Pastor Silas Malafaia explica porque cristãos celebram o Natal em 25 de dezembro; Confira

53

A comemoração do nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro é uma tradição iniciada séculos após sua morte na cruz. Os cristãos da Igreja Primitiva não comemoravam o nascimento do Filho de Deus, e atualmente, há entre os cristãos quem se oponha à celebração da data por causa de sua origem pagã.

No entanto, segundo o pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), é importante celebrar o Natal, apesar da origem da data, como forma de reconhecer o amor de Deus para com os homens e Seu desejo de oferecer salvação à humanidade.

“Sabemos que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, como popularmente se convencionou. Aliás, antes do ano 300 d.C. os cristãos sequer comemoravam o nascimento de Jesus. Isso passou a ocorrer por volta de 330 d.C., quando eles decidiram cristianizar a festa pagã do solstício, que acontecia no início do inverno”, explica o pastor.

Usando a referência bíblica de Lucas 2:8, Malafaia afirma que “temos uma pista de quando Jesus nasceu”, e usa referências climáticas e culturais para determinar que, realmente, dezembro não foi a data da chegada de Jesus ao mundo: “Nesse texto, é dito que, na noite em que o filho de Deus nasceu, os pastores estavam no campo, em vigília, guardando o rebanho. Não era inverno em Israel. Logo, não poderia ser em dezembro”.


Segundo Malafaia, Jesus “provavelmente nasceu em outubro, durante a Festa dos Tabernáculos, em 15 de Tishrei (no calendário judaico)”, que é “uma das três maiores festas judaicas e simboliza a presença de Deus habitando, ‘tabernaculando’, no meio do Seu povo (Êxodo 25:8)”, destaca, apontando para o simbolismo da data na tradição judaica.

Após apresentar todo esse contexto, Malafaia responde por que o Natal é celebrado no dia 25 de dezembro: “Porque sendo o tempo de Deus o kairós (eterno), e não o kronos (cronológico), para o Senhor, o importante é reconhecermos que Ele nos amou de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). Porque o mais importante do Natal não é o dia em que Jesus nasceu, e sim o fato de ter nascido como homem, habitado entre nós e nos salvado”, frisa.

“É isto que comemoramos; este é o significado do Natal! Essa festa aponta para a necessidade de Cristo nascer em cada coração, trazendo vida, cura, libertação, comunhão com o Pai! Então, que você possa celebrar esse maravilhoso Presente, que é Jesus, confraternizando-se nessa data com sua família, seus amigos e irmãos. Que seja um tempo para você louvar e agradecer a Deus por tudo o que Ele tem feito”, conclui.

53 COMENTÁRIOS

    • RUI
      POIS É GAYJEGUA, MELHOR SERVIR A DEUS COM NOSSOS DÍZIMOS E OFERTAS, DO FAZER COMO VC. OTÁRIO QUE DA GRANA$$$$$$$$$ PARA DROGADOS E BANDIDINHOS FAZER SEXO COM TEU ESGOTO$$$$$$$$$
      PODE PASSAR A GRANINHA DIZ O DROGADO PAGAMENTO ADIANTADO

      • Você disse “servir a deus com nossos dízimos e ofertas”? Será que eu li direito? Eu não sabia que esses pastores espertalhões que enriquecem às custas dos dízimos dos otár, digo, ovelhas, podem ser classificados como “deus”. Quantos deuses os evangélicos tem afinal? No Brasil temos Malafaia, Macedo, Faluciano, RR Soares, Santiago – o apóstolo boiadeiro e outros que vocês conhecem muito bem. Todos prósperos (as ovelhas nem tsnto).

        • Cláudio,

          Não meça os evangélicos pelos católicos.

          Os católicos é que impõem voto de pobreza aos do sacerdócio.

          Esses pastores que você citou fazem exatamente o que Cristo comentou de que o boi ao arar uso se abastece das culturas. Se estão tirando e demais daquilo que compõe o dízimo e as ofertas, então haverão de responder.

          Meu caro, quantas igrejas já queimaram ruim com seus pastores, nunca faltou a elas a vontade de buscar a verdade.

          Vai tu se fazendo de pastor meter a mão, tenha certeza, que se não expulso, até mesmo preso. A maranata encontrou irregularidades nessa área, coisa de seus membros, ação fiscalizadora.

          Já tua igreja católica, essa não vai atrás de nada, tanto é que padres saem ricos, donos de imóveis e imóveis, mas nada investigado, aí vem você falar que são apenas os evanjegues?

