Brasil

Justiça Federal define que cultos afro-brasileiros, como a umbanda e candomblé, não são religiões

Comentários (262)
  1. Edson Souza disse:

    Seita Maligna isso sim.

    1. lulala disse:

      Edson Sousa.
      E um macumbeiro.hehe

      1. Edson Souza disse:

        E o titulo do irmão do pinoquio serve pra vc?

        Dorme com essa Edson Aguiar.hauhaha

        1. lulala disse:

          Edson Sousa.

          Para de usar a marijuana você esta cada dia pior tsc,tsc…..

    2. Renato disse:

      Maligna por que?
      Quem foi responsável pela morte de milhares de pessoas na inquisição?
      Em nome de quem se travaram diversas guerras?
      Em nome de quem se quer fechar terreiros de candomblé e centros de umbanda?
      Vá estudar um pouco sobre as crenças Iorubá antes de falar besteira!
      Maldade existe em todo lugar. Ou vc acha que por ser cristão a pessoa é naturalmente boa?

  2. Sergio Marcio disse:

    Se acabar o Candomblé a Universal e outras seitas que se alimentam do medo dos supersticiosos, como vão viver? Na Universal, na Deus é Amor, na Internacional da Graça o demônio é a razão do crescimento exponencial delas. Usa-se tudo que a macumba usa, mas de um jeito meio cristianizado. O sincretismo religioso dessas seitas se esconde atrás da Bíblia.

    1. Mary disse:

      Sergio,
      Mas dai, elas serão usadas como parte do folclore cultural de nosso país, tais como: saci perere, bumba meu boi, etc… O que no fundo, continua a mesma coisa, só muda a nomenclatura.

      1. Sergio Marcio disse:

        Verdade Mary! A maioria desses demônios que se manifestam nessas Igrejas é embuste. Circula no Youtube o vídeo em que um possesso em plena seção de exorcismo atendeu um telefonema normalmente, deixando o pastor irado! Você ´já viu esse vídeo? Além do mais, os demônios da Universal são celebridades; quando se manifestam lá os bispos e pastores fazem a festa; o bispo logo o entrevistam: De onde tu vem demônio? E o suposto demônio responde. Eu vim da Mundial! Conhece o Valdomiro? Hum! Ele é meu servo, trabalha pra mim! Ai, o bispo fica eufórico. Tá vendo pessoal? KKKKK! Demônio! Quem n dar dízimo acontece o que com ele/? O demônio, vai pro inferno e se danar todinho! E quem dar o dízimo? Hum! Vai ter riqueza, cura, muita mulher ou homem, vai ter tudo! Tá vendo Pessoal? Ai o demônio vai pra Mundial e fala a mesma coisa pro apostolo ou bispo . E assim, de demônio em demônio a riqueza deles vai aumentando.

    2. josecarvalho disse:

      tssssss tsssssss.

    3. Luciana Mourelhe disse:

      Concordo Sr.Sérgio Márcio, essas igrejas são macumba disfarçada. Sem dúvida!

    4. lenon disse:

      Infelizmente vc é outro manipulado desse mundo em que vivemos, aprendi um pouco mais sobre umbanda pelo visto nunk entro em um luggar desse, vai pela cabeça dos outros!!

  3. kele disse:

    sensato esse Juiz!!
    se fosse para tirar esses videos, teriam que tirar outros que falam mal da igreja evangélica, católica, espirita E por Aí vai…..
    Esperto ele no Brasil a democracia tem que dominar

    1. Lucas Rodrigues Lima disse:

      Essas “igrejas” citadas pelo sr.Sergio Marcio, pregam mais sobre o Diabo do que sobre Deus!

    2. Pablo disse:

      Lamentavelmente, estamos falando de videos que levaram a grupos evangélicos a saírem do seu culto, e atacarem terreiros de candomblé, agredindo fisicamente aos praticantes, destruindo objetos de culto e tentando pegar fogo em propriedade privada (aconteceu na Bahia, Rio, BH). Discutir se uma coisa e boa ou ruim e revelar o que você considera mentiras e verdades tudo bem, mas na hora que você incentiva ao ódio contra terceiros constitui um crime. Falaria o mesmo se fosse um vídeo de ateus dizendo que temos que botar fogo nos templos evangélicos. Acharia justo que um juiz diga que você não tem direito a praticar sua religião porque você não pode provar que seu Deus existe?

  4. Servo do Altíssimo disse:

    Boa tarde,
    Não importa religião, o pois qual foi a religião do Senhor Jesus Cristo? Qual é a religião de Deus?
    O que importa é servir a ele, só a ele, ao Único Deus.
    A religião ao invés de ligar-mos a ELE só distancia. Pois conforme em Atos dos apóstolos 7.48, que ele não habita em templos feitos pelas mãos de homens.

    Tanta briga, tanta contenda…. Tudo debalde…

  5. luciano disse:

    Quê é isso! A feitiçaria é uma religião antiga.

  6. Servo do Altíssimo disse:

    Boa tarde,
    Não importa religião, o pois qual foi a religião do Senhor Jesus Cristo? Qual é a religião de Deus?
    O que importa é servir a ele, só a ele, ao Único Deus.
    A religião ao invés de ligar-mos a ELE só distancia. Pois conforme em Atos dos apóstolos 7.48, que ele não habita em templos feitos pelas mãos de homens.

    Tanta briga, tanta contenda…. Tudo debalde…

  7. Jorge Vinicius disse:

    VIVEMOS EM TEMPOS DA INQUISIÇÃO EVANGÉLICA.

    1. alex disse:

      meu caro vinicios ,vivemos em tempos em que todo mundo .que se meter na vida alheia ,que todo mundo quer ser dono da verdade e ditar o que e certo ou errado,vivemos em tempos que todo mundo quer defender seu ponto de vista.hoje em dia não se teme mais nada.e o homem quando não teme nada se torna perigoso.

      1. josecarvalho disse:

        só não falou da inquisição ateia e gay, esta é a pura verdade, porque não constorem uma sociedade só de vcs,? comprem terra e formem um país onde ateus e gays irmanados glorificaram a si mesmos.

        1. R disse:

          josecarvalho criar um país só pra ateus e gays? que nojo de você, preconceituoso alienado! Tinha que criar é um país só pra gente podre e com a alma ruim e preconceituosa como você seu verme!

        2. jesiel disse:

          OLHA COMO VOCES SAO XIITAS E RADICAIS E IMBECIS

  8. josecarvalho disse:

    Apenas um a palavra bastaria para definir qualquer religião, ou seja a própria palavra quer dizer ligar a deus o que estava desligado, e religioso seria aquele que através de jesus vai a deus.
    E jesus diz eu sou a verdade a vida e o caminho, ninguém vai ao pai se não for por mim.
    Como estas seitas de matizes africanas adoram a vários deuses, e nenhum , deles é jeová então.

    1. Auro Barreiros disse:

      Então, jovem. Religião não se resume em cristianismo. Quando Jesus nasceu já existiam diversas, e continuaram a existir depois. Aliás, Jesus mesmo não criou religião alguma. Ele deixou uma doutrina de aplicação individual, com vistas ao soerguimento moral e espiritual de cada um. O que fizeram com isso depois é da responsanilidade dos homens,
      Tenha em mente que o cristianismo que hoje se pratica deixa muito a desejar em relação ao cristianismo primitivo, do período apostólico. As estatísticas afirmam que este congrega o maior número de adeptos, mas a mesma estatística mostra a colcha de retalhos que é o cristianismo atual, o que demonstra que nem mesmo os que se dizem cristãos estão em acordo com relação à originalidade da doutrina.
      Por outro lado, há um outro tanto considerável de humanidade não-cristã, religiões até mais antigas que o cristianismo, que enfrenta os mesmos problemas e os encara segundo os postulados da fé que praticam. Não há autoridade nesta ou naquela corrente religiosa para se considerar a única verdadeira em detrimento das demais. Esse é o princípio do respeito e da tolerância, sem o qual nenhuma paz é possível.

    2. Leonardo disse:

      Desculpe, mas falar versos da bíblia qualquer um pode falar, mas você mostra ignorância e burrice a partir de quando até seu “português” está errado, no caso, “J”esus, “J”eová e “D”eus. Tratam-se de nomes próprios, e no caso, no cristianismo como só há um Deus, ele deve ser escrito em letra maiúscula, mostrando a importância que a “deidade” tem para você.

      PS: bom mesmo é se respeitar, bom mesmo é ter a própria fé e não se importar com a escolha de vida dos demais, se você quer ser salvo ou não, faça sua parte, quem quer ser salvo vai atras da própria salvação, ou do que melhor conforta… Respeito não faz parte de religião e sim da conduta de ética do ser humano, algo que deveria ser levado em consideração antes desse bando de mercenários despejarem esse monte de estrume em redes sociais e afins… Indignado por ver que cada vez mais, cada dia mais, as pessoas se cegam com coisas tão visíveis…

  9. Domingos disse:

    O último período do texto foi para mim interessante, porque em África não existe essa abordagem do Candomblé, Umbanda e Kimbanda como uma religião, e também não se frequentam terreiros como igrejas, ao contrário, existe um secretismo muito grande para se praticar rituais advindos da umbanda. Porque umbanda é feitiçaria, e depois do cristianismo se instalar nas colónias aquelas práticas que eram rituais dos povos por milhares de séculos passaram a ser vistas pela coroa e pela população hoje como paganismo, e quando se consulta um feiticeiro (pai de santo) faz-se em segredo. Bom, preciso estudar mais esse fenômeno de acordo com a visão ocidental.

    1. paulo disse:

      Domingos,
      Vendo seu texto, percebo que não sabe nada sobre o que escreveu….a Umbanda, nasceu ou foi criada no Brasil, mas precisamente em Niteroi, Estado do Rio de Janeiro. Umbanda não é e nunca foi feitiçaria, e o Candomble tem origem na africa, como uma religião que cultua os orixas que são forças da natureza, siga em paz..e estude.

    2. Renato disse:

      A umbanda não é feitiçaria! É uma religião que surgiu no Brasil e não em nenhum país africano. De forma bem superficial, a umbanda é uma mescla entre espiritismo, crenças de matrizes africanas e catolicismo que surgiu no Brasil no começo do século XX. A tática de demonizar crenças inimigas é prática dentro do cristianismo desde o antigo testamento. É uma simples forma de fomentar o ódio e a vontade de extermínio em nome de uma “religião”.

    3. Vinicius disse:

      Domingos, acho que vc precisa estudar mais sim, mas pelo começo (sem querer ofender). Primeiramente, Umbanda é uma religião nascida no Brasil no início do século XX, com influências católica, espírita (kardecista) e afro, além de outras. Não é uma religião africana e nunca existiu na África. É, inclusive, a única religião, até hoje, nascida no Brasil. Já o Candomblé surgiu da fusão dos diversos cultos de nações africanas, uma vez que, por aqui, os escravos de mesma nacionalidade eram separados e misturados aos de outras e tinham rituais e cultos diferentes, além de falarem línguas diferentes (para dificultar sua organização e consequente resistência). Esses tinham cultos similares e Deuses (Orisàs, na língua Yorubá) diferentes, porém similares. O Candomblé é uma fusão desses ritos, padronizados por similaridades de cada nação (Keto, Angola, Gege, etc) mas, mesmo dentro destas nações, eram praticados de formas sensivelmente diferentes de acordo com cada tribo. Uma religião padrão na África, como você diz, na verdade nunca existiu. Os cultos aconteciam de acordo com as tradições realidades e língua falada em cada lugar. Ainda, dentro das tribos sempre existiu um Babalorisà (pai-de-santo) ou Yalorisà (mão-de-santo) como líder religioso, e não como feiticeiro, e eram procurados sempre, pelos mais diferentes motivos (agricultura, problemas pessoais, medicina, casamento, sepultamento, etc), e NUNCA escondidos ou apenas para fazer feitiçaria! As religiões africanas só passaram a ser praticadas de maneira secreta quando passaram a ser perseguidas, aqui mesmo no Brasil.

    4. Jeferson Santos disse:

      Sinto muito preveni-lo, mas você jamais chegará a conclusão alguma que não seja eivada de arianismos se vir as religiões afro sob a égide OCIDENTAL. Veja-as sob a égide AFRICANA e terá mais sorte e conhecimento até para divergir se for o caso.

    5. Anderson disse:

      Vocês evangélicos se acham os donos da verdade.

    6. joão paulo disse:

      Seu comentário é pertinente, mas se restringe a uma situação com circunstâncias e características próprias. A abominação pelos cultos na África teve por fim a segregação e dominação, ou seja, destruir, abominar, logo, capturas e integrar em outras terras., sem muitos problemas, escravos. Neste país, a busca por estes cultos teve inúmeros fundamentos, dentre os quais, a identidade característica dos povos.

    7. Gabriela disse:

      Engraçado falar assim da Umbanda que é uma “religião” brasileira.

  10. Katlyn disse:

    Pura ignorância! humanos sempre provando que podem ser cada vez mais toscos e ridículos! Eu que nem sou a favor desse tipo de feitiçaria não concordo com essa publicação. É ignorante dizer que feitiçaria seja ela branca ou negra não é religião e considerar outras que são “estúpidas” como o cristianismo. A feitiçaria existe muito antes que qualquer outro tipo de religião! Acho que esse povo ignorante não possuem dicionários em casa…

  11. Mara Eliza disse:

    Ainda bem que Deus nos deu a vitória, porque, as pregações trazem muitas almas a Cristo, e o diabo tentou proibir isso, mas Deus não permitiu!!

    1. Valmir Sanches Junior disse:

      Vocês não tem noção como isso é insulto a liberdade de outras pessoas ? É um absurdo pedir que se fechem terreiros aonde isso vai parar ? Vocês não tem ideia que são apenas massa de manobra na mão destes pastores ? Vocês apenas estão proclamando a mesma filosofia nazista de exterminar o que vocês consideram improprio, vocês vivem em uma felicidade artificial tão grande que chegam a se orgulharem desta barbárie desta falta de humanidade e nem se quer questiona se isto é certo ou errado, Vale lembrar o caso do Guarujá aonde mataram uma mulher inocente por causa de uma frase de ódio dita por uma evangélica apresentadora de telejornal aonde este preconceito sem limites mataram uma mãe de família por acreditarem que ela fazia magia negra e sequestrava crianças. Parem e reflitam na sua falta de humanidade é muito fácil botar a culpa em Deus e no diabo o difícil é assumir que é uma pessoa ignorante e preconceituosa.

      1. roberto disse:

        Valmir amai o bem e odiai o mal. é o que Cristo manda, eu consigo perfeitamente fazer distinção entre pessoa e pecado porque tenho o amor de Deus e estou em Cristo, mas vocês, eu creio na ignorância(sem ofensa) acreditam que os crentes(todos) estão contra vocês.Vou te dar um exemplo, se você vê um criminoso de um ato barbaro, você, não consegue separar o ato dele da pessoa, isto se dá pelo fato de que somente aqueles que tem o amor de Deus aperfeiçoados em suas vidas é que conseguem agir assim.(separar pecado do pecador). Porém não deixe o inimigo engana-lo, Cristo amava a todos porém ele pregava a verdade e manifestava em público os pecados alheios dizendo que as pessoas deviam abandonar suas práticas e por isso mesmo alguns pegavam em pedras para apedrejá-lo, pois estás pessoas não compreendiam que o fato de Cristo expor seus erros era justamente porque amava elas, assim acontece com quase toda classe de pessoas que está em pecado e que não querem abrir mão deles, eles logo pegam em pedras e dizem que os crentes são fanáticos, não tem amor etc etc.Nós amamos as pessoas da umbanda,do candomblé etc tanto como amamos os homossexuais, como também pessoas criminosas e é justo por isso que conclamamos a elas que venham a Cristo, que abram a Palavra de Deus para ver o que ela diz e não somente isso mas busquem a Deus de todo o coração Jer.23.29 para que o deus deste mundo seja desmascarado 2 Corintios 4.3-4. Todos pecaram e foram destituidos da salvação, sendo justificados gratuitamente pela redenção que há em Cristo Jesus Rom 3.23-24

    2. Jackson disse:

      Mara, definitivamente vc não passa de uma alienada. Em algum lugar DEu anda muito triste com pessoas como vc que vivem vendo o Diabo em todos os cantos ao invés do amor de Cristo. “Eis que vos deixo um NOVO MANDAMENTO: como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros” (Jo 13, 14)

    3. Daiane disse:

      Não levanta a mão se não Deus te puxa…
      Sou Cristã e me envergonhei da gororoba que você postou… a mesma graça que te alcança quando você mente e deseja mal para os outros é a mesma graça que alcança os praticantes de outras religiões… caso contrario o sol brilharia só pra você!

      1. Leonardo disse:

        Eu tive que rir muito disso, quem ameaça, quem deseja que a mão do tal “DEUS” caia sobre o outro também recebe em troca o seu desejo viu amor? Lê um pouco sobre a lei do retorno e suas consequências, quem vive em fé e amor pleno, não precisa dizer que a mão de Deus vai cair sobre alguém, você erra feio, erra rude ao dizer isso, essa sua falsa fé levantando a mão do seu Deus para os outros é ridículo e você terá consequências por isso, pode acreditar!

        AMOR, JUSTIÇA E IGUALDADE!

    4. Renato disse:

      Não me entenda mal, mas o Diabo é cristão, não africano!
      Nas crenças Iorubá não existe a ideia de totalmente bom ou totalmente mal, até pq os orixás são uma espécie de ancestrais divinizados. Ou seja, o Diabo não está em nenhuma religião de matriz africana, ele está no cristianismo, inclusive, Lúcifer, era um anjo não era? Então, o Diabo é criação do próprio Deus cristão e não tem nada a ver com religião afro!

