Um vídeo que viralizou nas redes sociais causou indignação na web e provocou a reação de autoridades. Na gravação, uma criança de apenas 11 anos, autista, aparece sendo agredida moralmente por um grupo de alunas do Colégio Estadual Flávio Ribeiro de Rezende, situado no bairro Balneário, em Natividade, Rio de Janeiro.
A vítima é uma menina identificada apenas como Vitória. Ela aparece tendo o seu cabelo puxado e sendo alvo de ofensas verbais por parte de uma aluna, enquanto outras filmavam tudo incitando a agressão.
O episódio ocorreu na última segunda-feira (27) e o vídeo compartilhado nas redes sociais revoltou muitos internautas. O ex-procurador da República, Deltan Dallagnol, disse que ficou com o coração partido ao ver as imagens.
“É de partir o coração”, disse ele. “A jovem Vitória foi vítima de bullying na escola. Ela perdeu os pais e recebe tratamento em uma instituição de Natividade voltada para pessoas com transtorno do espectro autista e foi vítima de um grupo de meninas que atacaram.”
Pedido de perdão
Com a repercussão negativa do caso, os pais da aluna que aparece hostilizando a criança gravaram um vídeo para pedir perdão pelo ocorrido. O pai da adolescente disse que pretende ir pessoalmente ao encontro da família da vítima, a fim de prestar apoio.
“Eu, no lugar de pai, já estou indignado com isso, imagino [que] vocês também. Eu peço desculpas a todo mundo, à família da menina. Vou fazer um vídeo, vou lá na casa da menina”, disse ele, segundo o G1, dizendo ainda que já corrigiu a filha e continuará “explicando mais e mais que isso é errado e isso não pode”.
A mãe da agressora também se mostrou constrangida, dizendo que a discriminação é inaceitável, já que somos filhos de Deus. “Nós sempre ensinamos a ela que não tem que falar dos outros porque ninguém é melhor do que ninguém”, disse ela.
“Nós todos temos o mesmo sangue. Deus fez a gente do mesmo jeito. Nós somos todos filhos de Deus”, lamentou a mãe. “Pedimos desculpa a todas as pessoas porque educação nós damos (…). Essa atitude dela está errada porque ela não é melhor do que ninguém. E se tiver que pagar pelos erros dela nós paga”. Assista:
Esse vídeo é de partir o coração. A jovem Vitória foi vítima de bullying na escola. Ela perdeu os pais e recebe tratamento em uma instituição de Natividade voltada para pessoas com transtorno do espectro autista e foi vítima de um grupo de meninas que atacaram.
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) April 1, 2023
Que Vitória possa… pic.twitter.com/LX9u7mh23S