          Roubalheira até em condomínio do teu prédio, esperteza do céu, mas tu sequer imagina que enquanto aponta pra casa dos outros,a tua pega fogo.

          • Você disse tudo. Os pagadores de dízimos são os bois e os pastores são os proprietários da terra que põem os bois pra trabalhar.
            Quem te falou que eu sou catolico. Sou uma pessoa racional e essa obrigatoriedade de se ter uma religião fica para pessoas de mentalidade primitiva

          • Jesus era rico de bens materiais por acaso ele e exemplo de sacerdocio
            ele e o bom pastor e no entanto ele afirmou as raposas tem suas tocas as aves seus ninhos mas o filho do homem nao tem onde repousar sua cabeca e mas ainda sejais meus imitadores, onde e no q vcs esta imitando Jesus.

        • claudio
          é bem melhor assim do que ser gay como vcs. e dar dinheiro para drogado e bandido fazer sexo com teu canal de esgoto, entendeu? claro que não é um otário

          • Entendi sua linha de raciocínio. Antes da tal “conversão” você, assim como seu anado pastir Marco Felucuano, era um desses drogados que prestava serviços sexuais aos gays em troca de dinheiro para manterem esse vício maldito.

      • malandrofaia$$ é malandrofaia$$ – mané(ermão) é mané(ermão)!!!!!!!!
        malafaia$$ é quem falou a verdade

        “EU QUERO É COMER PICANHA MATURADA”
        “Hoje eu levo MINHA FAMÍLIA TODA (A HOTÉIS QUATRO ESTRELAS) e não tô nem aí.pra você, Ô MANÉ, QUE TÁ ME ASSISTINDO”
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            lembre-se da teologia dele!!! A PROSPERIDADE (dízimo$$)”SOMENTE PARA SILA$$$”
            para os evangéguas/manés/otários SÓ resta “entregar”muiiiiito $$$$ para sustentar” o espertalhão malandrão!

            kkkkkkkkkkkkkkk
            entendi $ila$$ é o dono do asilo que você mora????kkkk
            velho senil bipolar!!!!
            esqueceu do “delirio” do barco??????kkkk
            me divertia com suas loucuras!!!! kkk

            kkkkkkkk

  1. Como Deus permite uma data mentirosa?
    Ora, da mesma forma que ele permite o homem questioná-lo de maneira incrédula, Deus fez tudo perfeito, a aceitação que o homem dará isso ele prestará contas ao próprio Deus.

  2. Se sem sombra de dúvida sabemos que tanto a data como os costumes natalícios são pagãos como podemos comemorar essa festa? Se foi no século 3 que se iniciou essa festa foi a igreja católica que a começou a celebrar. Como podem os verdadeiros cristãos a celebrar? Desde que reconheci esse facto e aceitei Jesus parei de celebrar tal festividade pagã.

    • Vocês costumam dizer que a igreja católica é a grande meretriz de Rima. Então todos os evangélicos dão os verdadeiros filhos da put@. Antigamente as pessoas tinham mais respeito pelas mães.

      • Cláudio
        Como sempre, vc e suas palhaçadas. Na verdade, porque não há escrito em nenhum lugar no mundo, ninguém sabe e nunca saberá, a data do nascimento do nosso Senhor e Salvador Jesus. Deus, nas narrativas bíblicas, escritas pelos profetas e Apóstolos de Jesus, respectivamente, Velho e Novo testamento, não há preocupação com datas, mas sim, que o homem creia em Deus, tendo como único Mediador da salvação a Jesus. Creio eu, seja porque o Senhor Deus é atemporal, os nossos tempos para Ele, que é eterno, é coisa minúscula. Prova disso o Apóstolo Pedro, narra na bíblia. “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia” 2 Pedro 3:8.
        Como se não Bastasse, o erro da data (natal), 25/12, o calendário judaico que conta mais de 5 mil anos, informa 2020 anos da morte do Rei Herodes, aquele que mandou matar todas as crianças na região de Belém, onde Jesus, havia nascido. Supondo que Jesus, tinha um ano e Herodes, morto um ano depois, só até aí, são sete anos de atraso em nosso calendário. Por outro lado, usando de sã consciência, eu e muitos não vemos culpa alguma, comemorar o natal, uma breve comparação, aniversariamos no meio da semana e fazemos a festa no sábado ou domingo. O dia, 25/12, bom seria que todos que comemoram lembrasse do aniversariante, ou melhor, digo: De Jesus…
        É bom lembrar que quem escreveu a bíblia, não foi os romanos da ICR, mas sim, os protestantes judeus. O nome protestante teve ênfase a partir de Lutero, mas que já nos tempos de Moisés, ele escreveu: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra” Êxodo 20:4.