    5. Anderson disse:

      De que vitoria Você fala? a vitória da ignorância de pessoas alienadas??? acredito que essa seja a resposta racional para a situação.
      Pois Quando falamos de assuntos religiosos deve existir uma palavra em comum, cuja sua existência seja de extrema importância, TOLERÂNCIA, pois nenhuma religião existe, ou todas existem, essa definição cabe a cada pessoa pois todos temos o livre arbítrio de escolher oque tomaremos como certo á nos mesmos.
      —>Não estou defendendo nenhuma religião, porém peço a você que apenas pense neste trecho abaixo escrito. Cuja autoria é de JOSTEIN GAARDER
      “Tolerância, ou seja, respeito pelas pessoas que têm pontos de vista
      diferentes do nosso, é uma palavra-chave no estudo das religiões. Não
      significa necessariamente o desaparecimento das diferenças e das
      contradições, ou que não importa no que você acredita, se é que
      acredita em alguma coisa. Uma atitude tolerante pode perfeitamente
      coexistir com uma sólida fé e com a tentativa de converter os outros. Com frequência, a intolerância é resultado do conhecimento
      insuficiente de um assunto. Quem vê de fora uma religião, enxerga
      ape-nas suas manifestações, e não o que elas significam para o
      indivíduo que a professa”

    6. lenon disse:

      Nao fala asneiro hipócrita.

    7. lenon disse:

      Não fala asneira sua hipócrita, manipulada

    8. Brenda Ismael disse:

      Mara, me desculpa, mas esse foi o comentário mais careta que já li em todo a minha vida. Já fiz print! kkk

    9. Abraão disse:

      Vocês “evangélicos” como sempre, na pequenez de espirito, coitados, patéticos

    10. felipe disse:

      mais uma amostra do respeito dos evanjecas às outras religiões

  12. Caio disse:

    Toda casa de Umbanda ou Candomblé ou qualquer igreja ou templo merecem o mesmo respeito quando estão pregando a justiça e o amor. É imbessil definir ou julgar qualquer crença.

  13. O cristianismo só prega guerra e querem paz.
    Êxodo 15:3 O Senhor é homem de guerra; Jeová é o seu nome.
    II Timóteo 2:3 Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus.
    II Timóteo 2 :4 Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
    Deuteronômio 19: 21 O teu olho não terá piedade dele; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.
    Salmos 10:8 Põe-se de emboscada nas aldeias; nos lugares ocultos mata o inocente:
    Ezequiel 9:6 Matai velhos, mancebos e virgens, criancinhas e mulheres, até exterminá-los;

    1. Paulo disse:

      Texto sem contexto meu chapa, vá lamber sabão!

    2. Silvaney disse:

      Caro Leitor,

      Você está completamente equivocado com seu post. Cristianismo não é judaísmo, os textos dos livros do velho testamento fala de um outro contexto, inclusive já vivenciado pelo povo judeu na velha aliança. Já os citados do novo testamento refere-se a luta espiritual, onde o princípios é que NOSSA LUTA NÃO É CONTRA CARNE OU SANGUE, MAS CONTRA PRINCIPADOS E POTESTADES.

      Sem mais.

      1. Luciana Mourelhe disse:

        Condordo! As pessoas se dão ao trabalho de procurar os textos, mas não procuram entender seu contexto.

      2. Anderson disse:

        um fato interpresante é que o único período que o cristianismo deminou o planeta por quase todo foi chamado de ” “”””””idade das trevas, ou épocas de escuridão, “””””””contraditorio não é? pois quem prega iluminação e purificação, tirou incontatáveis vidas em nome de deus?

    3. Ana disse:

      No velho testamento, sim tinha muitas guerras. Porem JESUS CRISTO nasceu no novo testamento e mudou os muitas leis,a guerra que pregamos hoje é :PORQUE NÃO TEMOS QUE LUTAR CONTRA A CARNE E O SANGUE,….. efésios 6 – 10 . : Então se ler efésios
      vai saber que estamos lutando contra o traidor satanás.
      Que Deus te abençoe e fale com você de uma forma bem clara para que vc venha entender melhor o CRISTÃO.

    4. Jefferson Dearo disse:

      Putz cara desculpa, mas estes teus textos são do velho testamento! É de conhecimento que o velho mandamento é mais duro! O novo testamento, este sim que rege o cristianismo! Detalhe, não sou cristão e nem defendo, mas você esta cometendo um erro…

    5. débora disse:

      Colocar assim jogado sem o contexto e o estudo apropriado mostra a sua ignorancia no assunto.

    6. Antonio Henrique disse:

      Jose Serafim Barbosa Reis: Peça a pessoa que lhe indicou estes versículos para lhe explicar a real história, que também faz parte da bíblia sagrada,para lhe adiantar alguma coisa, lhe afirmo que sem exceção todos os motivos foram desobediência,o pecado começou justamente com a desobediência e aos desobedientes tem um preço a pagar,verifique que DEUS,não chama nenhum medroso,covarde,frouxo afeminado,ou qualquer outro tipo sem coragem ou personalidade, para lutar ao seu lado,é por que ELE só separa aqueles que podem entregar suas vidas a ELE,SÓ TEM VITORIAS QUEM LUTA, POR ALGUMA COISA, ALGUM IDEAL,O RESTANTE SERVE PARA PEGAR CARONA, E BATER PALMAS,PARA AQUELES QUE FIZERAM O QUE ELE NÃO TEVE CORAGEM DE FAZER. JESUS CRISTO NÃO VEIO TRAZER A PAZ MAS SIM A ESPADA PARA QUE CADA UM LUTE TODOS OS DIAS PELA SUA VITÓRIA MAIOR QUE É A SUA SALVAÇÃO.

      1. Paula disse:

        Como vc Antonio Henrique, os medroso,covarde,frouxo afeminado,ou qualquer outro, tmb lutam de mesma forma, faça-me um favor, “DEUS” está no coração de quem crê independente de ser guey, pobre, macumbeiro, etc… Enganasse vc, que pensa que ele está apenas em quem se enfia numa igreja sei lá das contas e se esconde atrás de uma Bíblia, queria saber em que religião vc se encontra, pois sua ignorância foi ao estremo aff, que DEUS ttenha piedade de vc, pois de uma coisa tenho certeza vc não é uma das pessoas que ele “DEUS” escolheu para estar na luta ao seu lado, pois não sabe o que quer dizer realmente o significado do Espírito de “DEUS” vá se tratar, vc é doente!

    7. Camila disse:

      José, vamos lá…

      Você pelo visto sabe a Bíblia de cabo a rabo e sabe que não se da pra tomar como base os trechos sem antes ter um conhecimento de um contexto histórico. GRAÇAS A DEUS, pois Deus é bom, misericordioso e é um Deus de AMOR.
      Essa luta/guerra que você menciona em vários trechos, você bem sabe que é uma batalha ESPIRITUAL. Deus anseia por soldados que lutam com o coração, andando como Ele andou, agindo como Ele agiu. Lutamos SIM por um reino, por um REI…DE JOELHOS NO CHÃO. Orando por SALVAÇÃO almas, salvação dos filhos DELE. Clamamos por misericórdia, por arrependimento e estaremos SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS por vocês.

      Neste trecho citado por você de Salmos 10:8, por exemplo, fala sobre a ação do inimigo, dos ímpios, o que eles fazem quando eles não tem Deus no coração.

      “Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao Senhor.
      Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus.
      Os seus caminhos atormentam sempre; os teus juízos estão longe da vista dele, em grande altura, e despreza aos seus inimigos.
      Diz em seu coração: Não serei abalado, porque nunca me verei na adversidade.
      A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade.
      Põe-se de emboscada nas aldeias; nos lugares ocultos mata o inocente; os seus olhos estão ocultamente fixos sobre o pobre.” (Salmos 10:3-8)

      Para finalizar:

      “Senhor, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles;
      Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência.”

      Salmos 10:17-18

      Obrigada pela atenção! Que Deus restaure o seu coração, que se torne um coração puro e verdadeiro como o do meu Deus.

      DEUS JAMAIS DEIXOU DE TE AMAR.

    8. Gabriel disse:

      Por favor, pegue o contexto todo e não só um versículo para poder manipular e amedrontar a galera, isso que se ta fazendo é errado cara, ta querendo tomar o lugar da globo?

    9. Iara Garcia disse:

      Errado. Vc precisa ler o novo testamento, pois só postou o velho. Estamos no tempo da graça e vc fala da época da lei. Cristianismo, Cristo, graça de Deus. Amor.

    10. Abraão disse:

      Vocês “evangélicos” como sempre, na pequenez de espirito, coitados, patéticos

    11. Madson Wesley Pereira disse:

      Até que enfim um comentário sensato sobre o deus obcecado por sangue e sexo que está na Biblia. Há muito eu tenho alertado aos incautos de que Seus discursos de “salvação” e “filho redentor”, são desculpas esfarrapadas para mascarar sua face cheia de repulsa aos seres humanos, e sua obsessão por sexo (reprodução) e sangue (guerra)… Ele me enganou durante algum tempo mas, não me deixo enganar mais…

  14. Wagner duvilierz disse:

    Fudamentos sem qualquer tipo de base se nao tiver conhecimento nao adianta julgar algo movido pelo preconceito pois e uma religião sim veneramos um deus sim e parece que estamos acima de qualquer coisa parece que voltamos a época da escravidão que qualquer tipo de manifestaçao de origem africana era proibida sendo ate a capoeira nao podia ser jogada.

  15. MARA MARIA disse:

    sou evangelica, mas acho que toda forma de crenca deve ser respeitada, se Deus nos deu o livre arbitrio porque o homem nao pode dar….

  16. Valter DaMata disse:

    Isso é um caso explícito de RACISMO INSTITUCIONAL.
    E se para ser religião é necessário ser uma indústria da fé, é melhor que as religiões de matrizes africanas estejam longe dessas usinas processadoras de dinheiro.

  17. Rairan disse:

    Plausível.

  18. Não estou aqui detonando nenhuma religião.mais sim defendendo a minha umbanda não e uma religião satanica pelo contrario ajudamos pessoas necessitadas. Angustiadas sem pedir nada em troca…..o que importa e a fé pois se somos chamados pelo coração pq criticar quem ta na igreja ou no terreiro vamos respeitar a fé.a religião de cada um e viver em paz

    1. Daiane disse:

      Oi Vantuilma sou cristã, e apesar de não ter a mesma fé que você, concordo com você pois temos que respeitar a todos e tudo… Acredito piamente que esses videos incitam os mentes mais fracas(existentes em qualquer religião) a serem preconceituosos e racistas.
      Amor esse é o mandamento divino!

      1. paty disse:

        Amor esse é o mandamento divino! E o maior de todos os mandamentos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo a como a ti mesmo. é o segundo.

        1. Adriana disse:

          No meio disso tudo estão esquecendo o amor, estão esquecendo Deus por que quando há ódio, não existe Deus.

        2. felipe disse:

          paty, voce é a típica crente bitolada
          repete sempre as mesmas frases de quem passou por uma lobotomia

        3. Parabéns,Paty.É o amor incondicional de JESUS CRISTO.

          1. Maria disse:

            É isso mesmo Paty! Disse tudo

  19. Edilma disse:

    Uns seguem a bíblia a palavra de Deus em seus momentos ruins busca sua cura naquele que deu seu sangue, outros tem sua fé naquilo que se incorpora em um corpo acreditando que sera curado e liberto a escolha deve ser de cada um, se ele acende uma vela pra iluminar o santo para o santo resolver o problema dele , porém se o outro nao acende vela por saber que o Senhor é a Luz e nao precisa de vela para ilumina-lo nem comida pra trabalhar melhor ainda.Acho uma coisa muito legal que ja presenciei mãe de santo com cancer dar testemunho de cura em igreja evangelhica e porque os trabalhos espirituais nao resolveram? bem mas não estou aqui para discutir isso tenho apenas essa curiosidade. Agora religiao pelo que sei na bíblia nao fala em religiao e sim EVANGELHO, e seus seguidores Cristão (seguidor de Cristo) dai porque os espíritas nao serem respeitado como religiao?

    1. paty disse:

      o Senhor é a Luz do mundo! é o evangelho de jesus cristo.

      1. Anderson disse:

        um fato interessante é que o único período que o cristianismo dominou o planeta por quase todo foi chamado de ” “”””””idade das trevas, ou épocas de escuridão, “””””””contraditório não é? pois quem prega iluminação e purificação, tirou incontatáveis vidas em nome de deus?

    2. Veio disse:

      “outros tem sua fé naquilo que se incorpora em um corpo acreditando que sera curado e liberto”
      Resposta: Isso é um erro de interpretação. Nenhum médium exerce sua mediunidade acreditando que será curado e liberto. O

      médium bem formado sabe que a mediunidade é ferramenta divina para a evolução de todos os envolvidos na prática(médium,

      consulente, guia espiritual, espírito sofredor sendo tratado, etc).

      “se ele acende uma vela pra iluminar o santo”
      Resposta: Mais um erro de interpretação. A vela exerce o papel de um “transformador” ou de um “ponto de ligação” entre

      dimensões de vibração e densidade muito diferentes. O fogo da chama é utilizado pelo santo como facilitador para agir no

      nosso plano material. Este é apenas um aspecto sobre a utilização de elementos em ações religiosas.

      “ja presenciei mãe de santo com cancer dar testemunho de cura em igreja evangelhica e porque os trabalhos espirituais

      nao resolveram?”
      Resposta:
      Primeiro o lado material da questão: Existem milhares de tipos de câncer. Todos são resultado de algum desequilíbrio

      fisiológico, energético, vibratório ou magnético por tempo prolongado. Telefones celulares, comidas industrializadas,

      agrotóxicos e até emoções negativas são agentes destes desequilíbrios. Não conheço ninguém que não esteja sujeito a

      estes agentes.
      Agora o lado espiritual da questão:
      Existem no Candomblé Mães e Pais de Santo bons, que fazem um trabalho responsável, cobrando valores justos para o seu

      sustento. Existem dirigentes espirituais de Terreiros de Umdanda que fazem um trabalho caritativo, sem cobrar pelo

      atendimento, se sustentando com outros ofícios diferentes da atividade religiosa(empresários, supervisor de linha de

      produção, mecânico, qualque coisa…) Porém, assim como existe padre pedófilo, pastor milionário, existe a Mãe de Santo

      que faz trabalhos de magia negativos; quem faz isso perde a proteção de suas Forças Espirituais, Naturais e Divinas e

      fica exposto a outros agentes causadores de cancer(além de muitos outros males). A Lei Divina não irá permitir que ela

      se cure dentro da sua prática religiosa negativa. Quando ela abandona essa prática a cura se torna possível.

      Você que acha que a Bíblia é incontestável, sabia que os quatro evangelhos canônicos(Mateus, Marcos, Lucas e João) foram

      escolhidos para compor o Novo Testamento por homens de carne e osso como eu e você, sujeitos a erros e acertos ?

    3. Fatima disse:

      É isso que dá 500 anos de investimento em ignorância. O discurso evangélico não se contenta em louvar seu Deus, precisa destruir os outros, todo o tempo. Claro que por dinheiro e poder. Cultuam o demônio, isso sim. Deus é muito maior que tudo isso, não reconhecer Deus num irmão é negar Jesus e todas as escrituras. E não conhecer um palmo adiante do nariz também. O problema dos evangélicos não são os evangelhos, é o fato de só lerem a bíblia a partir dos olhos do pastor. De não ter coragem de ler mais nada. Porque tudo é do demônio. Assim é fácil ter fé, olhando para um lado só. Quem não concorda tem o demônio. KKKK. Bando de hipócritas, juram que não cometem erros e estão acima de todos. Serão os escolhidos por Deus. Além de morrerem de medo de tudo que é diferente.

      1. roberto disse:

        Fatima amai o bem e odiai o mal. é o que Cristo manda, eu consigo perfeitamente fazer distinção entre pessoa e pecado porque tenho o amor de Deus e estou em Cristo, mas vocês, eu creio na ignorância acreditam que os crentes(todos) estão contra vocês.Vou te dar um exemplo, se você vê um criminoso de um ato barbaro, você, não consegue separar o ato dele da pessoa, isto se dá pelo fato de que somente aqueles que tem o amor de Deus aperfeiçoados em sua vida é que conseguem agir assim.(separar pecado do pecador). Porém não deixe o inimigo engana-la, Cristo amava a todos porém ele pregava a verdade e manifestava em público os pecados alheios dizendo que as pessoas deviam abandonar suas práticas e por isso mesmo alguns pegavam em pedras para apedrejá-lo, pois estás pessoas não compreendiam que o fato de Cristo expor seus erros era justamente porque amava elas, assim acontece com quase toda classe de pessoas que está em pecado e que não querem abrir mão deles, eles logo pegam em pedras e dizem que os crentes são fanáticos, não tem amor etc etc.Nós amamos as pessoas da umbanda,do candomblé etc tanto como amamos os homossexuais, como também pessoas criminosas e é justo por isso que conclamamosos a elas que venham a Cristo, que abram a Palavra de Deus para que ela possa iluminar suas mentes e não somente isso mas busquem a Deus de todo o coração Jer.23.29 para que o deus deste mundo seja desmascarado 2 Corintios 4.3-4. Todos pecaram e foram destituidos da salvação, sendo justificados gratuitamente pela redenção que há em Cristo Jesus Rom 3.23-24

  20. Jorge disse:

    Esse juiz é uma besta quadrada.

  21. Anara disse:

    E viva o racismo mascarado.
    De qualquer forma, não tem problema, porque a Constituição protege o direito de crença, que não precisa estar vinculado a uma religião.

  22. Eduardo disse:

    Foram pessoas como essa que, quiseram censurar comediantes como os do Porta dos Fundos alegando que eles estariam brincando com a “Religião dos outros”.

  23. Fabiano Dantas disse:

    Concordo que os vídeos evangélicos não devam ser tirados do ar, mas com base em outros argumentos. Penso sim, que as religiões de origem africana são realmente religiões. Contudo, dizer que os vídeos evangélicos incitam o ódio e a discriminação a tais religiões é ir longe demais. Aliás, o que tem gente de gente na internet “pregando o ódio” a evangélicos e católicos não tá gibi. Se esse é o motivo sustentado para remover os vídeos evangélicos da Internet, que se tirem também os outros que falam mal dos evangélicos!

