comunidade vamos tentar abraçar isso é lutar pela nossa fé não pelo que Deus nos ensinou Amar uns aos outros. ..Se passamos a lutar por isso com certeza o. Amor de Cristo vai unir a todos. E lembrem oferendas tem na bíblica um agrado pela boa colheita pela boas crias então me perdoem mas acredito que nossa luta não é essa briga religiosa e sim contra o mal. Em toda religião tem o negativo pastor, padres, missionários, zeladores etc,irmãos irmãs que praticam o errado. A luta religiosa devia ser voltada contra o roubo, a miséria, pelo qual passamos não contra a aprovação ou não do espíritismo simplesmente respeito a todas religiões e críticas também temos que respeitar menos ofensas sou contra.

  30. Naquele caminho tinha facas cruzadas.,
    Pai Cipriano saravô, saravô,
    e chamou Exu Sete Encruzilhadas….
    Naquele caminho tinha uma cachoeira.,
    Pai Cipriano saravô, saravô,
    e chamou Exu Sete Porteira.
    Naquele caminho tinha uma roseira.,
    Pai Cipriano saravô, saravô,
    e chamou Exu Caveira.
    Naquele caminho resplandecia a lua.,
    Pai Cipriano saravô, saravô,
    e chamou Exu Tranca rua.

  31. esse juiz tem que estudar mais ou pesquisar mais sobre a umbanda.Esse juiz podemos chamar de analfabeto religioso,porque talvez ele nem sabe qual é a sua própria religião,se ele tiver…

  32. Bah, mas o tal juiz´mesmo um estúpido. Quer dizer que para um sistema de crenças ser considerado religião precisa seguir um texto-base? Ah, as pessoas têm que saber ler e escrever então? Acaso, os gregos e romanos, que sabiam ler e escrever, mas que não deixaram “escrituras sagradas” eram todos eles membros de gigantescas seitas?

    Ora essa, milhares de anos se passaram e vários povos mantiveram suas tradicões religiosas de forma oral. Os judeus são prova disso, já que passaram bom tempo sem uma “Briba”, nem em livro nem em rolos.

    O conceito de seita e religião nada têm a ver com existência de dogmas escritos, mas com a originalidade do rito, das indumentárias, da Teogonia, da língua utilizada, do sistema de crenças em si. A Umbanda e o Kardecismo, sim, podem ser classificados como seitas. Mas, não o Candomblé, que é a única religião que se originou em solo brasileiro, tem ritos próprios, hierarquia independente, teologia estruturada.

    Como se vai ter respeito por um asno ignorante desses??

DEIXE UMA RESPOSTA