          • Cláudio
            Vc químico ou deveria ser. As pessoas escrevem aquilo que é pesquisado na história, e vc transforma tudo ao seu bel prazer? Se foi para os cristãos, quem disse que não? E os cristãos, não são aqueles que creem em Jesus e O obedecem?
            Todo gay, nos parece ter o crânio oco, essa gente, sofre de esquizofrenia, depressão e todos são bipolar. “mal que não tem cura” Nem tarja preta dá jeito.

        • MANOEL
          se vocês cristãos não sabem o dia, o mês o ano do nascimento do cristo de vocês, como vocês podem provar que cristo morreu com 33 anos?? se ninguém, como você escreveu sabe de nada.

    • Serio? Então o silas jamais deveria vender os produtos dele nessa epoca, dessa forma ele tambem, está contribuindo com o paganismo né. Muitos compram os produtos malafaia para o natal, então isso tambem é paganismo.

      • alex

        As seitas tipo Mundial e univer$al deveriam abrir mão das ofertas nessa época.
        Pode ver que sempre tem uma Fogueira Santa-nás em dezembro, os bi$po$ e pa$tore$ ficam de olho no 13º dos otários, digo, fiéis.
        E na Unifernal já teve uma campanha de “presentes para Jesus”, se eles negam que Jesus tenha nascido em dezembro, por que pedem dinheiro nessa data?
        Porque ali a única coisa que importa é o $$$$.
        O papa Ma$$edo resolveu emendar a Bíblia e aceitar o casamento gay, mas os gays não se enganem, ele só vai aceitar os gay$, tendo dinheiro ele aceita qualquer um, até eles que geralmente têm alto padrão de vida.
        Ali só falta o fiel ter de abrir a carteira na entrada para provar que tem dinheiro alto.
        Ali se aparecer o diabo e um monte de demônios carregando sacos cheios de ouro, na hora entram e são até cumprimentados.

  3. bem ao contrário comemorar o natal é divino, e mesmo que os homens inspirados por satanás tenham assimilado o nascimento a data do solstício, não quer dizer nada, AO ÚNICO QUE É DIGNO DE RECEBER A HONRA E A GLÓRIA A FORÇA E O PODER. AO DEUS ETERNO IMORTAL INVISÍVEL MAIS REAL, A ELE CONSAGRAMOS O LOUVOR!!!

  4. quem nasceu no dia 25 de dezembro foi o tamuz,filho de ninrode junto com esta mulher semírase que está na nota de dez deais e na de 1 real, e se encontra no símbolo dos advogados,aquela atraente mulher da balança dos advogados, ninrode era marido e esposo dela, ele veio a morrer e ela engravidou de outrens e nasceu tamuz no dia 25 de dezembro, morreu ainda jovem atacado por animais ferozes, ficou na laje de um sepulcro montanhoso por tempos, até desmanchar todo, alí nasceu um pinheiro.que este de hoje a árvore de natal,isto é antigo,pois antes do natal no dia 25 de dezembro comemoravam a festa das bramálias, sendo o mesmo natal, tudo a fim de arruma dinheiro,ex;deus destruiu a torre de babel,como?ele misturou o linguajar dos povos, pedreiro nenhum entendia o que os colegas falavam, ela foi caindo aos poucos, os idiomas de hoje é prova disso ,pois antes existia uma só lingua, mais a ganância p/a dinheiro é tanta,p/a atrair os compradores os eua construi no lugar da torre de babel o mercado comum europeu.dizem que o diabo está derrotado ,não está jesus poupou ele pois está escrito nas profecias, por isso que vivemos êsse caos entre família, a taxa de natalidade cairá 90% há 20 anos, pois não haverá mais cesariana, acabou o casamento entre mulher e homem, e daí p/a pior, vamos orar, um simples leitor do alcorão.