    1. Aretusa disse:

      Oi Fabiano. A ação não se destina a todo vídeo evangélico, isso seria absurdo. Trata-se tão somente de retirar do ar alguns vídeos específicos que incitam o ódio e a discriminação. E isso, creio eu, é algo a ser combatido sempre. Vivemos em um país onde nossas leis garantem a pluralidade de credo. Mas para que esse direito seja exercido com tranquilidade, é necessário combater atitudes que só aumentam a discriminação. E isso vale pra todos.

    2. Slash disse:

      Cara, convenhamos que uma considerável parcela dos evangélicos está lidando com as questões sociais, de forma totalmente errada. E muitos agem assim, guiados por pastores calhordas que não tem interesse algum em promover o respeito na sociedade. Líderes de verdadeiras e legitimas SEITAS, que não tem vergonha de evocar textos do antigo testamento para ABOMINAR PESSOAS, como se ainda vivêssemos na antiga Israel. O que está longe, muito longe de ser uma verdade.

      Evangélicos que cegos por um senso fundamentalista de fé, se acham no direito de converter todos. Não importando os meios necessários para alcançar esse objetivo, enquanto jogam no lixo conceitos de respeito e tolerância. Claro que no meio evangélico, existem aqueles que não concordam com tal prática do evangelho e te digo com toda a sinceridade, que estes, estão perdendo a paciência com esse evangelismo cada vez mais radical e extremista. Alguns deles, incluindo pastores, já deixaram o evangelismo por não aguentar mais.

      Vc tem ideia do que o pastor(agora ex-pastor pelo visto) Ricardo Gondim falou do evangelismo? Tipo, foi um maiores e mais pesados desabafos que já vi na vida. Gondim expôs tudo que o evangelismo é e tem se tornando atualmente. Sugiro que ouça e reflita bastante.

      1. Antonio Henrique disse:

        Slash: quero lhe da dar uma sugestão, se você e descontente com a tal situação das igrejas atualmente,e quer que acreditem que você esta defendendo o que é correto para o povo de DEUS,primeiro deve ter um conhecimento bíblico,com uma interpretação literal,para que aquilo que você posa ser comprovado com as escrituras,ai então terá autoridade para falar, criticar, aconselhar e demais formas de ajudar estas tantas pessoas que enganam e as que são enganadas,caso contrario, as suas palavras ficam conforme as que você critica, sem nenhuma verdade bíblica que possa ser comprovada, então será apenas mais um critico vazio, por exemplo você sitou fundamentalismo HEBREUS 11:1 Ora a fé e´o firme fundamento das coisas que se espera,e a prova das coisas que não se vêem.Então eu tenho fé então sou um fundamentalista,certo. Agora pense se JESUS CRISTO fosse, ficar com medo triste,desanimado,porque muitos não o aceitava,sempre querendo mata-lo assim como o fizeram,se ele desse ouvidos ao críticos e deixa-se, de levar a palavra de DEUS para o seu povo,certamente a nossa salvação seria muito duvidosa e com muitos sacrifícios, não seria o exemplo para qual DEUS o enviou, mas ele permaneceu firme até o dia determinado por DEUS, e nos deixou escrito em Lucas 9:62 Ninguém que lança mão do arado e olha para traz,é apto para o reino de DEUS, Também Marcos 16:15,16 – II Timóteo 4: 15, porque assim estaremos levando a palavra de DEUS,mesmo mesmo sendo em poucos versículos, estaremos fazendo o que o NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NOS FALOU PARA PARA FAZERMOS,AI ENTÃO TEMOS COMO COMPROVAR,E NÃO MOSTRAR SOMENTE AQUILO DE QUE O NOSSO CORAÇÃO ESTA CHEIO.CRITIQUE MAS MOSTRE TAMBÉM A VERDADE QUE VOCÊ PODE COMPROVAR E NÃO A SUA VERDADE. E assim você estará fazendo o grande pedido IDE E PREGAI. E que o senhor tem autoridade sobre tudo e todos,o que esta escrito não é para contestar e sim para cumprir,este é o preço para entra na gloria do SENHOR,que não concordar certamente ficará do lado de fora,e cada um decide.

        1. slash disse:

          Onde está a argumentação?

          Não quero pregação não.

          1. Antonio Henrique disse:

            Slash: quando somos crianças alimentamos de papinhas, só quando crescemos então podemos alimentar de comidas solidas,quando ainda somos novos na fé,precisamos de ensinamentos ,das pregações,para que cresçamos na fé e ai podemos entender os argumentos,por enquanto não seria entendível, Hebreus: 5:13,14 PORQUE QUALQUER QUE SE ALIMENTA DE LEITE NÃO ESTÁ EXPERIMENTADO NA PALAVRADA JUSTIÇA,PORQUE É MENINO. MAS MANTIMENTO SÓLIDO É PARA OS PERFEITOS,OS QUAIS EM RAZÃO DO COSTUME,TÊM OS SENTIDOS,TÊM OS SENTIDOS EXERCITADOS PARA DISCERNIR TANTO O BEM COMO O MAL. Espero ter lhe respondido conforme a sua curiosidade em saber porque a pregação e não a argumentação e Pronto para ajudar.

        2. Max disse:

          Meu querido.
          “Sede simples como a pomba e prudente como a serpente”. Isso está escrito naquele livro que você conhece como palavra de Deus, conhece? Você deve estudar mais, ler mais e se espelhar em Jesus, que levou 30 anos para começar a sua pregação, isso depois de ser um profundo estudioso e considerado sábio até mesmo entre os doutores da lei. Agora, você abrir a boca para dizer que é fundamentalista por “a fé é o firme fundamento” demonstra toda a sua ignorância e falta de conhecimento. Primeiro demonstra que você não conhece o que é ter fé e segundo porque fica claro que você não tem noção do que seja um “fundamentalista”. Ficou muito feio, vergonhoso mesmo. Peça perdão a Deus por envergonhar o nome Dele!

    3. Diego disse:

      Concordo com você, todos as manifestações que incitem o ódio e a discriminação devem ser removidas.
      Uma coisa é não concordar e dizer que está errado, outra é sugerir que o grupo entre em ação e feche o terrero, ou seja lá como se chame.
      Todos tem o direito ao seu próprio credo, sendo assim, ninguém tem o direito de cercear o credo alheio.

    4. felipe disse:

      queria ver se os videos fossem contra a SUA religião
      garanto que ia pensar diferente

      Voces acham que quando destilam todo ódio e preconceito contra os outros é – liberdade de expressão
      agora quando falam alguma coisa contra voces, já se fazem de vitimas e perseguidos

      uma vergonha

      1. Antonio Henrique disse:

        Filipe: diga-me algo para que eu possa lhe entender,você não gostou porque mostrou,uma verdade, ou uma mentira,ou porque é verdade, mas você não queria que fosse mostrada,porque se é verdade, vocês é quem tem rever os atos e atitudes,prestar mais atenção no que falam e fazem,porque vemos todos os tipos de criticas a todas as religiões,independente da placa da religião,umas mais outras menos,porque o que foi mostrado até agora não foi contestada a veracidade da pratica, mas sim a exposição,se participo de certo tipo de reunião ou agremiação que não pode ser vista,dar-se a impressão de algo,que não é verdadeiro,é errado,ilegal ou que tenha qualquer tipo de irregularidade,porque as criticas e exposições sempre tiveram, e sempre terão,tudo o fazemos tem um risco,tem um preço,se não aguentar abandone,para que se torturar.Um exemplo, se os evangélicos fossem processar e pedir a retirada de criticas negativas dos meios de comunicação,a maior parte da população e das emissoras seriam condenadas,certo pense nisto,se os evangélicos tomassem esta atitude, e fossem atendidos, você acataria o resultado sem contestação.

        1. felipe disse:

          nossa, como é dificil deler seu texto

          mas resumindo
          se é pra processar, então vamos processar os evanjecas
          esses sim, saem por ai julgado a todos
          vá ver os milhares de comentários que voces crentelhos escreveram quando a cantora Ivete Sangalo postou uma imagem de Iemanja na sua pagina PESSOAL do facebook
          Milhares de idiotas como voce foram lá condena-la ao inferno
          quer dizer que não se pode postar imagem de Iemanja nem eu pagina pessoal ???

          isso é respeito ??
          eu no lugar dela processava um por um de voces

          agora me mostre, um site de umbanda onde ficam criticando essa sua religião doente
          fico no aguardo ok ??
          beijinho no ombro pra voce

  24. João Henrique Narciso disse:

    Oxalá abençoe a todos! Muita luz para todos!!!

  25. cherryB disse:

    Em algum canto escuro a laicidade do Estado chora em posição fetal!

  26. Só há um mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo homem.
    Agora, a decisão é de cada um escolher o seu caminho, lembrando-se que o livre arbítrio foi dado por Deus, mas dentro da sua Lei; fora disso, todo mundo sabe o resultado.

    1. paty disse:

      pois o resultado disso muita gente não sabe é a perdição. pois não ha salvação em outro lugar a não ser jesus cristo o caminho.

      1. Pazuzu disse:

        Não haverá salvação Patrícia.
        Sonhe comigo.

      2. Allah disse:

        Quem disse que esse seu deus medíocre é a salvação? Só eu salvo. E ainda tem 40 virgem, vem pra nóis.

      3. Ganesha disse:

        Ihhh, esse Allah é muito egocêntrico. Tem uma galera aí na fila na tua frente fi. Cheguei antes, dá licença que a salvação sou eu.

      4. geovane souza disse:

        Kkkk só rindo desses comentários

      5. Banana Madura Pink disse:

        Obrigada mas dispenso…

    2. QUAL A EVIDENCIA DE DEUS

      1. Gabriel disse:

        Qual a evidencia de que Deus não existe?

        1. Kuramah disse:

          Qual a evidencia que ele existe?

        2. Leonardo disse:

          O livre arbítrio e a onisciência de Deus são contraditório. Pois se Deus sabe de todas as coisas não temos livre arbitrio e vice versa.

        3. Diego disse:

          Então eu louvo aos alienigenas e às chinfurífulas do chaves. Qual a evidência de que elas não existem?
          E também a todos os outros deuses de todas as outras religiões, afinas qual a evidência de que não existem?

        4. Wueslle disse:

          inúmeras são elas amigo, inúmeras

        5. Roger disse:

          Esse deus cristão definitivamente não existe.

        6. Teucu disse:

          Qual a evidência de que Superman não existe?

      2. Elielson disse:

        Oi Jesiel, se quiser conversar a respeito das questões que levantou, me coloco a sua disposição. De forma pública ou privada (e-mail). Atenciosamente, Elielson.

      3. Thiago disse:

        Qual é a evidência de que unicórnios não existem?

      4. roberto disse:

        Romanos 1.20;28 As coisas invisiveis de Deus, o seu eterno poder e a sua divindade desde a criação claramente se vêem e se reconhecem pelas coisas que foram criadas, por isso que tais homens são indesculpáveis diante de Deus, pois tendo essa revelação não se interessaram em buscar conhecimento dele, antes em seus vãs discursos se desvaneceram, dizendo se sábios, tornaram-se loucos,…por isso Deus os entregou ao espirito do erro. Essa é primeira evidência de Deus, para que o homem se interesse em buscar a ele, pois em salmos 10.4 diz “As pessoas impias por causa da sua soberba(orgulho) não investigam todas as suas cogitações são que não há Deus. Deus diz em Jeremias 29.13 “buscar-me-eis e me achareis quando me buscar de todo o coração” Deus é um ser que além de querer salvar o ser-humano ele quer ser seu amigo. Quando então começamos a ler a Biblia e dialogar diretamente com Deus, aí recebemos centenas, e até milhares de provas não somente de que ele existe, mas de toda a Palavra dele é real, ele nos ama, deu a vida por nós, existe uma vida eterna, e uma perdição eterna, ele nós traz dezenas de provas a respeito de tudo que está na Biblia. Eu por exemplo tive a minha vida totalmente transformada por ele, já fui curado de cancer maligno e de uma ulcera estomacal aduiquirida por uso de drogas. Sei de casos de pessoas que possuem seu atestado de óbito em mãos, pois estava no caixão para ser enterrada e Deus ressuscitou, poderia ficar falando aqui centenas de coisas que já vi, porém enquanto o homem não se desarmar da sua prepotência, arrogância,soberba, pensando que sabe alguma coisa, Deus não pode se revelara ele, e o pior de tudo isso é que estas pessoas podem morrer pensando que tudo está bem, porém não está! Pois a verdadeira religião é Deus procurando pelo serhumano e dizendo Ap.1.20 “eis que estou a porta e bato se ouvir a minha voz entrarei e cearei convosco” Deus está ainda hoje, usando todos os meios possíveis para alcançar o homem.

    3. Diego disse:

      Pois então eu exerço o meu direito à perdição. Se o SEU deus deu o livre arbítrio eu o utilizo para escolher não ser salvo. E VOCÊ não tem o direito de ir contra o SEU deus e me privar de tal escolha.

      1. roberto disse:

        O meu Deus e não deus… a escolha é sua… pois de toda palavra ociosa o homem dará conta diante de Deus no dia do juízo;Pelas suas palavras serás justificado, pelas suas palavras serás condenado mt 12.34-35, Todo joelho se dobrará e toda lingua confessará que o Senhor é Deus. O mais triste é que hoje você tem livre arbitro para rejeitar Deus, rejeitar a Palavra, a Verdade,porém naquele dia quem não for salvo será obrigado a se dobrar e reconhecer a Cristo, e depois disso ainda ser condenado por ter usado o livre arbitrio, para pisar o sangue de Cristo, recusando o seu sacrificio na Cruz.

    4. Abraão disse:

      Vocês “evangélicos” como sempre, na pequenez de espirito, coitados, patéticos.

    5. Auro Barreiros disse:

      Jesus é o único mediador entre nós e Deus segundo o cristianismo. Não é o que pensam os muçulmanos (milhões), os budistas (milhões), os hinduitas (milhões), os judeus (milhões) e outros tantos. Aquilo que eu tenho como verdade pode não ser a verdade do meu vizinho.E sempre que eu penso que sou dono da verdade estou sendo mais um agente da discórdia, do desrespeito e da guerra.
      A Intolerância leva o ser humano a se crer superior por força de suas crenças; com isso, inconscientemente ou não, ele passa a ver o diferente como inferior, transformando a relação social numa hipocrisia de ambas as partes.
      A melhor religião é aquela que produz mais paz e harmonia entre as pessoas, a despeito das diferenças. Assim, se o que eu creio me faz mais humano e compreensivo em relação ao próximo, ponto para a minha crença. Caso contrário, é hora de rever conceitos.

  27. Quéren Hapuquequ disse:

    Seria tão bom se todo mundo simplesmente respeitasse o que o outro acredita ..

  28. João Marcos disse:

    Pra mim, a partir do momento que uma religião condena a outra deixa de merecer o direito de ser seguida. Todas as igrejas tem superstições sobre as outras, e cada um tem o direito de escolher no que acreditar. Tem tantos males dentro das igrejas que deveriam promover o bem do próximo (pedofilia, “roubo/dizimo”, etc). Se as pessoas se preocupassem menos em o que os outros estão fazendo, e pensassem em ajudar o próximo independentemente de sua cor ou crença religiosa, talvez o mundo seria um pouquinho melhor. Já fui conhecer muitas igrejas, entre elas a católica, a esperita, sara nossa terra e um terreiro da umbanda… e o lugar que fui melhor recebido, mesmo tendo sido criado dentro de uma casa católica, mesmo sendo branco, foi no terreiro da umbanda. Essa definição de religião, não passa de um discurso preconceituoso que não deveria existir no judiciário. Não basta os negros terem sofrido tanto tendo sido obrigados ao catolicismo (historicamente falando), agora novamente estão sendo oprimidos. #forapreconceito

  29. Pazuzu disse:

    Isso mesmo! Acabem com todas essas religiões que tiram o foco das religiões abraâmicas!
    Eu, Pazuzu, demônio, concordo com tudo isso e adoro os evangélicos!
    Eles nunca deixam de citar meu nome e dos meus irmãos em seus cultos. Quanto mais falarem de nós, mesmo que negativamente, mais forte ficaremos e voltaremos um dia para reinar novamente.

    Saudações!

  30. suzi disse:

    O que o Cristianismo tem haver com o que esta sendo informado? Vamos partir pra ofensas mútuas quanto as crenças alheias.Ai, tenha dó e feche a bíbilia

  31. Vicente Caratti disse:

    Bom a unica coisa que não devemos acreditar nunca é na Justiça, principalmente essa que com um simples texto sem conteudo básico determina que uma crença milenar não existe, não é religião, mas o que diz a Constituição? O unico certo é a justiça Brasileira? Quer dizer que o resto do mundo está errado??? Vergonha de ser Brasileiro por ter uma Justiça mesquinha e hipocrita.

  32. André disse:

    A uma diferença muito grande entre feiticeiro e pai-de-santo por favor vai estudar antes de sair falando bobagem e por favor estudo coisas não escritas por sacerdotes um pouco quem sabe você entende o seu preconceito e muda para alguém que pregue o amor.

  33. Adinelson Farias de Souza Filho disse:

    Esta situação está como o diabo gosta! O diabo do neo-petencostalismo!

    A desgraça evangélica se alastra e se calça na ignorância de pseudo doutos que arbitram as nossas vidas e nossas crenças, o subjetivo que nos constitui pessoas. Além de não compreender a Carta Magna e o Código Cívil, o mesmo só (re)conhece o modelo ocidentalizado das religiões monoteístas expanidos a partir da Europa – e não dos seus centros de origem, o Oriente Médio.

