As tomadas de decisões na vida adulta repercutem por muito tempo e em muitas áreas, e o cantor Justin Bieber, convertido ao Evangelho, compartilhou uma reflexão sobre seu início de vida adulta, erros cometidos e seu contexto de vida à época.
O texto, publicado no Instagram, mostra que o artista canadense admite seus erros, incluindo o abuso de “drogas pesadas”, maus tratos às pessoas com quem convivia e desrespeito às mulheres.
“Não cresci em um lar estável, meus pais tinham 18 anos, estavam separados, sem dinheiro, ainda jovens e rebeldes. Meu talento progrediu e eu me tornei extremamente bem-sucedido dentro de um período de dois anos […] Fui de um garoto de 13 anos de uma cidade pequena para ser elogiado pelo mundo todo, com milhões dizendo o quanto eles me amavam e como eu era ótimo”, relembrou Bieber.
“Todo mundo fez tudo por mim, então eu nunca aprendi os fundamentos da responsabilidade. Tinha 18 anos sem habilidades no mundo real, com milhões de dólares e acesso ao que eu quisesse. Esse é um conceito muito assustador para qualquer um. Aos 20 anos, tomei todas as decisões ruins que você poderia imaginar e passei de uma das pessoas mais amadas e adoradas do mundo para a pessoa mais ridicularizada, julgada e odiada do mundo”, resumiu.
Justin Bieber diz ainda que levou “anos para me recuperar de todas essas decisões terríveis, consertar relacionamentos quebrados e mudar hábitos de relacionamento”, e acrescenta: “Deus me abençoou com pessoas extraordinárias que me amam por quem eu sou. Agora estou navegando na melhor estação da minha vida, o ‘casamento’, que é uma nova e incrível responsabilidade louca”.
Ao final, ele explica o motivo de compartilhar a forma como se vê em relação ao passado: “Tudo isso para dizer, mesmo quando as probabilidades estão contra, continue lutando. Jesus te ama. Seja gentil hoje, seja ousado hoje e ame as pessoas hoje, não pelas suas normas, mas pelo perfeito e infalível amor de Deus”.
Confira a íntegra da publicação de Justin Bieber:
“É difícil sair da cama de manhã com a atitude certa quando você está sobrecarregado com sua vida, seu passado, trabalho, responsabilidades, emoções, sua família, finanças, seus relacionamentos. Quando parece que há problemas após problemas após problemas. Você começa a prever o dia através das lentes do ‘pavor’ e antecipa outro dia ruim. Um ciclo de decepção após decepção.
Às vezes, pode até chegar ao ponto em que você não quer mais viver. Onde você sente que nunca vai mudar. Eu posso simpatizar plenamente com você. Eu não conseguia mudar minha mentalidade. Tenho a sorte de ter pessoas na minha vida que me incentivam a continuar.
Veja bem, eu tenho muito dinheiro, roupas, carros, elogios, conquistas, prêmios, e eu ainda estava insatisfeito.
Você notou as estatísticas das estrelas infantis e os resultados de suas vidas? Há uma pressão e responsabilidade insanas impostas a uma criança cujo cérebro, emoções, lobos frontais (responsáveis pela tomada de decisão) ainda não foram desenvolvidos. Nenhuma racionalidade, resistência, rebeldia, coisas pelas quais todos temos que passar. Mas quando você adiciona a pressão do estrelato, isso faz algo muito inexplicável.
Veja que eu não cresci em um lar estável, meus pais tinham 18 anos, estavam separados, sem dinheiro, ainda jovens e rebeldes. Meu talento progrediu e eu me tornei extremamente bem-sucedido dentro de um período de dois anos. Meu mundo inteiro estava virado de cabeça para baixo. Eu fui de um garoto de 13 anos de uma cidade pequena para ser elogiado pelo mundo todo, com milhões dizendo o quanto eles me amavam e como eu era ótimo.
Não sei você, mas a humildade vem com a idade. Você ouve essas coisas quando jovem e começa a acreditar. A racionalidade vem com a idade, assim como o seu processo de tomada de decisão (uma das razões pelas quais você não pode beber até ter 21 anos). Todo mundo fez tudo por mim, então eu nunca aprendi os fundamentos da responsabilidade.
Tinha 18 anos sem habilidades no mundo real, com milhões de dólares e acesso ao que eu quisesse. Esse é um conceito muito assustador para qualquer um. Aos 20 anos, tomei todas as decisões ruins que você poderia imaginar e passei de uma das pessoas mais amadas e adoradas do mundo para a pessoa mais ridicularizada, julgada e odiada do mundo.
Estar no palco, de acordo com os estudos, libera mais dopamina do que qualquer outra atividade… Então esses altos e baixos são muito difíceis de gerenciar.
Comecei a usar drogas pesadas aos 19 anos e abusei de todos os meus relacionamentos. Fiquei ressentido, fui desrespeitoso com as mulheres e irritadiço. Fiquei distante de todos que me amavam, e estava me escondendo atrás de uma concha de uma pessoa que me tornei. Eu senti que nunca poderia mudar isso. Levei anos para me recuperar de todas essas decisões terríveis, consertar relacionamentos quebrados e mudar hábitos de relacionamento.
Felizmente, Deus me abençoou com pessoas extraordinárias que me amam por quem eu sou. Agora estou navegando na melhor estação da minha vida, o ‘casamento’, que é uma nova e incrível responsabilidade louca. Você aprende a ter paciência, confiança, comprometimento, bondade, humildade e todas as coisas que formam um bom homem.
Tudo isso para dizer, mesmo quando as probabilidades estão contra, continue lutando. Jesus te ama. Seja gentil hoje, seja ousado hoje e ame as pessoas hoje, não pelas suas normas, mas pelo perfeito e infalível amor de Deus”.