  5. malandro é malandro – mané é mané!!!!!!!!
    malafaia$$ é quem falou a verdade

    “EU QUERO É COMER PICANHA MATURADA”
    “Hoje eu levo MINHA FAMÍLIA TODA (A HOTÉIS QUATRO ESTRELAS) e não tô nem aí.pra você, Ô MANÉ, QUE TÁ ME ASSISTINDO”

  6. Quanta hipocrisia e desinformação! Jesus participou de uma cerimônia e festa de casamento mesmo sabendo que o casamento é uma cerimônia pagã. Os judeus copiaram tal celebração de povos pagãos, pois Deus não prescreveu mandamento sobre tal celebração. Segundo o pensamento dos críticos de plantão pergunto: não devemos celebrar tal data? Até parece. Na verdade é essa a teologia do achismo e da conveniência. Estou com Jesus. Devemos celebrar o evangelho e evangelho só é evangelho se pregarmos o natal ou como muitos preferem, o nascimento de Jesus. Bendito o dia do Teu nascimento, Senhor!

  7. Gente, Jesus sempre existiu, ele apareceu para varios homens de Deus, exemplo Abraao, ELE SIMPLISMENTE OBEDECEU A DEUS VINDO E DEIXANDO TODA SUA GLORIA, SE FEZ CARNE, PARA NOS SALVAR, O NASCIMENTO DE JESUS COMO SER HUMANO AQUI NA TERRA FOI TREMENDO, MAS A MORTE E A RESSURREICAO,

  8. Mas como ele pode dizer que temos que comemorar o natal em 25 de Dezembro se ele mesmo diz que Jesus não nasceu nesta data, então é uma mentira e quem mente é filho de satanas. Jesus está voltando

  9. FICO TRISTE POR OUVIR MALAFAIA UM HOMEM QUE SE DIZ TAO ESTUDIOSO CRIAR ESTE TEATRO EM PLENA MÍDIA.
    A celebração do Natal de Jesus foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano 354 d.C.
    Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno.

    Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao “nascimento do deus sol invencível”, que comemorava o solstício do Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.
    Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, forneceu-lhes simbolismos cristãos e uma nova linguagem cristã. As alusões dos padres da igreja ao simbolismo de Cristo como “o sol de justiça” (Malaquias 4:2) e a “luz do mundo” (João 8:12) expressam o sincretismo religioso

    • JOAO

      Obviamente o mês do nascimento de Jesus não é dezembro.
      Comprova-se isso na própria Bíblia.
      Estavam os pastores (de ovelhas, não esses ladrões de hoje) no campo com seus rebanhos e eis que aparecem muitos anjos do céu a anunciar o nascimento do Salvador.
      Só que em dezembro é inverno em Israel, faz um frio danado e cai neve, então os pastores não estariam lá, pois os animais não suportariam o frio.
      Outra coisa estranha é o fato de José e Maria estarem a caminho de Belém, cidade de origem dos dois, para o recenseamento ordenado por Roma.
      Segundo o calendário romano, era o ano 753 da fundação de Roma e o 15º ano do reinado do imperador Tibério César.
      E nesse ano os registros romanos não apontam nenhum recenseamento.
      E ainda, ninguém ordenaria um recenseamento no inverno, época de frio, chuva e neve, fazendo milhares de pessoas a tomar estradas para sua cidade de origem.
      A própria Bíblia relata a impossibilidade de José e Maria encontrarem abrigo, tanto que Jesus nasceu numa manjedoura.
      E que absurdo obrigar até mulheres no final da gravidez a comparecer.
      Nem no Brasil de hoje, em que o voto é obrigatório, o governo faz isso.

      • não era mais fácil os analfabetos dos reis magos, terem anotado a data EXATA??
        hoje você não estaria confusa, com o nascimento de cristo, se é que nasceu!!.

    • joao

      O natal em abril (mês provável do nascimento) ficaria estranho.
      É uma festividade importante e elas devem ficar no fim do ano.
      Não importa se 25 de dezembro era a data do Sol Invictus e ela se referia ao deus Mitra.
      Mas eu acho estranho a gente ficar vendo na TV que Jesus nasceu em dezembro, nesse dia pode muito bem ser comemorado o nascimento que foi em outra data.
      Quando eu era criança eu via cartões de natal com paisagens de neve, o papai noel com aquele roupão de frio e o fato de ele entrar pela chaminé.
      Isso só existe nos países frios do hemisfério norte, que tem o inverno em dezembro, as casas tem o telhado inclinado para a neve não ficar acumulada e tem lareiras onde se acende fogo para as pessoas lá dentro não morrerem de frio.
      Eu moro em São Paulo e nunca jamais vi um floco de neve.
      Em dezembro faz um calor danado.
      Pode muito bem Jesus ter nascido num dia e o nascimento ser comemorado em outro, a igreja só adaptou a data de uma outra comemoração.