    A inexistência de um código escrito, conforme o modelo judaico-cristão, não anula a existência de códigos e preceitos bem conhecidos pelas religiões afro-brasileiras nas suas diversas modalidades, cada um com base na ordem social de grupos étnicos diferentes e sedimentada em épocas diferentes, bem como não anula a existência de uma hierarquia bem definida com atribuições claras, com base em gênero, senioridade e ancestralidade, marcados pela herança familiar e espiritual. Quem conhece um pouco da literatura – de longa data – sobre as religiões afro-brasileiras, sabe da rigidês dos seus códigos e das leis que regem nossos grupos religiosos.

    Somente os ignorantes preconceituosos e racistas desconhecem a existência de uma teogonia africana, para qual não devo explicar nada. Se são doutos, juízes, árbitros da lei, que busquem os livros. Nós temos uma sabedoria transmitida por séculos, da boca ao ouvido, com poucas variações, que garantiu a nossa unidade identitária.

    Não me admiro da ignorância desses senhores, provenientes das classes altas, de valores extra-ocidentais, que têm práticas altamente excludentes e têm uma Europa idealizada como modelo de sociedade, classificarem os cultos afro-brasileiros como não religião. Eles apenas revelam a continuidade de uma exclusão padronizada, sobre a qual se organiza a sociedade brasileira e ocidental, que ao longo do tempo, quando contestada em suas ações vis para com a “gigantesca” população negra – preta, parda, mestiça -, dilui seus mecanismos de discriminação e racialização em outras formas, quase sempre veladas.

    É o que temos no nosso cardápio diário, um cristianismo racializado, violento, apologista com defensores de suas práticas inquisidoras e coloniais, contra o qual nos defendemos com nossos cotovelos, mãos, braços e bocas apenas dos açoites modernos de sal grosso, bilbliadas no rosto e ofensas morais.
    Apesar de termos legislação, não temos quem possa torná-la real à nosso favor neste país!

    Agbami Dada – Odé Ofara Iré Igbo – omon n’Ile Àsè Òpó Osogun Ladé

  34. Antônio disse:

    Um juiz julgar sobre religião , crua e friamente é mesma coisa que pedir a para um engenheiro em eletrônica fazer uma cirurgia em um cérebro , aprendi que não devemos julgar sem conhecimento de causa .E pelas palavras deste juiz , observei que desta causa ele devia se declarar incompetente visto que ele não conhece o assunto.

  35. Odair disse:

    Será que a Justiça está com tempo tão ocioso para perder tempo com essa bobagem?

  36. POMPÉIA SONODA disse:

    QUE JUIZ TEM O PODER DE DIZER QUAL CULTO É OU NÃO RELIGIÃO, PRINCIPALMENTE UMA RELIGIÃO ANTIGA COMO A AFRICANA? MAIS ANTIGA QUE A CATÓLICA OU PROTESTANTE??? SERÁ QUE AGORA É ESSA “JUSTIÇA” BRASILEIRA QUE VAI DIZER ATÉ QUAL CULTO AS PESSOAS TERÃO QUE CULTUAR OU NÃO??? SERÁ QUE A DITADURA DA “JUSTIÇA” BRASILEIRA VAI TAMBÉM SE METER NAS ESCOLHAS DE FORO INTIMO DAS PESSOAS??? NÃO BASTA ELA ESTÁ SE METENDO NO LEGISLATIVO E NO EXECUTIVO??? ACHO QUE A LUZ VERMELHA JÁ ASCENDEU, É HORA DE SE FAZER ALGUMA COISA NESSE PODER!!!

    1. POMPÉIA SONODA disse:

      A PALAVRA “RELIGIÃO”, VEM DA PALAVRA “RELIGARE” (RELIGAR), QUE SIGNIFICA UM MEIO DE RELIGAR O HOMEM A DEUS, SEU CRIADOR. QUALQUER COISA QUE SIRVA PARA RELIGAR O HOMEM A DEUS, É UMA RELIGIÃO. ISSO NÃO COMPETE À JUSTIÇA RESOLVER. O QUE ELA PODE RESOLVER, SÃO AS DISPUTAS ENTRE RELIGIOSOS QUE VENHAM A OCORRER DEVIDO À IGNORÂNCIA DAS PESSOAS E A FALTA DE COMPREENSÃO SOBRE O SIGNIFICADO DE “RELIGIÃO” E SOBRE O ERRO DE ALGUMAS PESSOAS PENSAREM QUE SUA RELIGIÃO É A VERDADEIRA E QUE AS PESSOAS TÊM QUE PERTENCER À SUA RELIGIÃO!!!

      1. As entidades e crenças religiosas foram criadas pelo homem e muitas delas não agradam a Deus; e se não agradam a Deus, imaginem quem está de prontidão para ser adorado?

  37. Leandrão disse:

    Agora imagine vc o que eu passo por acreditar em São GOKU. Que virá numa nuvem para nos salvar.

  38. Justin disse:

    Sabe de nada inocente!

  39. Mariana disse:

    Gostaria de solicitar ao site gospel mais que informasse o número do processo que tramita na Justiça federal da 2ª Região em que se proferiu a decisão abordada nesta repostagem.
    Atenciosamente,
    Mariana

  40. Samuel Cernunnos disse:

    Budismo, Hinduismo, Xintoismo, entre outras também não são religião pois não possuem “texto base”?

  41. kelly disse:

    É impressionante tamanha ignorancia dos que tentam definir Deus com um nome ou com uma reliiao. O ponto em questão nada mais é do que a falta de democracia no Brasil…um país que se diz livre para opiniões. .francamente ninguém ganha nada se metendo na vida alhei e nem no gosto de cada. Ridiculo isso. Cara um adora quem quer e acredita no que quer.

  42. Kuramah disse:

    A cada dia que passa mais nojo tenho dessa raça!

  43. Luis Amaro disse:

    Penso que os irmãos estão equivocados quanto à pratica do Candomblé e da Umbanda.
    No Candomblé há sim a presença de um Deus Supremo, chamado por Olorun, NZambi… O que muda é o nome, mas Deus é o mesmo, o Deus Criador, Deus de Amor, de Misericórdia.
    Os Orixás são tratados como “deuses” por pessoas que não tem conhecimento da religião, pois os Orixás são forças da natureza criadas pelo Deus Maior.

    Na Umbanda, a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo está lá no lugar mais alto do altar de braços abertos, aonde os adeptos rezam, inclusive o Pai-Nosso antes-durante-depois dos trabalhos espirituais e clamam a Deus para a realização da CARIDADE.

    Quanto as manifestações de espíritos na Umbanda, ocorre igualmente nas igrejas evangélicas, onde pessoas exaltam-se e manifestam o “Espírito Santo”, que só vem em Terra para fazer o bem!

    O que vocês veem por aí como ‘amarração’, macumba pra acabar com a vida dos outros, isto é CHARLATANISMO, não trata-se de Umbanda! Pessoas má-intencionadas estão em todas as religiões, infelizmente. Isso não é exclusividade de uma ou de outra, isso é falta de caráter do ser-humano que abusa da fé de um irmão para enriquecer materialmente.

    A Umbanda é paz, amor e, principalmente, a caridade!

    Como Deus, do alto de toda Tua sabedoria, poderia recriminar um filho Teu que faz a caridade, ajuda e ama seus irmãos, sem pedir nada em troca?

    Não há porque guerrearmos entre nós se Deus, Nosso Pai, nos fez como irmãos.

    Os caminhos para chegarmos até Ele, pode não ser exatamente igual, mas Deus é Pai de todos nós!

    Menos ódio e mais amor.

    Amém para quem é de amém.
    Axé para quem é de axé.

  44. Ateu, e daí? disse:

    Que coisa rídicula. Nunca vi decisão mais embasada em critérios pessoais e equivocados. Desde quando religiões precisam destas exigências para serem consideradas religiões? Quem definiu isso, o excelentíssimo magistrado? Então os nórdicos, gregos e romanos não tinham religião, já que não tinham texto base? E o animismo exercido até hoje por milhares de tribos africanas não são religião, já que não pressupõe hierarquia? E as religiões indígenas de várias tribos brasileiras, a dos incas, maias e astecas, que também não dispõem de nenhum texto, não eram sistemas religiosos? O budismo não é uma religião, já que não venera divindades?

    Suponho que a religião seguida pelo magistrado se encaixa em todas suas exigências para o que deve ser considerado religião, não? Esse é obviamente só mais um exemplo do privilégio dado às religiões majoritárias nesse país…

  45. Leandro disse:

    Sem noção as coisas, pra mim não importa oq acham se é religião ou não, a final as religiões até hj muitas guerras criaram, amo a minha umbanda é nela que me fortaleza, pois Deus criador de todas ali me colocou e me acolheu, qto as demais religiões nada tenho a julgar ou criticar pois ja fui evangélico e tie de aprender ali pra estar aqui hj, a umbanda pode não ter fundamento aos olhos de quem nada sabe e nem procura saber pra falar, mais temos um unico Deus o mesmo presente em todas as demais religiões cristãs seja católica, evangélica e todas as demais, Jesus Cristo como o maior exemplo de caridade e ensinamento a todos os nós encarnados, e a presença da espiritualidade que esa tbm presente em todas as demais com roypagens diferentes porem para nós umbandistas sem serem discriminadas como em muitos cultos de religiões x e y que as trazem presente para serem criticadas e expulsas pra nostrar q lideres tem mais poder que elas, usando em vão o neme de Cristo que nunca acusou, expulsou, excluiu ninguém poré oq fazem com nossos amigos espirituais é preconceito e coisa que Jesus nunca deixou isso em seus ensimamentos. Estou falando isso pq acima uns dizem o caminho é unico pode até ser o fim com certeza do caminho Deus agora a trajetória desculpa cada ser humano tem a sua pois Deus criou pra cada um um caminho diferente com uma historia a ser escrita.

    1. Carlos Elísio disse:

      Muito sensata sua posição Leandro. Devo dizer não sigo nenhuma religião, mas tenho certeza que o importante e praticar o que lhe faz bem e, certamente, idiotas existem em todas as religiões e funções, inclusive juízes. É isso aí, siga em frente e seja feliz, sempre!

    2. roberto disse:

      Hebreus 9.27 diz que ao homem está ordenado morrer uma só vez após então virá o juízo. Sabemos que a umbanda é parecida com o espiritismo, acreditam eles comunicar-se com pessoas que já morreram, ou com espiritos bons, não sabem eles que são como diz em timóteo espiritos enganadores e trazem doutrinas de demônios. Isto é bem fácil de se provar é só convidar um ou dois crentes cheios do Espirito Santo para ir lá na terreira, para ver se os Exus, guias, caboclos ou seja lá o que for.. vão se manifestar, enquanto aquele crente não sair de lá, pois onde há luz as trevas desaparecem..

      1. JUNIOR disse:

        É melhor você pesquisar primeiro pra depois opinar sobre alguma coisa, texto sem contexto vira pretexto. Não tem nada haver umbanda com terreira, exu e outras coisas. Estude melhor as doutrinas religiosas, pois ao meu ver, se todas estas tem um Deus maior e segue determinados princípios, merece respeito e alem do mais é uma garantia constitucional ” artigo 5º, VI”, sendo assim, é inviolável qualquer ato que seja contra.

        1. roberto disse:

          Há um só Deus e pai, os outros são espiritos enganadores, demônios. e terreira, exu, umbanda ter a ver ou não isso não importa e não muda a verdade, pois tanto umbanda como candomblé e outros mais, são dominados por espiritos en
          ganadores e repito se um filho de Deus cheio do Espirito Santo entra lá estraga toda a mentira do Diabo..

      2. Ardalla disse:

        Roberto você sitou uma escritura da bíblia certo? Mas vou te dizer uma coisa , a 2.000 anos a bíblia foi escrita em hebraico e traduzida para varias línguas, nas traduções muitas coisas se perdem, assim como expressões e palavras que em uma língua quer dizer uma coisa e em outra nem tem tradução, foi escrita por homens inspirados por DEUS mas foi traduzida também por homens. Homens que são falhos, acho que não preciso dizer mais nada. Discutir sobre religião é muito diificil pois pra vc falar da religião tem que conhece-la. Fui evangélica durante muitos anos, hj sou candomblecista, que foi onde eu melhor me adaptei, DEUS é único, onipotente e onipresente, muitos que se dizem evangélicos não tem a metade do amor e do temor a DEUS que muitos que vão a igreja. Sobre o diabo, maldade, não está na religião e sim no coração do individuo. Acho que os evangélicos tem sim que respeitar o candomblé e a umbanda pois NÓS respeitamos sua religião. Vc não vê um ¨MACUMBEIRO¨batendo na porta de ninguém tentando converte, muito menos fazendo cultos em ônibus e trens. Vc deveria ser menos fanático, pois tb esta escrito na bíblia que a salvação é individual. Não entendo por que evangélicos estão postando mas do que os verdadeiros interessados, que somos NÓS que seguimos os cultos afro-brasileiros.

        1. roberto disse:

          Para Ardalla
          Seu problema é que você nunca conheceu a Deus, quando era evangelica, isto pode se dar por vários motivos, um deles a igreja que você ia, não pregava a palavra pura e genuína, outro motivo é que voce nunca buscou a Deus de todo o seu coração sem reservas conforme Jeremias 23.29.Esta conversa de traduções, expressões etc etc. Isso você só vai entender quando realmente conhecer o Deus todo poderoso, pois imagine você um Deus que criou os céus e a terra, totalmente poderoso e soberano , não teria poder para preservar a sua palavra sem erros… Misericórdia… A Biblia é a inerrante Palavra de Deus, sirvo a Deus a 14 anos e toda a Biblia tem se cumprido na minha vida:milagres curas, já vi coisas incriveis, a maneira como Deus cuida de cada detalhe na vida daqueles que servem a ele. Você minha amiga ou amigo? está completamente enganado a respeito de amor e outras coisas…visite a igreja IPAD Ministerio Restauração e você vai ver o poder de Deus, faça uma prova com Deus, busque a ele sem resevas, se humilhe ele vai te conduzir pela verdade.Olha querido(a) convide um crente cheio de Deus e leve aí na terreira e comprove o que estou falando, veja se os demônios não são desmascarados… Agora para e pense um pouco não deixe o inimigo lhe cegar, A biblia nos ordena a pregar a ensinar a evangelizar e justo isto é o fruto do amor de Deus, pois se não tivessemos amor de Deus nós ficariamos em casa com nossa familia, ou fazendo qualquer outra coisa, quem é que sairia para as ruas para muitas vezes ser desprezado, recebendo muitas vezes pessoas bem dificeis, só quem tem o amor de Deus, foi isso que Jesus fez e é isso que os verdadeiros servos fazem, pois pessoas como você estão amarradas no engano e Cristo ama vocês, porém é só a pregação do verdadeiro evangelho que pode libertar.

      3. Elder disse:

        Meu amigo, você está completamente enganado quando ao seu comentário, pode vir ao terreiro de Umbanda quantos evangélicos quiserem visitar, serão bem atendidos com certeza, respeitados, e todos os procedimentos normais de uma Gira de Umbanda continuarão e não será a presença de ninguém diferente aos demais integrantes de um terreiro de Umbanda que interferirá no andamento dos trabalhos. A Umbanda prega a paz , o amor entre as pessoas desta terra, a humildade, e a caridade. Estes sim deveriam ser os fundamentos de uma religião, ao invés de estarem promovendo a discórdia e a intolerância religiosa.

        1. roberto disse:

          Faço um desafio contigo, vou aí com mais alguns irmãos e se o trabalho ocorrer normalmente, você está no caminho certo, mas senão se der qualquer problema aí você tem que ser humilde o suficiente para reconhecer que está sendo enganado.Largar a terreira e aceitar a Cristo com teu Senhor e salvador e vim comigo na minha igreja. Se aceitar e só mandar o endereço o dia e a hora.

      4. Marvin disse:

        Por favor cara pelo amor que tu tem e Jesus não fale uma asneira dessas! Queria ver se você vivesse em um pais na Africa onde os negros e escravos não podiam frequentar igrejas eles precisavam de uma maneira pra ser contantes em Deus…NÃO ME VENHA DAR UMA DE BOM CRISTÃO! ENQUANTO COBIÇA E DIFAMA A CRENÇA DOS TEUS SEMELHANTES, POR QUE JESUS NÃO DEU O PODER A NINGUÉM DE SE SOBRE ELEVAR ALEM DA CRIAÇÃO

        1. roberto disse:

          Marvim não sei qual a sua crença, mas a verdade vai continuar sendo pregada, Umbanda,candomblé etc, temos centenas de pastores irmãos em Cristo que foram libertos dessa mentira do Diabo, eu respeito as pessoas, só não respeito aos demônios, pois Jesus disse que nos deu poder para pisar na cabeça do diabo. Aqui na minha rua tinha uma casa de umbanda mais ou menos uns vinte anos, quando vim para cá, acontecia várias coisas ruim na minha rua, então tomei posse por fé da Palavra de Deus que diz que onde colocar os nossos pés Deus nos dá uma terra por herança, comecei a orar repreendendo os Demõnios que atuavam soterramente nesta terreira, e a terreira que existia a tanto tempo logo fechou. Nunca mais aconteceu nada na minha rua, graças a Deus, pois normalmente nos lugares onde há terreiras e outros centros espiritas, há uma série de coisas que só quem conhece o mundo espiritual entende o que acontece.Eu não dou um de bom meu querido bom é Deus, agora o Diabo e seus demônios não tem lugar na minha vida.

  46. dulce silveira cavalcanti disse:

    Crença e Religião não se discute, Vive-se.,

  47. NORMA CARDINS disse:

    É LAMENTÁVEL SABER QUE UM JUIZ NÃO SABE QUE A BÍBLIA SAGRADA É O LIVRO SAGRADO DO CANDOMBLÉ É NA IGREJA CATÓLICA QUE O CANDOMBLÉ CELEBRAM SUAS MISSAS PARA SEUS ORIXÁS .PRECISAMOS LER MAIS PARA NÃO SAIR DAS NORMAS.

  48. LUCIANA disse:

    CADA UM É LIVRE P ESCOLHER O QUE QUISER, SEGUIR….MAIS LEMBRE-SE CADA UM VAI DA CONTA DE SUAS ESCOLHAS.

  49. Adcea de Souza Adcea de souzaa9souza@hotmail.com disse:

    Acho uma palhaçada justiça não tem que dizer o que e religião ou não.Vivemos num pais livre, cada um tem a sua e que não se meta com a do outro.Me desculpe meus irmãos evangélicos, mas vcs não podem querer ser DEUS e querer acabar com os centros de umbanda e candomblé,vivam a sua religião e deixem os outros em paz.So Deus sabe o certo e o errado.

  50. Victor disse:

    Candomblé e Umbanda são religiões sim de matriz africana, quanto aos vídeos do Pr. Marco Feliciano defendo a permanência na rede de acordo com a CF/88 art. 5° VI “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”; VI ” é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida na forma de lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias” está claro… E as declarações no vídeo são de cunho espiritual, não se trata que guerra física (material), não incentiva a violência contra os praticantes dos ritos tais como agressões e até a morte, jamais, porque isso iria contra muitos princípios cristãos. Por favor não coloquem no mesmo saco cristãos e extremistas do islamismo apesar de serem da mesma raiz, enquanto no islamismo matam-se uns aos outros, cristãos verdadeiros buscam a reconciliação, o “amor ao próximo”.

  51. Mauricio Alves disse:

    Nunca ouvi tamanha besteira!!
    E as SEITAS evangélicas intolerantes, como são posicionadas por essa dita “Justiça”??
    De matriz cristã entendo apenas a religião católica (romana, ortodoxa, maronita) e o protestantismo de Lutero (com suas ramificações tradicionais)! O resto é SEITA, ou seja, cultos religiosos sem a necessária base teológica, em sua maioria comandados por espertalhões que nada mais fazem do que iludir as mentes sem defesa e extorquir-lhes seus bens para enriquecer!
    E pior: Usando o santo nome de Deus e de seu filho Jesus em vão!

  52. eliabe disse:

    Que absurdo!!! a justiça nesse pais é uma verdadeira palhaçada!!

  53. Marvin disse:

    Galera! A Bibilia é um livro de 2000 mil anos ou mais, a maturidade e compreensão dos seres humanos é diferente hoje. Me respondam um coisa um adulto não toma a mamadeira de um bebe de 2 anos! Toma?

  54. rafa disse:

    Matéria mais fake que eu já li na minha vida.

  55. Paulo Rezende disse:

    Que juiz mais despreparado.Não sabe sua ignorância que a Bíblia não é o livro religioso mais antigo do mundo.Que antes dela já existiam outros,os quais inclusive serviram de base para se escrevê-la.O próprio corpo literário do Ifaísmo (os ITAN IFA ) são infinitamente mais antigos e,foram plagiados na Bíblia.,do mesmo modo, também a ORALIDADE das religiões de matriz africana.

  56. PFI disse:

    Um absurdo!
    A Federação Pagã considera sim, estas práticas no quadro de RELIGIOSA.
    Ainda que resultante de miscigenação com o catolicismo, por imposição sócio-cultural, contudo a sua origem é numa cultura ancestral, e atualmente apresenta práticas definidas pelas várias tradições que existem, ainda que não tenham uma liturgia estática ou repetitiva, tanto ao gosto das religiões monoteístas. .

  57. Pedro disse:

    Que juiz burro da p…! Então os gregos não tiveram religião, porque não tinham um texto-base, e os judeus não tiveram religião antes da Torá, e os cristãos não tiveram religião até o Novo Testamento ter sido todo escrito e definido como sagrado… e o budismo também não é religião, né Sr. Juiz? E as religiões do mundo de fundamentação oral também não são religião? Ah, ele disse que tem de ter a crença em um Deus.. Mas gente, então as religiões nórdicas não são religiões pq têm vários deuses? E por acaso o Sr. Juiz desconhece que a Umbanda e o Candomblé têm um Deus único, chamado Zambi ou Olorun ou Olodumare ou Máwú-Lísá (dependendo da nação/língua) e que todos os Orixás são os nossos ancestrais? E não sabe que uma religião com base ancestral também tem hierarquia e tradições e rituais? Quanto ele pagou pra ser juiz mesmo???

  58. Renato disse:

    Fico perplexo com essas manifestações descabidas, em vez de ficar discutindo religiões ou não religiões.
    Pessoal querem discutir, fazer alguma coisa de cunho cristão, que tenha justiça visitem uma fila do SUS levem agua, lanche, ajude um idoso ir ao banheiro. Vão visitar um asilo, um orfanato, vão fazer campanha de agasalho. Não percam tempo julgando religião; Façam algo util.
    ALGUNS TEM FÉ DEMAIS E OUTROS ATE O PENSAMENTO FE DE;
    ,

  59. Paula disse:

    Gente te contar esse povo, que acha que DEUS” só existe na Igreja evangélicas são verdadeiros alienados, gente ignorante se escondendo atrás da bíblia é o fim, esse povo precisa de tratamentos, A macumba desses pastores é forte aff, DEUS tenha piedade, dessas almas que não sabem nem o que significa a palavra “DEUS”.

  60. Lobo disse:

    Religiao e o opio do mundo

  61. Antonio Henrique disse:

    As pessoas tem que apreender que este termo junto e misturado, não se aplicar as coisas de DEUS,PORQUE O QUE É DE DEUS É TUDO SEPARADO,não tente juntar, porque ELE não aceita, com DEUS é,sim sim,não não e acabou ELE e SENHOR.

    1. Abraão disse:

      Você “evangélicos” como sempre, na pequenez de espirito, coitados, patéticos.

    2. patricia disse:

      é sim sim ou não não passou disso é do malígno isso é do inimigo,é contra Deus. é do anticristo.

  62. IkariShinji disse:

    Santa inversão do ônus da prova!!!

  63. JOANA DARC disse:

    AS PESSOAS TEM QUE SE PREOCUPAR COM COISA MAIS IMPORTANTE NESSE PAIS ,RELIGIAO ENAO SE DESCUTE E SIM SE PRATICA NAO IMPORTA DE QUE FORMA FOR ,POIS EM TODAS AS RELIGIAO , O DEUS E UM SO QUEM DIVIDIU FOI O HOMEM ,SE NA UMBANDA OU CAMDOMBLE , SE CULTUAM , SOL A LUA ,AGRADECEMOS O DIA A NOITE , AGRADECEMOS A COMIDA E O DOM DA VIDA QUAL E A DIFERENÇA DO DEUS DO CATOLICO ,PROTESTANTE ,ENVAGELICO, MAIS PECADO E ,CRITICAR E PROIBIR A NOSSA RELIGIAO ,MATAR PAI E MAE , ESTRUPAR ,ASSASINAR CRIANÇA PAI E MAE , PADRE FAZENDO PEDOFILIA ,DEPOIS DE TODAS ESSA ATROXIDADES AINDA VAO PEGAR UMA BIBLIA E DIZER A PALAVRA DE DEUS E VIRAR PASTOR ME POPEM, ISSO PODE ACORDEM ,DEIXAM A RELIGIAO DE CANDOMBLE E DE UBAMDA EM PAZ , POIS ATE O PAPA FRANCISCO DISSE QUEM SOU EU PARA IMPLICAR COM AS RELIGIOES SE ELES TAMBEM FALA DO MEU DEUS ACORDEM .

  64. wagner disse:

    Tem uma coisa que toda sociedade tem que ficar alerta e combater . Essas pessoas que praticam seus rituais afros estão contaminando nossas águas com restos de animais , sangue, penas e outras imundícies .
    Essa água é aquela que chega em nossas torneiras, que bebemos, fazemos comida e tomamos banho .
    Com essa falta de água essa poluição fica mais concentrada .
    Isso sim tem que ser urgentemente combatido , pois atinge diretamente todas a sociedade.

    1. felipe disse:

      que comentário ridiculo
      que argumento é esse ??
      voce já parou pra pensar no que as fábricas jogam nos nossos rios ??
      ou no que cada ser humano, que joga um papel no chão, tambem esta contaminando os rios ??
      deixa de hipócrita

      1. Marvin disse:

        Frigoríficos fazem isso não coma mais carne!

    2. Geni disse:

      porque vc não combate os esgoto das casas e industrias que jogam nos rios ou dos lixos que o povo joga na rua,causando enchentes vcs tem que largar de cuidar da vida religiosas dos outros isso é BULLING descriminação eu não sou dessa seita e sim evangélica acredito em Deus ,Jesus mas não descrimino ninguém respeito a todos.

    3. Madson Wesley Pereira disse:

      Caramba, é muita idiotice em uma só pessoa. Creditar a Umbanda a poluição dos rios, e esquecer das sociedades urbandas, é um pensamento de jerico mesmo. Total falta de bom senso…

      1. felipe disse:

        evanjecas são assim mesmo, burros até o ultimo fio de cabelo
        e depois ainda querem ser respeitados
        mas na hora de respeitar os outros . . . . .

  65. wagner disse:

    Vamos nos unir para combatermos a sujeira em nossos rios e represas, eles são um bem de toda humanidade e não podemos tolerar que pessoas os contaminem com seus rituais e macumbas .
    Eles que vão sujar suas casas , não os patrimônios públicos.

    1. Amanda disse:

      Por que você não pede pro governo federal começar a multar as empresas que jogam resido químico nos rios, tratar esgoto….isso sim polui rios e represa.

  66. Antonio Henrique disse:

    Uma questão muito simples de resolver, o juiz deu até a sugestão,o texto diz o seguinte:
    O juiz responsável entendeu que,para uma crença ser considerada religião,é preciso seguir um texto base — com a Bíblia Sagrada,Torá ou Alcorão,por EXEMPLO,E TER UMA ESTRUTURA HIERÁRQUICA,ALÉM DE UM DEUS A SER VENERADO, que não é só para ela ,podemos ver inúmeras as religiões,por todo o mundo.tem um manual a ser seguido,um deus que eles acreditam e veneram,que é de conhecimento de todos,mais exemplos os budistas adoram Buda,na Índia, inúmeras religiões inúmeros deuses,então é só chegar declarar qual é o manual que se segue,o deus que acreditam e venera, esta resolvida a questão de uma vez por todas, sem causar nenhum aborrecimento a mais, a menos que não exista este manual,ou este deus a ser venerado,ou não pode ser declarado,ou tem vergonha do que segue,por tanto não há discriminação,porque a regra e igual para todas,o cristão evangélico declara que o seu manual e a Bíblia Sagrada,a sua crença é em DEUS,é a quem ele venerá,e´só questão de querer,e mais fácil resolver do que contestar esta questão.

    1. Auro Barreiros disse:

      Então, comecemos pelo cpmeço. Budistas não adoram Buda. Esse nome designa uma condição a que o ser humano deve chegar. O nome daquele a quem o ocidental acostumou-se a chamar de Buda é Sidarta Gautama e não é adorado, mas venerado pelos ensinamento que deixou. E os Budistas não têm um “deus” aos moldes dos ocidentais/cristãos. Sua concepção ontológica é um tanto diferente da cristã e não cultua uma divindade pessoal. Há diversas seitas derivadas do hinduismo que tem seus deuses e até algumas incluem Sidarta no pacote, mas não são necesspariamente budistas.
      Quanto à sentença, é um disparate total. O que caracteriza uma religião é o exercício sistemático de atos de fe por parte de um agrupamento humano, tenha ou não livros ou hierarquias. As grande religiões do mundo se formaram progressivamente, partindo das tradições orais para a preservação dessas tradiições em textos e não ao contrário.
      E quanto a se envergonhar de suas crenças, creio não ser esse o caso do candomblé ou da umbanda. Seus adeptos não tem qualquer problema em realizar cerimônias ao ar livre, em público, cantando alto e em bom som as invocações de suas divindades. O que está em questão é o absurdo de uma sentença que tromba de frente com a Constituição do País, que assegura o direito à liberdade de culto e expressão a todos (Art. 5º, item VI).

  67. roberto disse:

    Glórias a Deus, que permaneça esta liberdade, e que o inferno retroceda, pois quando são as coisas do inimigo, como carnaval,e tantas outras badernas chamadas de festas, ou quando é para falar contra o povo de Deus, aí não existe ponderação…O evangelho é a verdade, muitas vezes a pregação de Jesus foi considerada dura ou extremista ao ponto das pessoas pegarem em pedras para apedrejá-lo, pois bem ele disse se perseguiram a ele perseguiriam a nós também, porém diz que alguns escutariam a ele e mudariam de vida então alguns também vão escutar a nós e se converter dos seus maus caminhos. Fazer prática de esmolas e caridades é importante, mas sem Cristo, sem estarmos na obediência da sua palavra é tudo em vão, pois a Biblia diz que é possivel alguém dar todos os seu bens aos pobres e entregar a sua vida por outra pessoa e não ter amor, porque o verdadeiro amor é a obediência a palavra de Deus.

    1. patricia disse:

      O evangelho é a verdade,A fé sem as obras é morta de nada adianta voce fazer algo se a fe não acompanhar,entemdem?O evangelho é a verdade,

      1. Elaine disse:

        evangelho é verdade pra cristão, torá é verdade pra judeu, natureza é verdade pra candomblecista e umbandista e por aí vai… não queira colocar seu dogma como verdade pra todo mundo não… respeito é bom e todo mundo gosta!

      2. Paula disse:

        Fé acima de todas as coisas e isso independe de religião, O problema dos evangélicos é que se julgam únicos e verdadeiros adoradores de “”DEUS” aff, quanta ignorância, Se posso dizer que é triste ver até onde vai a mente doentia, este povo que recrimina religião alheia achando que nelas “DEUS, JESUS CRISTO” não existe são dignos de pena, vergonha de vcs, que “DEUS” tenha piedade de suas almas, pois de gente como vcs o inferno tá cheio!

  68. luizlmarins disse:

    Esta é a história da criação do mundo segundo os iorubás. Nós temos um deus a servir sim, só que não é o seu:

    OBATALA E A CRIAÇÃO DO MUNDO IORUBÁ

  69. Rodrigo disse:

    Vergonha nacional, e vergonha de ter gente tão manipulada por religião cm vc meu amigo

  70. anonimo disse:

    Voces evangelicos agradecam por terem nascidos no Brasil, pois senao seriam macumbeiros na africa ou mulcumanos no oriente, e cada qual dizendo serem donos da vedade.
    O que voces evangelicos sao é simplesmente UMA SUBRELIGIAO DA IGREJA CATOLICA, pois quem criou a Biblia, foram os papas da igreja catolica, voces surjiram muito depois como forma de revolta, mas guardam em quase tudo os ensinamentos da igreja catolica, como Jesus e a Biblia.
    Do mesmo modo que voces acham que os mulcumanos vao para o inferno, eles tambem acham que voces estao errados, quem sabe?
    Voces evangelicos temem mais ao diabo do que adoram a Deus, falam mais no diabo que em Deus, e para segurar o dizimo, basta invocar a força do diabo, pois somente o pastor dizer que o diabo ira fazer isso e aquilo para quem nao der o dizimo e entao da-lhe dizimo.

    1. mauro disse:

      Caríssimo irmão, quem assina o textos sagrados não são os papas da Igreja, esses mesmos religiosos deixaram documentos que auxiliam a compreender os textos sagrados.

      Paz e Bem

  71. Richard Gomes disse:

    Todas as religiões e/ou seitas, sem absolutamente nenhuma exceção, falham em demonstrar a existência de seus deuses ou outras entidades espirituais.

    Então devemos entender o real significado de religião: mito.

    Há muito, muito tempo no passado, um trovão atingiu uma arvore.
    O homem primitivo são sabia explicar o que era aquele poder destruidor.
    Então imaginou que deveria tem alguem no alto das nuvens responsável por aquilo.
    Nasceu o mito.

  72. flavia veloso disse:

    Que bizarro né Roberto, pq eu ja vi casos em que evangélicos chegaram no terreiro e incorporaram! E ja levei amigos evangelicos pro terreiro e eles sairam de la com a alma renovada, felizes, admirados! Voce nao tem como provar que a Biblia foi escrita e ditada por Deus, e eu tbm n tenho como te provar que n incorporamos demonios no terreiro, entao é sua palavra contra a minha. Conheça melhor minha religiao que eu creio que voce vai se apaixonar caso consiga sentir a energia de Iemanjá e Oxalá (arrepia!) Voce é um simples ignorante que n sabe de nada, so sabe gritar: é o demonio, blablabla! e se fosse? eu tenho direito de cultuar quem eu quiser! religiao é fé, sentimento, se eu acredito na vida eterna e na reencarnação eu tenho todo direito, assim como vc cre numa vida só, no paraíso. Nao servimos demonios, nao fazemos o mal, a umbanda n mata animais, mas vc so acredita no que quiser, pode criticar, perca seu tempo, Jesus olha pra voce e tem pena pq n sabe amar e respeitar seus irmaos do jeito que eles sao. Axé!

  73. Alexandre Hermann disse:

    Pelo quê todos estão lutando? O ser humano tem é muito medo de ficar sozinho, medo de não pertencer a um clã, uma tribo, seja do time de futebol, da religião ou da preferência musical. A verdade é vivida, não imposta. E todos tem suas verdades, contanto que todas elas levem para o bem. O restante é mentira. A intolerância, seja religiosa, ideológica, racial ou qualquer outra é uma doença mental, derivada de patologia psicológica e deve ser vista como tal. E não estaremos sendo menos intolerantes repudiando os “intolerantes”. Assim como alcóolatras e usuários de drogas, estas pessoas merecem respeito e devem ser ajudadas.

  74. Danilo disse:

    Primeiro a sentença é inconstitucional, sendo facilmente reformada por um órgão superior.
    Não cabe ao Estado dwefinir o que é religião, somos um País Laico…
    Tudo me parece um jogo politico ou uma jogada de Marketing contra estas religiões de origem Africana ou Umbanda.