      • então você é católica?? porque a igreja que adaptou o dia 25 de Dezembro, foi a católica Romana, e mesmo que você for católica, é normal a mentira pra vocês??
        mas não é o deus de vocês que condena a mentira??
        você tem filhos ou filhas?? então! a partir de 2016, começa a comemorar o aniversário deles na hora que der vontade!! pra que se prender na certidão de nascimento?? né??

      • Cláudio,

        A melhor manifestação é nós fazermos a nossa parte levando o evangelho verdadeiro para aqueles que necessitam, pois existem muitos aguardando aqueles que possam socorre-los, quanto aqueles que fazem dos desinformados o seu “ganha pão”, fico com versículos abaixo:

        Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
        Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
        Mateus 18:6,7

        Em Lucas 17:3, o Senhor Jesus nos desperta dizem: ” Olhai por vós mesmo “.

  10. Rui, um dia desses ele pregou que os caras que tem dinheiro e não pagam dízimos, quando morrem deixam tudo pro anticristo. Melhor deixar pro próprio demônio que atende pelo nome de Malacheia, né não?

    • Cláudio
      Nosso Senhor e Salvador Jesus, morreu literalmente na cruz, mas ressuscitou verdadeiramente, está vivo! É n’Ele, só e unicamente em quem depositamos a nossa fé. De onde você tirou essa história? “vocês falam com mortos” Não temos ídolos, mas o Cristo ressurreto.
      Desejamos que vc tb, mais cedo ou mais tarde, venha tê-lo como seu Salvador.
      Fique em paz.

  11. Sugiro aos verdadeiros Cristãos que fujam dessa Babilônia que a Gospel+ se tornou: Está mais parecida com “Mundo gospel segundo os ímpios” do que um lugar para pessoas santas partilharem suas opiniões… Ver os comentários agressivos de vocês, dá nojo!!! Isso não é coisa de crente, quanto mais de CRISTÃO!!! “Sede santos”, não sabemos a hora em que o fim ocorrerá, e, infelizmente, vejo os irmãos se alfinetando como se estivessem na porta de um bar e não defendendo a posição de Cristo!

  12. Engraçado que os primitivos Abel e Caim entenderam de ser dadivosos com Deus, amáveis com o criador.

    Mas os daqui, apesar de não serem primitivos, eis que agem como se primatas fossem. Em síntese, nada compreendem.

    Ora, hoje e já de algum tempo, os recursos dos seres humanos ao próximo e a igreja com o nome que carregam, se dízimo ou ofertas, eis que possuem caráter assemelhado, o de ajudar os mais necessitados, seja material ou espiritual.

    Se as pessoas acham que seu próximo está bem, então se excluam dessa modalidade de ação, ora bolas, mas ficar xingando os que fazem, isso passa a ser desumano. Alás, tão desumano quanto os que roubam pra si em face do cargo os recursos que devam ser repassados a terceiros. E mais desumano ainda é estar apontando os que buscam todas as formas de conseguir recursos, afinal a igreja ainda é muito povoada por sovinas, coisa que faz as igrejas apelarem cada vez mais aos que possuem mais. Se cada qual contribuisse, não careceria de campanhas com valores altos.

  13. Engraçado que os primitivos Abel e Caim entenderam de ser dadivosos a
    para com Deus, ou melhor, amáveis com o criador.

    Mas os daqui, apesar de não serem primitivos, eis que agem como se primatas fossem. Em síntese, nada compreenderam ou compreendem.

    já de algum tempo que os recursos ofertados pelos seres humanos ao próximo e a igreja, independente do nome que essa ajuda carreguem, se dízimo ou ofertas, eis que possuem caráter assemelhado, qual seja, o de ajudar os mais necessitados material espiritualmente.

    Se os daqui interpretam que seu próximo vive às mil maravilhas com esse mundo, então se excluam dessa modalidade de ação ajudadora, ora bolas. O que não é correto é ficar xingando os que fazem, isso passa a ser desumano.

    Alás, é tão desumano quanto os que roubam pra si em face do cargo os recursos que devam ser repassados a terceiros. E mais desumano ainda, é estar apontando os que buscam todas as formas possíveis de conseguir tais recursos, afinal a igreja ainda é muito povoada por sovinas, coisa que faz as mesmas apelarem cada vez mais aos que possuem situação financeira estável. Se cada qual contribuísse, não careceria de campanhas com valores altos e às vezes com perfil de apelativo.

DEIXE UMA RESPOSTA