  75. Nadir felipe disse:

    Ora,ora que beleza,ótima decisão do juiz amei!Quanto gente quer desclacificar os evangelicos por puro preconceito bem feito se deram mal

  76. Adriana disse:

    Onde está Deus nisso tudo? Intolerantes vão procurar o que fazer! tanta gente precisando de ajuda, tanta criança passando fome, tantos necessitados não só de pão,mas também de educação. O que vocês estão fazendo? propagando violência em um tempo que a humanidade urgentemente precisa de união. Parem e pensem um pouco Deus é amor e não isso que vocês estão pregando.

  77. Pastor Trajano disse:

    O que significa a palavra Religião? No sentido religioso significa religação do homem com Deus, se falamos em religar é sinal que em algum momento o homem foi desligado de Deus, e que momento foi esse? Lá no Jardim do Éden, quando no evento do pecado original: Religião vem do latin religare, cujo prefixo “re” significa “retornar ao estado anterior. Queiramos ou não vamos retornar ao Jardim do Éden (ao estado anterior) mas isso será vantajoso para nós? Claro, voltaremos a ter todos os poderes extra sensoriais, Adão não fazia trabalho braçal ele pensava e acontecia, o homem é um produto da natureza e não de edifícios de cimento armado. Se o grupo trabalha na religação do homem com Deus e o seu procedimento explica o “como” pode ser chamado de religião: A Umbanda e o Candomblé fazem isso? Muito simples, todavia seria aconselhado ter um livro explicando o método da ligação.

    1. gustavo leite disse:

      Ser Imaginário por ser imaginário (quero ver provar que existe Deus) a justiça também protege a tua crença.

  78. Roberto disse:

    O engraçado nesta estória é que todo mundo toma partido se julgando dono da verdade através de seus conceitos e valores e ninguém verificou os autos do processo e o “porquê” do juiz liberar uma sentença com esse argumento. Brasileiro é uma piada mesmo!! É igual a papagaio de pirata!! Só repete o que houve!!! Não tem senso crítico mesmo!! E nem ao menos faz uma busca em prol da verdade!! Acredita em jornal, âncoras de grandes emissoras que ganham acima de 100 mil reais mensais e ainda querem ser levados a sério!! Já ouviram falar de factoides? Notícias com o objetivo de gerar uma indignação em cadeia?
    Desperta Brasil!!!!
    A verdade liberta!! Não a sua opinião!!!

  79. Nadir felipe disse:

    Como sao metidos a pobres coitados e marginalizados por nos evangelicos a religiao de matriz Áfricana,afim de tirar videos na internet que causa preconceito a seus cultos.Nao seria isto um disfarce controlando assim a liberdade de expressão?Eles próprio odeiam a igreja de Cristo,acham que fazendo isso ira deter o creicimento de nos evangelicos,quantos destes nao zombam,criticam,nos chamam de crente safado,intolerantes,burros,pastores de ladrão,e muitas das vezes agüentamos calados eu como evangélica sou vitima constante desses ataques,no trabalho,faculdade,nem por isso fui a delegacia,muito menos a um juiz fazer queixinha.So que a turma da zurumbaiera macumbal deram um tiro no próprio pé a macumba deles se voltou pra eles mesmo,vil mexe com quem ta queto.Mas uma vez obrigado senhor juiz

    1. Jorge disse:

      Nadir Felipe,
      Respeite seus irmãos e o caminho que escolheram para viver a FÉ de cada um e, lembre-se, todos somos filhos do mesmo Deus.
      Informe-se melhor antes de falar sobre algo que não conhece e saia da ignorância. Caso contrário, cale-se e não generalize.
      É por isso que os representantes sérios destas religiões são contra esta decisão. Os que fazem o certo, pagarão por aqueles que fazem errado, assim como acontece com outras religiões, precisamos dar um basta nisso.
      Em todas as religiões existem pessoas que agem da forma errada, enganando o próximo, assim como tem aqueles que fazem o bem.
      Por que não podemos viver em paz, cada um respeitando suas crenças?
      Informe-se melhor, você claramente teve contato ou informações de lugares onde as pessoas agem errado.
      Umbanda é caridade e amor ao próximo.

  80. patricia disse:

    concordo plenamente amigo com voce que ao homem está ordenado morrer uma só vez após então virá o juízo final de Deus pois todos iremos passar pelo juizo. pois jesus é o nosso juiz.

  81. Roberto disse:

    O engraçado nesta estória é que todo mundo toma partido se julgando dono da verdade através de seus conceitos e valores e ninguém verificou os autos do processo e o “porquê” do juiz liberar uma sentença com esse argumento. Brasileiro é uma piada mesmo!! É igual a papagaio de pirata!! Só repete o que houve!!! Não tem senso crítico mesmo!! E nem ao menos faz uma busca em prol da verdade!! Acredita em jornal, âncoras de grandes emissoras que ganham acima de 100 mil reais mensais e ainda querem ser levados a sério!! Já ouviram falar de factoides? Notícias com o objetivo de gerar uma indignação em cadeia?
    Desperta Brasil!!!!
    A verdade liberta!! Não a sua opinião!!!

  82. Maria Funéria disse:

    Agora os evanjegues vão fazer a festa.

  83. gustavo disse:

    muitos dizem que os cristãos usam ou escondem atras da biblia,mas não sabem que ela foi deixada ,para ser usada como búlsula para nos guiar ,escudo para nós protejer como remédio para nos curar e,inúmeros milagres a palavra de Deus realiza. agora se não querem nada disso não critique a palavra de Deus ,pois o único pecado que não tem perdão e a brasfémia contra o espirito santo de Deus, vcs que já foi e não é mais um cristão ,não se esqueça u diabo já foi um morador celestial e agora não e mais

  84. Lya Silva disse:

    Sou Umbandista, não tenho e nunca tive vergonha de assumir minha RELIGIÃO. Esse juiz como várias pessoas, se procurassem ler a respeito da Umbanda, saberiam que alguns dos seus princípios são a HUMILDADE, FRATERNIDADE E CARIDADE. E o nosso Deus, é o mesmo Deus de todas as demais religiões, que acreditam no poder e na força do Divino Espírito Santo.
    O Art. 5º da nossa Constituição diz que: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. E o inciso VI desse artigo, diz que: – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
    Se está na Constituição, a nossa lei maior, o que leva um juiz a tomar uma decisão como essa? Brasil, um país que NÃO respeita sua própria Constituição.

  85. jose Augusto Filho disse:

    Ate que enfim a justiça do mundo diz uma coisa boa. Verdade. fazer culto a demônios nunca foi religião, e´nojento aquele bando de mulheres de branco rodopiando pocessas e tem trouxa que vai lá ainda. lixo das trevas. tem que acabar com essa porcaria de umbanda candomblé, proibir de ter geral. Isso nunca foi religião.

    1. regis disse:

      Quanta ignorância em uma só pessoa

      1. Ana Sarmento disse:

        Seu imbecil. Vá aprender pelo menos o português. Asco de gente como você. Cretino.

    2. felipe disse:

      e depois é voce mesmo que quer RESPEITO

      Como voce pode querer respeito se não respeita as outras religiões ??
      Religiões sim, porque não vai ser a justiça federal do rio de janeiro que vai acabar com as religiões afro

      evanjecas sempre hipócritas, adoram xingar os outros, desrespeitar a fé alheia
      mas eles NUNCA podem ser desrespeitados

    3. Paula disse:

      Como pode uma pessoa que se diz, adorador de “DEUS”, “JESUS CRISTO” pode ser tão ignorante, José Augusto Filho, tenho vergonha de vc, Gente como vc, o inferno tá cheio, vai se tratar, vc tá doente, que”DEUS” tenha piedade de sua alma!

    4. Auro Barreiros disse:

      Humm!..
      Quer duzer que as pessoas vestidas de branco e rodopiando ao som de seus cânticos religioso são “nojentas”? Isso sim é que é amor cristão!.

    5. Jorge disse:

      Jose Augusto Filho,
      1º Respeite seus irmãos e o caminho que escolheram para viver a FÉ de cada um e, lembre-se, todos somos filhos do mesmo Deus.
      2º Informe-se melhor antes de falar sobre algo que não conhece e saia da ignorância. Caso contrário, cale-se.

  86. jose Augusto Filho disse:

    Como é que tem gente imbecil nesse mundo, dizendo que o diabo é o expoente que faz o crescimento da igreja universal, Deus é amor , desde quando o diabo faz igreja crescer, se ele quer exatamente o contrario, acabar cos as igrejas, crescimento quem dá é Deus, independente com o que acontece nas igrejas, mesmo que acontece alguma pratica errada, o coração da pessoa esta buscando a Deus sinceramente, Deus vai agir na vida daquela pessoa, igrejas são pessoas, não um monte de cimento,pedras e tijolos, não é templo feito pelos homens, o templo é local e reunião e só.
    Me refiro a essa figura de nome Sergio, deve ser frequentador de candomblé, da macaumbada do mal. culto do inferno, pra estar defendendo que eles não acabem , deve rodopiar por lá também.

    1. DIRLEI disse:

      JOSE AUGUSTOO DIABO TEM PODER PRA TUDO, A DIFEREA ENTRE DEUS E O DIABO E QUE DEUS TE DA SEM PEDIR NADA EM TROCA, DEUS E AMOR CARIDADE E O DIABO DA MAS ELE QUER ALGO EM TROCAE IGREJA EVANGELICA NAO SE FAZ DESCARREGO, SO FAZ EM CENTRO ESPIRITA, E NAO PODEMOS MANDAR NIMGUEM PRO INFERNO FILHO DE DEUS NAO FAZ ISSO , E RELIGIAO NAO SE DISCUTE CADA UM VAI NA QUE SENTE BEM E QUER OK MEU LINDO

  87. jose Augusto Filho disse:

    TEm gente que tem uma fixação pela universal, todo assunto fala da universal, o que tem a noticia a ver com Universal ou Deus é amor? E tem maria vai com as outras, sem atitude que vai na onda, aquelas pessoas que vao na direção do vento, levados de um lado pro outro, concordam com esses enganadores, o diabo faz de marionete, que que não tem atitude pra tomar posição e dizer não aceito isso , que é contrario a Deus, a pessoa poe um comentário defendendo macumba e candomblé e a/o trouxa já vai concordando. Depois vão para la nos quartos do inferno, já que os quintos j tem lotação esgotada.

    1. Paula disse:

      Pois é o Quinto do Inferno tá lotado de gente como vc, como pode uma pessoa que se diz adorador de DEUS e JESUS CRISTO pode ser tão ignorante, tenho vergonha de pessoas como vc, vai se tratar… vc é doente, que DEUS tenha piedade de sua alma, coisa ruim…..

  88. Alexandre M. disse:

    Independentemente de ser religião ou não, o questionamento que deveria ficar é se isso significa que a discriminação, a incitação ao ódio e a difamação, em tese (não vi os videos), são livres? Creio que em um Estado tido por Democrático e de Direito não. E mais. Se alguma lição fica do Evangelho – e vale a advertência de que eventuais ensinamentos do primeiro testamento foram superados pelo que Jesus teria nos deixado – é que ser cristão é/deveria significar praticar o amor e a caridade, isto é, neste contexto, ser TOLERANTE. Se julgamos que o outro está no caminho errado, não jogamos nem a primeira nem qualquer pedra, mas damos a nossa contribuição e exemplo e respeitamos o tempo e a escolha é cada um. Fora disso é que não há salvação.

  89. EM NENHUM MOMENTO DA HISTORIA DOS ESCRAVOS FINDO DA AFRICA SE FALAVA O NOME DE DEUS E JESUS CRISTO, ELES SEMPRE ATRIBUIAM SUA FÉ, SUAS CURAS SUAS ORAÇÕES E REVERENCIAS A SEUS DEMONIOS SATOS.
    E DIZEM QUE ISSO E RELIGIÃO?

    Como surgiu a Umbanda e seus Orixás.

    Mensagem Admin em Sex Dez 21, 2007 8:38 pm
    No início do século XV, período da colonização brasileira, mais de quatro milhões de negros africanos cruzaram o Atlântico para tornarem-se escravos na colônia portuguesa. Oriundos de diferentes regiões da África, entravam no país, através de navios negreiros, principalmente pelos portos do Rio de Janeiro, de Salvador, do Recife e de São Luís do Maranhão, trazendo na bagagem a cultura africana.

    Para evitar que houvesse rebeliões, os senhores brancos agrupavam os escravos em senzalas, sempre evitando juntar os originários de mesma nação. Por esse motivo, houve uma mistura de povos e costumes, que foram concentrados de forma diferente nos diversos estados do país. Os escravos possuíam suas próprias danças, cantos, santos e festas religiosas. Aos poucos, eles foram misturando os ritos católicos presentes com os elementos dos cultos africanos, na tentativa de resgatar a atmosfera mística da pátria distante.

    O contato direto com a natureza fazia com que atribuíssem todos os tipos de poder a ela e que ligassem seus deuses aos elementos nela presentes . Diversas divindades africanas foram tomando força na terra dos brasileiros. O fetiche, marca registrada de muitos cultos praticados na época, associado à luta dos negros pela libertação e sobrevivência, à formação dos quilombos e à toda a realidade da época acabaram impulsionando a formação de religiões muito praticadas atualmente – a Umbanda e o Candomblé.

    Umbanda
    Uma das religiões mais praticadas no Brasil, com maior propagação na Bahia e no Rio de Janeiro, a Umbanda brasileira começou a ser formada por volta de 1530, com a mistura de concepções religiosas trazidas pelos negros da África, na época da escravidão. O primeiro terreiro foi fundado em 1908 através de Zélio Fernandino de Moraes. Na época com 17 anos, Zélio, que fazia parte de uma família tradicional de Niterói, RJ, incorporava o chamado Caboclo das Sete Encruzilhadas e foi o responsável pela formação de sete tendas que acabaram difundindo a Umbanda. Todas as tendas funcionavam sob o lema: “manifestação do espírito para a caridade” e usavam rituais simples com cânticos baixos e harmoniosos.

    A Umbanda incorpora os adeptos dos deuses africanos como caboclos, pretos velhos, crianças, boiadeiros, espíritos das águas, eguns, exus, e outras entidades desencarnadas na Terra, sincretizando geralmente as religiões católica e espírita. O chefe da casa é conhecido como Pai de Santo e seus filiados são os filhos ou filhas de santo. O Pai de Santo principia a cerimônia com o encruzamento e a defumação dos presentes e do local. Seguem-se os pontos, cânticos sagrados para formar a corrente e fazer baixar o santo.

    Muitos são os orixás invocados na cerimônia de Umbanda, entre eles Ogun, Oxóssi, Iemanjá, Exu, entre outros. Também invocam-se pretos velhos, índios, caboclos, ciganos.
    A Umbanda absorveu das religiões africanas o culto aos Orixás e o adaptou à nossa sociedade pluralista, aberta e moderna, pois só assim um culto ancestral poderia renovar-se no meio humano, sem que a identidade básica dos seus deuses fosse perdida.

    Deuses
    Conheça um pouco mais sobre os principais personagens que compõem a religião negra.

    EXU: De personalidade considerada atrevida e agressiva, o Exu, é o senhor dos caminhos que levam e trazem, fazendo as pessoas se aproximarem ou se distanciarem. Cada um tem seu próprio Exu, assim como todo o terreiro, que usa essa figura para proteger e zelar pela segurança da casa, do pai de santo e dos freqüentadores da entidade. O Exu não deve ser subestimado, pois se presta ao papel de servo em nome de uma recompensa que pode ser dinheiro, bebida alcóolica ou animais sacrificados. Ele representa o símbolo máximo da sensualidade e da voluptuosidade desenfreada. Com muito senso de humor, brinca e possibilita prazeres aos seres humanos, quebrando com suas próprias normas, os tabus de nossa sociedade. Tudo isso faz com que ele seja tanto amado quanto odiado.
    Os filhos de Exu: extremamente raros, seus filhos precisam estar sempre em atividade para poder liberar toda energia que possuem. São astutos e ágeis, insolentes, imprevisíveis, sociáveis, provocantes e briguentos. Destacam-se por sua sensualidade, inteligência e dinamismo.
    Adorno: Ógo (um tipo de bastão feito e esculpido em madeira).
    Colar: Azul-arroxeado.
    Vestes: Azul, branca e vermelha.
    Saudação: Larôye, Exu!
    Oferenda: Farofa com dendê, feijão, inhame, água, mel e aguardente.

    OGUM: Conhecido no Brasil como deus guerreiro, sendo identificado como São Jorge, foi uma das primeiras figuras do candomblé a ser incorporada por outros cultos. Quando irado é vingativo e, quando apaixonado, é sensual. O elemento principal de apetrecho de Ogum é o ferro, que lembra sua condição de ferreiro e metalúrgico, fazendo dele uma divindade da defesa e do ataque, que luta com prazer e que tem sede de conquista do poder. Dono da espada e da faca, está presente com sua simbologia em todas as cerimônias e no cotidiano da vida.
    Os filhos de Ogum: A companhia dos amigos e a sensualidade são essenciais para eles. A rotina os arrasa, pois além de dinâmicos, são arrebatadores. Aparentemente são calmos, mas, na realidade, escondem dentro de si toda a impetuosidade do guerreiro violento e devastador. Normalmente curiosos e demasiadamente francos, às vezes chegam à falta de tato. Não gostam de perdoar, nem de perder, o que para eles tem o sabor de uma derrota ocorrida num campo de batalha.
    Adorno: Espadas e peças, tudo em ferro.
    Colar: Azul-escuro ou verde.
    Vestes: Azul, vermelha ou verde.
    Saudação: Ogunyê!
    Oferenda: Feijoada, xinxim, inhame.

    XANGÔ: É o representante da justiça espiritual e o mais solicitado nas pendências judiciais. Tido como herói divinizado, Xangô é ambicioso e tem obsessão pelo poder. Seu alvo é castigar os mentirosos e os malfeitores, não admitindo a contestação de suas atividades.
    Os filhos de Xangô: eloqüentes, sociáveis e bons ouvintes, mas gostam sempre de dar a última palavra, mostrando que também são autoritários. Contraditórios, são aristocráticos, libertinos e infiéis em seus relacionamentos. Volúveis, esquecem rapidamente as paixões passadas. Estão sempre envolvidos em novas aventuras e a paixão atual é sempre a maior, a única, a verdadeira.
    Adorno: Oxé, machado duplo de dois cortes laterais, feito e esculpido em madeira.
    Colar: Vermelho e branco em contas alternadas.
    Vestes: Vermelha, branca e marrom.
    Saudação: Káwo-kabiesile!
    Oferenda: cerveja escura, vinho tinto doce, licor de ambrósia.

    OXALÁ: Criador dos homens, obstinado e independente, é identificado, no Brasil, como Jesus Cristo sendo cultuado como o senhor de todas as coisas e do universo. Oxalá, que é visto como o senhor do silêncio, do vácuo frio e calmo, no qual as palavras não podem ser ouvidas, está ligado a todas as etapas da vida, desde a criação até a morte. Lento como caramujo, todo de branco, como seu ritual exige, é conhecido como Oxalufan. Enérgico e guerreiro, de colar branco com azul real, é Oxaguian. Em todas as versões é Orixanlá e em todas as situações é Obatalá, rei do pano branco.
    Os filhos de Oxalá: quando sob a influência de Oxalufan, são calmos tranqüilos, relacionando-se com equilíbrio e tolerância com pessoas, mesmo nos momentos mais difíceis. Amáveis e prestativos, são voltados para a espiritualidade, sabedoria e domínio da situação. Quando dos os poderes de Oxaguian, assumem seu lado guerreiro e valente, de caráter romântico e vigoroso. Ágeis e combativos, chegando a ser geniosos, às vezes são calados, galantes e majestosos, transmitindo altivez.
    Adornos: Opaxorô, um grande cajado enfeitado, feito com prata ou metal branco, quando Oxálufan, uma espada e mão de pilão também em metal branco, quando é Oxaguian.
    Colar: Oxalufan, branco-opaco e Oxaguian, branco salpicado com azul real.
    Vestes: Branca.
    Saudação: Epa baba!
    Oferenda: frutas, coco verde, mel.

    IEMANJÁ: Seu nome significa mãe dos filhos-peixes. Originária do rio Ogun, na Nigéria, tem seus domínios nas profundezas das águas, de onde emerge para atender seus devotos, principalmente as mulheres que atribuem a ela poderes que favorecem a fertilidade e a fecundidade. É maternal, sempre pronta para amamentar as crianças sob seu domínio, mas também sabe ser belicosa, mantendo-se de espada em punho para defender seus filhos e seus direitos.
    Os filhos de Iemanjá: são autoritários, persistentes, preocupados, responsáveis e decididos. De personalidade amiga e protetora chegam às vezes, quando mulheres, a se comportar como supermães. São agressivos e até traiçoeiros, quando a segurança dos filhos e da família está em jogo. São faladores, e não gostam da solidão.
    Adorno: Um leque.
    Colar: Cristal transparente.
    Vestes: Branco e prata.
    Saudação: Odo Iyá.
    Oferenda: champagne, calda de ameixa ou de pêssego, arroz doce e melão.

    Espero que estas informações saciem um pouco a sede de um melhor conhecimento sobre esta religião tão amada e tão incompreendida que é a Umbanda.

  90. luciano silva disse:

    e disse JESUS EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA, NINGUEM VEM AO PAI SE NAO FOR POR MIM JOAO 14 VER 6. Amados nao tem como chegar a Deus se nao for por JESUS, infelismente ate mesmo dentro do evangelho a discriminação onde a pessoas a essa pratica, nao devia mas existe, eu creio na biblia o que de ruim aconteceu no passado ela me serve para nao cometer o mesmo, o que é de bom tento levar a risca os preceitos de JESUS, pessoal acreditando ou nao JESUS vira buscar seu povo, em romanos 14 ver. 11 diz que todo joelho se dobrara, mas nao é somente o evangélico, ateu, catolico, espirita, umbandista, candomble, islamico, budista, entre outras religioes, toda pessoa ira ao tribunal de Cristo, Eclesiastes cap 12 ver 13 e 14 diz ver Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é essencial para o homem. 14 Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido,seja bom, seja mau.

    tenham um bom final de semana e analizem, vc não é obrigado a acreditar mas o fim é estes

  91. Maria disse:

    Parabéns a esse Juiz!
    Satanás está sendo derrotado mais uma vez e sempre!

    1. felipe disse:

      esse é o respeito que os evanjecas tem a outras religiões
      depois se fazem de vítimas perseguidas
      quanta hipocrisia

      1. Maria disse:

        Felipe se vc se ofende pela derrota de satanás, eu concordo ainda mais com o resultado desse juri.

        1. felipe disse:

          voce chamar a religião dos outros de satanás é o problema
          será que voce não percebe algo tão simples ???

          depois voces querem ser respeitados . . .

      2. Davi disse:

        Qual a religião onde se pedir para desmanchar o casamento dos outros ou até mesmo destruir os negócios dos outros ou até mesmo pedir o ruim para os outros? no cristianismo é que não é!

        1. Amanda disse:

          Onde você vê isso???

          Quem mais fala de inferno e Satanas são vocês. Quem vive com o diabo na boca são vocês.
          Na minha religião, pq Candomblé é religião sim, nós pregamos amor a natureza, amor ao próximo e não condenamos ninguém. Sabe porque? Só quem tem o poder de julgar é Olodumare, conhecido por vocês como Deus.
          Olodumaré é o Deus Supremos que tem o poder de julgar todos os seres Humanos.
          Nossa religião tem Hierarquia sim. Mas para nós, o Babalorixá ou Iyalorixa são as pessoas escolhidas por Olodumare para dar assistência espiritual a quem necessita e não a personificação de Jesus Cristo, como alguns pastores se acham.
          Nós não pregamos o ódio, a xenofobia, a hipocrisia…nós respeitamos o diferente.

          Peço aos orixás que perdoem os que falam sem saber, os ignorantes, os sem entendimento, os sem escrúpulos.
          Por que tanto ódio contra nós? Por que viemos dos pretos? por que somos filhos da natureza?
          O que vocês querem?

          1. roberto disse:

            Amai o bem e odiai o mal. é o que Cristo manda, eu consigo perfeitamente fazer distinção entre pessoa e pecado porque tenho o amor de Deus e estou em Cristo, mas vocês, eu creio na ignorância(sem ofensa) acreditam que os crentes(todos) estão contra vocês.Vou te dar um exemplo, se você vê um criminoso de um ato barbaro, você, não consegue separar o ato dele da pessoa, isto se dá pelo fato de que somente aqueles que tem o amor de Deus aperfeiçoados em suas vidas é que conseguem agir assim.(separar pecado do pecador). Porém não deixe o inimigo engana-lo, Cristo amava a todos porém ele pregava a verdade e manifestava em público os pecados alheios dizendo que as pessoas deviam abandonar suas práticas e por isso mesmo alguns pegavam em pedras para apedrejá-lo, pois estás pessoas não compreendiam que o fato de Cristo expor seus erros era justamente porque amava elas, assim acontece com quase toda classe de pessoas que está em pecado e que não querem abrir mão deles, eles logo pegam em pedras e dizem que os crentes são fanáticos, não tem amor etc etc.Nós amamos as pessoas da umbanda,do candomblé etc tanto como amamos os homossexuais, como também pessoas criminosas e é justo por isso que conclamamos a elas que venham a Cristo, que abram a Palavra de Deus para ver o que ela diz e não somente isso mas busquem a Deus de todo o coração Jer.23.29 para que o deus deste mundo seja desmascarado 2 Corintios 4.3-4. Todos pecaram e foram destituidos da salvação, sendo justificados gratuitamente pela redenção que há em Cristo Jesus Rom 3.23-24

        2. felipe disse:

          voce não é obrigado a fazer parte dessa religião
          mas tem sim que respeitala

          os evangélicos tbm fazem muita coisa errada, tipo invadir igrejas e quebrar imagens, se juntar para perseguir e tirar direitos de alguns setores da sociedade, e por ai vai . . . .

        3. Jorge disse:

          Davi:
          Informe-se melhor, você claramente tem uma visão deturpada sobre a Umbanda e não conhece os verdadeiros Umbandistas.
          Em um Terreiro de Umbanda, ninguém tem o “poder” de desmanchar casamento, destruir negócios ou fazer mal a qualquer um.
          Quem procura um Terreiro em busca disto, não terá o que pretende.
          Quem fizer isto usando o nome da Umbanda é porque não conhece esta religião, portanto não é Umbandista e sim qualquer outra coisa.
          Umbanda é caridade e amor ao próximo sem ter nada em troca, principalmente dinheiro.

      3. roberto disse:

        Felipe vou repetir um texto que postei para o Valmir:A maria disse bem claro que Satanas está sendo derrotado, ela não disse que alguma pessoa era Satanas ou que alguma pessoa era derrotada> Amai o bem e odiai o mal. é o que Cristo manda, eu consigo perfeitamente fazer distinção entre pessoa e pecado porque tenho o amor de Deus e estou em Cristo, mas vocês, eu creio na ignorância(sem ofensa) acreditam que os crentes(todos) estão contra vocês.Vou te dar um exemplo, se você vê um criminoso de um ato barbaro, você, não consegue separar o ato dele da pessoa, isto se dá pelo fato de que somente aqueles que tem o amor de Deus aperfeiçoados em suas vidas é que conseguem agir assim.(separar pecado do pecador). Porém não deixe o inimigo engana-lo, Cristo amava a todos porém ele pregava a verdade e manifestava em público os pecados alheios dizendo que as pessoas deviam abandonar suas práticas e por isso mesmo alguns pegavam em pedras para apedrejá-lo, pois estás pessoas não compreendiam que o fato de Cristo expor seus erros era justamente porque amava elas, assim acontece com quase toda classe de pessoas que está em pecado e que não querem abrir mão deles, eles logo pegam em pedras e dizem que os crentes são fanáticos, não tem amor etc etc.Nós amamos as pessoas da umbanda,do candomblé etc tanto como amamos os homossexuais, como também pessoas criminosas e é justo por isso que conclamamos a elas que venham a Cristo, que abram a Palavra de Deus para ver o que ela diz e não somente isso mas busquem a Deus de todo o coração Jer.23.29 para que o deus deste mundo seja desmascarado 2 Corintios 4.3-4. Todos pecaram e foram destituidos da salvação, sendo justificados gratuitamente pela redenção que há em Cristo Jesus Rom 3.23-24

    2. Silvia disse:

      CALA A BOCA, MARIA!!

    3. Jorge disse:

      Maria,
      1º Respeite seus irmãos e o caminho que escolheram para viver a FÉ de cada um e, lembre-se, todos somos filhos do mesmo Deus.
      2º Informe-se melhor antes de falar sobre algo que não conhece. Caso contrário, cale-se.

  92. felipe disse:

    pena que voce não praticam esse amor que tanto falam
    ficam só criticando, julgando e condenando a todos

    me mostre, aonde esta o amor dos evangélicos ??
    na discriminação ??, na homofobia ?? nas criticas a outras religiões ??
    realmente não sei

    1. Maria disse:

      Eu posso amar o meu próximo sem concordar com as praticas religiosas deles.
      Ninguém aqui está dizendo que odeia os praticantes dessa seita, estamos apenas discordando dela.
      Temos paixão pelas almas.

      1. Elaine disse:

        quanta petulância!!! E quem disse que essas almas precisam de piedade?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      2. felipe disse:

        chamar todos de demonios, capetas, filhos do inferno é mesmo apenas discordar de uma opinião, né ??

        hipócrita

      3. Jorge disse:

        Maria,
        Informação: Umbanda/Candomblé não são seitas.
        Que bom que tem paixão pelas almas e ama seu próximo, Parabéns!

  93. danilo disse:

    Caros comentaristas:

    Não entrando no mérito de as “práticas e crenças” afro-brasileiras serem religião ou não compartilho as seguintes considerações:

    1 – As regras de fé e prática bíblicas são verdades absolutas para os evangélicos mas não para as demais crenças religiosas! Assim sendo, não nos compete querer impor nossas crenças a eles… Mesmo o TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO, nefanda instituição católica que destruiu milhares de vidas e famílias não se atrevia a julgar ou condenar o judaismo ou o islamismo! Quem não queria se converter ao catolicismo era expulso do país europeu em que vivia mas não era condenado por continuar a manter suas antigas crenças. A Inquisição apenas julgava e condenava aqueles que, convertidos ao catolismo, continuavam a exercer suas antigas crenças em oculto…

    2 – Não compete a nós ou a esse juiz legislar sobre um assunto que já está consagrado na Constituição Federal de 1988: a liberdade de culto! Tanto é que mesmo os centros de terreiro de umbanda e quimbanda são alcançados pelas imunidades tributárias no artigo 7º, inciso VI da CF/1988. Aliás os direitos e liberdades constitucionais são tidos como “cláusulas pétreas” – artigo 60 § 4º da CF (cláusulas pétreas: dispositivos que não podem ter alteração, nem mesmo por meio de emenda, tendentes a abolir as normas constitucionais relativas às matérias por elas definidas. Oou seja, são cláusulas que não podem ser abolidas ou modificadas!

    3 – Aos evangélicos intolerantes de plantão, lembro também que só possuímos 1 inimigo: Satanás! “Nossa luta não é contra a carne ou o sangue…” (Efésios 6:12)
    Não é com a proibição ou o fechamento dos terreiros de umbanda ou candomblé que iremos trazer pessoas a Cristo!

    4 – Foram os cristãos e os judeus que desde o século XVI foram buscar negros africanos para o trabalho escravo nas plantações do Continente Americano. Foi a crença em seus deuses e entidades que deu força aos negros escravos a suportarem seu destino imposto pelos povos ditos cristãos.

    5 – Por último, aos que irão querer me criticar, informo que sou evangélico a 34 anos, tive minha vida transformada pelo Filho de Deus, já passei pelo espiritismo e exoterismo e mesmo lá encontrei tolerância, amizade, compreensão e solidariedade. O mesmo Senhor que me salvou me ensinou a ter tolerância e paciência com aqueles que não têm a mesma fé religiosa que a minha. Me ensinou a estender a mão a qualquer um deles que estiver necessitado, assim como creio que muitos deles me ajudarão, se eu deles necessitar.

    1. Pereirão disse:

      Quem dera 10% dos religiosos (de qualquer crença) tivessem a sua mentalidade.
      Parabéns!

    2. mauro disse:

      Danilo

      Em 29 a 31 de outubro de 2000 realizou-se em Roma um Simpósio internacional sobre a densa temática da Inquisição. Pronunciaram-se sobre o fato com objetividade científica vários historiadores, cujos traba­lhos foram posteriormente editados sob o título “L’INQUISIZIONE”, volu­me precioso pela riqueza dos temas debatidos. Seria oportuno você ler sobre o assunto.

      A Inquisição é sempre considerada uma instituição da Igreja. Isto está certo, mas convém enfatizar uma realidade fundamental, evidente, mas freqüentemente esquecida, a saber: a Inquisição só podia atuar as­sociada aos poderes leigos. Ela não dispunha de poder material. Ela só podia incutir temor, se contasse com o apoio dos príncipes e dos Gover­nos. Em lugar nenhum os inquisidores podiam prender alguém, assentar-se, julgar, mandar executar sua sentença…. se não dispusessem da força armada e da assistência do regime local, dos seus representantes e dos seus agentes.

      Essa colaboração era tida como um dever de Estado por parte dos detentores do poder temporal. Tal colaboração era mais fácil na medida do interesse dos governantes na confiscação dos bens dos condenados, que redundavam em favor do Estado em troca do sustento ministrado aos inquisidores – sustento este que criava uma forte dependência dos inquisidores em relação ao poder civil. Na verdade, os gastos com os inquisidores eram elevados, como demonstram as raras prestações de contas que foram conservadas.

      Enfim é certo que a erradicação dos comportamentos indesejados e o reforço da unidade da Igreja e de unidade da fé serviu à unidade politica numa época em que o vínculo religioso era a única garantia da coesão das populações.

      Estas reflexões dão a entender ainda outro fato: com o passar do tempo, a Inquisição foi não somente sustentada, mas foi também mani­pulada pelo poder do Estado atendendo a interesses políticos: tenham-se em vista os casos dos Cavaleiros Templários, vítimas da Inquisição manipulada pelo rei Filipe IV o Belo, da França, em 1312, e o de S. Joana d’Arc, condenada por pressão das autoridades inglesas, porque impedia a invasão da França por parte da Inglaterra. Muito mais ainda foi manipu­lada a Inquisição na península ibérica, principalmente na Espanha, onde os reis queriam unificar a população eliminando judeus e árabes. Por causa da sua ingerência nos processos inquisitoriais os monarcas espa­nhóis entraram mais de uma vez em conflito com a Santa Sé; quando foi abolida no século XIX trazia o título de “Inquisição Régia”.

      Danilo, a propósito do número de pessoas condenadas pela Inquisição há quem fale de milhares ou mesmo milhões de vítimas, dando largas à fan­tasia sem citar documentação correspondente. Na verdade, não é possível avaliar o total de execuções perpetradas pela Inquisição, pois faltam esta­tísticas e registros que dêem uma noção fiel dos acontecimentos. As pró­prias Atas do Simpósio são sóbrias a respeito; um vislumbre da história é oferecido pelo Prof. Gustav Henningsen à p. 577ss nos seguintes termos:

      “A fim de obter uma idéia mais exata da participação do Santo Ofí­cio na caça medieval às bruxas, examinei a relação de processos feita pelo Prof. Richard Kieckhefer e pude averiguar que os processos de bru­xaria propriamente dita estão repartidos entre tribunais civis, episcopais e inquisitoriais. De um total de mil causas. 63% foram julgadas pelas autoridades civis, 17% por tribunais episcopais, ao passo que 20% toca­ram à Inquisição.

      Em suma, é de grande valor a coletânea de estudos que acaba de ser sumariamente apresentada com a seguinte sinalação biblioteconômica: L’INQUISIZIONE: Atti Del Simposio Internazionale, Città dei Vaticano 29 a 31 ottobre 2000, a cura de Agostino Borromeo. – Cole­ção “Studi e Te st i” n° 417, edição da Biblioteca Apostólica Vaticana 2003.

    3. mauro disse:

      Estou a sua inteira disposição para expormos aqui todos os documentos atuais que abordam o assunto com grande riqueza de detalhes.

      Paz e Bem

  94. Elaine disse:

    quanto preconceito irracional… os demônios não são atribuições das religiões de matrizes africanas, pelo contrário, são ferramentas cristãs de amedrontamento, controle e coisificação de seus fieis. Procurem quantas vezes aparece orixá, nkisi, vodun na bíblia e aí eu vou consentir que vocês tem direito de dizer qualquer coisa… mas não, não há. Há SIM um racismo cultural, um etnocentrismo, uma falta de raciocínio e respeito ao direito a liberdade de culto bem descarados aqui… A religião africana é muito mais antiga que a época em que aconteceu aquele primeiro versículo do gênesis, e já existia civilização e esta religião antes da escrita; logo, esta (a escrita) não é um parâmetro para definir o que é ou não história e muito menos religião. Que Deus, do alto de sua sabedoria tenha piedade dos que se dizem seus tão ferrenhos seguidores, mas não possuem a competência de respeitar as diferenças, de não meter o bedelho naquilo que não lhes convém, por conta de um fanatismo cego e ignorante.

    Usando as próprias palavras do seu livro sagrado: “Meu povo perece porque lhe falta o entendimento.” Perece mentalmente, numa masturbação mental de dogmas infundados pra fazer dos seus seguidores massa de manobra e violar os direitos de quem tem TODO O DIREITO de ser o que quiserem (gay, lésbica, transsex, travesti, candomblecista, umbandista, budista espírita, emo, hippie, punk, enfim…) porque SEGUIR A BÍBLIA (livro de uma cultura eurocêntrica) NÃO É UMA OBRIGATORIEDADE!!!

    GRAÇAS A DEUS!!

    1. Ricardo disse:

      vai beber sangue de cabra, isso sim é ter cultura. OK

    2. mauro disse:

      Elaine, e sendo o segmento mais antigo precisamos que a história ratifique a sua afirmativa, o que não é o caso, existem apenas suposições mas registros históricos inexistem.

      A arqueologia e as ciências históricas estão bem avançadas sobre diversos temas, uma boa maneira de confrontarmos pesquisas.

      Exponha aqui as suas evidências para enriquecermos o debate. Falácias e acusações infundadas apenas degrine as matizes de culto afro, a qual você defende.

      Paz e Bem

    3. Pr. J Lima disse:

      Eu Li O seu Comentário, e fiquei muito triste, quero dizer para você que ninguém obrigado a seguir a BÍBLIA realmente como você citou, mas todos devemos seguir a cristo, pois foi ELE que padeceu no madeiro para perdoar os meus e os seus pecados. Quanto a ser o que quiser a palavra de DEUS nos dá livre arbítrio, realmente você pode ser o que quiser, o problema é que sendo o que nós queremos e não o que Deus nos determina, não o direito a SALVAÇÃO, e no grande DIA, o dia do JULGAMENTO quando o FILHO DE DEUS vier julgar os vivos e os mortos, dirá para os que fez a vontade de DEUS, VINDE BENDITOS DE MEU PAI,PARA O REINO QUE ESTÁ PREPARADO PARA VÓS DESDE A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS, e para os que fizeram sua própria vontade, apartai-vos de malditos pois não vos conheço. Agora querida Elaine, pense BEM, creio eu que você tenha (ou teve) pai e mãe, já pensou se eles desprezassem a você, e amassem somente a seus irmãos? De tudo que você pedisse a eles, nada receberia, mas tudo que seus irmãos pedisse eram prontamente atendido com muito amor? como será que você se sentiria? pois é, as vezes fazendo a nossa própria vontade, até recebemos alguma coisa do vizinho que está interessado em algo nosso, neste caso especifico, o vizinho é o inimigo de nossas almas que está querendo traga-la, foi assim em Sodoma e Gomorra, na época eles pensavam assim, temos o direito de sermos o que quisermos, e realmente eles faziam o que queriam, até que DEUS destruiu as duas cidades ao mesmo tempo, pense melhor, faça a vontade de DEUS, e terás vida eterna. Um abraço que DEUS te ilumine e te abençoe.

      1. Pr. J Lima disse:

        Gostaria de refazer uma palavra ao invés de você ler desde a consumação leia desde a fundação dos séculos

  95. Rogério Ribeiro disse:

    Danilo, quanta sabedoria e sensibilidade!!! Parabéns pelos comentários!!!

  96. Paula disse:

    É isso mesmo paty, somos todos filhos de “DEUS” sem esse blá blá blá de religião, amar a “DEUS” sobre todas as coisas, e que seja na religião que cada um quiser, tenho pena dessas pessoas que se julgam únicos e verdadeiros adoradores de “DEUS”, deste tipo de gente o inferno tá cheio, peço que “DEUS” tenha piedade dessas almas doentes, seja elas da religião que for, e SALVE TODAS AS RELIGIÕES e “DEUS” acima de todas as coisas!

    1. Brrb disse:

      O paulo vç não sabe de nada estude a biblia e vç verá que todos são criatura de DEUS até satanas é criatura de DEUS filhos de DEUS são aqueles que cre em JESUS e entrega sua vida a ele esses se tornam filhos de DEUS isso é pra quem cre na palavra de DEUS se voçe não cre vai continuar sedo simplismente criatura de DEUS sem direito a salvação da sua alma infelismente

      1. É CADA BABAQUICE QUE ESSE CRENTES FALAM QUE DA VONTADE DE VOMITAR.
        OBS EU SOU CATÓLICO!!!!!

      2. Felix disse:

        Acho que você tbm não estudou a bíblia não! Ate por que se vc tivesse ao menos lido teria aprendido no minimo português, ja q as msg contidas la da d v a quilômetros de distância q vc não aprendeu mesmo…. Kkkkk…. “Voçe” ninguém merece kkkkkkk

      3. Ebrael disse:

        Cara, na boa, quem tem de estudar é você. É até vergonha para sua mãe, que deve ter desejado que você soubesse, ao mesmo, assinar seu nome, saber que você escreve “voçe”, “simplismente”, “infeliSmente”, a “religião que meus pais MIM ENCINARAM”.

  97. Joao disse:

    Estranho, não consigo entender os comentários….
    Brigam os cristãos, dizendo quem não é de Deus vai para o inferno ou são demônios…
    Outros criticam pois acham errado falar que vão para o inferno ou que o ato é demoníaco…
    Interessante que o conceito de Inferno é cristão..
    Na mitologia tinha o Ades, mundo dos mortos, TODOS iam para lá a não ser que fosse um deus para ir ao Olimpo.
    Outras religiões , são exterminados ou irão para o sétimo céu.
    Outros para uma espécie de purgatório, outros reencarnam com seus karmas e darmas, etc…
    É interessante que na Bíblia Sagrada , A palavra nos ensina Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós. (Mateus, VII: 1-2).Frase dita pela boca da pessoa o qual eu aceito como a mais sábia que já existiu.
    Intolerância , a onde ficou “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, se para isso o próximo deve acreditar na mesma coisa que eu acredito, fazer as coisas como eu faço??????????
    Interessanque que em Gálatas 5:20 ensina que são obras da carne “inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões”, e em Gálatas 5:22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”..

    É estranho tanta discussão, medidas e sem medidas , tanta pelejas judiciais e carnais, quando neste caminho o Apóstolo Paulo descreve “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna” (Gálatas 6:7-8) .
    Tenho pena, semearam discórdia com vídeos e palavras ofensivas, sendo que o amor é maior que isso pois “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”1 Coríntios 13:7
    Pena ver cristãos julgando pessoas..
    Pena ver pessoas se irando entre pessoas. Causas como essas causam dor, discórdias, brigas , intolerâncias.
    Cada um que tenha fé no que acha correto segundo vosso entendimento, o importante é sempre acreditar em algo, pois até quem não acredita , tem fé .

    Creio que eu não preciso gostar do que o outro faz, e ter a minha opinião , estudo crença fé no que eu acho certo, mas eu entendo que declarar ou ensinar que “Jesus é o caminho”, não me dá o direito de apontar os outros como errados, pois não sou Deus para que possa julgar a fé de alguém, ou crenças ou gostos. Eu não gosto de strogonoff, outros gostam , quem sou eu pra julgar certo ou errado?
    Não vejo racismo aos afrodescendentes, pois se mesmo o fosse não existiria pastores evangélicos negros, mas vejo intolerância inicialmente de cristãos com obras da carne, gerando tamanha discórdia, iras ….
    Jesus pregou as boas novas shalom , a Paz no Senhor, o Deus amor, Deixe os julgamentos para Deus, aqui seguimos as leis e pregamos a PAZ. Intolerância, discriminação são proibidos pois com elas é impossível um convívio pacífico .
    Eu creio em Jesus, se você não cre, Amém, se cre Amém também , sou negro, se você é também Amém, se não Amém também, eu não como strogonoff , se você também Não Amém, se sim Amém também.
    Peço perdão por estes irmãos que geram alguma ira ou intolerância ou discussões, “Eles não sabem o que fazem”

  98. Brrb disse:

    Prezados eu vivi a minha infancia e adolecencia e juventude dentro da macunbaria e espiritismo foi a religião que meus pais mim encinaram junto com o catilicismo que são todos iguais e descubri que são todos mentirosos e enganadores e eles vivem a serviço de satanas pode até ser uma religião mas estão servindo a satanas se os macumbeiros sobesse de alguma coisa eles saberiam quais os numeros da telesena e outros jogos eles não sabem de nada são mentirisos como podemos admitir uma religuão que sacrufica crianças e coisa do diabo e se voçe e macumbeiro e não gostou do que eu estou postando faça uma macumba pramim

  99. Brrb disse:

    Mas eu quero diser pra voçe que é macumbeiro que há uma esperança pra voçeJESUS CRISTO ele te perdoa faça como eu fiz entregei a minha vida para JESUS e ele mim libertou das garras do diabo. minha mãe viveu muitos anos sendo oprimida sofrendo ate que conheçemos JESUS e ele mudou a nossa vida e CRISTO ele pode mudar a sua vida tambem JESUS não é uma religião JESUS é o unico caminho que nos condus a vida eterna a biblia diz que quem tem JESUS tem a vida eterna mas quem não tem JESUS não tem a vida eterna

  100. Jéfferson disse:

    Amigos eu já fui “católico” e “evangélico”. Hoje em dia após estudar mais sobre Deus e filosofia, teologia, cheguei a uma conclusão que levo pra toda a vida.
    Deus é único e universal para qualquer pessoa. Religião significa região ou regional. Logo cada pessoa dentro da região que estiver vai sim chegar a Deus tendo uma boa vivência de paz espiritual e compartilhando com o próximo.
    POXA VIDA CADA MACACO NO SEU GALHO. A gente se encontra num futuro próximo…
    Abrasss

  101. Jorge disse:

    Pois bem, desde pequeno com meu avô (que nasceu, viveu e morreu como Umbandista) vi e sofri com a intolerância religiosa antes mesmo deste termo começar a ser usado, os ataques dos ignorantes que não conhecem e se acham no direito de nos julgar, dar a sentença e executá-la, tanto no trabalho, na faculdade, na rua, no comércio… chega, não vamos aguentar isso calados como muitos fazem, também não vamos deixar aqueles que agem da forma errada em nome de nossa religião manchar a imagem dela.
    Quem conhece a Umbanda, sabe sua História, sabe que é uma religião tão séria quanto as outras, pois vive sua FÉ em Deus nela e também por isso ela deve ser respeitada.
    Quem não conhece, convido a conhecer. Eu conheci uma boa parte, pois dentro de minha numerosa família temos membros de religiões diversas e todos convivem muito bem.
    Nunca vi as pessoas sérias da Umbanda fazerem matança de animais, nem entidades fazerem mal a ninguém, atrapalharem casamento, negócios, nem dinheiro ser cobrado de quem buscou ajuda.
    Muitas pessoas, de todas as idades, religiões, passaram e passam no terreiro em busca de ajuda e todos eram, são e serão atendidos sem distinção.
    Aqueles que são pessoas corretas, conseguem ajuda, os que vão com intenções erradas, nada conseguem. Ninguém faz milagre na terra, cada um passa por apertos ou não na vida como forma de provação.
    Não importa se é rico ou pobre (materialmente), todos sofrem em momentos e intensidades diferentes aos olhos dos outros.
    O único responsável pela situação em que você se encontra ou escolheu viver (seja boa ou ruim) é você, uma única e exclusiva decisão que você tomou ou continua tomando.
    Exemplos de superação tanto financeira quanto física temos aos montes no mundo, salvo algumas exceções, só não muda quem não tem atitude positiva diante da vida e passa toda ela ou boa parte lamentando sobre tudo a todos.
    Se você superar as dificuldades, cair mas levantar e ir em frente, evoluirá. Aquele que se entregar logo nos primeiros obstáculos, a evolução poderá ser mais sofrida, passando por mais provações difíceis pelas escolhas que fez.
    Temos o livre arbítrio e muitos de nós fazemos mau uso dele.
    Quer mudar tudo isso? Comece respeitando o próximo e buscando conhecer aquilo que o faz ignorante momentaneamente, e verá que o amor e a caridade existem entre todos os irmãos que estão na terra. Com toda certeza, o mundo será um lugar melhor para se viver.
    Saravá! Paz de Cristo! Axé! Amém! ….

    1. feliciano disse:

      Parabéns JORGE, o seu texto está muito bom o caminho é esse mesmo, sou KARDECISTfui Espírita

  102. Kely disse:

    Só. Sei que Deus jamais julgou ou contenou alguém. A crença é uma só. Todos temem a Deus não importa qual sua religião o importante e saber que Deus é único pode ter nomes diferentes nas religiões. Mas se cada pessoa que critica uma crença (religião) de outra pessoa ele sim está precisando estudar sobre religião. Deus é. Amor,Caridade.Infelizmente a grande maioria não diferencia cultos satânicos a religião afro, porque procurou esses cultos e acha que todos são iguais. ..Em todas religiões a pessoas que necessitam de luz porque se o diabo toma de conta . Me digam uma coisa se não fosse da vondade de Deus não existiriam africanos, índios, judeus, e muitos outros que foram perseguidos por suas religiões. Falamos línguas diferentes ,costumes, fé sou contra o satanismo. A luta tem que ser contra isso.Agora homens e mulheres que já foram da religião (espírita) que enganou e fingiu esse sim condeno pois abusou da fé de seus irmãos e não conhece mesmo a religião. Que pena poucos religiosos usam o amor e a caridade. Tantos centros espíritas quando igrejas ajudam a comunidade vamos tentar abraçar isso é lutar pela nossa fé não pelo que Deus nos ensinou Amar uns aos outros. ..Se passamos a lutar por isso com certeza o. Amor de Cristo vai unir a todos. E lembrem oferendas tem na bíblica um agrado pela boa colheita pela boas crias então me perdoem mas acredito que nossa luta não é essa briga religiosa e sim contra o mal. Em toda religião tem o negativo pastor, padres, missionários, zeladores etc,irmãos irmãs que praticam o errado. A luta religiosa devia ser voltada contra o roubo, a miséria, pelo qual passamos não contra a aprovação ou não do espíritismo simplesmente respeito a todas religiões e críticas também temos que respeitar menos ofensas sou contra.

  103. Otoniel disse:

    O Deus Único, Santo, Real, Justo e Verdadeiro com certeza absoluta tá fora do Ateísmo e das Religiões Supersticiosas

  104. Rafael Campos disse:

    Naquele caminho tinha facas cruzadas.,
    Pai Cipriano saravô, saravô,
    e chamou Exu Sete Encruzilhadas….
    Naquele caminho tinha uma cachoeira.,
    Pai Cipriano saravô, saravô,
    e chamou Exu Sete Porteira.
    Naquele caminho tinha uma roseira.,
    Pai Cipriano saravô, saravô,
    e chamou Exu Caveira.
    Naquele caminho resplandecia a lua.,
    Pai Cipriano saravô, saravô,
    e chamou Exu Tranca rua.

  105. Felipeh disse:

    Salvação é Individual
    Cada um Cuide da Sua. Principalmente voces Evangelicos
    Que Adoram Cuidar da dos Outros.
    Cuidem da de Voces.
    HIPOCRITAS

  106. carlos eduardo disse:

    esse juiz tem que estudar mais ou pesquisar mais sobre a umbanda.Esse juiz podemos chamar de analfabeto religioso,porque talvez ele nem sabe qual é a sua própria religião,se ele tiver…

  107. Ebrael disse:

    Bah, mas o tal juiz´mesmo um estúpido. Quer dizer que para um sistema de crenças ser considerado religião precisa seguir um texto-base? Ah, as pessoas têm que saber ler e escrever então? Acaso, os gregos e romanos, que sabiam ler e escrever, mas que não deixaram “escrituras sagradas” eram todos eles membros de gigantescas seitas?

    Ora essa, milhares de anos se passaram e vários povos mantiveram suas tradicões religiosas de forma oral. Os judeus são prova disso, já que passaram bom tempo sem uma “Briba”, nem em livro nem em rolos.

    O conceito de seita e religião nada têm a ver com existência de dogmas escritos, mas com a originalidade do rito, das indumentárias, da Teogonia, da língua utilizada, do sistema de crenças em si. A Umbanda e o Kardecismo, sim, podem ser classificados como seitas. Mas, não o Candomblé, que é a única religião que se originou em solo brasileiro, tem ritos próprios, hierarquia independente, teologia estruturada.

    Como se vai ter respeito por um asno ignorante desses??

  108. Rogerio disse:

    JESUS É O SALVADOR! Kardec não morreu por nós. Pai d santo algum morreu por nós. Exu algum morreu por nós.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.

ANÚNCIO
ANÚNCIO
ANÚNCIO